Bobby (2006) - Emilio Estevez

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Não, é assim, levas com os discursos orignais do Bobby Kennedy... algumas das coisas nem os próprios actuais democratas tem coragem de dizer (embora ele tb n fosse nenhum santo... adiante)... mas essencialmente é sobre as 22 pessoas, é uma viagem a 1968.
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Review mais completa:

Uma das últimas surpresas que passaram cá por casa. Enganem-se aqueles que pensem que isto é um biopic sobre Bobby Kennedy.
Este filme, brilhantemente realizado por Emilio Estevez, transporta-nos até ao Ambassador Hotel em 1968, no dia em que RFK foi assassinado à imagem do irmão, este evento serve como aglutinador da vida de 22 personagens, que nos dão um retrato das convulsões sociais dos EUA na década de 60.
Com uma cadência magistral, Estevez mostra-nos cada uma das personagens, os seus sonhos e os seus pesadelos, dirigindo um naipe de actores com nomes consagrados (Anthony Hopkins, Lawrence Fishburne, William H Macy) ou jovens talentos (Lindsay Lohan, Nick Cannon ou Freddy Rodriguez) que conseguem ter uma coerência onde nenhum aparece deslocado. Rever Sharon Stone e Demi Moore em boas interpretações não é todos os dias...
Além da realização, o filme tem uma fotografia exemplar (uma boa amostra para quem pensa que fotografia é paisagens) e uma banda sonora do melhor da década de 60.
Racismo, Direitos Humanos, Vietname, Casamento, LSD e outros assuntos são abordados num mosaico de personagens simples, mas interessantes.
9/10
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Post by VitorSimao »

Tive a oportunidade de ver o filme hoje. Foi o que eu esperava, nem melhor nem pior, e pouco mais há a acrescentar ao que disse o Insano.
Não é um filme sobre um homem, mas sobre pessoas, sobre esperança, no final, sobre união. Pena que para tudo isso tenha de morrer alguém, e que tudo isso tenha já sido esquecido.

Provavelmente dirá pouco aos anti-americanos (que o irão ver como propaganda pró-americana de certeza), ou aqueles que pouco ou nada sabem (ou querem saber) sobre RFK, ou impacto que teve na sociedade americana.

Impressionante é também o quão actuais alguns dos discursos de RFK se mantêm. Poluição, violência, guerra, racismo, desrespeito pelo ser humano e por todos aqueles que são diferentes.
Fez-me pensar que realmente em 50 anos o mundo não mudou assim tanto...

Os democratas parecem ter finalmente alguém com o carisma dos Kennedy novamente, Barack Obama. Vamos a ver se não acaba como eles. Com tantos calos que anda a pisar, não me admiraria que daqui a uns tempos tivessemos um filme igual a este, só que desta vez chamado.. Obama.

Post Reply