Miami Vice (2006) - Michael Mann
Moderators: waltsouza, mansildv
Ainda estou meio abananado com este filme, está simplesmente brutal.
Começa logo com um artifício engenhoso, ao não existirem os típicos créditos iniciais, que nos colocam imediatamente no centro da acção.
Além disso, funciona como um shove it à indústria, e como antítese às inúmeras cagadas que uma pessoa vê, em que o que interessa é mostrar o rol de nomes a desfilar em letras garrafais.
Visualmente, o filme é a continuação do colateral, e apresenta momentos simplesmente inesquecíveis, principalmente nas cenas com as lanchas. Mais uma vez mann surpreendeu-me com uma visão menos glamorosa de Miami, constratando com o pouco que eu me lembro da série original ou da mais recente Nip/tuck, por exemplo. Aqui vemos partes mais industriais da cidade, e mann não cai na tentação de mostrar o "lado solar" da cidade. Aqui manda novamente a noite e as constantes trovoadas que aparecem em brackground, e que se coadunam mais com o clima de uma cidade invaravelmente no caminho das tempestades tropicais.
Começa logo com um artifício engenhoso, ao não existirem os típicos créditos iniciais, que nos colocam imediatamente no centro da acção.
Além disso, funciona como um shove it à indústria, e como antítese às inúmeras cagadas que uma pessoa vê, em que o que interessa é mostrar o rol de nomes a desfilar em letras garrafais.
Visualmente, o filme é a continuação do colateral, e apresenta momentos simplesmente inesquecíveis, principalmente nas cenas com as lanchas. Mais uma vez mann surpreendeu-me com uma visão menos glamorosa de Miami, constratando com o pouco que eu me lembro da série original ou da mais recente Nip/tuck, por exemplo. Aqui vemos partes mais industriais da cidade, e mann não cai na tentação de mostrar o "lado solar" da cidade. Aqui manda novamente a noite e as constantes trovoadas que aparecem em brackground, e que se coadunam mais com o clima de uma cidade invaravelmente no caminho das tempestades tropicais.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Isto pode mesmo funcionar para a trama, o acumular de força prestes a ser libertada, como normalmente são apresentadas as transacções do mundo da droga.
Quanto à banda sonora, não desgostei, mas pareceu-me um pouco colagem do que já tinha sido feito em colateral.
As cenas de acção estão fabulosas, e provam que ninguém filma acção como mann (IMO). E o som ... o som... já não ouvia tiros assim desde que assisti ao Brother do Kitano.
Simplesmente, o melhor filme que vi este ano. E cá fico à espera que mann me leve a NY ou Tóquio na próxima rodada
Quanto à banda sonora, não desgostei, mas pareceu-me um pouco colagem do que já tinha sido feito em colateral.
As cenas de acção estão fabulosas, e provam que ninguém filma acção como mann (IMO). E o som ... o som... já não ouvia tiros assim desde que assisti ao Brother do Kitano.
Simplesmente, o melhor filme que vi este ano. E cá fico à espera que mann me leve a NY ou Tóquio na próxima rodada

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
-
- DVD Maníaco
- Posts: 4907
- Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
- Location: Tojal..duh
Todos os filmes do Mann tem um som dos tiros muito “potentes”, abafando tudo a volta, ele próprio refere isto no filme do Heat?? Ou teria sido no Colateral? Seja como for, é sempre uma boa experiência para os nossos sub-woofers os filmes do Mann quando há tiros por todo o lado, a cena final do Heat é um bom exemplo disto.
-
- Entusiasta
- Posts: 231
- Joined: June 28th, 2006, 6:22 pm
- Location: Forte da Casa - Lisboa
Fui com poucas ou nenhumas espectativas em relação ao filme...
O positivo do filme foram sem duvida as cenas iniciais (tava a espera de um papel mais interventivo da Ana Cristina de Oliveira) e sobretudo a do fim carregado de acção e muita tensão. As cenas de avião e de barco são impressoniantes, daquelas de ficar com vontade de ver os extras de uma qualquer edição especial para ver como foi feito. E aqueles carros............. enfim. Com camara digital de facto é outra coisa, sobretudo pelas cenas nocturnas completamente fantasticas e definidas. No entanto senti alguns planos demasiadamente tremidos, que incomodavam um pouco a vista. Não sei se sentiram isso.
No entanto creio que o filme não acaba por ser um grande filme pela sua desnecessária longevidade pois notou-se claramente a afrouxar para o meio/fim (exceptuando claramente a cena do tiroteio). Não foi desta vez (ainda) que me conseguiram impigir o Colin Farrell. No fim de tudo é um filme bastante interessante de acção que não deixa desiludir os fans da série, mas fica claramente os furos abaixo de Colateral e do Heat
O positivo do filme foram sem duvida as cenas iniciais (tava a espera de um papel mais interventivo da Ana Cristina de Oliveira) e sobretudo a do fim carregado de acção e muita tensão. As cenas de avião e de barco são impressoniantes, daquelas de ficar com vontade de ver os extras de uma qualquer edição especial para ver como foi feito. E aqueles carros............. enfim. Com camara digital de facto é outra coisa, sobretudo pelas cenas nocturnas completamente fantasticas e definidas. No entanto senti alguns planos demasiadamente tremidos, que incomodavam um pouco a vista. Não sei se sentiram isso.
No entanto creio que o filme não acaba por ser um grande filme pela sua desnecessária longevidade pois notou-se claramente a afrouxar para o meio/fim (exceptuando claramente a cena do tiroteio). Não foi desta vez (ainda) que me conseguiram impigir o Colin Farrell. No fim de tudo é um filme bastante interessante de acção que não deixa desiludir os fans da série, mas fica claramente os furos abaixo de Colateral e do Heat
-
- Fanático
- Posts: 584
- Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
- Contact:
Vi o filme duas vezes e acho que é um filme que ganha imenso ao rever. Deixei de parte a maior parte das dúvidas com que fiquei da primeira vez.
Acho que é exercício superior de cinema, aqui mais relevante que a história ou personagens. Ainda assim, a interpretação e personagem de Jamie Foxx e a relação com a sua mulher foram um ponto fraco que não consigo contra-argumentar. Também por isso, não tem a dimensão grandiosamente trágica de «Heat - Cidade sob Pressão».
Lamento que os meus colegas se refiram principalmente ao "filme de acção", pois o que eu vi em «Miami Vice» foi a história de duas pessoas que se despedem do amor que têm uma pela outra, isto é, as personagens de Colin Farrell e Gong Li. Aquela cena da lancha em que os dois vão a caminho de Cuba entra directamente para o meu TOP do ano.
Acho que é exercício superior de cinema, aqui mais relevante que a história ou personagens. Ainda assim, a interpretação e personagem de Jamie Foxx e a relação com a sua mulher foram um ponto fraco que não consigo contra-argumentar. Também por isso, não tem a dimensão grandiosamente trágica de «Heat - Cidade sob Pressão».
Lamento que os meus colegas se refiram principalmente ao "filme de acção", pois o que eu vi em «Miami Vice» foi a história de duas pessoas que se despedem do amor que têm uma pela outra, isto é, as personagens de Colin Farrell e Gong Li. Aquela cena da lancha em que os dois vão a caminho de Cuba entra directamente para o meu TOP do ano.
-
- Fanático
- Posts: 584
- Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
- Contact:
E permitam-me uma daquelas afirmações absolutas impossíveis de comprovar objectivamente: a melhor banda sonora do ano!
Estive à vontade indeciso entre umas 6 ou 7 faixas (das 17) antes de me decidir por um excerto do "One Of These Mornings" (Moby com Patti LaBelle) para a página do filme no Cinema2000, e foi decisivo o que refiro no meu primeiro comentário.
E depois da minha semi-desilusão com o «Super-Homem», se calhar ainda vou mas é ver o «Miami Vice» uma vez mais.

Estive à vontade indeciso entre umas 6 ou 7 faixas (das 17) antes de me decidir por um excerto do "One Of These Mornings" (Moby com Patti LaBelle) para a página do filme no Cinema2000, e foi decisivo o que refiro no meu primeiro comentário.
E depois da minha semi-desilusão com o «Super-Homem», se calhar ainda vou mas é ver o «Miami Vice» uma vez mais.
Estou completamente ao lado do Nuno Antunes, apenas discordando ligeiramente na relação entre Ricardo Tubbs e Trudy. Penso que o denouement do filme é simplesmente assombroso na sua simetria. Enquanto um colega vê o seu amor partir o outro vê-o regressar.
Li algures alguém que considerava a banda sonora horrível. Apenas posso lamentar que certas pessoas não consigam perceber a relação que se pretende estabelecer entre as imagens e a música que a um tempo se pretende correlacionada a outro se pretende precisamente antagónica.
Nestes tempos de filmes de acção para desligar o cérebro é bom ver um filme que embora apostando claramente na acção não deixa de aprofundar emocionalmente os protagonistas e tendo em conta que se baseia numa série de TV que pretendia apenas «entreter» (como se tal fosse de menor importância) penso que fomos saudados com um filme que adquire uma dimensão extra da qual, sinceramente, não estava à espera. Novamente Mann não me desiludiu.
Li algures alguém que considerava a banda sonora horrível. Apenas posso lamentar que certas pessoas não consigam perceber a relação que se pretende estabelecer entre as imagens e a música que a um tempo se pretende correlacionada a outro se pretende precisamente antagónica.
Nestes tempos de filmes de acção para desligar o cérebro é bom ver um filme que embora apostando claramente na acção não deixa de aprofundar emocionalmente os protagonistas e tendo em conta que se baseia numa série de TV que pretendia apenas «entreter» (como se tal fosse de menor importância) penso que fomos saudados com um filme que adquire uma dimensão extra da qual, sinceramente, não estava à espera. Novamente Mann não me desiludiu.
-
- Fanático
- Posts: 584
- Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
- Contact:
Penso que é mesmo só um caso de ligeira discordância na forma como vemos as relações de ambos. Eis o meu "problema":Thanatos wrote:Estou completamente ao lado do Nuno Antunes, apenas discordando ligeiramente na relação entre Ricardo Tubbs e Trudy. Penso que o denouement do filme é simplesmente assombroso na sua simetria. Enquanto um colega vê o seu amor partir o outro vê-o regressar.
Há uma cena assombrosa (é uma redundância classificar assim no filme em questão, mas enfim...), em que Crockett (Farrell) e Isabella (Gong Li) estão a dançar na discoteca em Miami e são observados por Trudy (Naomie Harris).
Percebemos pelo seu olhar que ela vê que a relação entre os dois está muito para lá da conveniência, do "engate", da missão de agentes infiltrados.
Apenas penso que o filme ficaria ainda melhor se depois tivesse existido uma cena da intimidade entre Tubbs e Trudy em que partilhassem isso sobre o seu amigo. Ela reconhece que este tem com Isabella o que, deduzimos nós, ela tem com o marido. Aquilo que pode ser resumido, e esta parece-me a ideia central que preside às relações em «Miami Vice», a isto: estar com essa pessoa a 100%.
SPOILER
Mas Nuno logo ao início percebes a ligação Tubbs/Trudy pela forma como fazem amor! Não me parece que fosse necessário mostrar ainda mais da intimidade deles, até porque o ponto fulcral era o triângulo Crockett/Isabella/Yero (penso que Jesus não entrava muito na equação).
Outro ponto, houve diversas vezes em que me lembrei de Scarface, do De Palma pela ambiência... terei sido só eu?
Mas Nuno logo ao início percebes a ligação Tubbs/Trudy pela forma como fazem amor! Não me parece que fosse necessário mostrar ainda mais da intimidade deles, até porque o ponto fulcral era o triângulo Crockett/Isabella/Yero (penso que Jesus não entrava muito na equação).
Outro ponto, houve diversas vezes em que me lembrei de Scarface, do De Palma pela ambiência... terei sido só eu?
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3178
- Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
- Location: Portugal
Ainda que não se possa comparar, visto ser uma compilação de músicas (q bom seria novamente James Newton Howard como em Collateral), a melhor que ouvi até agora, foi a do "Lady in the Water". Quanto ao "Superman Returns", foi o que se esperava, mas surpreendentemente, John Ottman não abusou dos temas de John Williams.Nuno Antunes wrote:E permitam-me uma daquelas afirmações absolutas impossíveis de comprovar objectivamente: a melhor banda sonora do ano!
-
- Fanático
- Posts: 584
- Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
- Contact:
-
- Fanático
- Posts: 584
- Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
- Contact:
Para Thanatos
Apenas acho que seria uma cena que mostraria mais as suas personagens, que me parecem menos fortes quando comparadas com esse incrível triângulo (claro que na mesma cena na discoteca, não é só Trudy que os observa).
Isto no fundo deriva de eu querer que o filme fosse MAIOR. Antes de estrear, vários sites, incluindo o IMDB, tinham o filme entre os 140 e os 155 minutos, e ele não tem mais de 130. Paciência...
Deixo «Scarface» talvez para um post mais ponderado (fiz um intervalo, estou em mudanças).
Apenas acho que seria uma cena que mostraria mais as suas personagens, que me parecem menos fortes quando comparadas com esse incrível triângulo (claro que na mesma cena na discoteca, não é só Trudy que os observa).
Isto no fundo deriva de eu querer que o filme fosse MAIOR. Antes de estrear, vários sites, incluindo o IMDB, tinham o filme entre os 140 e os 155 minutos, e ele não tem mais de 130. Paciência...
Deixo «Scarface» talvez para um post mais ponderado (fiz um intervalo, estou em mudanças).