Cristovão Colombo – O Enigma (2008) - Manoel de Oliveira
Moderators: waltsouza, mansildv
Desculpa lá Tiago, mas em que é que a minha intervenção inicial interfere com a tua vontade em ver o filme?Tiago wrote: Estás enganado. Não aprecio muito os filmes do Manuel de Oliveira. Disse apenas que tinha interesse em ver este devido ao tema em si.
O que acho é uma falta de respeito/educação responder a um tópico de um novo filme de um cineasta de quase 90 anos com uns roncos...
mas de facto deve dar uma forte adrelalina escrever Zzzzzz....
Leio diariamente aqui opiniões de foristas acerca de filmes que são diametralmente opostas às minhas, e é algo de perfeitamente normal. O meu ronco acerca de mais um filme do Manel de Oliveira expressa exactamente aquilo que penso acerca do seu trabalho. Para mim é um ENORME bocejo, excessivamente teatralizado e com uma forma ridícula de tratar a câmara.
Mas agora tenho de premiar aquilo que para mim é a mais pura incompetência só porque o senhor tem 90 anos?!?!?!?!
Para mim o trabalho dele é muito bem definido pela Catherine Deneuve que a propósito de ter participado no Convento disse acerca do filme e passo a citar: "Adorei o realizador que é muito simpático, mas não percebi nada do filme"!
A mim não me causa incomodo nenhum que pessoas gostem do seu trabalho. Vivemos numa sociedade multicultural onde a liberdade de opinião foi um direito adquirido em 1974 e que me lembre ainda não se lembraram de revogar.
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
Ora bem...estás a ver como consegues criticar um cineasta sem roncar...Giribi wrote:Desculpa lá Tiago, mas em que é que a minha intervenção inicial interfere com a tua vontade em ver o filme?Tiago wrote: Estás enganado. Não aprecio muito os filmes do Manuel de Oliveira. Disse apenas que tinha interesse em ver este devido ao tema em si.
O que acho é uma falta de respeito/educação responder a um tópico de um novo filme de um cineasta de quase 90 anos com uns roncos...
mas de facto deve dar uma forte adrelalina escrever Zzzzzz....
Leio diariamente aqui opiniões de foristas acerca de filmes que são diametralmente opostas às minhas, e é algo de perfeitamente normal. O meu ronco acerca de mais um filme do Manel de Oliveira expressa exactamente aquilo que penso acerca do seu trabalho. Para mim é um ENORME bocejo, excessivamente teatralizado e com uma forma ridícula de tratar a câmara.
Mas agora tenho de premiar aquilo que para mim é a mais pura incompetência só porque o senhor tem 90 anos?!?!?!?!
Para mim o trabalho dele é muito bem definido pela Catherine Deneuve que a propósito de ter participado no Convento disse acerca do filme e passo a citar: "Adorei o realizador que é muito simpático, mas não percebi nada do filme"!
A mim não me causa incomodo nenhum que pessoas gostem do seu trabalho. Vivemos numa sociedade multicultural onde a liberdade de opinião foi um direito adquirido em 1974 e que me lembre ainda não se lembraram de revogar.
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- DVD Maníaco
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Bolas é impressionante como há pessoas que ficam logo ofendidas por termos brincado um pouco com o método de trabalho de determinado realizador. Chill out, se gozamos com o Uwe Boll ninguém diz nada, mas como é um Português com 90 e tais anos de idade e com muitos ensaios sobre o sono é logo mal visto.
90, 30 anos, experiente, inexperiente.. é tudo a mesma coisa, tudo serve para brincarmos um pouco desde que a ofensa não seja de mau gosto. E olhem que o Manuel Oliveira bem que merece uns bons gozos.
90, 30 anos, experiente, inexperiente.. é tudo a mesma coisa, tudo serve para brincarmos um pouco desde que a ofensa não seja de mau gosto. E olhem que o Manuel Oliveira bem que merece uns bons gozos.
- Francesco Zappa
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gexplorer wrote:Mas quem é que disse que um filme tem de ser assim ou assado? Não sei onde viste alguém dizer isso... Penso que o que está em causa é COMO SÃO os filmes do Manuel Oliveira e não como deviam ser, e na minha opinião são leeeeeentoooos. Mas isso é a minha opinião, pode ser que alguém sinta de facto a tal adrenalina ao vê-los, ou simplesmente goste de ver fimles em câmara lenta. Eu não gosto, agora se são sinais dos tempos ou não já não sei...Mas quem é que disse que o acto de ver um filme tem de ser acompanhado por "adrenalina a ferver"?
Ou que um filme tem de ser movimentado, "a abrir"? Sinal dos tempos?
Se calhar esqueci-me de consultar o Guia "O que é o Cinema e como se manifesta" ou será o "Cinema for Dummies"
Vá, lê lá tudo outra vez, e não te dou mais pistas

É inconcebível que o melhor futebol e jogadores não possam estar numa festa tão importante e bonita como o Mundial.
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Antes Manoel de Oliveira, do que “coisas” como “Filme da Treta”, “Sorte Nula” ou “Balas e Bolinhos”. Existe mais cinema no pior dos filmes de Oliveira, do que nestes 3 filmes juntos.
E já agora “Porto da Minha Infância” (2002) de M de Oliveira é o melhor filme português dos últimos 18 anos… pelo menos desde “Uma Pedra no Bolso” (1989) de Joaquim Pinto.
E eu estou longe ser um apreciador das características do Sr. Oliveira.
E já agora “Porto da Minha Infância” (2002) de M de Oliveira é o melhor filme português dos últimos 18 anos… pelo menos desde “Uma Pedra no Bolso” (1989) de Joaquim Pinto.
E eu estou longe ser um apreciador das características do Sr. Oliveira.
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
alan_smithee wrote:Antes Manoel de Oliveira, do que “coisas” como “Filme da Treta”, “Sorte Nula” ou “Balas e Bolinhos”. Existe mais cinema no pior dos filmes de Oliveira, do que nestes 3 filmes juntos.
E já agora “Porto da Minha Infância” (2002) de M de Oliveira é o melhor filme português dos últimos 18 anos… pelo menos desde “Uma Pedra no Bolso” (1989) de Joaquim Pinto.
E eu estou longe ser um apreciador das características do Sr. Oliveira.

Eu não vejo muito cinema português, mas Coisa Ruim e Balas e Bolinhos foram excelentes!!
Gostava de ver o Balas e Bolinhos versão Manuel Oliveira
Já estou a imaginar a cena deles na conversa à mesa: Silêncio total. Imobilidade absoluta. Olhos esbugalhados. Caras amorfas e inexpressivas. Isto tudo durante 2 horas...
Gostava de ver o Balas e Bolinhos versão Manuel Oliveira

Já estou a imaginar a cena deles na conversa à mesa: Silêncio total. Imobilidade absoluta. Olhos esbugalhados. Caras amorfas e inexpressivas. Isto tudo durante 2 horas...

É só para dizer... mais um voto para o Coisa Ruim. Gostei.
Que o cinema português ainda não está sequer num nível, pelo menos, igual aqui aos nossos vizinhos espanhóis, já todos sabemos. Mas por vezes também não sei bem o que certas pessoas pretendem do cinema português. Reconhecem que faltam meios, mas se surge um filme com um argumento minimamente decente, uma direcção competente, montagem com muita escola americana, bons ambientes, boa escolha de cenários naturais, razoáveis/bons actores... não presta. Reconhecem que pouco se arrisca noutros géneros para além do drama de faca-para-cortar-os-pulsos-e-alguidar e a comédia, mas se surge uma inédita experiência no campo do suspense/terror psicológico... deita-se abaixo, pois dali tinha de sair logo um The Exorcist ou um The Others... Enfim.
No fundo acredito que são gostos. Mas que ainda existe algum preconceito do filme com fulanos tais que falam nessa lingua estranha, ah e tal... português... existe.
Que o cinema português ainda não está sequer num nível, pelo menos, igual aqui aos nossos vizinhos espanhóis, já todos sabemos. Mas por vezes também não sei bem o que certas pessoas pretendem do cinema português. Reconhecem que faltam meios, mas se surge um filme com um argumento minimamente decente, uma direcção competente, montagem com muita escola americana, bons ambientes, boa escolha de cenários naturais, razoáveis/bons actores... não presta. Reconhecem que pouco se arrisca noutros géneros para além do drama de faca-para-cortar-os-pulsos-e-alguidar e a comédia, mas se surge uma inédita experiência no campo do suspense/terror psicológico... deita-se abaixo, pois dali tinha de sair logo um The Exorcist ou um The Others... Enfim.
No fundo acredito que são gostos. Mas que ainda existe algum preconceito do filme com fulanos tais que falam nessa lingua estranha, ah e tal... português... existe.
...e quase que aposto que o "Filme da Treta" gerou mais receita de bilheteira que os ultimos 3 filmes do manoel de Oliveira juntos.alan_smithee wrote:Antes Manoel de Oliveira, do que “coisas” como “Filme da Treta”, “Sorte Nula” ou “Balas e Bolinhos”. Existe mais cinema no pior dos filmes de Oliveira, do que nestes 3 filmes juntos.
E já agora “Porto da Minha Infância” (2002) de M de Oliveira é o melhor filme português dos últimos 18 anos… pelo menos desde “Uma Pedra no Bolso” (1989) de Joaquim Pinto.
E eu estou longe ser um apreciador das características do Sr. Oliveira.
Não quero dizer com isto que o "filme da trata" tem qualidade. Quero é dizer que apenas uma infima minoria quer ver os filmes do Sr. Manoel.
Não é novidade que sempre que se fala do cinema de Manoel de Oliveira, surgem expressões como "sono","seca" ou "chato".
Assim como a questão dos subsídios, sem os quais teria havido dois filmes portugueses o ano passado. Neste caso, acho que é dinheiro bem empregue, assim como o Teatro ou Museus (relembro que neste momento temos vários a funcionar a meio gás devido a falta de pessoal).
Também não digo nada de novo ao afirmar que assistir a um "Vale Abraão" é como ler um livro: requer concentração e actividade cerebral. Não é um passatempo para espairecer após um longo e cansativo dia.
Por isso não percebo a sanha persecutória sempre que se fala de filmes do senhor. Se não gostam, não vejam. Critiquem após verem, ou então fiquem-se pelo "o tema não me interessa" e não queiram acabar com ele.
Pelo que vejo, não há referências ao Manoel de Oliveira em tópicos de filmes mais "leves", talvez porque quem o aprecia, não se dedica a dizer mal de outros géneros...
Assim como a questão dos subsídios, sem os quais teria havido dois filmes portugueses o ano passado. Neste caso, acho que é dinheiro bem empregue, assim como o Teatro ou Museus (relembro que neste momento temos vários a funcionar a meio gás devido a falta de pessoal).
Também não digo nada de novo ao afirmar que assistir a um "Vale Abraão" é como ler um livro: requer concentração e actividade cerebral. Não é um passatempo para espairecer após um longo e cansativo dia.
Por isso não percebo a sanha persecutória sempre que se fala de filmes do senhor. Se não gostam, não vejam. Critiquem após verem, ou então fiquem-se pelo "o tema não me interessa" e não queiram acabar com ele.
Pelo que vejo, não há referências ao Manoel de Oliveira em tópicos de filmes mais "leves", talvez porque quem o aprecia, não se dedica a dizer mal de outros géneros...
Paulo Alho