E que tal uma poll?
Moderator: Grimreaper
-
- Entusiasta
-
- DVD Maníaco
Just, os primeiros leitores de DVD apareceram nos EUA e no Japão para comercialização em 1997 e na UE em 1998. E bastou 5 anos para que a vendas de DVD ultrapassassem os do VHS, o que também não era muito difícil devido ao facto que muita gente que não comprava VHS devido a sua má qualidade começou a comprar DVD´s.
Acho engraçado quando escreves "apenas" em 2003, tendo em conta que o CD, de 1982, apenas em meados dos anos 90 se implantou e o VHS, de 1976, só nos finais dos anos 80 consegui lançar voo. Ou seja 10 anos para ambos os formatos entrarem na casa dos consumidores, enquanto o DVD apenas necessitou de 5.
Acho engraçado quando escreves "apenas" em 2003, tendo em conta que o CD, de 1982, apenas em meados dos anos 90 se implantou e o VHS, de 1976, só nos finais dos anos 80 consegui lançar voo. Ou seja 10 anos para ambos os formatos entrarem na casa dos consumidores, enquanto o DVD apenas necessitou de 5.
Não sei se será assim. Se nos tempos do VHS muita gente estava descontente com a qualidade de imagem/som ou nem sequer comprava filmes (apenas gravava da TV), hoje com o dvd muita gente está muito satisfeita (ou pelo menos suficientemente satisfeita para se lançar na aventura de comprar um novo formato às cegas). Por isso não sei até que ponto o periodo de transição nao será mais longo.Mas também podemos admitir que agora os consumidores estarão mais receptivos à mudança, pelo que não me parece que o período de transição venha a ser tão longo.
Já para não falar q os novos formatos não apresentam uma clara vantagem em termos de comodidade de utilização. Vejamos: o CD para alem de melhor qualidade sonora vinha dividido em faixas, podias ouvir a musica q quisesses sem rebobinar. O mesmo aconteceu com o DVD: som e imagem muito melhor, mais pequeno que o VHS e mais prático (nada de rebobinar para a frente e para trás).
-
- DVD Maníaco
Claro q a mudança de VHS-DVD e do Vinil-CD, foi mais pacífica pq se saltou de um formato em tudo melhor q o anterior. Mais prático, mais qualidade técnica menor espaço, maior durabilidade.
Mudar já dentro do digital, só é um grande salto para os verdadeiros apreciadores, os q conhecem dados técnicos, e n será tanto uma grande mudança à vista desarmada.
O facto é q após o CD mais nenhum formato digital de som se impôs.
N sei até q ponto o BR ou o HD-DVD, se impurá perante o DVD.
Até pq eu continuo a achar q o DVD ainda é mt recente no mercado.
Eu tenho o VC desde meio de 2003, é posso dizer que só de há um ano e meio a esta parte é q deixei de alugar de todo VHS.
Para mt gente o DVD ainda é algo recente. Acho q quem mais quer esta mudança é a indústria e n as pessoas.
Mudar já dentro do digital, só é um grande salto para os verdadeiros apreciadores, os q conhecem dados técnicos, e n será tanto uma grande mudança à vista desarmada.
O facto é q após o CD mais nenhum formato digital de som se impôs.
N sei até q ponto o BR ou o HD-DVD, se impurá perante o DVD.
Até pq eu continuo a achar q o DVD ainda é mt recente no mercado.
Eu tenho o VC desde meio de 2003, é posso dizer que só de há um ano e meio a esta parte é q deixei de alugar de todo VHS.
Para mt gente o DVD ainda é algo recente. Acho q quem mais quer esta mudança é a indústria e n as pessoas.
-
- DVD Maníaco
GarfieldKas, Sobre isso depende se me começar a parecer mta gente a perguntar por filmes em outro formato q n o DVD. Sinceramente estou no meu negócio mt apreensivo relativamente a isso, pq vai ser mt dificil com a crise já instalada no sector, q ainda se consiga suportar as despesas de comprar um filme para meia-dúzia de alugueres, tb depende da política a adoptar para os VC's das editoras perante um novo formato.
estou com o grande guru neste ponto.... acho que nao vai ser assim tao facil para qualquer dos formatos "comer " o dvd...
a diferença entre o regular dvd e os novos formatos não é brutal para o consumidor mais regular e é esse que faz a difernça aqui...
além disso o povo compra filmes em dvd a mil paus e leitores a dez contos.... como é que um novo formato que tem leitores a 500 euros e filmes a 20 euros vai combater isso?
Não sei, mas acho que a batalha destes novos formatos ñão está assim tão ganha como isso...
a diferença entre o regular dvd e os novos formatos não é brutal para o consumidor mais regular e é esse que faz a difernça aqui...
além disso o povo compra filmes em dvd a mil paus e leitores a dez contos.... como é que um novo formato que tem leitores a 500 euros e filmes a 20 euros vai combater isso?
Não sei, mas acho que a batalha destes novos formatos ñão está assim tão ganha como isso...
-
- DVD Maníaco
dj_tiesto, Já vi apenas em exposição nas lojas. A minha opinião, neste momento, pq n sei q afinações terão sido dadas, é q ao nível da imagem a diferença n é significativa. É melhor, mas tens de ter olho para reparar com atenção. N acho q seja uma mais valia evidente aos olhos de qualquer pessoa, no entanto, a minha experiência tb é mto reduzida, vi 4 ou 5 exemplos de filmes q tb conheço a imagem em DVD. SWAT, Ultravioleta, Batman. O som n faço ideia, pq nunca ouvi o BR ligado a um sistema, embora, pelo menos pelos dados técnicos, pareça ser essa a grande mais valia do formato. HD-DVD, nunca vi nada.
Boas
Eu também já tive a oportunidade de ver dois filmes em blu-ray, e a minha opinião é a mesma de alguns users anteriores, ou seja, não é assim, como aliás já esperava uma mudança tão grande, para já pelo menos.
Penso que o a grande vantagem deste formato é a capacidade de armazenamento. Ou seja, permite como tem mais espaço que se dê uma compressão menor nos filmes o que nos permite uma melhor imagem. A mesma coisa se passa com o som que leva menos compressão e mais efeitos, estando prevista a chegada em massa de vários títulos em formato 7.1
Penso tb é a que a nível de hardware, ainda não estamos preparados para ver a tal diferença na imagem. O HDMI ainda não está estável, estando a sair já a versão 1.3! Talvez daqui a uns 2 anos conseguiremos ver bem a diferença entre formatos. Agora penso ainda ser cedo para tal.
Abraços
João
Eu também já tive a oportunidade de ver dois filmes em blu-ray, e a minha opinião é a mesma de alguns users anteriores, ou seja, não é assim, como aliás já esperava uma mudança tão grande, para já pelo menos.
Penso que o a grande vantagem deste formato é a capacidade de armazenamento. Ou seja, permite como tem mais espaço que se dê uma compressão menor nos filmes o que nos permite uma melhor imagem. A mesma coisa se passa com o som que leva menos compressão e mais efeitos, estando prevista a chegada em massa de vários títulos em formato 7.1
Penso tb é a que a nível de hardware, ainda não estamos preparados para ver a tal diferença na imagem. O HDMI ainda não está estável, estando a sair já a versão 1.3! Talvez daqui a uns 2 anos conseguiremos ver bem a diferença entre formatos. Agora penso ainda ser cedo para tal.
Abraços
João
-
- DVD Maníaco