Medidas para combater a pirataria?

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

- Pirateiam porque é caro. Se for mais barato não sacam e gravam, compram. Porque sim, a qualidade é importante.

- Os que sacam tudo da net e não compram nem vão ao cinema, caso não pudessem sacar simplesmente não viam os filmes porque, antes de terem internet já não iam ao cinema nem compravam.

- Conheço ainda os que, devido a pouca disponibilidade de tempo para ir ao cinema, sacam os filmes, vêem e caso gostem, compram os originais. Neste último caso conheço quem faça muito isto com series de TV, visto a maioria das series americanas não passarem cá ou então passarem com 1 ano de desfasamento.

Exactamente.
Não é por ser grátis que existe a pirataria...
Isso é uma ideia redutora.
Luis Talete
Novato
Re: Medidas para combater a pirataria?

Post by Luis Talete »

lsharkf wrote:Olá de novo,

Os preços dos consumíveis ( DVD-R etc ) sao irrisórios ... para nao falar dos ISP's que cada vez mais usam o termo DOWNLOADS SEM PARAR para cativar clientes e angariar novos clientes ( ora... se tenho 24MEGAS e tenho trafego ilimitado... vou só visitar páginas :D :D ).
Isso é como os carros só poderem andar a 120 km/hr e quase todos dão 200. Chama-se evolução. A pirataria acontece apenas pelo prazer de quebrar regras. Hoje, ontem e para sempre existirá. Nada nem ninguém pode impedir esse flagelo. Não acredito que sejam só as classes mais baixas a fazer ou comprar... não vou nessa... ainda se lembram daqueles jogadores da selecção que tinham a caminho da Alemanha filmes que só tinham estreado nos States?... acham que eles tem problemas de comprar originais? não me parece.

De facto hoje são CDs e DVDs, antigamente eram k7 e afins... no futuro seram outros formatos... isto às vezes faz-me lembrar o problema do tabaco. Todos protestam, os governos investem na luta contra... mas são eles os que mais ganham...
How do you feel?
I Phil Collins.
Rocha
Fanático
Fanático

Post by Rocha »

lsharkf wrote:
Quem mais pratica pirataria:
-Estudantes
-Funcionarios de lojas de informática
-Polícia ( Sim aqueles que vao para as feiras apreender material contrafeito... que depois emprestam o mesmo para os amigos :) ... )
-Novos ricos

...e estava eu convencido que a pirataria era praticada por muita gente!

- Estudantes:
Vivem da mesada, têm de sustentar as 2 (pelo menos) saidas noturnas da semana, têm de andar "fashion" ou não se safam com as gajas, têm de comprar preservativos (que andam pela hora da morte), têm de pedir dinheiro ao "cota" para ir ao cinema com a "garina" e ainda por cima têm de ir ver uma comédia romantica senão não há "pinada" para ninguem.
A unica hipotese que têm de ver um filmito em condições é mesmo sacando. Ou sacam... ou não o vêem, porque não têm dinheiro para o alugar ou comprar.

- Funcionários de Lojas de Informática (incluo-me neste grupo):
Esta corja é levada da breca. Como estamos mais dentro da completa utilização de um computador, fazemos coisas que o comum dos mortais ainda não faz e que só não o faz por ainda não saber que dá para fazer.
Sim saco coisas da net para ver. Series de TV especialmente e logo no dia a seguir a passarem nos EUA mas, se não fizer isso, tenho de depender da boa vontade de um canal de TV para adquirir a serie e transmiti-la cá... ou então não a veja. E caso a transmita será com mais de 6 meses de desfasamento dos EUA... e eu quero ver o episodio logo e não estou para esperar. Mas atenção, quando eu gosto mesmo da serie... compro os DVDs da mesma quando são editados.
Quanto a filmes... nós os gajos da informática, costumamos ter bons equipamentos e faz-nos alguma confusão ter uma boa TV e uma boa aparelhagem e depois estar a ver um filme todo pixelizado... por isso preferimos mesmo ter o DVD original do que gravar uma .avi sacado para DVD.

- Policia:
1º - Uma pessoa vai para a policia não porque tenha sempre sonhado em ser policia mas, porque não vê outra saida profissional. Como tal, estamos a falar de, na maioria, pessoas que têm o 12º ano mal acabado, já deitavam a escola pelos olhos e queriam um trabalho em que não fosse preciso grande esforço intelectual.
Nunca conheci 1 policia sequer que gostasse de ler um livro.
Com isto quero mostrar que, por norma, um policia tem um grau cultural um pouco abaixo da média. Além do mais, têm um ordenado de 600€... que é pouco. Têm de pagar a propria farda e se querem ganhar mais uns cobres têm de se matar a fazer gratificados.
Não se pode dizer que tenham uma vida desafogada.
Sim, concordo que estes sejam dos que mais consomem pirataria.

- Novos ricos:
Sim concordo, é um pouco a rebeldia do novo-riquismo o querer contornar a lei. Por norma têm uma certa tendencia para a chico-espertisse, como gravar .avi para dvd, por a parabolica no telhado para não pagarem a box da tvcabo, etc. etc.

Agora repara numa coisa.
Mesmo que todos os estudantes, técnicos de informática, policias e novos ricos, pirateassem... continuavamos a falar de um grupo muito pequeno da população nacional.
Agora pensa que... das 4 categorias acima descritas, muito provavelmente, nem 25% de cada uma delas pirateia.

Com isto quero concluir que, não considero que a pirataria seja um problema, mas sim que existem modelos de negocio que não têm como evoluir e estão a ser ultrapassados por novas tecnologias.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

DarkPhoenix, Na tua opinião a pirataria existe e tem o "êxito" q tem, pq? se n é por ser mais barata q o cinema "legalizado"?
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Rocha, ´"- Os que sacam tudo da net e não compram nem vão ao cinema, caso não pudessem sacar simplesmente não viam os filmes porque, antes de terem internet já não iam ao cinema nem compravam."

Tu estás a dizer que o pessoal q hoje saca, antes da Net, nunca foi ao cinema nem nunca alugou um filme na vida?

Comprar é outro "departamento".

O problema da pirataria é em relação ao consumo "rápido" de um filme, ou seja o cinema e o video clube, e n à venda directa, fisica do filme, pq esses q hoje sacam acredito que n compravam DVD's agora iriam de vez em qd ao cinema e de vez em qd ao video clube, se n tivessem outra forma de ver cinema.

É q dá a sensação q a malta q consome pirataria nunca antes consumiu cinema numa sala ou num video clube, e anda toda a gente preocupada com isto da pirataria qd a mesma, afinal n tem influência nenhuma nos cinema e nos video clubes.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Rocha, "Com isto quero concluir que, não considero que a pirataria seja um problema, mas sim que existem modelos de negocio que não têm como evoluir e estão a ser ultrapassados por novas tecnologias."

A evolução de qualquer modelo de negócio legal, para que a pirataria n lhe cause mossa, teria de ser um negócio em que o filme custasse zero ao consumidor, logo, deixaria de ser um negócio.

Outra comparação.

De q forma é q tu querias q a TV Cabo evoluísse, para que as pessoas deixassem de piratear caixas???

O negócio legal nunca em circunstância alguma, por mais q baixe as calças, pode competir com a ilegalidade, pq a ilegalidade existe precisamente pq n tem concorrência.

A TV Cabo é uma empresa q tem funcionários, q tem todas as despesas inerentes a ter uma firma legalizada. O gajo q tem conhecimentos electrónicos para piratear uma caixa, n tem de pagar IVA qd está a piratear uma caixa, n tem de descontar para a SS, não tem de pagar a funcionários, n paga rendas de instalações, etc, etc, etc.

A pirataria de filmes é exactamente a mesma coisa, tu legalmente n podes competir com quem n tem quaisquer despesas, ou tem despesas irrisórias para exercer a sua actividade.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

lsharkf, N acredites nessa medida, é uma janela excessivamente curta, beneficiaria-se de facto o video mas iria prejudicar o cinema. O problema está aqui é q n há nenhuma medida q beneficie as duas partes (cinema/DVD).

Depois para teres o DVD cá fora 15 dias depois do filme sair das salas de cinema, era sinal q terias de ter o DVD já feito mesmo enqto o filme estava nas salas, e o resultado disso, com o desvio de cópias, era uma pirataria de boa qualidade, ao contrário do que acontece hoje.
Rocha
Fanático
Fanático

Post by Rocha »

Se continuarem a passar cá o filme, 3 meses depois de estrear nos EUA... não adianta de nada lançarem o DVD 15 dias depois do filme estrear cá.

Se as estreias forem mundiais e os DVDs colocados à disposição em todas as linguas, em todo o mundo, na mesma altura... aí sim acredito que baixem a pirataria.

...mas metam os DVDs a menos de 20,00€ senão tb não adianta.

Faz-me uma certa comichão ver um DVD ser lançado a 25,00€ (por exemplo) e 6 meses depois vê-lo à venda a 9,99€. Acabar com esta parvoice tb ajudava.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Rocha,

"Se continuarem a passar cá o filme, 3 meses depois de estrear nos EUA... não adianta de nada lançarem o DVD 15 dias depois do filme estrear cá."

Esse é de facto o principal problema, mas se o DVD saísse só 15 dias depois de sair das salas de cinema, o que eu acho complicado de por em prática, tb ajudava, pq acho q aí os video clubes n ganhando grande coisa em relação à pirataria, ganhariam alguns clientes ao cinema.

Mas nem vamos ter estreias simultâneas a nível mundial, nem DVD 15 dias depois do cinema, espero estar enganado, mas acho q n estou.

Sobre os DVD's ao mesmo tempo refereste tb ás edições nacionais de todos os países serem tb como as estreias ao mesmo tempo?
Rocha
Fanático
Fanático

Post by Rocha »

Grande Guru wrote: Sobre os DVD's ao mesmo tempo refereste tb ás edições nacionais de todos os países serem tb como as estreias ao mesmo tempo?
Sim.

Post Reply