Assunto: DAB em Portugal

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
fmoura
Novato
Assunto: DAB em Portugal

Post by fmoura »

Alguém está a par da tecnologia DAB? Para quando em Portugal?
Parece que a RDP já emite, mas penso ser a única. Adquirir um recptor apenas para uma estação...

Obrigado.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Já estive bem por dentro do assunto do DAB pq trabalhei numa empresa a ele ligado.

Ou mto me engano ou é mais uma tecnologia q morrerá antes de nascer.

N me parece que para alguém seja assim tão importante ouvir rádio com qualidade digital.

Acho q é um meio q perdeu mto peso. Há N alternativas, o culturo da rádio enqto transmissor de programas musicais já lá vai e n me parece que volte.

N estou de momento ligado ao DAB pelo que n sei q passos foram dados de há uns anos a esta parte mas penso q rigorosamente nenhuns.
MikeF
Entusiasta
Entusiasta

Post by MikeF »

o som que se consegue com fm normal usando um bom tuner é superior a DAB. nem é preciso um tuner muito bom, basta um arcam ou um creek... agora se o tuner for um magnum, não há dab que lhe chegue aos pés.
a grande vantagem do dab é, julgo eu, se tiveres uma antena de satélite. aí a quantidade de estações que se apanham a transmitir coisas interessantes em dab é enorme.
aliás, até haviam kits de satélite apenas para dab, sem captarem tv, com antenas de pratos bastante pequenos. julgo que a grundig tinha um.
Falp
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Falp »

Eu adoro FM, pena nunca ter ouvido um Magnum :oops: , mas se valerem o preço...

Infelizmente tenho o meu sistema de som numa sala virada para um largo fechado que nenhum antena consegue grande coisa, já experimentei de tudo, até usar a estrutura de alumínio da janela como antena... :evil:
FALP

-Arcam Solo Movie 2.1, Acoustic Reality eAR202Ref, B&W CM1, BK Gemini, Panasonic 37PX80, Western Digital TV, PlayStation2 Slim
-Denon D-100, Celestion 3MkII
-iPod Shuffle 2, Sennheiser CX300
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Mike:

A vantagem do DAB para além de um som pelo menos na maioria dos casos de melhor qualidade é em termos de recepção.

Qdo há emisores podes andar na mais recondida serra ou montanha de portugal q a capacidade de recepção é inalterável.

Um dos testes q se fazia amiúde era ouvir DAB em Monsanto por comparação com FM normal, local onde as interferências e qualidade de recepção é um caos.

Para além disto tb aqui se estão a fazer comparações desiguais.

Lembro-me de discussões semelhantes entre o vinil e o CD. E havia pessoal mais relutante q dizia q com o phono de grande qualidade se tinha mais qualidade em vinil q em CD.

Tu para comparares duas coisas diferentes tens de lhe dar fontes de qualidade semelhantes.

Ouve DAB num receptor com uma qualidade equiparável ao um de FM e vê qual é melhor.

Se metes um receptor de DAB de entrada com um de FM de topo de gama é natural q o de FM tenha melhor som.

Post Reply