Kiss Me (2005) - António da Cunha Telles

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
casimiro
Especialista
Especialista
Posts: 1337
Joined: February 25th, 2002, 12:47 pm
Location: Laranjeiro
Kiss Me (2005) - António da Cunha Telles

Post by casimiro »

Ora bem, fui ontem à ante-estreia deste filme no CCB. Com direito a cocktail no início e discurso dos vários intervenientes no fim.
E a Marisa Cruz veio simplesmente... yes-) :p

Mas o filme... pegando numa das frases que o Nicolau Breyner disse no seu breve discurso, é um dos filmes portugueses com melhor som. A banda sonora está impecável e percebe-se perfeitamente tudo o que é dito! O que infelizmente não abunda no cinema nacional.

Acho que não devo ser a pessoa mais indicada para falar sobre a qualidade do argumento porque a Marisa ofuscou-me completamente as ideias! :oops:
Mas vou tentar.
Se ela é uma grande actriz? Não! Definitivamente não. Pelo menos não ainda. Agora, é um facto que se portou muito melhor do que aquilo que eu estava à espera e que cumpriu perfeitamente o que dela se pedia. Força mulher, que para estreia no cinema estiveste muito bem!

O filme no geral também não desanima. Considero que peca por ser um pouco extenso demais e houve lá 2 alturas pelo meio em que achei que estava a começar a desligar. Mas das duas vezes recuperei o gosto pelo filme rapidamente.
É um filme comercial, para o público em geral, e não para uma minoria de intelectuais cinéfilos descobrirem como é bom ir ao cinema ver diálogos surreais e longos períodos de imagens sem qualquer música ou fala.

Se o público estava à espera de um bom filme português comercial, este é uma excelente opção.

E claro, especialmente para os homens não vai ser dificil gostarem do que estão a ver... :wink:

Casimiro
LionHeart
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 294
Joined: September 29th, 2004, 5:25 pm
Location: Almada

Post by LionHeart »

Do que vi na Quinta-Feira no cabaret da coxa, fiquei com a ideia q este Kiss Me poderia ter certas parecenças com a Malena, salvaguardando claro, mt coisa.

Ficaste com essa ideia, ou n?
"- You got to come back with me!"
"- Back where?"
"- To the Future!"
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Estou desejando de ver este filme. Até porque passei todas as férias da minha infância em Tavira e aquela cidade sempre teve um clima estranhamente nostálgico, já mesmo quando eu era puto pelo seu ambiente antigo. E pelo que vi nas cenas que tÊm andado a ser publicitadas a Marisa naquele cenário fica simplesmente perfeita.
E não desprezando o Unas que pelo visto está a tornar-se um actor excelente mostrando a muita gente que se calhar aquele elitismo a propósito da falta de Conservatório que já vi muita gente apregoar, não tem qualquer valor quando o talento é realmente natural e bem aproveitado.
Espero é que isto chegue ca a minha terrinha...é que neste sitio temos 8 salas mas só passam blockbusters americanos.
User avatar
casimiro
Especialista
Especialista
Posts: 1337
Joined: February 25th, 2002, 12:47 pm
Location: Laranjeiro

Post by casimiro »

Olha LionHeart, agora fizeste-me ir a correr ver o Malena! Já o tinha comprado fazia um tempão mas ainda não tinha calhado a vê-lo. E gostei bastante por sinal!

O Kiss Me faz de certa forma lembrar o Malena sim. Ou melhor, a prestação da Marisa Cruz faz lembrar de muito perto por vezes a da Monica Bellucci. Os argumentos não estão assim tão perto um do outro como isso mas reconheço que axistem algumas semelhanças.

Casimiro
Cinebanco
Fanático
Fanático
Posts: 508
Joined: June 2nd, 2003, 1:02 pm
Location: Laranjeiro - Feijo / Sta Marta do Pinhal
Contact:

Post by Cinebanco »

2 Filmes, 2 mulheres um mesmo efeito, o fascínio por mulheres bonitas e com carácter saint-) , aconselho também "I am Dina"
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Para variar, claro que este filme nunca chegou cá as salas da minha terrinha e por isso fiquei este tempo todo com vontade de o ver sem nunca me ter aparecido pela frente.
Eis que há um par de semanas encontrei isto á venda em dvd e tive mesmo de o comprar pois como disse tempo atrás algures acima, algo me dizia que iria gostar muito do filme.

Bom...para começar...QUEM É QUE ACHOU BOA IDEIA EDITAR ESTE DVD EM 4:3 ?!!!
O filme terá sido filmado neste formato já a pensar na televisão , ou quê ?!...Senão...porque raio é que o dvd está em 4:3 ?!!!

Quanto ao filme, sinceramente ultrapassou totalmente as minhas expectativas positivas. Nunca pensei vir a gostar tanto disto.
Por mim estou me borrifando para o que a crítica possa ter dito de negativo. Para eu gostar de um filme tem de ter algo que me toque a nível emocional. Pode ser um pormenor na musica, pode ser uma imagem mas de preferência que seja um conjunto de pequenas coisas que por si só poderiam representar obras únicas. Este filme teve tudo e mais alguma coisa. Inclusive na minha opinião, algumas falhas que o impedem de ser verdadeiramente uma obra prima do cinema comercial português, mas quanto a mim anda lá perto por muitos factores.

Resumindo, coisas que adorei:

- Aquele ambiente tipo Cinema Paradiso que nunca julguei alguma vez encontrar num filme Português. É como se fosse um filme do Tornatore mas ao mesmo tempo não o é pois tem um identidade própria bem portuguesa.

- A recriação de ambiente de Tavira nos anos 50. Passei todas as férias da minha infância em Tavira, toda a familia da parte do meu pai era de lá e viveram aqueles tempos. Sei de cor as historias e os relatos que ouvi ao longo dos anos sobre como eram as pessoas de lá e o ambiente que se vivia e pelo menos quatro dos personagens deste filme poderiam ser da minha familia, o alfaiate, o contrabandista, a costureira, a tia (que inclusivamente tem o mesmo nome da minha tia de Tavira), etc.
Por isso neste aspecto o filme tocou-me particularmente pois colocou no ecran tudo aquilo que sempre visionei ao longo dos anos pelas historias que ouvia e fotos antigas que vi.
Inclusivamente não sei se o personagem, Laura ,não foi baseada mesmo numa pessoa de que a minha tia costumava falar e que provocou alguma agitação naqueles anos em Tavira pelo seu modernismo á frente do tempo. Parece que o filme é baseado numa pessoa real, mas não faço ideia se será a mesma.

- A maneira como a musica mantém a coerencia da atmosfera ao longo do filme, tanto nos lindissimos temas originais como na fantastica escolha de Jazz, Tangos e tudo o mais que soa fabulosamente bem num sistema 5.1.
Este filme tem mesmo o melhor som que me lembro de ouvir num filme português.

- A maneira como uma historia original foi contada usando recriação de cenas de filmes clássicos e integrando-os na narrativa principal como se pertencessem mesmo ali. Achei fabuloso e só tenho pena de não ter visto ainda todos os filmes ali referenciados para tirar ainda mais prazer deste filme.

- A fotografia estilo technicolor anos 50 que acerta em cheio no que seria perfeito para este filme em algumas cenas chave. Além disso Kiss Me, contém pelo menos uma mão cheia de imagens que poderiam ser fotografias fabulosas se tivessem sido apresentadas estáticas em qualquer mostra de fotografia.
E a Marisa Cruz não poderia ter sido melhor aproveitada pelo director de fotografia. A imagem da sua personagem deitada nua na palha molhada protegendo o filho com o calor do corpo está incrivel por exemplo.
Surpreendeu-me bastante que apesar dos nús da Marisa , não a tenham explorado eroticamente daquela forma mais abertamente/explicitamente sexual que muita gente aí esperava ver. Bem pelo contrário, todas as suas cenas de nú são mais poéticas do que sexuais. Toda a sexualidade do filme está presente na personalidade do personagem mas de uma forma latente e o espectador acaba sempre por imaginar mais do que é na realidade mostrado.

- A colagem á Marilyn está demais. A ideia de Laura passear pelo filme usando cada um dos vestido famosos resulta fantasticamente bem e cria desde grandes momentos de humor até aproveitamento dramático perfeito.

- A historia. Simples mas poética e emotiva sem cair na telenovela. Penso que contem umas falhas na estrutura do filme, mas ja comento isso nos pontos "negativos". :wink:
De uma forma geral, é uma historia excelente, poética e muito bem aproveitada.

- As interpretações. É tão bom ver que em portugal também temos grandes actores de cinema. O Nicolau está contidamente incrivel. O Unas vai longe e tem um personagem de que se fica imediatamente a gostar, A Clara Pinto Correia é aquela personagem assim como um actor de desconhecia Manuel Wiborg e que tem outro personagem excelente. Isto entre todos os outros actores de quem perderia aqui ainda mais tempo a falar. 5 estrelas.
Só os figurantes estragam a coisa um bocado.
Quanto á Marisa, pois...é pá, é boa...e boa actriz também. Senti varias pequenas "falhas" ao longo do filme, mas de uma forma global tem um trabalho fantástico apesar disso. Ela é Laura. A meio do filme já nem nos lembramos que é a Marisa Cruz. E a química entre ela e o Nicolau é total, as cenas do baile são perfeitas.
Penso que esta rapariga vai longe e espero continuar a poder vê-la no cinema futuramente.

- Os cenários têm um design de produção fantastico. Por momentos transportou-me de volta á Tavira da minha infância quando a minha tia Marta no meio dos anos 70, ainda tinha todos aqueles móveis estilo 50´s que a Laura tem na sua casa. Os cenários de estudio ligam perfeitamente com os exteriores filmados em Tavira.


Coisas que "não gostei":

- Penso que em algumas partes do filme a evolução da personalidade da Laura é demasiado brusca e passa demasiado rápido por mudança de personalidade na sua evolução de menina ingénua até Vamp simbolo sexual da cidade. A relação amorosa entre ela e o personagem do contrabandista é demasiado subita. Numa cena não se passa nada, na seguinte parece que já se relacionavam há muito tempo.

- A primeira cena erótica tem segundos a mais. Parece um comentário estúpido, mas a verdade é que a achei repetitiva pois tentaram prolongar aquilo que na verdade não pretendiam mostrar e acho que não resultou muito bem pois quebra um bocado o excelente ritmo que o filme tem até ali.
Pronto, ok, tem a Marisa, essa parte tá óptima.

- Tavira tinha dezenas de locais poéticos para serem mostrados e practicamente nada foi usado neste filme. Não usaram o velho coreto, a fachada da praça antiga, o jardim central, entre muitas outras localizações que teriam dado ainda mais atmosfera ao filme. Provavelmente por falta de verba para muitos exteriores. É pena.
Mas a ponte, a ilha,as 4 aguas e o rio estão perfeitos e servem perfeitamente a historia.
Gostaria de ter visto mais.

- Alguns figurantes são terriveis. Especialmente um dos putos. Mas pronto...
E aquele gajo da Pide...aquilo é o quê?....O Agent Smith ?!:...
Quebra um bocadinho a atmosfera perfeitamente credivel do que estamos a ver.

- Em alguns momentos mais intensos a Marisa tem algumas limitações dramáticas. Quando ela vai pedir ajuda á mãe por exemplo. Se calhar a culpa não foi dela, porque durante o filme ela tem momentos verdadeiramente excelentes também.

- O final é um bocadinho brusco, penso que o filme pedia um fim mais emocionalmente trabalhado. O que não quer dizer que esteja mau. Se calhar fui eu que queria que o filme não acabasse, pois a verdade é que adorei este Kiss Me. Por falar nisso...

- Kiss Me, não gosto do titulo. Acho que não resulta apesar de perceber a ligação. Mas acho demasiado forçado um titulo em inglés para um filme como este. Até porque pode afastar muito público mais velho que nunca reparará neste filme com um titulo em estrangeiro.


Concluíndo, sinceramente acho que o filme é um espectaculo. Muito bonito, muito poético, personagens inesqueciveis, grandes interpretações, atmosfera perfeita, banda sonora a condizer, fotografia fantastica. Não entendo o porquê dos nossos criticos a sério terem batido tanto no filme.
Se calhar é porque é um pequeno grande filme de que o grande público pode gostar.
Recomendo o dvd totalmente apesar dos malditos 4:3 !

Bons menus animados com grande atmosfera, extras a condizer com um bom making of e algumas cenas apagadas comentadas, etc.
Só é pena não haver um comentário audio durante o filme todo, pois o realizador faz um trabalho excelente a comentar as cenas apagadas e é mesmo uma grande falha deste dvd não ter tambem um comentário.
Por isso meus amigos das editoras, se lançarem uma edição especial deste filme, desta vez já em 16:9 e com um comentario audio do realizador e de preferencia outro com os actores , já têm aqui um comprador.

Filme 5 estrelas.
Comprei-o ha duas semanas e já o vi quatro vezes.
8)

ps: se o poderem ver em ecrã grande façam-no. O filme ganha uma outra dimensão no meu projector que não tem visto numa televisão. Por outro lado, isto se calhar sou eu que ja estou tão habituado a ter um ecrã de 3.5m de largura que já acho tudo pequeno. :oops:
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Parabéns pela tua critica alquimista

Ainda não vi este Kiss me mas sente-se amor nas tuas palavras e isso toca qualquer um - mesmo que a partir de agora eu seja acusado de lamechas, sobretudo a quem queira bem ao cinema português. O sentimento forte de gostarmos de sermos quem somos e do sitio onde moramos. Tantas histórias por esse Portugal fora que podiam dar um filme (comercial) para o grande público ver. Logo que tiver oportunidade não vou esquecer-me de ver este Kiss me.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

Alquimista:

Realmente depois de ler o q escreves é quase irresistível a tentação de ver este filme.
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Do que vi na Quinta-Feira no cabaret da coxa, fiquei com a ideia q este Kiss Me poderia ter certas parecenças com a Malena, salvaguardando claro, mt coisa.

Ficaste com essa ideia, ou n?
As parecenças ocorrem pela atmosfera. Como disse atrás, este poderia ter sido um filme do Tornatore sem qualquer problema. Por mim estou muito contente por Portugal ter um realizador que consegue captar a mesma poesia usando também elementos nossos. É que nem o facto de imagem da Marilyn estar constantemente presente anula a personalidade da personagem Laura e quase que torna a Marilyn portuguesa quando se esperava encontrar uma Marisa Cruz a tentar ser americana.
Excelente trabalho no tratamento da simplicidade da história também que realmente aparenta semelhanças com a Malena mas só apenas em alguns pontos, pois como disse os elementos que a compõem são bem portugueses no sentimento.

Olhando ontem para as novelas portugas que passam na nossa tv é que me apercebi como o trabalho da Marisa Cruz neste filme foi realmente surpreendente. Quem espera uma interpretação estilo telenovela da TVI pode esperar sentado. Na minha opinião a Marisa apesar daquelas algumas falhas que referi, limpa no entanto o chão com qualquer gajinha de novela da TVI.
Tentem espreitar uma novela portuga depois de verem o Kiss Me e darão ainda mais valor ao filme, ao trabalho dos actores e particularmente do trabalho da inesperiente Marisa Cruz. Penso que o realizador deste Kiss Me está totalmente de parabéns pois a direcção de actores foi realmente excelente. Tão boa que quase que lhe posso perdoar o facto de não ter aproveitado mais cénicamente a poética cidade de Tavira que ainda hoje parece parada no tempo em muitos dos seus locais. 8)

Já agora, se alguém quiser saber depois onde fica o local em que no filme a Laura faz com que o namorado se livre do carro de uma forma bem interessante, então falem comigo, pois aquelas cenas foram filmadas aqui em Portimão, mais propriamente nas encostas de Ferragudo, precisamente no caminho para uma das minhas praias "secretas" que continuam vazias mesmo no pico do verão felizmente. 8)
Alquimista:

Realmente depois de ler o q escreves é quase irresistível a tentação de ver este filme.
Espero não acabar por desiludir ninguém. Quem gosta da poesia do cinema do Tornatore vai de certeza gostar deste filme. Quem não se identifica com isso, ou não gosta daqueles "filmes sem história nenhuma" :mrgreen: então não vai gostar nada disto. O filme não tem aventura, intriga telenoveleira, tiros, ou o que quer que seja.

Eu gostei e espero sinceramente que alguém edite um dvd disto como deve ser em 16:9 porque isto assim como está é um crime para um filme com uma atmosfera gráfica desta. Tenham juízo meus senhores e respeito pelo consumidor que gosta de cinema e não comprou o filme só pa ver a gaja da Mariza de mamocas ao léu. :twisted:
E vejam lá se convencem mas é o elenco e o realizador a fazerem uns comentários audio também.
Quero uma edição especial deste filme !

8) 8) 8) 8) 8)
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

É tão bom ver que em portugal também temos grandes actores de cinema.
Temos? Nunca dei por isso, vejo sempe actores de teatro a quem ninguém disse que estão a fazer cinema. Mas também, nunca vi este filme, logo, quem sabe, ao vê-lo descubra que em Portugal começamos a ter actores de cinema.

Não vi o filme porque não vou ao cinema, e porque o DVD não está barato, e, agora o sei, porque o DVD castrou aparentemente o filme ao apresentar imagem 4:3. Será que um dia irá ter uma edição "normal"?
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
User avatar
casimiro
Especialista
Especialista
Posts: 1337
Joined: February 25th, 2002, 12:47 pm
Location: Laranjeiro

Post by casimiro »

Bem, acho que o filme não está "castrado"... Pelo que percebi está em 1.78:1 em 4:3 não anamórfico, como qualquer edição de filme Português que se preze.
Até parecia mal colocarem o DVD em 16:9 anamórfico. Daria ideia de estarem a apostar em grande no cinema português e todos sabemos que eles não querem isso... :evil:
João Casimiro
Eis a lista...
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Até parecia mal colocarem o DVD em 16:9 anamórfico. Daria ideia de estarem a apostar em grande no cinema português e todos sabemos que eles não querem isso...
Especialmente em filmes de hsitorias simples que poderiam agradar imenso ao publico em geral se pudessem ser bem publicitados.
Não interessa nada que estes "filmes menores", comecem a fazer dinheiro enquanto aqueles filmes dos génios não cobrem nem as pipocas que vendem a entrada.

Lamento informar, mas este filme não tem planos de 15 minutos da relva a crescer e ainda por cima tem imagem. E que raio....até é a cores !!!! E musica, tem musica e tudo !....
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6210
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Post by Rui Santos »

Estou a gostar bastante.
Está a dar na RTP 1 neste momento.

A ver do inicio sem dúvida.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Ver na televisão? Não obrigado... A imagem está péssima, o som está, como habitualmente em filmes portugueses na TV, muito baixo e depois os intervalos são uma explosão de som de repente. :-?

Facto curioso é que o filme está a dar em 1.85 e o alquimista diz que o DVD está em 4:3.... :-)))
Image
Cinebanco
Fanático
Fanático
Posts: 508
Joined: June 2nd, 2003, 1:02 pm
Location: Laranjeiro - Feijo / Sta Marta do Pinhal
Contact:

Post by Cinebanco »

A edição para aluguer nao esta em 4:3, e é de muito boa qualidade

Post Reply