Medidas para combater a pirataria?

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Então é bom que seja a industria do cinema e do video a ajustar-se às novas leis de mercado e às novas tecnologias porque, a internet veio para ficar, a tendência é para ser cada vez mais rápida, o peer-to-peer por mais combatido que seja nunca poderá ser erradicado, cada vez há maior largura de banda nas ligações e ninguém vai ter mão, ou sequer o minimo controlo, sobre o que os users fazem com a sua internet.

A industria da musica (excepto editoras) já começou a ver a internet como aliado, tanto ao nivel de divulgação das bandas como em novos sistemas de comercialização da musica em si.

A industria da TV está a encarar a internet como um aliado também. Há series que são canceladas a meio e os restantes episodios da serie são disponibilizados, no site do respectivo canal, para os users poderem ver; os episódios podem ser downloaded do site do canal ou de outros a partir do momento que estão a ser exibidos em directo, mediante um pequeno pagamento (sublinho pequeno); os episódios piloto de uma serie nova são disponibilizados online cerca de 1 mês a Mês e meio antes de começarem a ser exibidos, apenas para cativarem o publico para a serie; etc.

A industria dos jogos de computador também já usa a internet como aliado. Temos jogos que só funcionam online e que não podem ser pirateados; jogos que têm parte single-player e parte multi-player, em que está ultima, como é obvio, é online e para a qual é preciso um original; etc.
Portanto... mais uns que se souberam adaptar.

Se a industria do cinema e video não se consegue adaptar ao aparecimento da internet, então o elo mais fraco irá ceder... e vos garanto que o elo em questão não é a internet.
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Rocha,

You're The Man!!!

Subscrevo por baixo.

As vezes estas discussões fazem-me lembrar o eterno excesso de velocidade... "ai eu não ultrapsso os 120!!!!" como se isto fosse o único factor de 1 acidente numa auto-estrada, remetendo todos os otros factores da mecânica do carro para o esquecimento...

A questão da pirataria é similar, "ai não é legal!", mas tentar perceber o porquê da sua existência, para além do argumento "os putos são estúpidos... acham que piratear é cool!"... isso não... dá muito trabalho pensar... :idea:
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh
Re: Teoria da conspiraçao

Post by Tojal City »

Rocha wrote:
lsharkf wrote:Sabem qual é a minha nova opiniao?
Nunca vi tanto burro a confessar praticar pirataria e considerar-se "amante do cinema"
Apenas para tua informação, eu sou amante de cinema, só este ano já gastei cerca de 280,00€ em bilhetes de cinema, não compro DVDs que custem mais de 9,99€ (salvo muito raras excepções) e gravo alguns filmes da net, filmes esses que acho piada mas, que no entanto, não acho que valham o preço do DVD.
Ocasionalmente tb faço uma ou outra copia. Se um amigo meu tem um filme que eu até gosto mas que eu considero caro... copio-o para mim.
Outro detalhe importante... não compro, saco para passar para DVD ou copio filmes que ainda não tenha visto no cinema.

Este apontamento é só para me enquadrares melhor nos "burros que confessam praticar pirataria e que por sinal são amantes de cinema".
Mas Rocha tu gastas dinheiro em cinema, vais aos cinema, compras dvd´s dos filmes que gostas e “sacas” algumas coisas da net que não estão disponíveis no nosso mercado. Por mim não há ilegalidade nenhuma disto, o mercado que responda mais depressa.
Mas há pessoal que nem isto faz, tira tudo da net. Estejam os filmes disponíveis num clube de vídeo a 1 euro por três dias (com melhor imagem e som), esteja o filme a 10 euros numa edição toda xpto com 2 discos, ou seja lá como for. E estes não são amantes de cinema, gostam de ver filmes que estão na berra e é isto. Na colecção pirateada deles se calhar nem encontras um filme feito antes de 1990. Acham que este pessoal é amante de cinema? È como o pessoal que vê todos os filmes cortados na imagem e com quatro intervalos de 15 minutos pela televisão. Eles gostam de ver filmes e serem entretidos, mas não têm a tal paixão. Uma pessoa que goste dos James Bons, compra-os, não se põe a espera de dois em dois anos que a SIC passe a maratona 007.
Quem têm a paixão, compra os filmes que gosta (espere ou não por preços mais baixo), aluga os filmes e vai ao cinema. Não vê tudo pela net.

Pergunto-te, dos filmes que tiraste e viste em versão de dúbia qualidade, diz-me lá se não foi só para ver uma vez e somente uma vez? Ou guardaste? Se sim, deixa lá a versão DIVX ranhosa (sim por que até num monitor de PC se percebe o quão mau é) e tenta arranjar mas é a versão DVD decente.

Eu por exemplo só tiro filmes da net que o mercado não têm disponível para venda ou aluguer e que quero experimentar antes de gastar o meu $$.

O pessoal que pirateai e não gasta um tostão com os filmes, tomem lá as medidas que os estúdios quiserem tomar, continuarão a não gastar. Se não der para ver numa versão ranhosa e barata do filme, então simplesmente não vêem. Preferem esperar que passe na TV ou que alguém empreste.
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Acho que a industria do cinema já se quer adaptar as novas tendências, a X-box live já começa disponibilizar filmes em HD para Downlods e a Apple também em SD. E já há um ou outro estúdio que disponibiliza downloads dos seus filmes no seu site. A questão é, acham que os piratas vão gastar algum chavo?

E em relação aos novo formatos BR e HD-DVD serão sempre durante um bom par de anos formatos de nicho para videofilos e não serão eles a resposta que os estúdios procuram, mesmo que passem a lançar só os filmes neste formato. Mesmo daqui a 10 anos irá haver pessoal que pega num filme HD e converte para SD porque ocupa menos espaço no disco e assim dá para partilhar mais rapidamente com todos.

Respostas concretas não há, uma solução pode passar pela publicidade, um ou dois anúncios de duas marcas antes do filme começar é o preço a pagar para se tirar um filme da net gratuitamente e mais rapidamente do que num site de partilha.
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Tojal City,

Quanto aos filmes que saco e gravo:

- Não saco filmes com files com menos de 1.4Gbs ou 2 files de 700Mbs, porque para ver merda (desculpem lá a expressão) olho para o chão enquanto ando na rua.

- Não saco "cams" nem "TV syncs", apenas DVDrips e RatDVDs.

- Dou-me ao trabalho de passar os .avi de 23,74 frames por segundo para 25 frames por segundo (PAL). Ajusto as barras horizontais (superior e inferior) de forma á imagem ficar o melhor possivel em TV. Separo o Audio do Video. Saco legendas em 'tuga ou caso não haja ainda, em inglês. Espeto com isto tudo em software de masterização de DVD e fico com o belo filminho todo bonito para ser visto com qualidade em TV (sim sou uma beca picoinhas).

Quanto ao pessoal que não aluga, não vai ao cinema e sacam os filmes da net para verem no seu monitorzinho... na minha opinião, esse pessoal não ia mesmo dar dinheiro nenhum á industria.
Se não sacassem tb não iam gastar dinheiro a ver como tal, não acho que a industria saia prejudicada com isso. Podem sempre dizer que eles depois passam os filmes que sacam para os amigos mas, também há os casos em que o marmelo em questão fala no filme que viu aos amigos e estes provavelmente alugam para ver num video clube ou até compram o DVD, porque o amigo tinha dito que o filme era muito giro e o DVD nem estava muito caro.
goliath_2k
Fanático
Fanático
Posts: 743
Joined: March 23rd, 2003, 10:44 pm
Location: Portugal

Post by goliath_2k »

lsharkf, quanto ao "grava->empresta", sinceramente não acho que seja o pior, ou isso não acontece com os originais?
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

lsharkf,

Enquanto um formato de media puder ser lido num PC, não há protecção que inventem que resista.
Se software lê, por software se "breaka"!

Já para não falar noutro detalhe. Se der muito trabalho para copiar Blu-Rays ou HDDVDs, os formatos não pegam!

Eh que o BOOM da venda DVDs deu-se quando os DVDs virgens começaram a aparecer no mercado.

De repente o DVD generalizou-se porque, uma pessoa comprava um leitor de DVDs, comprava uns quantos originais mas, podia também gravar os filmes que os amigos tinham e assim já valia a pena ter um leitor.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

Insano, O argumento é só um, existe, pq é praticamente grátis para mtos e mto barato para outros.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

Rocha, Então para ti a malta q hoje só saca, antes da proliferação da pirataria na net, nunca metiam os pés no cinema ou num video clube? Ou seja, essa malta n causa prejuízo algum à industria do cinema e do video?? Portanto o q se passa hoje, com salas de cinema vazias e Vc's a fechar aos montes todos os anos, é ilusão???.. :-D e andamos aqui a discutir algo q n tem impacto nenhum... :-D Eu em 3 anos já perdi sócios q me alugavam magotes de filmes, pq entranto alguém lhes empresta pirataria, outros pq n querem pagar multas começaram a comprar nas feiras, etc. Se são amantes do cinema não sei, mas q alugavam mto alugavam..
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

goliath_2k, O problema, é q com a pirataria, a percentagem de gente q tem "500" filmes em casa, disparou brutalmente, logo o empréstimo a amigos/colegas é hoje num grau mto mais elevado q antigamente, onde só poucos compravam mtos originais e os emprestavam.
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Quais salas de cinema vazias?!?!?

Segundo o ICAM, este ano, até ao final do mês passado, houve uma aumento de 5% de espectadores de cinema, comparativamente com o ano passado.

Quanto ás salas vazias. Eu vou normalmente ao Corte Inglês em Lisboa e posso-te garantir que as salas, por norma, estão sempre bem compostinhas... e estamos a falar de um sitio com 16 salas.
Deixei de ir ao alvalaxia por estar sempre a abarrotar de gente nas salas.

Claro que há filmes que ninguem vai ver... mas isso, por norma, é devido á fraca ou nula promoção do mesmo.
Não se pode esperar que o comum "zé manel" que vai ao cinema 1 ou 2 vezes por mês, vá ver filmes independentes e cenas mais refundidas...daí essas salas normalmente estarem ás moscas.
Agora, os Blockbusters enchem sempre as salas. O corte inglês até costuma ter 2 salas a exibir o mesmo blockbuster, na semana de estreia do mesmo.

De notar que estou a falar dos cinemas que EU frequento... desconheço a realidade do resto do país.

Se os filmes forem bons e/ou bem promovidos, as pessoas vão vê-los ao cinema!

Eu, por exemplo, não sou cliente de video clubes.

Vejo os filmes quando estreiam no cinema. Vejo todos os que me interessam ver, vejo tb muita merda no cinema. Se quero rever um filme, compro o DVD (caso esteja a um preço que eu ache que vale a pena).
Claro que se um amigo meu compra o DVD 1º e o filme não é um daqueles que eu ache que tenha mesmo de ter o original, faço uma copia para mim.

Quanto a teres perdido clientes. Não te esqueças que o teu negócio tb tende a ser um pouco de moda.
Quando abre um video clube novo num bairro, o pessoal tende a ir lá muito de inicio, mas depois a coisa vai esmorecendo. Um gajo deixa de lá ir 3 e 4 vezes por seman e passa a ir 1 ou 2. Um ano depois, se calhar, já só lá vai 1 vez por semana. Muito provavelmente, no ano a seguir já nem lá põe os pés.
Digo isto baseando-me no meu comportamento e no de amigos meus.
Outro detalhe.... para quê alugar um filme num video clube se se pode comprar o original por 5 ou 6€???.
É que o preço dos DVDs desceu bastante e cada vez mais a pessoas encontram DVDs a bons preços em wortens e fnacs e promoções do JUMBO e publicações de jornais.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

Rocha, Basta tu pensares nisto. Antes tu para veres um filme tinhas 3 opções, ías ao cinema, alugavas ou compravas o original. Agora tens a juntar a estas 3 mais uma, q tirando o facto de n ter grande qualidade técnica que infelizmente n parece ser mt relevante para a maioria das pessoas, tem a vantagem sobre todas as restantes 3. É mto mto barato, tens as novidades antes ou ao mesmo q no cinema. Isto tirou mta gente ás 3 restantes opções.
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Grande Guru,

Desculpa mas não concordo contigo. As pessoas que conheço que fazem isso não iriam ao cinema na mesma nem iriam ao clube de video alugar o filme.
Vêem-no mas se não o sacassem não o viam, nem o compravam, nem o alugavam.
Aceito que percas clientes mas, não acho que sejam tanto como pensas. Até porque conheço casos de pessoal que só vai ao video clube para copiar os filmes de lá e fazer uma colecçãozinha privada mais barata. E esses te garanto que dão muito dinheiro a ganhar ao video clube.
Não conheço ninguem (sublinho o EU nesta frase) que compre DVDs na feira.
Giribi
Fanático
Fanático
Posts: 791
Joined: January 29th, 2001, 1:09 am
Location: Lisboa

Post by Giribi »

Ao choradinho dos estúdios, quanto á quebra de espectadores nas salas, há um ponto que eles primam por ignorar, já que lhes convém que assim seja.
Hoje em dia, cada vez mais os espectadores tem um ecrã LCd de 32" ou mais, projectores, sistemas de cinema em casa (de diferentes graus de qualidade), e um formato que permite a transmissão de bom video e excelente audio que é o DVD! Nada disto existia na altura do VHS!
Sistemas de cinema em casa eram raros (coisa de videómano) e limitados pela pobreza franciscana do VHS (péssima imagem e som), projectores era coisa de magnata, e LCD's era nos filmes de Sci-Fi.
Consegue-se hoje em dia ver um filme com uma qualidade e conforto, impensável à uns anos. E isso invariávelmente rouba espectadores às salas. Os estúdios não podem é esperar vender milhões de unidades de dvds (leitores e filmes) e esperar que isso não afecte as salas de cinema. Junte-se a isto o custo crescente dos bilhetes, as despesas inerentes às saidas (gasosa, jantar, parques estacionamente, etc), os debiloides mentais que enchem as salas e alarvemente fazem questão de comer pipocas de boca aberta enquanto fazem campeonatos a ver qual arrota mais alto, etc, e cada vez mais, está-se a criar uma geração deconsumidores de cinema em casa.
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!

Post Reply