wharfedale vs jamo
wharfedale vs jamo
eu estou a iniciar-me neste mundo e tenho um orçamento de 600+-. Estava a pensar comprar um
Yamaha RX-V 459 K Preto - Receptor A/V , dvd Pioneer DV-490V-K. Agora vêm as minhas grandes dúvidas, as colunas. Estou indeciso entra as jamo s406 http://www.pixmania.com/pt/pt/446037/ar ... hetre.html
e as
Wharfedale Diamond 9.5 Cereja
http://www.rebelio.pt/app/urwfilter/cat ... index.html
Quais aconselham? O preço das jamo são de 100€ as wharfedale sao de 370€.
Yamaha RX-V 459 K Preto - Receptor A/V , dvd Pioneer DV-490V-K. Agora vêm as minhas grandes dúvidas, as colunas. Estou indeciso entra as jamo s406 http://www.pixmania.com/pt/pt/446037/ar ... hetre.html
e as
Wharfedale Diamond 9.5 Cereja
http://www.rebelio.pt/app/urwfilter/cat ... index.html
Quais aconselham? O preço das jamo são de 100€ as wharfedale sao de 370€.
Yamaha av450; colunas Tannoy Fusion 1; Xbox media center; pioneer dv-300; subwoofer Yamaha sw15
O pack budget habitual, que sempre aconselho: wharfedale 9.1 + central da mesma gama + wharfedale 9.0 para traseiras + wharfedale sw 150 para subwoofer (não te esqueças dos suportes e cabos). Se não puderes comprar tudo de uma vez vai comprando aos poucos: 1º o par de frontais, depois o sub, depois as surround e por fim a central.
pode me mandar um link para as ver e com preços de possível, porque como sou da madeira tenho de mandar vir pela net.Malick wrote:O pack budget habitual, que sempre aconselho: wharfedale 9.1 + central da mesma gama + wharfedale 9.0 para traseiras + wharfedale sw 150 para subwoofer (não te esqueças dos suportes e cabos). Se não puderes comprar tudo de uma vez vai comprando aos poucos: 1º o par de frontais, depois o sub, depois as surround e por fim a central.
obg
Yamaha av450; colunas Tannoy Fusion 1; Xbox media center; pioneer dv-300; subwoofer Yamaha sw15
Duker tens aqui em Portugal:
http://www.maquimsom.lda.pt/
E em Espanha:
http://www.supersonido.es/productos/pro ... ategoria=1
As Jamo não conheço o modelo em questão, mas para mim as 9.1 são as colunas "baratas" a comprar...
Gryle, com um bom par de frontais e bem posicionadas a central é perfeitamente "substituída".
http://www.maquimsom.lda.pt/
E em Espanha:
http://www.supersonido.es/productos/pro ... ategoria=1
As Jamo não conheço o modelo em questão, mas para mim as 9.1 são as colunas "baratas" a comprar...
Gryle, com um bom par de frontais e bem posicionadas a central é perfeitamente "substituída".
Boas.Gryle, com um bom par de frontais e bem posicionadas a central é perfeitamente "substituída".
Na minha modesta opinião não concordo ou, melhor, não concordo totalmente. A coluna central é aquela que te dá o "foco" dos diálogos separando às vezes muita da trapalhada que se passa `a volta na acção do filme. Distingue e destaca a linguagem das personagens. Ainda por cima com a maioria dos filmes a 5.1, já agora, vale a pena ter a central.
Pena que muitas vezes o efeito surround tenha menos a ver com a qualidade das colunas e mais a ver com a faltade qualidade das gravações.
Cumps!
José Augusto Lemos
46 anos
46 anos
Eu discordo, eu nem 5.1 tenho, tenho um 2.1 e serve muito bem. UM BOM PAR DE FRONTAIS (monitoras ou de chão) bem posicionadas, com uma pessoa colocada no sweet spot, com uma boa fonte e bom amp, vais ver que notas perfeitamente os movimentos e a colocação do som.tigusto wrote:Boas.Gryle, com um bom par de frontais e bem posicionadas a central é perfeitamente "substituída".
Na minha modesta opinião não concordo ou, melhor, não concordo totalmente. A coluna central é aquela que te dá o "foco" dos diálogos separando às vezes muita da trapalhada que se passa `a volta na acção do filme. Distingue e destaca a linguagem das personagens. Ainda por cima com a maioria dos filmes a 5.1, já agora, vale a pena ter a central.
Pena que muitas vezes o efeito surround tenha menos a ver com a qualidade das colunas e mais a ver com a faltade qualidade das gravações.
Cumps!
Sugiro-te como alternativa as Eltax Hollywood, por €200 na Maquimsom, pessoalmente acho melhor que as wharfedale, jamo não ouvi.
Para cinema acho 5.1 muito melhor que 2.1, a central é mesmo preponderante. Posicionamento, sweet spot etc... não me diz nada, eu gosto mesmo é de ver filmes e não ter preocupações de me sentar milimetricamente no sítio certo, e a central garante-me isso.
Para cinema acho 5.1 muito melhor que 2.1, a central é mesmo preponderante. Posicionamento, sweet spot etc... não me diz nada, eu gosto mesmo é de ver filmes e não ter preocupações de me sentar milimetricamente no sítio certo, e a central garante-me isso.
Siroco, eu nos últimos tempos ouço mais cds do que vejo filmes, ou seja, o meu sistema está construído de raiz para stereo (com o gemini por high level). No entanto, há muita gente com sistemas de 4.1 pois chegaram à conclusão que a central pode ser dispensada se tiverem alguma qualidade nas frontais e no posicionamento das mesmas. Penso que um bom sub faz mais falta do que uma boa central, mas isto é apenas a minha opinião e de mais alguns...E se as pessoas pensarem bem, A MAIOR PARTE, dos filmes editados têm um som de bosta, com uma produção "à marceneiro", uns sonzitos aqui e ali nas surround, uns efeitos para percorrer as frontais de vez em quando e o resto na central. Ora se as frontais fizerem o trabalho da central não vejo qual o problema. Já o sub ajuda e muito, pois se for bom, trabalha muito bem as baixas frequências e complementa o som das frontais.siroco wrote:Sugiro-te como alternativa as Eltax Hollywood, por €200 na Maquimsom, pessoalmente acho melhor que as wharfedale, jamo não ouvi.
Malick, concordo parcialmente contigo, aliás tenho um sub igual ao teu
é verdade que as surround em muitos filmes raramente são solicitadas, mas as frontais têm bastante trabalho, banda sonora efeitos etc. a central habitualmente "apenas" reproduz diálogos, se por uma questão orçamental não for possível comprar as colunas todas, acho, imho, que mais vale prescindir das surround, com umas boas frontais de chão até o sub pode ficar para depois, agora a central é fundamental para ter diálogos claros e facilmente perceptíveis, aliás só assim se pode controlar independentemente o volume das frontais e da central, se só tiveres duas colunas e a gravação não for grande coisa aumentar o volume só vai aumentar a cacafonia, com separação de canais podes dar mais enfase aos diálogos.
Mas o ideal mesmo, havendo dinheiro, e se o filme tiver 6 canais, é ter 6 colunas, mesmo que algumas só trabalhem de vez em quando. Soluções 2.1, 4.1 etc. poderão ser melhor ou pior implementadas mas serão sempre desenrascanços comparadas com "the real thing" que é ter tantas colunas quanto canais.

Mas o ideal mesmo, havendo dinheiro, e se o filme tiver 6 canais, é ter 6 colunas, mesmo que algumas só trabalhem de vez em quando. Soluções 2.1, 4.1 etc. poderão ser melhor ou pior implementadas mas serão sempre desenrascanços comparadas com "the real thing" que é ter tantas colunas quanto canais.
A central é fundamental!!
A central é bem mais importante do que as surround!!
Em 5.1, o som sai na maioria pela central, pelo que é tão importante como as frontais!!
Em filmes, o surround nota-se poucas vezes (pode ser relativo, claro). Em dvd's musicais, o surround é essencial!! Quem gosta, vale a pena investir numas boas colunas.
Em Stereo, bastam as frontais (e um bom sub... e já agora um bom amplificador de potência, de preferência a válvulas).
A central é bem mais importante do que as surround!!
Em 5.1, o som sai na maioria pela central, pelo que é tão importante como as frontais!!
Em filmes, o surround nota-se poucas vezes (pode ser relativo, claro). Em dvd's musicais, o surround é essencial!! Quem gosta, vale a pena investir numas boas colunas.
Em Stereo, bastam as frontais (e um bom sub... e já agora um bom amplificador de potência, de preferência a válvulas).