Serenity (2005) - Joss Whedon

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

ASG
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 342
Joined: August 12th, 2005, 1:36 pm

Post by ASG »

LOL em relação ao comentário da sala 1 das Amoreiras. Tb fui ver o filme lá, na 5ª feira, sessão das 13h15 (porque queria ver o filme sozinha e precisava de o ver cedo, k tinha outras coisas para fazer à tarde... n ia às Amoreiras ver filmes há anos e, apesar de as salas estarem melhores, ainda deixam muito a desejar)

Agora quero ir ver o filme numa sala boa!
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Este filme teve á partida uma tarefa muito complicada entre mãos.
Por um lado precisava de ser um filme para o grande publico que nunca tinha ouvido falar na série, por outro precisava de agradar aos fãs da mesma e acima de tudo completar tudo o que ficou incompleto nos episódios.
Tudo isto em menos de duas horas.

Enquanto fã da série estava predisposto a gostar á partida do filme por uma simples razão. Alguém em Hollywood conseguiu o milagre de produzir não só um filme de uma das mais fracassadas séries de TV das ultimas décadas como ainda por cima conseguiram faze-lo sem nenhuma estrela de Hollywood no elenco, ainda por cima realizada pelo criador da própria série e mantendo todos os actores originais !
Isto não é nada normal em Hollywood.
Joss Whendon, pode ser já um nome com crédito dentro da televisão, mas no cinema a sua unica grande (e quanto a mim excelente) criação foi o também miseravelmente fracassado desenho animado TITAN A.E. que quanto a mim é, não só outra das grandes Space-Operas pós-Star Wars, mas possivelmente a melhor Space-Opera desde o Star Wars original.
Portanto, já estou a ver que o Joss se fartou certamente de ganhar dinheiro ou poder á custa da Buffy e só vejo esta explicação para lhe terem dado luz verde para a produção do Serenity.
Aliás, há outra...a série FIREFLY em dvd, bateu todos os recordes de vendas nos EUA quando saiu. Algo que ninguém dos estudios que cancelaram a série alguma vez esperaram. E como tal...

Sinceramente eu sou daqueles que não pode com as séries do Joss Whendon. Não suporto a Buffy e muito menos as outras todas. Contêm a particularidade de me aborrecerem de morte e sinceramente fiquei incrivelmente surpreendido quando descobri que FIREFLY era do mesmo criador. Na verdade podem ter a certeza que ainda bem que só reparei nisso quando já tinha comprado a série, porque de outra forma podem ter a certeza que hoje FIREFLY me teria passado totalmente ao lado.

Portanto, eu estava predisposto a gostar do Serenity pois acho a série FIREFLY o melhor conceito para Space-Opera desde os velhos livrinhos da Patrulha Galáctica do escritor Doc Smith nos anos 30.

Sendo assim, começo já por dizer que não gostei absolutamente nada do facto de terem discretamente apagado muito daquele ambiente de - "filme de cábois" - que está totalmente presente na série e aqui desapareceu quase por completo ,enquanto "personagem" fundamental do próprio conceito.
FIREFLY parece uma espécie de Bonanza+Casa na Pradaria misturados com as aventuras do irmão Han-Solo. SERENITY fica-se mais apenas pelas aventuras do irmão do Han-Solo num universo algo descaracterizado que poderia pertencer a qualquer outra série sem identidade.
Foi-se o guarda roupa, estilo Western-Union e agora até os vilões usam roupas de design moderno e uniformes estilo Minority Report. Na série os oficiais usavam inclusive chapeus estilo revisor de comboio a vapor dos westerns e aqui usam fato e gravata literalmente.
E isto chegou inclusive á tripulação do Serenity. Na série o jovem médico, usa o tipico fato western para aquele estilo de personagem, camisa branca, colete e agora no filme parece mais um membro de uma boys-band. Entre muitos outros detalhes deste estilo que poderia agora enumerar.
O facto é que o ambiente puramente Western da série, na minha opinião, está inesperadamente muito diluído no filme. Até as cidades de "cábois" parecem agora cenários de série Z chunga descaracterizados e nem um chapeu de Cowboy á vista no filme todo.
Optou-se por um ambiente mais moderno com designs excelentes mas muito descaracterizados quando na minha opinião o que deveria ter sido feito era um melhoramente visual do estilo gráfico da série e não foi feito.

Inclusive, o próprio interior da Serenity está muito mais descaracterizado. A nave perdeu toda a iluminação castanha e amarela que lhe dava aquele ambiente acolhedor e é agora um cenário de iluminação azul fria e inclusivamente despido de todos os adereços que criavam na série o estilo Western. O interior da Serenity já não se parece com uma Casa na Pradaria mas mais com um qualquer interior descaracterizado já visto mil vezes em qualquer filme. Até o porão de carga já não tem qualquer sinal de que alguma vez transportou fardos de palha e vacas e parece agora mais um hangar para equipamentos cool.
O que dava personalidade á Serenity na série era o facto do interior parecer que poderia ser feito de madeira, criando um ambient acolhedor. No filme a Serenity é apenas a tipica nave de metal fria e descaracterizada.
Não totalmente, mas em grande parte e não gostei nada disso pois acho que a grande força da série estava logo no facto da Serenity ser uma personagem virtual cheia de personalidade, ao contrario da nave comum que aparece no filme.
Inclusivamente a maneira como foi filmada deu a impressão de que não tinham ja muitos dos cenários construidos, pois aproveitaram menos de metade do potencial cénico da nave e aquilo que mostraram do seu interior perdeu-se na sua descaracterização.

E a descaracterização chegou inclusive aos personagens. Eu sei que deve ter sido muito complicado arranjar algo para tanta gente fazer neste filme, mas isso para mim foi algo que não resultou muito bem.
Por exemplo o personagem do Jayne, na série um personagem ambiguo e muito divertido no filme estava algo apagado e resumiu-se a um heroi de acção. Na série Jayne é uma espécie de Judas em potencial sempre pronto para trair toda a gente a troco de dinheiro (ficando depois cheio de sentimentos de culpa hilariantes) e no filme é apenas usado quase como apenas mais uma personagem para dar tiros.
O mesmo aconteceu com a personagem da prostituta-sacerdotisa, que o filme esconde ao maximo toda a parte sexual politicamente incorrecta que a personagem tem na série.
Outro completamente apagado foi o personagem misterioso do Reverendo Book que sai da série de uma forma tão rápida que não tem tempo para criar uma empatia com o publico que desconhece a série de TV e fica no filme reduzido a um persongem muito secundário quase a cair no cliché.

Na verdade todos os personagens estão uma relativa sombra do que foram na série mas realmente não deve ter sido nada fácil transpor isto para cinema por isso dado o resultado positivo global penso que Serinity apesar de tudo até se safou muito bem.
Ao menos na minha opinião não tem nada absolutamente negativo que fosse totalmente no sentido oposto do que foi criado na série apesar de não ter gostado nada da descaracterização.

Coisas positivas.
Éh pá, finalmente uma Space-Opera a sério no cinema que está mais preocupada em ser um bom filme de aventuras do que um comercial de duas horas para vender bonecos e video-games.
Adoro o espirito Han-Solo que percorre o conceito e adorei as sequências de aventura.
Gostei da maneira como resolveram as pontas soltas da série e fiquei muito descansado quando pude confirmar que aqueles trailers e cartazes asquerosos que andam por aí foram apenas uma ilusão óptica.

Apenas achei que o equilibrio entre o drama e o humor perdeu-se um bocadinho, mas isso foi porque sinceramente não estava nada a espera de certas reviravoltas dramáticas na historia no que toca ao destino de certos personagens.
Pelo visto nem o próprio criador da série pensava que SERENITY ia ser o sucesso que foi e agora só quero ver como vai continuar a série depois de ter tomado as opções dramáticas que tomou, visto que o que ele fez neste filme foi quase o equivalente a terem elimindado o Spock logo no inicio do Star Trek. :shock:

Apesar de todas as minhas reticências em relação a esta versão cinematográfica, penso no entanto que é um dos melhores filmes de aventuras dos ultimos tempos. Desde o Sky Captain que não me divertia tanto e o facto de ver que o conceito da Space-Opera clássica afinal ainda está vivo e de boa saude deixa-me muito contente. Até porque sempre me decepcionou muito apesar do sucesso do Star Wars, ao contrário do que é costume Hollywood nunca apostou em criar novas Space-Operas, (muito por culpa do Lucas que processava tudo e todos que o tentassem).
Por isso aparecer algo como o FIREFLY e ainda por cima na televisão, foi algo que me surpreendeu muito pois julguei que já não havia ninguém com o espirito da Space-Opera clássica actualmente a fazer coisas em Hollywood.
Este SERENITY para mim apesar de tudo é um filme excelente. Para quem conhece a série pode ser um bocado decepcionante. Mas, num prisma mais genérico, enquanto filme comercial de efeitos especiais é bom encontrar algo saido de Hollywood que ainda coloca bons persongens á frente de tudo e mesmo estes apagados como estão no filme ainda são melhores que muito boneco de cartão em filmes muito piores.

Recomendo totalmente o SERENITY, pois mesmo os fãs da série apesar dos detalhes menores, vão adorar ver o FIREFLY no grande ecran. E bem grande visto que isto é mesmo em Widescreen gigantesco.
Para quem não conhece a série mas gosta de filmes de aventura, tem aqui um excelente filme de aventuras no espaço. Na minha opinião limpa o chão com qualquer moderno Star Wars e é um filminho muito bem executado que contém ainda uma surpresa ou duas mesmo para quem nunca viu a série.

Quem gostou do filme mesm sem conhecer a série, pois...eu se fosse vocês comprava já o FIREFLY pois é ainda melhor que o filme. Em todos os sentidos. Ainda por cima são 15 horas daquilo que podem agora ver no cinema e com a mesma qualidade.
Uma coisa que me surpreendeu foi agora ao ver o filme no cinema, constatar como a série de tv esta bem produzida, pois acho que ainda parece mais um filme de cinema do que agora o proprio SERENITY o é.
E em termos de efeitos especiais não notei diferença absoltuamente nenhuma. Aliás, outra coisa que adorei foi nem me ter lembrado que os efeitos tinham CGIs e isso actualmente é um verdadeiro milagre.

Estou tentado entre as 4 estrelas ou as 5...talvez 4 para quem não conhece a série, mas 5 para quem gosta de Firefly...por outro lado...Serenity não é bem o mesmo que conhecem da TV...mas sinceramente...que se lixe ! 5 estrelas.

A Space-Opera clássica está de volta e nem precisou de ter um autocolante a dizer Star Wars para ser um sucesso.
O que é óptimo pois, pela minha parte espero que agora começem a aparecer mais umas space-operas independentes...e já agora uma sequela para Serenity. Embora depois do que fizeram no final deste primeiro filme não esteja a ver como é que os personagens vão voltar a ter o mesmo encanto.

Vão ver.
E já agora...off topic, vão mas é ver o excelente filme Russo , Night Watch - Guardiões da Noite que anda por aí também. :wink:
n0-nic|{
Fanático
Fanático
Posts: 532
Joined: March 10th, 2001, 10:39 pm
Location: Seixal, Portugal

Post by n0-nic|{ »

O melhor elogio que se pode fazer ao Serenity é ter estado ao nível de Firefly, uma preciosidade (mais uma!) criada por Joss Whedon. Só foi pena, como o alquimista referiu, o atenuar da parte western da série. Só faltou alterar a pistola do Mal Reynolds para um canhão laser... Outro ponto negativo: a Inara falou?

De resto, adorei o filme. Trouxe algumas respostas aos fãs da série, como eu que fiquei a chorar banha e ranho (not really...) naquele último episódio.

Para quem não conhece Firefly, comprem o DVD que custa uns míseros 20€, devorem tudo e depois vejam o filme que sempre dá algum "closure" a quem adorou a série.
Filipe Pedro
CouchPotato
Iniciado
Iniciado
Posts: 82
Joined: December 22nd, 2002, 7:35 pm

Post by CouchPotato »

onde é que a Firefly está à venda por 20€? Eu não conheço mas estou com curiosidade e por este preço...
lady_didymus
Iniciado
Iniciado
Posts: 88
Joined: August 25th, 2004, 9:20 pm

Post by lady_didymus »

A série já esteve a 20€ na Amazon americana, entretanto subiu de preço. Neste momento está a uns 25 euros, mas a isso acrescenta-se possíveis despesas de alfândega, logo não compensa.

Está a 30 euros na Amazon inglesa. Na FNAC costuma estar a uns 53€. Se as pessoas da FNAC fossem minimamente inteligentes tinham utilizado esta altura para fazer restock de Firefly e pôr em destaque... não há melhor altura para utilizar o filme e aumentar as vendas do dvd.

Sabem o que gostei muito no filme? O ar desesperado da tripulação na parte em Zoe pergunta ao Jayne se acham que se vão safar e fazem o zoom da tripulação (sem o Jayne), todos com um ar completamente perdido. Uma prostituta, uma mecânica, uma maluca e um médico com ar de vão durar uns 5 segundos na luta, lol.
n0-nic|{
Fanático
Fanático
Posts: 532
Joined: March 10th, 2001, 10:39 pm
Location: Seixal, Portugal

Post by n0-nic|{ »

Eu comprei na CD-Wow há exactamente 1 mês atrás por £13.59 mas utilizei um voucher. O preço era £15.99 se não me engano. Também esteve na ChoicesDirect há uns tempos por £15.

Curiosamente ou talvez não, pelo que vi agora subiu de preço em todo o lado. Na CD-Wow está esgotado, e parece-me que o mais baixo é na Amazon UK onde está a £20.97 + portes.
Filipe Pedro
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Bem eu este fim-de-semana vou ver alguns episódios da série. Mas agora que falam que a série é uma cowboyada no espaço fiquei muito intrigado, não tinha esta informação. Engraçado, pois fez-me logo lembrar outras séries animadas do género, que tenho algum apreço, Cowboy Bebob, Saber Rider and the Star Sheriffs e o BraveStar.
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

n0-nic|{ wrote: Só foi pena, como o alquimista referiu, o atenuar da parte western da série.
Pois eu acho precisamente o contrário. Desde a idumentária do próprio capitão, passando pela primeira zona onde eles vão fazer o assalto (tipica cidadezinha de western), até ao "saloon galáctico" e até pela própria Inara (faz lembrar as raparigas dos saloons - esta mulher é linda:shock: :shock: :shock: ), e não esquecer a atitude dos personagens, está lá bem vincado a vertente western. É claro, ainda não vi a série para comparar (e como faço anos em breve, q melhor prenda podia querer :twisted: )...
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

AH e já agora, alguém que tenha visto a série me pode tirar uma dúvida ?

Atenção isto pode ser considerado de SPOILER por isso...

SPOILER





Sei que na série Firefly, tanto o Simon como a River fazem parte do elenco de personagens, mas a ideia que fiquei no filme é que, pelo menos a River, era praticamente nova ali, como se tivesse entrado na nave pela primeira vez.
ASG
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 342
Joined: August 12th, 2005, 1:36 pm

Post by ASG »

Hmmm...


É uma ideia algo errada que o filme deixa... A River e o Simon estão na nave há cerca de 8 meses no filme. Eles entram para a nave, como passageiros, no primeiro episódio, também intitulado Serenity.
O que acontece no filme é que, para ser perceptivel para quem não viu a série, acentuam-se as dúvidas acerca da River, entre o resto da tripulação.
H+a uma ligeira mudança de dinâmica entre alguns personagens na passagem da série para o filme, não só para fazer com que a história seja acessivel a quem não viu nada, como também porque a FOX fez algumas exigências em relação a certos personagens (como por exemplo, queriam que o Mal fosse mais simpático e brincalhão, menos duro...) e no filme o Joss retratou as personagens que ele imaginou, não as que lhe foram exigidas pelos executivos da FOX.
n0-nic|{
Fanático
Fanático
Posts: 532
Joined: March 10th, 2001, 10:39 pm
Location: Seixal, Portugal

Post by n0-nic|{ »

No início do filme, quando o Mal fala com o Simon, menciona que eles já estão na Serenity há oito meses. O que acontece é que na série, o Simon e a River....



<SPOILER>


nem sempre se sentem bem vindos na nave, apesar de serem sempre protegidos pelo Mal (à sua maneira). Aliás, o Jayne até os trai e entrega-os à Aliança num dos episódios
</SPOILER>.
Last edited by n0-nic|{ on October 11th, 2005, 9:25 am, edited 1 time in total.
Filipe Pedro
Vlad_Dimiriu
Novato
Posts: 4
Joined: July 21st, 2005, 1:11 pm

Post by Vlad_Dimiriu »

Acho que acima de tudo as personagens se mantiveram fieis a si próprias, o que para mim é um ponto muito forte da passagem para o grande ecrã.

SPOILERS







Adorei o fim do filme. Principalmente da parte em que o Mal e a Inara NÃO se atiraram nos braços um do outro. O Joss Whedon é realmente o rei do anti-climax!!!!

A morte prematura do Rev.Book (para mim, uma das personagens com mais potencial e com uma presença mais forte na série, apesar de "secundária") destroi um pouco o mistério que foi sendo criado à sua volta, deixando muitas perguntas sem resposta.

FIM DE SPOILERS


Book: "If you take sexual advantage of her, you're going to burn in a very special level of hell. A level they reserve for child molesters and people who talk at the theater."
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Book: "If you take sexual advantage of her, you're going to burn in a very special level of hell. A level they reserve for child molesters and people who talk at the theater."
A minha frase favorita de toda a série ! :-D

Uma das coisas que me decepcionou no filme foi precisamente o facto desta personagem ter sido muito apagada em todos os sentidos, especialmente depois daquilo que prometia vir a ser desenvolvido á sua volta na série. E o seu sentido de humor também desapareceu no filme.
Mas se calhar podia ter sido pior.
Pois eu acho precisamente o contrário. Desde a idumentária do próprio capitão, passando pela primeira zona onde eles vão fazer o assalto (tipica cidadezinha de western), até ao "saloon galáctico" e até pela própria Inara (faz lembrar as raparigas dos saloons - esta mulher é linda:shock: ), e não esquecer a atitude dos personagens, está lá bem vincado a vertente western. É claro, ainda não vi a série para comparar (e como faço anos em breve, q melhor prenda podia querer )...
Quando vires a série vais perceber o que quero dizer. Até vacas a Serenity leva no porão. Há ataques a diligências, chapeus á cowboy, a Inara tem um guarda roupa bem mais estilo Gone with the Wind, há cafeteiras a vapor na cozinha da Serenity, mesas e cadeiras de madeira, etc, etc, etc...
Isto para não falar da musica country fantastica que está no genérico da série e que muito me chateou não a ouvir no filme. Mas não se pode ter tudo...

Então e quando é que sai o dvd disto ?... :wink:
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Bem, apesar de esperar um pouco mais do filme, posso dizer que está entre os melhores que vi este ano... 9/10

No entanto concordo com as vossas opiniões sobre a falta de 'ambiente' presente no filme, que a série conseguia transmitir. :wink: E as cenas à blockbuster tipicamente americano, nomeadamente os combates da River, coisa que na série não era visivel. Apenas isto a apontar pelo negativo. 8)

De resto tudo impecável, e espero sinceramente e ansiosamente que façam a sequela, talvez 'The Aliance Strikes Back'. :twisted:
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection

Post Reply