Star Wars Ep.III (2005) - George Lucas

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

"One day I'll be the greatest Jedi ever. I'll even stop people from dying".

Não esquecer que quem lhe meteu estas ideias na carola foi Monsieur Palpatine que passava o tempo todo a dizer: "I see you becoming the greatest jedi of them all!"
brainX
Especialista
Especialista
Posts: 1533
Joined: July 23rd, 2003, 11:52 am
Location: algures neste fim de mundo

Post by brainX »

Claro que foi algo que foi crescendo, e essa frase do ataque dos clones com certeza foi ja posta a pensar no futuro (digo eu). But still..... Continuo a achar a transição final demasiado rápida.
Life's the shit that happens while you're waiting for moments that never come...
river boy
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 164
Joined: January 29th, 2004, 4:31 pm
Location: Portugal

Post by river boy »

Adorei o filme... Muito superior aos dois primeiros episódios (que revi recentemente), que com raras excepções são tão somente um "desfile" de efeitos especiais, demasiado artificiais.

A Vingança dos Sith arrebatou-me ! Além dos excelentes efeitos especiais bem conseguidos, uma intensa carga dramática e emocional está presente ao longo de todo o filme, muito negro... Após os primeiros 20m "entrei" no universo do Star Wars.

A transição para o episódio IV está bem conseguida... Discordo de algumas criticas apontadas a um certo diálogo "infantil" do par romântico, afinal é o reflexo da inesperiência dos dois jovens apaixonados na "arte" de amar.

Eventualmente poderão haver algumas falhas no argumento que depois de um segundo visionamento serão evidentes, mas nada de tão importante que tire o brilho a este filme.

Não posso afirmar que é o melhor episódio da saga Star Wars porque ainda não revi a primeira trilogia, mas sem dúvida que será um dos episódios mais marcantes e que ficará na memória dos fans do Star Wars.

5* yes-)
Now we are going to upgrade your brain. Please wait...
Searching... keep searching... still searching... Sorry brain not found !
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Ora bem,

Antes de mais, Cabeças não estás sózinho, eu tb gosto do Jar-Jar Binks! Como alguns se lembram eu gosto mto dos Ewoks!!!


A grande derrota deste filme, que para mim até tinha potencial para ir longe, é o apressar das coisas, parece que o Lucas funciona com um Manger por objectivos:

"Tenho que mostrar 5 planetas diferentes, 2 batalhas aereas, 5 terrestres, 5 combates entre Jedis, devem morrer 6789 droides, 250 Jedi's, 2 Siths, 5 juras de amor entre o Anakin e a Padme"


Eu não consegui uma única vez sentir-me "dentro" dos planetas apresentados, na batalha inicial qd estamos a começar a curtir aquilo... bora aí vamos nós lá para baixo....

Nos outros episódios, mesmo no I, eu senti que estive com as personagens nos planetas, mais, o próprio tempo no espaço profundo é limitadíssimo.

A somar a isto, as interpretações... eu dou como exemplo o Samuel L Jackson, para servir de barómetro, parece que ficou estupidificado.... o Hayden já nem falo, parece mais uma vez, durante o filme inteiro, um puto que lhe tiraram o sabre e não o deixam brincar... menos no fim... ele aí teve em grande qd estava já com a máscara... :twisted: :twisted:

Acho fantástico criticar-se tanto o abuso do comic relief do Jar Jar no 1º filme, e agora só uma pessoa referiu o grito Tarzan de um dos Wookies.

O filme entreteve-me, ma n me conseguiu transportar para lá...

6/10

Ps: É de mim.... ou quer dizer, só o Yoda é que se apercebeu que lhe iam tirar a tosse... onde estava força dos outros todos...

Lagartixa rules!!!
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

O filme entreteve-me, ma n me conseguiu transportar para lá...
Bom resumo. Também achei o mesmo.
Aliás, é exactamente este o problema destes novos filmes na minha opinião.
E também acho que o Lucas nem dá tempo ao espectador para se ambientar. Parece realmente uma corrida para conseguirem mostrar o maior numero de cenarios e efeitos especiais cool possivel em pouco mais de duas horas. Tambem preferiria uma construção de ambiente que realmente fizesse uso dos cenários que criaram.
O Lucas é um bom cozinheiro. Técnicamente perfeito, sabe tudo sobre o processo, mas nunca será um verdadeiro Chef ! :mrgreen:

Mas pelo menos diverti-me no filme...o que não aocnteceu de modo nenhum no Episode I por exemplo.

Ah, e eu odeio Ewoks.
Se calhar a culpa nem é deles, ou do Regresso de Jedi, mas sim do facto de ter cometido a estupidez de ter visto aqueles telefilmes infantis que o Lucas resolveu produzir com eles. Tenho uma relação de amor ódio com estes bonecos. Há alturas em que até podia comprar um peluche de um deles mas provavelmente seria para o espetar na parede como alvo para dardos no dia a seguir. :mrgreen:

Quanto ao Binks....o unico grande problema deste ultimo Star Wars foi o Lucas não ter colocado o Binks dentro do caixão com a princesa no final !
Ao Leo
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 224
Joined: February 23rd, 2005, 10:34 am

Post by Ao Leo »

Pelo número de posts deste tópico, dificilmente acrescenterei algo ao que já foi dito. Fica no entanto a minha opinião sobre o filme.

Antes de mais, digo que era um grande entusiasta na primeira trilogia da Guerra das Estrelas. Também fruto da minha idade na altura, todo aquele imaginário me deliciava, tendo George Lucas sido como que um Tolkien dos tempos modernos, fazedor de mundos fantásticos.

Parti para esta nova série com alguma expectativa, sempre com a esperança de recuperar sensações antigas, num género de viagem ao passado. Ontem foi o fechar desse ciclo, ficando a sensação de que não ganhei muito com este regresso.

Os olhos eram outros, mas acho que a primeira série era incomparavelmente melhor do que esta. Sobretudo não sinto que se tenha ganho nada com estes episódios. Há mais efeitos, fruto de uma evolução enorme nesse campo, mas as cenas que mais facilmente me ficarão na memória pertencem aos primeiros 3 episódios. Quer seja o antro do Jaba The Hut (perdoem-me os mais puristas se estiver a cometer alguma gralha ao escrever o nome), os Ewoks, a perseguição por entre as árvores naquele género de motas voadoras, aquelas fantásticas máquinas no Império Contra Ataca que andavam na neve, etc, etc...

Acho que faltou alguma imaginação para estes novos filmes. Apesar disso, elegerei o segundo desta série como o meu predilecto. Neste último acho que tudo acontece depressa demais. Se no anterior a progressiva passagem do Anikin para o lado negro da força até estaria a ser bem conseguida, neste acontece tudo muito depressa. E mesmo aquela história do sonho premonitório é excessivamente simplista para ser levada a sério.

Depois há um outro problema que será difícil de contornar, mas que obrigaria a que houvesse uma maior preocupação com o argumento. Falo da previsibilidade. Parte-se para este filme a saber vários desfechos. Sabemos quem irá ser o Darth Vader, sabemos quem é o Imperador, sabemos que este e aquele não irão morrer, sabemos da gravidez... Ou seja, ficamos sem muito espaço para sermos surpreendidos, algo que funcionará muito contra o próprio filme.

Há ainda um défice enorme de carga dramática neste filme. É tudo aceite de forma excessivamente leve, não se perdendo muito tempo a chorar os mortos. Dava ideia que naquele conselho de Jedis ninguém se gramava, tão fácil foi a forma como se aceitou aquele massacre. Nesse aspecto, Lucas revela-se um realizador bastante fraco, notando-se que terá mais jeito para dirigir máquinas do que para dirigir homens.

Não me alongo mais nesta apreciação. Desta segunda trilogia o meu maior apreço vai para o segundo episódio, onde ainda houve alguma inovação e cujo argumento era mais sólido. Mas, repetindo-me, nada como os 3 primeiros. Esses sim, tinham A Força. Estes têm apenas uma forcinha.
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

alquimista wrote:E também acho que o Lucas nem dá tempo ao espectador para se ambientar. Parece realmente uma corrida para conseguirem mostrar o maior numero de cenarios e efeitos especiais cool possivel em pouco mais de duas horas.
Alquimista, lembras-te quando foste puto em 1978 e viste o filme pela primeira vez? Lembras? E nessa altura o que escreveste hoje passados 28 anos não é exactamente a sensação com que ficaste na altura? Claro que vendo hoje esses filmes de então tudo parece mais calmo, mais sereno, mais explicado. Mas isso é porque já vivemos com estes filmes há quase 3 décadas. Espera 3 décadas e também vais achar esta nova trilogia uma das maravilhas do mundo... believe me! :-D
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Ao Leo wrote:Há ainda um défice enorme de carga dramática neste filme. É tudo aceite de forma excessivamente leve, não se perdendo muito tempo a chorar os mortos. Dava ideia que naquele conselho de Jedis ninguém se gramava, tão fácil foi a forma como se aceitou aquele massacre. Nesse aspecto, Lucas revela-se um realizador bastante fraco, notando-se que terá mais jeito para dirigir máquinas do que para dirigir homens.
Em relação a isso de chorar os mortos, tem explicação, e o Yoda refere-se a isso no filme qdo Anakin lhe conta o seu sonho (e também no Episódio II há menção), para além de que é um dado adquirido do universo Star Wars à muito: a criação de laços afectivos é proíbida, logo não há empatia na morte, que é encarada como uma ponte para a união com a Força. Aqui creio que o Lucas se inspirou no Budismo, salvo erro, e na forma como o caminho para o Nirvana é a libertação de todas as paixões e sensações terrenas. Outra coisa que parece escapar a muitos é que muita da raiva e ódio que Anakin tem para com os Jedi é precisamente devido à falta de humanidade e compaixão que parecem mostrar (basta ver logo no ínicio qdo Anakin quer ajudar o piloto clone e Obi-Wan diz-lhe que não, outro exemplo é qdo Palpatine se revela a Anakin e este lhe diz que ele deseja um primado da consciência). E esta temática tem uma subtil continuação na trilogia original com Luke Skywalker, que ao negar-se matar o pai (basta ver a determinação com que os Jedi tentam matar os Sith), consegue dar uma faceta mais humana aos Jedi.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2068
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Post by Lorde X »

Ao Leo wrote: Acho que faltou alguma imaginação para estes novos filmes.
Totalmente de acordo. Se fosse aplicada tanta dedicação ao argumento como aos efeitos especiais estaríamos perante uma obra-prima.
E onde se nota que o argumento ainda estaria verde foi na passagem para o lado begro. Parece-me que tentaram atirar para a panela o maior número de razões possíves (amor pela Padmé, ambição pelo poder, fidelidade à República, etc) e depois ficou tudo muito confuso.
Penso que deveria ter sido mais explorada a faceta da ambição pelo poder e não o amor pela Padmé que é contrariado pela agressão perante o kenobi e pelo discurso ambicioso que a antecedeu.
Em certos momentos precisava-se de uma direcção menos desligada dos sentimentos dos personagens. Não gostei que, depois de ter salvo o Palpatine, tendo passado por um momento de dúvida e desespero em que exclamou, "o que fiz eu?", Anakin ficasse subitamente apático e aceitasse servir o lado negro como se fosse a coisa mais natural do mundo.
Sinceramente não convenceu!
Ao Leo wrote: Há ainda um défice enorme de carga dramática neste filme. É tudo aceite de forma excessivamente leve, não se perdendo muito tempo a chorar os mortos.
Um dos momentos que podia ter sido memorável e dramático, a chacina dos jedis, foi usado apenas para mostar mais uns efeitos e umas sequências de luta, tanto que não me importei muito com a destruição da Ordem dos Jedi nem com a morte dos jovens aprendizes.
Quando me lembro que fiquei marcado pela destruição do Templo na série Jovens Heróis de Shaolin! Que diferença!
O problema é que faltaram cenas que nos conectassem emocionalmente aos personagens que depois vimos morrer...
E não se diga que faltou tempo, pois o filme não é pequeno.

Que saudades de um tempo em que o que entusiasmava nos filmes de FC era a história...
Só que, actualmente, os filmes de FC são feitos para atingir um público muito mais largo: os fãs de filmes de acção, de comédias, de filmes românticos, etc
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2068
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Post by Lorde X »

Apesar de tudo, gostei do filme.
O que me enerva é que não faltou muito para ser uma obra-prima. Tinha tudo para o ser e acabou por ser apenas um bom filme.

Mas uma coisa me surprendeu: a minha namorada detestou o filme. teimoso-)
Apesar de eu ter estado dias a prepará-la com explicações detalhadas sobre o mundo Star Wars :oops:
Conheço outros casais na mesma situação: "elas" desconhecem o mundo Star Wars, e não gostaram nem um pouco do filme.
A minha namorada irritou-se fortemente com o "barulho" das naves que, segundo ela nem a deixava concentrar-se na história. :cry:
Mais alguém na mesma situação? Ou alguém com mais sorte que nós? :roll:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Lorde X wrote:Um dos momentos que podia ter sido memorável e dramático, a chacina dos jedis, foi usado apenas para mostar mais uns efeitos e umas sequências de luta, tanto que não me importei muito com a destruição da Ordem dos Jedi nem com a morte dos jovens aprendizes
A chacina das crianças é para ser implicita. Não estou a ver um filme da Guerra das Estrelas a ser tão gráfico. E que tal a montagem dos vários planetas onde morrem jedi ? Pessoalmente, essa cena fez-me pesar a morte deles (então a reacção do Yoda foi angustiante, aliada à soberba música de John Williams).
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2068
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Post by Lorde X »

Argaroth01 wrote: A chacina das crianças é para ser implicita.
Não discordo disso.
Para mim o problema é que não tinha sido estabelecida pelo realizador qualquer empatia entre o público e essas personagens.
Nem sabia o nome nem nada delas.
Penso que foram tratados como "carne para canhão" e não como personagens com a sua própria história.

Além disso penso que como tentaram mostar muitas mortes, foi pouco o tempo dedicado a cada uma delas.
Senti-me num Fast Food em que me deram o maior nº de hambúrgueres para comer no mínimo tempo possível...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Lorde X wrote:Para mim o problema é que não tinha sido estabelecida pelo realizador qualquer empatia entre o público e essas personagens.
Bem vindo ao universo das prequelas. Essa falta de empatia pelos personagens, como já referi num post meu anterior, é, infelizmente, inerente à estrutura da história. O problema principal é que como o universo das prequelas é mais complexo e caótico, sendo um mundo em ruptura, tem mais enredos do que a trilogia original (onde por ser um universo mais estável, os personagens comandam a história) e lidar com eles implica sacríficar algumas partes. E também não esqueçamos que os intervalos cronológicos são demasiado longos (especialmente entre o Episódio I e o II), para os personagens poderem ter uma evolução mais fluída.

E já que estamos em jeito de analogias, vejo mais as prequelas como uma cadeia de eventos lida de uma Enciclopédia de História Universal (onde os factos são tocados no seu essencial) e a trilogia original como um estudo de um acontecimento especifico (onde há mais enfâse nos detalhes). É como se vissemos as prequelas por fora e a trilogia original por dentro.
Ao Leo
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 224
Joined: February 23rd, 2005, 10:34 am

Post by Ao Leo »

Concordo, Lorde X.

Também dei por mim a assistir a todas aquelas mortes sem grandes lamentos. Ou então, sem me sentir vingado pela morte de algum "bad guy". Lembro que o Count Dooku deu um trabalhão imenso ao Yoda no episódio anterior e neste dá a ideia de que fez a sua aparição apenas para ser despachado e não perturbar mais o argumento.

A morte dos Jedis é banalizada ao máximo. Aliás, até a capacidade de alguns dos Mestres é posta em causa. Se se recordam, aquando da tentativa de prender o Chanceler, este desenvencilhou-se de dois ou três Mestres que acompanhavam o Samuel L. Jackson duma forma extremamente fácil. Eram a tal "carne para canhão".

No fundo, a forma simplista como as situações potencialmente dramáticas são dadas torna o argumento excessivamente infantilizado, não havendo espaço para a tal empatia com as personagens. Lá está, o filme acaba e não ficamos com saudades de nenhum dos personagens (talvez apenas do Yoda e do R2D2, mas essa relação já vem de trás).
User avatar
JediKnight
Site Admin
Posts: 890
Joined: December 2nd, 2000, 9:16 pm
Location: :: Lisboa :: Portugal ::
Contact:

Post by JediKnight »

Pois...

Nunca coloquei as minhas espectativas numa fasquia muito alta no que respeita a estas prequelas da saga, pelo que, pela minha parte, devo dizer que gostei de assistir ao Ep.III...

Gostei de assistir, mas não reagi bem ao enredo final da historia.
Fiquei com uma sensação de tristeza - sim, é verdade... de tal forma que tive que visionar a trilogia original de seguida, para reviver o facto de que todo aquele drama daria lugar a tempos melhores, que havia esperança, para recuperar um pouco...

Uma sensação de tristeza... não sei se pelo fechar do ciclo da saga... por ter asssitido à decadencia final do Anakin/Vader... por tanta morte em tão pouco tempo, rápidas de mais, sem explicação, forçadas... diálogos fracos, monoordicos, que não acompanhavam a carga dramatica das cenas onde estavam inseridos...

Tristeza por ser o fim... o fim que já sabia... e que esperei DEMASIADOS anos para ver...

Gostei... mas fiquei com estas sensações...

Muitos pontos, muitas perguntas e duvidas me passaram pela cabeça, tendo visto agora as duas trilogias...

Penso primeiro que o que «matou» de mais as prequelas foi o DEMASIADO tempo que o Lucas demorou a apresentar esta nova trilogia... demorou tempo demais... criou demasiadas espectativas... potenciou toda uma insatisfação de uma geração que viveu a magia da trilogia original...

A historia correu depressa demais neste Ep.III...
tudo muito rapido... tantos cenarios, tantos planetas, tantas raças... tantas mortes...
não se consegue assimilar tudo no tempo apresentado...
3 horas de filme talvez fosse o mais adequado...

Neste Ep.III, o Palpatine/Sidious está sublime... a melhor personagem...

O Obiwan esta igual a si mesmo... uma personagem com continuidade, com um ciclo completo...
Nada a dizer aqui...

O Yoda como sempre... o Mestre Jedi por excelencia...
Mas como pode ele falhar a derrotar o Palpatine, se o mesmo foi derrotado pelo Windu?
Forçado...

R2D2... C3P0... os mesmos de sempre... que momentos...

A Padmé eclipa-se durante o filme... o Lucas quase que anulou a personagem, pelo que vi das cenas cortadas... algumas das cenas do filme até quase deixaram de fazer sentido, com os cortes...
Mas também o que restava à personagem? Decorrer a gravidez, ter os gemeos, morrer...

A batalha inicial... suberba... o aroma de Star Wars está lá...
Com um Anakin um pouco leviano, excessivamente confiante nos seus poderes... mas essa é a sua imagem...

O crescendo do filme é sem duvida a batalha final Anakin/Vader vs Obiwan...
A decadencia final do Anakin, a carga emocional... vai ficar na memoria...

O momento alto do filme... que tem a sua continuidade no...

O «renascer» do Darth Vader... tenho dito.

O grito não me choca... foi o constatar da sua propria decadencia... o ponto sem retorno... o viver com a culpa...
Apartir dai teremos o «villão» Darth Vader que sempre conhecemos... sem emoções...

O pormenor do choro do Jar Jar no funeral... um final condigno para a personagem.

O grito dos Wookies... já o tinhamos visto na ultima edição do RotJ, não repararam?

A «humanização» de alguns comportamentos e dialogos dos robots... adorei esse pormenor.
Excelente.

Um Dooku que já era antes de ser...
Por amor de Deus, porquê?
Mais um passo no caminhar para o Lado Negro do Anakin, tudo bem... mas será que foi intencional, o Dooku submeteu-se à vontade do Palpatine? Ou o crescendo do Anakin tornou isso inevitavel?

Era necessario um Dooku e um Grevious, se o primeiro não tivesse demorado só 2 segundos em cena?

Uns soldados Clones que num momento são extremamente fieis ao seu General Jedi - o pormenor do comandante que apanha, guarda, e devolve o sabre ao Obiwan - e no nanosegundo a seguir executam a Ordem 66?


O que me irrita solenemente é a banalização dos Jedis...

Toda a Ordem Jedi não consegue «sentir» o Sith que está no Palpatine?

A facilidade com que o Palpatine «limpa» 3 Mestres Jedi... mas o que é que se passa?
Estavam no Conselho por cunha, é? E' que só pode ser...

E depois o Windu derrota-o, para sofrer em seguida aquela morte futil...

A exterminação dos Jedis... a execução da Ordem 66... os exterminios no Templo em Coruscant...
Tão fácil?

O proprio Palpatine indica os Jedis como guerreiros determinados e incansaveis, que nuncam vão desistir de o abater... mas só o Yoda é que se apercebe do que vai acontecer?

O proprio «Tremor na Força», não avisa nenhum dos Jedi?
Sr Lucas... assim não...
Forçado...

Só o C3P0 tem a memoria apagada?
Foi o que me pareceu...

Todo o exercito da Federação, todos os seus robots, são desactivados pelo Darth Vader por ordem do Palpatine... deve ser uma coisa que dava para fazer num segundo, porque no filme nem dá para ver, tal a velocidade do mesmo...

Mas... O que acontece a todo o exercito de Clones?

Chego à conclusão que o Ep.III deveria ter duas partes... um só filme não chega para um fechar de ciclo condigno para a saga...

E fico por aqui agora que já tenho a cabeça a andar à roda...
Image
@Playfire

'Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar'
Gaius Julius Caesar (100-44 AC)

Post Reply