World Trade Center (2006) Oliver Stone

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
wavey
Especialista
Especialista
Posts: 1888
Joined: December 1st, 2004, 10:27 am

Post by wavey »

Thanatos wrote:Tu hoje tiraste senha para me perseguires? :roll:
Meu caro Thanatos

Já não te incomodo mais. Com a tua licença... salut-)
Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
http://cinemasparaiso.blogspot.com
Nuno Antunes
Fanático
Fanático
Posts: 584
Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
Contact:

Post by Nuno Antunes »

waltsouza wrote:E por outro lado também não percebo porque mencionas este filme quando Oliver Stone apenas fez a adaptação para o grande ecrã. A responsabilidade do «produto final» cabe a Alan Parker, ou não? :roll:
wavey wrote:Mas a história é puro Oliver Stone. Claro que ele baseou-se numa história real e até pode ser que os turcos tenham umas leis lixadas, mas nota-se no argumento o exagero que o Stone utiliza. E Alan Parker teve que seguir o argumento, certo? :wink:

«O Expresso da Meia-Noite» é um caso engraçado, pois o Walter Souza e a Wavey defendem teorias opostas e ambos detêm parte da razão, do que sucedeu com o filme.

Por um lado, o Walter tem razão quando diz que a responsabilidade do produto final cabe a Alan Parker, afinal de contas ele realiza o filme. Por outro, a Wavey também não se enganou quando diz que "a história é puro Stone", independentemente da história até ser verídica.

O senão da teoria da Wavey é que o Alan Parker tinha poder suficiente para desviar-se do argumento e fazer alterações, são raros os argumentos que não sofrem alterações no set (como se pode ver nos bons Making of de alguns DVDs) e, no caso do Walter, é claro que Oliver Stone não fez "apenas fez a adaptação para o grande ecrã". Aliás, ver o filme hoje e reconhecer os futuros sinais de "Oliver Stone realizador" é um exercício interessante para um cinéfilo.

O impacto de Stone no filme é tão grande que é frequente o engano de se atribuir mais o filme a Stone e só depois nos lembramos que, afinal, Alan Parker teve a responsabilidade "formal" do filme. É este "formal" que faz toda a diferença.

Esse impacto fez-se sentir quando Oliver Stone foi à Turquia por altura da estreia de «Alexandre, o Grande». Remeto-vos para uma notícia da altura:

Oliver Stone faz as pazes com a Turquia
http://www.cinema2000.pt/ficha.php3?id=4503
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3140
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Post by siroco »

Oliver Stone já escolheu casting para filme sobre 11-S

Os actores Michael Pena, Maggie Gyllenhaal e Maria Bello foram convidados para o filme de Oliver Stone sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001 nos EUA.



O filme, que terá como protagonista Nicolas Cage, baseia-se na história de dois polícias que ficaram presos no World Trade Center durante os trabalhos de resgate e a queda das torres. Ambos foram os últimos a serem retirados com vida dos escombros.
Nicolas Cage interpretará o papel do sargento John McLoughlin e Maria Bello fará de sua mulher, Donna. Michael Pena será o oficial William J. Jimeno, casado com Allison, interpretada por Maggie Gyllenhaal.

O filme, que ainda não tem título definido, está previsto estrear em 2006.
stalag
Iniciado
Iniciado
Posts: 97
Joined: September 9th, 2004, 3:57 pm

Post by stalag »

Filmes sobre acontecimentos reais são sempre bem-vindos pois ajudam a exorcisar os espíritos. Não deve existir tabus sobre algo e uma visão mesmo que não a mais correcta sobre um acontecimento é melhor do que não ter nenhuma. Que venha o filme!
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Stalag

Estamos 100% de acordo quando me dizes que faz bem haverem mais filmes sobre acontecimentos reais e que não devem existir tabus sobre coisa nenhuma. Mas quando dizes " e uma visão mesmo que não a mais correcta sobre um acontecimento é melhor do que não ter nenhuma", aí já torço o nariz :roll:

Para estarem a deturpar, inventar, distorcer, aldrabar, escamotear, exagerar um filme, que supostamente deveria ser baseado em factos reais, mais vale estarem quietos. Ou será que preferes ver a visão norte-americana que foi vencedora da guerra do Vietname, para dar um simples demonstrativo, e não os factos como tudo aconteceu?

Para haver um filme sincero sobre o 11 de Setembro, deviam ficcionar o mínimo para que a verdade não saia beliscada, para lá das crenças religiosas, moralidades ou sentidos patrióticos. Porque senão este novo filme de Oliver Stone corre o risco de ser mais uma «ferramenta» propagadista de que os "bons" são os americanos, coitados, e os "maus", são todos aqueles que não fazem aquilo que os americanos querem.
stalag
Iniciado
Iniciado
Posts: 97
Joined: September 9th, 2004, 3:57 pm

Post by stalag »

waltsouza

eu disse e repito "que não a mais correcta ". não disse "e uma visão mesmo que incorrecta". Partindo da premissa que é possível, mas improvável, que se possa ter uma visão espelho da realidade concordaria contigo caro waltsousa, mas falha pela base. quem acredita ainda ? na economia planificada é que está convencido de tal visão. Todos nós somos mais pró américa ou mais anti américa mas pelo visto todos somos américa. ninguém tem, nem nunca terá, visão imparcial seja do que for (muito menos os jornalistas da TVI :twisted: ) e por conseguinte que venha o filme nem que não seja a versão mais correcta ! estaremos cá todos para opinar o produto final !
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Stalag

Já agora que falas nisso, como seria para ti uma visão que não a mais correcta sobre o 11 de Setembro de Stone? Os americanos não fazem mal a ninguém, apenas querem ter os cordelinhos da economia mundial nas suas mãos, não havia razão para fanáticos árabes derrubarem umas torres? :mrgreen:
stalag
Iniciado
Iniciado
Posts: 97
Joined: September 9th, 2004, 3:57 pm

Post by stalag »

embora estejamos em parte em terreno aberto de off topic não posso deixar de responder.

uma visão menos correcta será o stone não explicar o backstore de tais ataques e perder-se na figura do notável actor cage acabando por fazer um filme banal de salvamentos.

Os americanos têm os cordelinhos da economia mundial porque podem. se nós pudessemos também teríamos como já o fizemos no passado. é necessário ter cuidado no ataque à américa porque a grande maioria do que consumimos tanto no plano físico como psicológico provém da américa. Se olharmos para as nossas colecções de dvds está tudo respondido.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Off-topic

Stalag

O problema é mesmo esse, " a grande maioria do que consumimos tanto no plano físico como psicológico provém da américa."

O monopólio nunca não traz com ele nada de bom. É por haver esta falta de equilibrio de contra-poderes que as coisas estão como estão. :roll:

Mas, ok. Como é a América, está sempre tudo "bem" e o resto do mundo só tem é que se calar. :wink:

Os E.U.A no fundo lidam com o resto do planeta como se tivessem a jogar um jogo de xadrez, em que mexem as "peças" consoante os seus interesses.

Atenção que eu não sou anti nem pro-americano. Tento ser neutro vendo coisas positivas e negativas na nação do tio Sam.

Mas não me venham com a história, "Se olharmos para as nossas colecções de dvds está tudo respondido" como se fosse uma fatalidade do destino estarmos a ser "comandados" por Yankees.
Last edited by waltsouza on August 5th, 2005, 12:36 am, edited 1 time in total.
alan_smithee
Especialista
Especialista
Posts: 1251
Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
Location: Lisboa/Sintra

Post by alan_smithee »

stalag wrote:Filmes sobre acontecimentos reais são sempre bem-vindos pois ajudam a exorcisar os espíritos. Não deve existir tabus sobre algo e uma visão mesmo que não a mais correcta sobre um acontecimento é melhor do que não ter nenhuma. Que venha o filme!
Concordo com o stalag
waltsouza wrote: Para estarem a deturpar, inventar, distorcer, aldrabar, escamotear, exagerar um filme, que supostamente deveria ser baseado em factos reais, mais vale estarem quietos.
Mas quais sãos os factos reais? Se comparares a tua opinião, com a opinião de um americano, de um inglês ou de um palestiniano provavelmente terás quatro visões sobre o acontecimento. Quem é o dono da verdade?

Por ex. se quisesses fazer um filme sobre a descolonização e perguntasses a quatro historiadores, um do PP, outro do PSD, um do PS e um último do PCP, como se desenrolou o processo, terias quatro análises diferentes. Qual delas seria a verdadeira?

Não existe a “verdade” só existem opiniões.
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

alan smithee

" Mas quais sãos os factos reais? Se comparares a tua opinião, com a opinião de um americano, de um inglês ou de um palestiniano provavelmente terás quatro visões sobre o acontecimento. Quem é o dono da verdade? "


Essas meras opiniões e quatro ou mais visões sobre o acontecimento que falas é verdade para quem não sofreu o 11 de Setembro na pele.

Se fores perguntar a quem estava lá, tanto dentro como fora das torres, seja ele coreano, moçambicano, israelita ou canadiano, ele irá contar o horror que viu, do que sentiu, do que sofreu. Os testemunhos de pessoas que sofreram aquele atentado bárbaro estará bastante mais próxima da realidade do que a minha opinião, a de um americano, inglês ou palestiano, pois não estávamos lá para saber como tudo se passou. O que sabemos é o que nos é dado pela comunicação social. E sim, a partir disso formam-se as tais opiniões.

Oliver Stone vai recolher de certeza imensos testemunhos reais de pessoas que sofreram na pele o 11 de Setembro. Disso tenho a certeza. É um trabalho de pesquisa elementar para que este filme seja o mais autêntico possível

E será que esses 4 historiadores, imaginado que tinham presenciado tudo, tal como a descolonização aconteceu, continuariam com as suas mesquinhices politicas e totalitarismos partidários? Continuariam, não é? É por isso que a politica infelizmente anda tão desacreditada.
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Depois de 'United 93' aqui fica o trailer do 'outro' filme sobre o 11 de Setembro de Oliver Stone 'World Trade Center':

http://www.apple.com/trailers/paramount/wtc/
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
Dolce Dementia
Novato
Posts: 5
Joined: May 17th, 2006, 2:51 pm
Location: Sintra

Post by Dolce Dementia »

Sinceramente para mim este filme é uma autentica icognita,so vendo mesmo!
ultra_gmr
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 275
Joined: January 22nd, 2006, 11:58 pm
Location: guimarães

Post by ultra_gmr »

deixem-se de tretas... não passa de um filme!
1º só vê quem quer...
2º uns gostam, outros não, ou todos gostam, ou ninguém gosta!
3º é só um filme... :mrgreen:
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6208
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Post by Rui Santos »

Elliot wrote:Está já online o trailer do muito aguardado World Trade Center, de Oliver Stone. O filme, ainda não montado na íntegra (pelo que o visionamento em Cannes não pode mostrar mais que 20 minutos de imagens) é o segundo a abordar directamente os atentados de 11 de Setembro. Há poucas semanas, com ante-estreia no Tribeca Film Festival, chegou às salas nos EUA o filme United 93, sobre o voo que se despenhou na Pensilvânia depois de uma revolta dos passageiros contra os terroristas que haviam sequestrado o avião. O arrepiante trailer de World Trade Center deixa muito impressão, mas não deixa de nos fazer recordar aquele dia que fez o mundo parar.

Ver aqui:

http://www.apple.com/trailers/paramount/wtc/large.html
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT

Post Reply