Qual o efeito ao ligar colunas de 8 ohms a amplificador a 4?
Qual o efeito ao ligar colunas de 8 ohms a amplificador a 4?
Tenho o sistema home cinema 5.1 com amplificação separada e lembrei-me que no amplificador rear tenha a hipotese de ligar mais um par de colunas e por acaso até tenho mais um par disponível só que as impedâncias das colunas são diferentes, uma é de 4 ohms e outra de 8 ohms.
A recomendação da marca é que só devo selecionar 8 ohms se a soma da impedancia dos dois pares de colunas for superior a 16 ohms, ou seja a ligação em hi é só para dois pares de colunas de 8 ohms que não é o caso. Até aí tudo bem, mas o que ira acontecer se ligar as colunas de 8 ohms com a regulação do amplificador para 4 ohms? vai perder qualdiade? potencia? quais sao os efeitos de uma ligação a 4 ohms com colunas de 8 ohms?
cumps.
A recomendação da marca é que só devo selecionar 8 ohms se a soma da impedancia dos dois pares de colunas for superior a 16 ohms, ou seja a ligação em hi é só para dois pares de colunas de 8 ohms que não é o caso. Até aí tudo bem, mas o que ira acontecer se ligar as colunas de 8 ohms com a regulação do amplificador para 4 ohms? vai perder qualdiade? potencia? quais sao os efeitos de uma ligação a 4 ohms com colunas de 8 ohms?
cumps.
Suponho que o que o amplificador faça internamente seja ajustar a impedância de saída para optimizar a entrega de potência às colunas mas estou a falar de cor
. Como sabes, ou se não sabes ficas a saber
, o teorema da máxima entrega de potência diz que esta se verifica quando a impedância da carga é igual à impedância de saída do amplificador. As coisas de que eu ainda me lembro
...às vezes surpreendo-me a mim próprio
Assim sendo, não creio que tenhas algum problema com isso. Provavelmente vais desperdiçar mais potência no amplificador do que nas colunas mas se fosse ao contrário seria pior

Assim sendo, não creio que tenhas algum problema com isso. Provavelmente vais desperdiçar mais potência no amplificador do que nas colunas mas se fosse ao contrário seria pior

cumps.
O amplificador de que falo é um NAD e tem a opção de regular a impedância o que me leva a pensar que não faz ajuste interno, ou seja, acredito que não faz optimização da impedância. Vamos partir do pressuposto que a impedância no amplificador é sempre 4 ohms, e sendo assim não tiro rendimento das colunas de 8 ohms , é isso? perda de potência? e a qualidade?
-
- DVD Maníaco
Bom, temos aqui uma pequena confusão. Das seguintes palavras do Bose:
Logo a minha conclusão mantém-se: ao contrário do que afirmas Bose, o que continuo a achar que o teu amplificador faz, e qualquer um aliás, é mesmo ajustar a impedância interna quando seleccionas uma ou outra posição.
Depreendi que ele se referia a outra opção de regulação que não o tal switch corriqueiro de que falaste Grande Guru e que foi o que eu referi.Bose 601 - III wrote:O amplificador de que falo é um NAD e tem a opção de regular a impedância o que me leva a pensar que não faz ajuste interno, ou seja, acredito que não faz optimização da impedância. ...
Logo a minha conclusão mantém-se: ao contrário do que afirmas Bose, o que continuo a achar que o teu amplificador faz, e qualquer um aliás, é mesmo ajustar a impedância interna quando seleccionas uma ou outra posição.
cumps.