1ª crise em PT do DVD em 2005
Moderator: Pedro Pereira de Carvalho
Acho que se estão a esquecer de uma coisa, não são os "verdadeiros cinéfilos" que representam o grosso das vendas dos dvds, como todos sabemos os "verdadeiros cinéfilos" são sempre uma minoria e como tal não são esses que fazem a diferença. Aliás, se não fossem uma minoria os tops de vendas não tinham alguns filmes que por lá passam.
O blog para falar de vinhos
vinhoacopo.blogspot.com
vinhoacopo.blogspot.com
Pois eu não nego a crise acho é que é a nívelde competitividade pq a nível de consumismo Portugal continua a surpreender-me Neste Natal nunca vi tanta gente às compras parecia tudo maluco e agora com os saldos só falta andar à estalada como no Media markt em Aveiro com o pessol a limpar todos os portátes da loja
as pessoas continuam a comprar sem olhar para a frente por isso é que o banco europeu quer subir o euribor para ver se o tuga pára um bocado...e continuo a achar que a maioria das pessoas qe se interessa por dvd's valoriza as boas edições e não a nacional espertice escola LNK costumeira...se virem quando sai a ed. normal e a especial com já acontece a especial é sempre a que desaparece 

No campo da especulação (que é do que trata esta conversa, assim como as teorias da própria indústria, sejam elas apresentadas como "verdades irrevogáveis" ou como desculpa para alguns dos seus próprios fracassos ou não), parece-me óbvio ser a crise do país em geral o grande factor na origem dessa tal mui badalada quebra deste nosso microcosmos do DVD.
O que não impede uma relação com a pirataria - pelo contrário. A pirataria, tanto mais na sua variante roscof (divx, shrinks e que tais), é particularmente barata em comparação com o que o consumidor médio do nosso mercado está habituado a lidar, tipificando desde logo esse consumidor médio como o género de pessoa que acha a Internet útil para trocar piadas em flash carregado de vírus por email mas não tanto, por exemplo, como uma via de acesso para adquirir discos (originais) por uma fracção do preço a que os compraria em regra por cá.
Temos assim um quadro com poder de compra diminuído resultante no racionamento da aquisição de artigos em loja (mau) e no acréscimo paralelo dos níveis de pirataria (mau), factores por sua vez ligados a um aumento de promoções e saldos em loja (bom), com o sempre omnipresente risco de um decréscimo dos padrões de qualidade e do número de produtos representados na distribuição nacional (mau). DVDEcossistema em movimento.
O que não impede uma relação com a pirataria - pelo contrário. A pirataria, tanto mais na sua variante roscof (divx, shrinks e que tais), é particularmente barata em comparação com o que o consumidor médio do nosso mercado está habituado a lidar, tipificando desde logo esse consumidor médio como o género de pessoa que acha a Internet útil para trocar piadas em flash carregado de vírus por email mas não tanto, por exemplo, como uma via de acesso para adquirir discos (originais) por uma fracção do preço a que os compraria em regra por cá.
Temos assim um quadro com poder de compra diminuído resultante no racionamento da aquisição de artigos em loja (mau) e no acréscimo paralelo dos níveis de pirataria (mau), factores por sua vez ligados a um aumento de promoções e saldos em loja (bom), com o sempre omnipresente risco de um decréscimo dos padrões de qualidade e do número de produtos representados na distribuição nacional (mau). DVDEcossistema em movimento.
Concordo com o templar e com o smart
realmente há cada filme no top
gostos não se discutem, mas é moda do português, ai está a ser visto por muita gente, está em 1º, então é bom...
Eu não tenho pena nenhuma da indústria representada cada vez mais quase só pelas grandes empresas, que ficam com o monopólio de tudo, fnac's etc, quem vai ficar cada vez mais a perder, seja no Natal ou não, é o comércio tradicional, fora da praga dos centros comerciais.
Cada vez vai havendo mais gente a comprar um pouco de tudo, desde que os produtos estejam acessíveis ao nível dos nossos olhos nas superfícies comerciais, é típico do português, vai-se comprando e gastando, depois se chegar a meio do mês e já não houver $ paciência, no mês seguinte há mais!
realmente há cada filme no top

Eu não tenho pena nenhuma da indústria representada cada vez mais quase só pelas grandes empresas, que ficam com o monopólio de tudo, fnac's etc, quem vai ficar cada vez mais a perder, seja no Natal ou não, é o comércio tradicional, fora da praga dos centros comerciais.
Cada vez vai havendo mais gente a comprar um pouco de tudo, desde que os produtos estejam acessíveis ao nível dos nossos olhos nas superfícies comerciais, é típico do português, vai-se comprando e gastando, depois se chegar a meio do mês e já não houver $ paciência, no mês seguinte há mais!

Uma questão que ninguém focou:
Será que o facto dos filmes aparecerem em promoção ao fim de poucos meses não tem também a ver com esta queda?
Eu já começo a olhar de lado, e mesmo a não comprar, filmes que me aparecem em promoção a 9.99. É normal que as pessoas comecem a abrir os olhos e a preferir esperar, tanto mais que é cada vez mais frequente dar de caras com promoções a preços obscenamente baixos de edições relativamente recentes, e às vezes até especiais.
Será que o facto dos filmes aparecerem em promoção ao fim de poucos meses não tem também a ver com esta queda?
Eu já começo a olhar de lado, e mesmo a não comprar, filmes que me aparecem em promoção a 9.99. É normal que as pessoas comecem a abrir os olhos e a preferir esperar, tanto mais que é cada vez mais frequente dar de caras com promoções a preços obscenamente baixos de edições relativamente recentes, e às vezes até especiais.
Ou eles fazem estas promoções para escoar stocks após o hype inicial ou então é material com baixa qualidade q é lançado inicalmente + caro, digo eu.Mad Dog wrote:Uma questão que ninguém focou:
Repara, eu quero comprar The skeleton key ( a chave) e tenho-o visto por volta de €19 mas já o vi num pack q inclui The ring por €22, ou seja q o SK fica a €11. Será q há diferenças de qualidade entre os 2?.
Há outra coisa a ter em conta. As dobragens não é algo generalizado no nosso mercado, e isso contribui para reduzir custos.
Muito sinceramente, eu prefiro uma edição "modesta" em extras a uma edição toda nice com uma capa xpto e milhentos extras q invariavelmente acabarei por ignorar mas q tornam o DVD mais caro.
Eu não acho que haja muita gente a pensar isso. Mas fez-me pensar num outro motivo de certa forma associado. Já estamos tão habituados a promoções que vamos deixando de comprar filmes a preços normais, logo cada venda implica um lucro mais baixo para os envolvidos.Eu já começo a olhar de lado, e mesmo a não comprar, filmes que me aparecem em promoção a 9.99
Eu falo por mim, andam por aí filmes muito interessantes (para mim claro) já em promoção entre €12-15 e eu simplesmente não pego neles porque prefiro ficar à espera que estejam a €10.
Coisa que pode nem sequer vir a acontecer, entenda-se, mas eu interiorisei na minha cabeça que um filme de um DVD normal e sem extras não vale mais de €10 e já me sinto roubado a comprá-lo a 12 ou a 13.
João Casimiro
Eis a lista...
Eis a lista...
Não poderia estar mais de acordo com o q disseste, caro Casimiro...
O q n percebo é como é q filmes q 6meses-1ano depois de terem sido lançados, chegam no instante aos 12 euros (ex. O Dia Depois de Amanha) e outros filmes q nunca aparecem em promos (ex. Troia - EE)...
Além disto, é raro vermos uma loja fisica ter as suas próprias promos...Estão sempre à espera das promos das editoras
Concordo também q a pirataria vêm sempre ajudar a q o negócio decresça. Se há pessoas, nas quais eu me incluo, q gostam de ter o original, com a capinha toda bonita e tudo o resto, à outros q se borrifam claramente para isso..querem é o filme!
O q n percebo é como é q filmes q 6meses-1ano depois de terem sido lançados, chegam no instante aos 12 euros (ex. O Dia Depois de Amanha) e outros filmes q nunca aparecem em promos (ex. Troia - EE)...
Além disto, é raro vermos uma loja fisica ter as suas próprias promos...Estão sempre à espera das promos das editoras
Concordo também q a pirataria vêm sempre ajudar a q o negócio decresça. Se há pessoas, nas quais eu me incluo, q gostam de ter o original, com a capinha toda bonita e tudo o resto, à outros q se borrifam claramente para isso..querem é o filme!
"- You got to come back with me!"
"- Back where?"
"- To the Future!"
"- Back where?"
"- To the Future!"
paupau wrote:Ei, lá porque mandaram a boca, tiraste o link pos divx?

------------------
Na minha opinião as vendas de DVD em Portugal não cresceram no último ano, e nem vão crescer mais - o mercado está a atingir o seu ponto de saturação - ora, o nosso mercado não é assim tão grande para que se possa "saturar" tão facilmente, por isso, a única coisa que poderá salvar as vendas em DVD em Portugal é o lançamento de títulos que rendam bem, e que ainda não existam por cá...Tenho a certeza que se as distribuidoras apostassem no lançamento de séries de televisão que à muito esperamos, a saturação do mercado não se teria alcançado tão rápido...
SIM! Séries nacionais como os XFILES e MILLENNIUM!Tiago L. wrote:...a única coisa que poderá salvar as vendas em DVD em Portugal é o lançamento de títulos que rendam bem, e que ainda não existam por cá...Tenho a certeza que se as distribuidoras apostassem no lançamento de séries de televisão que à muito esperamos, a saturação do mercado não se teria alcançado tão rápido...

Cabeças

Quem vos ler chega à conclusão que caso haja dinheiro, e se não fosse a pirataria, os consumidores portugueses continuavam indefinidamente a comprar dvds, construindo colecções de milhares de títulos...
Parece-me que ainda ninguém se lembrou que o produto "filme" é limitado.
O cinema não começou há tanto tempo assim, e de qualquer modo, à maioria dos compradores de dvds não lhe interessam filmes feitos antes das décadas de 70/80.
A compra desenfrada nestes últimos anos levou a que se chegasse a um ponto em que muitos de nós já têm quase todos os seus filmes preferidos.
Eu por mim falo. A minha colecção de filmes (todos originais) ronda os 140.
Para ter todos os que gostaria de ter, faltam 10 a 20 filmes que ainda não foram editados com leg. pt.
Por ano talvez sejam editados 5 filmes que me interessem ter e rever mais tarde.
É fácil de fazer contas...
Se dividirmos os 140 filmes que tenho pelos últimos 3 anos, chega-se à média de compra de cerca de 45 filmes por ano.
Mesmo que sejam editados todos os filmes que ainda quero comprar, a média de compras necessariamente desce, já que começa a incidir sobre os lançamentos cinematográficos de cada ano.

Parece-me que ainda ninguém se lembrou que o produto "filme" é limitado.
O cinema não começou há tanto tempo assim, e de qualquer modo, à maioria dos compradores de dvds não lhe interessam filmes feitos antes das décadas de 70/80.
A compra desenfrada nestes últimos anos levou a que se chegasse a um ponto em que muitos de nós já têm quase todos os seus filmes preferidos.
Eu por mim falo. A minha colecção de filmes (todos originais) ronda os 140.
Para ter todos os que gostaria de ter, faltam 10 a 20 filmes que ainda não foram editados com leg. pt.
Por ano talvez sejam editados 5 filmes que me interessem ter e rever mais tarde.
É fácil de fazer contas...

Se dividirmos os 140 filmes que tenho pelos últimos 3 anos, chega-se à média de compra de cerca de 45 filmes por ano.
Mesmo que sejam editados todos os filmes que ainda quero comprar, a média de compras necessariamente desce, já que começa a incidir sobre os lançamentos cinematográficos de cada ano.

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X, acho que muitos dos colegas aqui do fórum não pensarão assim como tu.
Compreendo o que dizes, haver filmes que nos interessam comprar por serem de qualidade ou serem grandes edições a bons preços, mas admitamos que o consumismo leva muita gente a comprar e comprar, quando se calhar ainda têm coisas que não viram.
Culpa disso é os preços baixos, vamos aproveitando, ainda agora a promo do Pingo Doce, nem se olha à qualidade dos filmes, que no caso até eram bons e edições 2 discos... que raiva não arranjei nenhum
Eu a mim não me interessa ter centenas ou milhares de filmes, mas é fácil conseguir chegar a tais números, se não houver nenhum tipo de critério na aquisição.
Há quem diga que os filmes basta verem-se uma vez, o nosso cérebro é capaz de decorar tudo durante uns tempos, que só aqueles épicos merecem ser revistos, mas claro que o formato dvd torna apetecível comprarem-se outros filmes, nem que fiquem lá na prateleira de casa durante anos sem lhes tocar..
Compreendo o que dizes, haver filmes que nos interessam comprar por serem de qualidade ou serem grandes edições a bons preços, mas admitamos que o consumismo leva muita gente a comprar e comprar, quando se calhar ainda têm coisas que não viram.
Culpa disso é os preços baixos, vamos aproveitando, ainda agora a promo do Pingo Doce, nem se olha à qualidade dos filmes, que no caso até eram bons e edições 2 discos... que raiva não arranjei nenhum

Eu a mim não me interessa ter centenas ou milhares de filmes, mas é fácil conseguir chegar a tais números, se não houver nenhum tipo de critério na aquisição.
Há quem diga que os filmes basta verem-se uma vez, o nosso cérebro é capaz de decorar tudo durante uns tempos, que só aqueles épicos merecem ser revistos, mas claro que o formato dvd torna apetecível comprarem-se outros filmes, nem que fiquem lá na prateleira de casa durante anos sem lhes tocar..
No meu caso essa de comprar pq está barato não funciona. O DVD até pode estar a €1 e ser a super-ultra-hiper-ultimate edition, mas se o filme não me interesa não levo.
Felizmente posso dizer q não tenho um único DVD q tenha compradopara a minha colecção e q agora não me importe de despachar ou esteja arrependido.
Felizmente posso dizer q não tenho um único DVD q tenha compradopara a minha colecção e q agora não me importe de despachar ou esteja arrependido.