Sony Bravia KDL-40 W2000

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
LuisNeves
Entusiasta
Entusiasta

Post by LuisNeves »

Após uma longa espera, em que aproveitei para substituir o meu gravador de DVD com risco rígido Piooner DVR-500H-S pelo mais moderno DVR-545HX-S (com hdmi, upscaling até 1080i, usb, HDD de 160 Gb e duplo sintonizador analógico+digital), finalmente lá chegou o Sony 40W2000. Ficou por 2.499€ no Jumbo, onde pode ser adquirido sem juros até 24 meses.

Ainda estou na fase inicial de exploração do bicho, mas já vão ficando algumas impressões de utilização. No que respeita a características, notei a ausência de PIP (que já sabia), e de teletexto (que desconhecia). Aparatentemente a TV terá algo do tipo do teletexto mas apenas para canais digitais. Bom, na realidade o teletexto faz muito pouca falta hoje em dia, para quem tem acesso simples à internet. Quanto ao PIP, é algo de que fiz muita questão na compra do meu CRT há uns anos, mas que pouco ou nada utilizei. Numa TV deste tamanho talvez tivesse mais potencial para dar 2 canais em simultâneo, mas provavelmente é algo que pouco de usa. Quanto ao resto, tudo dentro do esperado, salientando-se a excelente panóplia de ligações possíveis, bem como a estética do aparelho (para mim muito mais bonito que a série X).

No fundo o que interessa é a imagem, não é? Bem, quanto a isso, há várias coisas a dizer. Em primeiro lugar, e isto já tinha lido, o tamanho da TV na sala não tem nada a ver com a percepção que se tem nas lojas. Andava eu com receio de ser pequena (principalmente atendedo a que os plasmas têm mais 2 polegadas), e afinal é grande, mas mesmo grande, a uma distância de cerca de 3 metros. Aliás, fiquei a pensar se o tamanho certo não seria mesmo o de 37 polegadas. A principal questão é que em programas do tipo noticiários e séries/novelas, em que as pessoas são filmadas de perto boa parte do tempo, ficam perfeitamente gigantescas no écran; por outro lado, o tamanho acentua um pouco a deformação a que as imagens 4:3 são submetidas para passar a 16:9. Claro que há sempre possibilidade de passar o modo para 4:3 e mesmo assim a imagem fica perfeitamente razoável em tamanho. As próprias legendas ficam gigantecas, pois são feitas para serem vistas em TV´s pequenas...em filmes é que a coisa fica mais normal.

Quanto à qualidade de imagem, noto que as diferenças de qualidade que num CRT são relativamente reduzidas neste aparelho se tornam mais salientes, como seria de esperar. O que vos posso dizer é que uma emissão televisiva SD de boa qualidade fica aqui com uma imagem final fantástica, que muitos poderão confundir com alta definição. O upscaler da TV parece ser fabuloso, e confirmo a excelente classificação dada pelas revistas da especialidade quanto à qualidade de imagem. O reverso são aqueles programas que por vezes são emitidos com uma imagem de má qualidade, que aqui fica mais evidente, obviamente. Os canais por satélite são muito bons, mesmo do pacote da TVcabo apesar da elevada compressão há diversos de excelente qualidade. Os canais de filmes estão, felizmente, entre eles. Muitos dos filmes dos Telecines ficam soberbos!

Esta tv tem um upscaler tão bom que, por exemplo, um filme dos canais telecine fica tão bom através de ligação scart directa entre a powerbox e a TV, como passando primeiro pelo gravador e saindo deste via hdmi, já em formato 1080i. Quando é que a TV Cabo nos dará a possibilidade de usar boxes com saída HDMI?

Já experimentei ligar um portátil através da saída VGA deste à entrada correspondente da TV. A imagem é boa, embora tenha notado ao perto uma sombra. Surgiu-me um problema, que é o facto de a imagem do portátil não entrar toda, ficando por exemplo a barra de tarefas em baixo escondida. Ao movimentar-se o rato para baixo ela aparece, mas corta o espaço equivalente da imagem em cima. Não estou a ver como solucionar isto, há muitas opções de regulação da imagem mas nenhuma permite reduzir a área do écran à área útil de visualização.

O som é razoável, mas pede um sistema autónomo para dar realce aos filmes.

Finalmente, e este sempre foi um dos meus objectivos, em particular ao adquirir o actual gravador Pioneer, gostava que vissem as fotos digitais, que podem ser descarregadas para o disco do gravador na dimensão original, reproduzidas a partir deste em 1080i via hdmi para a TV. É de se ficar de boca aberta! E ainda permite fazer zoom de 2x sem perda de qualidade, podendo mover-se a imagem para o sector que se pretenda. Neste caso sendo imagens estáticas não há diferença de qualidade possível entre uma fonte 1080i e uma 1080p, pelo que penso se extrai tudo o que a tecnologia actual permite. E já é muito!

Com mais experiência de uso depois acrescento alguma coisa a esta review preliminar.
sealight
Iniciado
Iniciado

Post by sealight »

Obrigado pela excelente review.

Espero que nos próximos meses os preços baixem um pouquito mais para que também possa usufruir desse aparelho.

Relativamente à ligação ao PC por VGA, é possível, de acordo com posts no avforums obter 1080p com 1:1 na vertical e bastante perto disso na resolução horizontal. (1:1 no Sony só por HDMI).

Para tal, e assumindo que tens uma placa gráfica que faça 1920x1080, podes com a tool PowerStrip, configurar o output como:
Image
Imagem de http://www.avforums.com/forums/showthre ... 1&page=147
LuisNeves
Entusiasta
Entusiasta

Post by LuisNeves »

Ui, era bom era, mas a placa do portátil não vai para além dos 1024x768! Mas obrigado pela dica, se me der para usar a TV como terminal vou tentar ligar o pc fixo e aí já dará para puxar mais por ela.
Mozart
Novato

Post by Mozart »

ainda em relação a este aparelho cheguei à conclusão que :

- a imagem via power box melhora com a introdução de uma scart melhorzita, no meu caso introduzi uma profigold pgv 7000

- os canais não pagos veem-se melhor em analógico, a power box degrada a imagem

- os AXN e FOX's tem boa qualidade via power box (claro)

- a imagem DVD 1080i é um espetaculo apesar do leitor ser um Samsung hd-850

- Gostava de saber se os lusomundos dão em boas condições.

Cumprimentos
Mozart
mnunes75
Novato

Post by mnunes75 »

Gostava de perguntar aos felizes proprietários do Sony 40W2000 qual a qualidade de imagem por satelite?

Não da TvCabo, mas dos canais livres do Astra e Hotbird, pois alguns tem uma imagem fantastica, como se comporta?
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Tojal City »

Com um Plasma da Pioneer, que como deves imaginar disfarça melhor as imperfeições das transmissões SD.
Tal como a Tvkaka depende de canal para canal, há muitos que são espantosos, especialmente os alemães e outros que são simplesmente horríveis, os italianos então são muito maus.
Em HD não sei, mas a partida será muito melhor.
LuisNeves
Entusiasta
Entusiasta

Post by LuisNeves »

Os Lusomundo são muito bons em qualidade de imagem na maior parte dos filmes, embora alguns filmes um pouco mais antigos (especialmente no Happy e Galery) estejam longe do ideal.

Os canais livres, e uma boa parte são alemães, têm uma qualidade muito boa.

Nas minhas notas anteriores faltou referir a qualidade de imagem com DVD´s: excelente, com a alimentação via HDMI do leitor/gravador com upscaling para 1080i.
zzz
Entusiasta
Entusiasta

Post by zzz »

:?:
mnunes75
Novato

Post by mnunes75 »

Hoje tive o prazer de ver este LCD a funcionar por HDMI, provavelmente ligado a um HD Stream e a imagem esta :shock: :shock: fantástica. Tb estava ligado o X2000, e dois modelos novos, os 2030, um de 32 e outro de 40, tb fiquei muito agradado com a imagem.
Paulo.g
Iniciado
Iniciado

Post by Paulo.g »

O meu já cá canta e a imagem é um assombro, tive a testa-lo com o Senhor dos Aneis através do Samsung HD860 e a imagem é um espanto, também estive a ver um pouco da lista de schindler para ver como se portava com o preto e a escala de cinzentos é mais uma vez é fantástico.
Sony 40W2000 : Samsung DVD HD860 : Logitech Z5450 Digital : Logitech Harmony 885
LuisNeves
Entusiasta
Entusiasta

Post by LuisNeves »

Bem vindo ao clube!

Post Reply