Cristovão Colombo – O Enigma (2008) - Manoel de Oliveira

Discussão de filmes; a arte pela arte.

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Giribi
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Post by Giribi »

Eu proponho que todo o dinheiro que é gasto por ano no IPC seja empregue nos museus, de forma a que os mesmos tenham funcionários suficientes, e deixem de estar fechados aos domingos e feriados que é quando as familias podem lá levar os seus filhos.
A meu ver, o melhor que podiamos fazer ao cinema nacional era acabar com o culto da subsidio dependência, que hà anos alimenta toda uma indústria nada preocupada com o retorno do investimento do estado. Querem fazer filmes, procurem parceiros e financiadores para os mesmos. Para isso já existe uma lei do mecenato inclusivé. O mercado encarrega-se de separar o trigo do joio. Já é assim há muitos anos em muitos outros países.
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
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DaProfezzur
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Post by DaProfezzur »

A mim o que me chateia é o estado dar dinheiro a estes senhores, dinheiro este que vem dos nossos bolsos, para fazerem um filme que será visto por 500 pessoas.

Agora pergunto, onde está o retorno do dinheiro investido? Se estes senhores fossem obrigados a devolver o dinheiro emprestado através das receitas de bilheteira e caso não conseguissem nunca mais lhes seria emprestado dinheiro e tivessem os seus bens penhorados acredito que a qualidade dos filmes ia subir exponencialmente.

Anda aqui tudo a dizer mal de filmes tipo "Sorte Nula" ou "Filme da Treta", mas só sei que estes filmes têm mais entretenimento neles em 5 minutos do que num filme inteiro do Oliveira, pois não são feitos com o objectivo de atingir as 500 pessoas que vêm um filme do Manuel de Oliveira mas sim atingir os outros 10.605.370 de Portugueses.
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Francesco Zappa
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Post by Francesco Zappa »

Independentemente de ser o Oliveira ou outro qualquer, quem é que disse que o objectivo de um filme é entreter.
Há os que o fazem e há os que não o fazem, e como em tudo há bons e há maus. :wink:
É inconcebível que o melhor futebol e jogadores não possam estar numa festa tão importante e bonita como o Mundial.
gexplorer
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Post by gexplorer »

quem é que disse que o objectivo de um filme é entreter.
Exacto, o objectivo dos filmes do Manuel de Oliveira é entediar :twisted:
paasa
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Post by paasa »

DaProfezzur wrote:A mim o que me chateia é o estado dar dinheiro a estes senhores, dinheiro este que vem dos nossos bolsos, para fazerem um filme que será visto por 500 pessoas.
Existem inclusivé filmes que são vistos por menos de 500 pessoas. Mas o terminar com os subsídios apenas leva ao fim do cinema português. Deveria haver critérios mais inteligentes na atribuição de subsídios.

No caso dos filmes do Manoel de Oliveira, dão lucro, sim, porque custam pouco e são vendidos para televisões. Não dão receitas grandes, é um facto.
DaProfezzur wrote: ...acredito que a qualidade dos filmes ia subir exponencialmente.
Qualidade ????? :lol: :lol: :lol: :lol:
DaProfezzur wrote: Anda aqui tudo a dizer mal de filmes tipo "Sorte Nula" ou "Filme da Treta", mas só sei que estes filmes têm mais entretenimento neles em 5 minutos do que num filme inteiro do Oliveira, pois não são feitos com o objectivo de atingir as 500 pessoas que vêm um filme do Manuel de Oliveira mas sim atingir os outros 10.605.370 de Portugueses.
Estes filmes são feitos com o objectivo de atingir o público que se revê no tipo de humor, erotismo e linguagem que contêm. Sendo esse o nível da maioria da população...

Por outro lado, acho útil a sua existência, pois é o caminho para termos uma indústria de cinema, com uma maioria de filmes "populares" a sustentarem outros objectos mais interessantes.
Paulo Alho
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Francesco Zappa
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Post by Francesco Zappa »

gexplorer wrote:
quem é que disse que o objectivo de um filme é entreter.
Exacto, o objectivo dos filmes do Manuel de Oliveira é entediar :twisted:
Por exemplo, pode ser esse o objectivo dele, e então? :twisted:
É inconcebível que o melhor futebol e jogadores não possam estar numa festa tão importante e bonita como o Mundial.
DaProfezzur
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Post by DaProfezzur »

paasa, como eu disse por mim os subsídios podem ser dados desde que o subsídio seja devolvido através do retorno das receitas.

Se não há mais retorno essa pessoa não leva mais nenhum subídio.

Quando o João César Monteiro fez a "Branca de Neve" o Estado devia ter imediatamente penhorado todos os bens dele por andar a gozar com a nossa cara.
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p_alucinado
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Post by p_alucinado »

Parafraseando um comentário que fizeram no início desta discussão, mas agora aplicando-o a esta mesma discussão:

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..........
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.........
Rooooooonnnnnnnnnnccccccc...........

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..........
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.........
Rooooooonnnnnnnnnnccccccc...........

:twisted:
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
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Post by gexplorer »

Por exemplo, pode ser esse o objectivo dele, e então?
E então? Deixa-o andar, está no seu direito. Um homem com 98 anos e que ainda tem genica para andar nessas coisas, quase que ganha o direito de filmar o que quiser. Agora se alguém vai ver já é outra coisa...
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Post by alan_smithee »

DaProfezzur wrote:paasa, como eu disse por mim os subsídios podem ser dados desde que o subsídio seja devolvido através do retorno das receitas.

Se não há mais retorno essa pessoa não leva mais nenhum subídio.
Portugal é um país demasiadamente pequeno para os filmes poderem dar lucro.
Para vós dar um ex. a cidade de Madrid tem mais cinemas que Portugal inteiro. Nos E. U. por ex. um filme estreia em mais de 1000 salas, na França um filme francês pode estrear em 250/300 salas. Um Portugal, um filme português estreia em quantas salas... 15/20 ?
As comédias do Vasco Santana e do António Silva não deram lucro. “Capas Negras” um dos maiores êxitos portugueses de sempre (que segundo contam, as pessoas faziam bicha para entrarem no cinema) não deu lucro. Não temos um número suficiente de salas (e de espectadores) para um filme dar lucro.
Ou seja, a capacidade de gerar receitas, que depois poderiam ser aplicadas no próprio cinema português, é bastante limitada. Temos que viver de subsídios.

A única possibilidade de um filme português apresentar um lucro de bilheteira, é através da conquista do mercado internacional (ou então filmes com orçamentos irrisórios, e que depois consigam estrear em cerca de 50 salas).
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
Tiago
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Post by Tiago »

Há quem considere os seus filmes elegantes e inventivos.

http://www.bibliomonde.com/pages/fiche- ... uvrage=742

Quem diria que os vizinhos espanhois abririam um tópico sobre Manoel de Oliveira num forum semelhante ao dvd mania. Coisa impensável aqui em Portugal em que a abertura de um post provoca roncos e coisas semelhantes.

http://www.mundodvd.com:81/foro/viewtop ... ++oliveira
Giribi
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Post by Giribi »

Tiago wrote:Há quem considere os seus filmes elegantes e inventivos.

http://www.bibliomonde.com/pages/fiche- ... uvrage=742

Quem diria que os vizinhos espanhois abririam um tópico sobre Manoel de Oliveira num forum semelhante ao dvd mania. Coisa impensável aqui em Portugal em que a abertura de um post provoca roncos e coisas semelhantes.

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Roooonccc...
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Tiago
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Post by Tiago »

Giribi wrote:
Tiago wrote:Há quem considere os seus filmes elegantes e inventivos.

http://www.bibliomonde.com/pages/fiche- ... uvrage=742

Quem diria que os vizinhos espanhois abririam um tópico sobre Manoel de Oliveira num forum semelhante ao dvd mania. Coisa impensável aqui em Portugal em que a abertura de um post provoca roncos e coisas semelhantes.

http://www.mundodvd.com:81/foro/viewtop ... ++oliveira
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronco


Parece-me que há cura...
Vaudney_47
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Post by Vaudney_47 »

na minha modesta opinião eu pegava no dinheiro que se da ao Oliveira e dava a nvos cineastas para ver se o cinema em Portugal vai para a frente. Se passados uns quantos filmes um realizador continua sem atrair publico entao meu amigo, vai arranjar dinheiro para outro lado.

com o devido respeito, está-se a financiar um filme que uma pequenissima minima minoria ve, um realizador que ja tem carreira feita, que ja passou a idade da reforma em vez de se financiarem filmes que se calhar irão ter muito mais publico (o que nem é tao dificil), novos realizadores de qualidade que estão na idade de trabalho e se calhar não o tem, e evoluçao.

é que ate cansa. Acredito que os realizadores fiquem frustrados com isto.
Rocha
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Post by Rocha »

Tiago wrote:Há quem considere os seus filmes elegantes e inventivos.

Também há quem vote no FER (Frente da Esquerda Revolucionária) e não é por isso que é um grande partido.

Há gostos para tudo. Claro que há pessoas que gostam de Manoel de Oliveira... apenas não o são em número suficiente para pagar os seus filmes.

Eu sou contra subsidios ao cinema.

A SIC tem apoiado o cinema Português e saiu-se bem com o "Zona J", "Crime do Padre Amaro" e "Filme da Treta". Estes 3 filmes deram lucro.

Os do Manoel de Oliveira podem ser grandes obras de arte mas... ninguem os quer ver.

...e os filmes do Manoel de Oliveira não são baratos... se não se conseguem pagar a si proprios, não são baratos... são até muito caros.

Se não subsidiassem os filmes do velho, talvez houve mais dinheiro para realizadores 'tugas poderem aparecer e trazer algo inovador ao cinema.

Pessoalmente, não tenho dada contra o homem... se tivesse já tinha usado!

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