Maior parte dos Plasmas deitam fora 20% do PAL
Maior parte dos Plasmas deitam fora 20% do PAL
Não sei se já aqui foi discutido, mas aqui fica.
A maior parte dos plasmas existentes no mercado têm uma resolução nativa de 852 x 480 , ou seja 480 linhas, que são as linhas que tem o formato NTSC (720 x 480) .
Não encontrei um único com resolução nativa de 576 (o PAL é 720 x 576 ), ao que parece nem vai haver , já que o mercado Americano e Japonês utilizam NTSC.
Ou seja a maior parte dos plasmas ignora 96 linhas da imagem!!!!!!!!!!!!!
A única solução é utilizar um plasma de alta resolução, tipo Panasonic Panasonic TH 50 PV 30 (1366 x 768) ou um plasma HDTV 720P (que misteriosamente não consigo encontrar nenhum) sendo feito upscaling de resolução.
Começo a acreditar mais nos LCD's , qualquer coisa do género Panasonic TX-32 LX 1.
A maior parte dos plasmas existentes no mercado têm uma resolução nativa de 852 x 480 , ou seja 480 linhas, que são as linhas que tem o formato NTSC (720 x 480) .
Não encontrei um único com resolução nativa de 576 (o PAL é 720 x 576 ), ao que parece nem vai haver , já que o mercado Americano e Japonês utilizam NTSC.
Ou seja a maior parte dos plasmas ignora 96 linhas da imagem!!!!!!!!!!!!!
A única solução é utilizar um plasma de alta resolução, tipo Panasonic Panasonic TH 50 PV 30 (1366 x 768) ou um plasma HDTV 720P (que misteriosamente não consigo encontrar nenhum) sendo feito upscaling de resolução.
Começo a acreditar mais nos LCD's , qualquer coisa do género Panasonic TX-32 LX 1.
Não sei se será tanto assim. Nesta pagina mencionam os formatos utilizados no DVD.Quando muito tem 520 linhas...
http://www.michaeldvd.com.au/Articles/P ... vsNTSC.asp
E eu penso que a fonte que eu vejo mais (TV 4:3, rtp, sic etc. . ) utiliza as 576linhas na emissão
A resolução dos DVD's é de 540 linhas, logo, em PAL, 36 ficam de fora.
Esta questão dos formatos NTSC versus PAL é apenas teórica.
Geralmente, e quase sempre nos filmes + antigos, as edições R1 têm substancialmente melhor imagem que as R2. Basta comparar as edições no Dvdbeaver. Mais importante que a resolução nativa do sistema Pal ou Ntsc é o telecine que dá origem à matriz, que é, geralmente, em NTSC. Assim, a resolução do Pal, nos filmes com origem nos EUA, não é nunca a que o sistema Pal permite, mas a que o NTSC permite, 487 linhas. O telecine nos filmes novos, algumas vezes, já é feito em alta resolução a 24 fps, o que permite utilizar a máxima definição do DVD 540 linhas, aproveitadas integralmente pelo Pal. Daqui resulta que as edições de filmes muito recentes em Pal, têm qualidade de imagem da mesma ordem que as edições NTSC, e potencialmente até melhor. No princípio fui atrás do mito da maior resolução do Pal e fui bem enganado. Neste momento 80% das minhas compras são NTSC, e o meu primeiro critério de escolha é a qualidade de imagem e nem poderia ser outra uma vez que vejo os filmes num projector com uma imagem de 2,50 metros de base.
cumps
runner
Esta questão dos formatos NTSC versus PAL é apenas teórica.
Geralmente, e quase sempre nos filmes + antigos, as edições R1 têm substancialmente melhor imagem que as R2. Basta comparar as edições no Dvdbeaver. Mais importante que a resolução nativa do sistema Pal ou Ntsc é o telecine que dá origem à matriz, que é, geralmente, em NTSC. Assim, a resolução do Pal, nos filmes com origem nos EUA, não é nunca a que o sistema Pal permite, mas a que o NTSC permite, 487 linhas. O telecine nos filmes novos, algumas vezes, já é feito em alta resolução a 24 fps, o que permite utilizar a máxima definição do DVD 540 linhas, aproveitadas integralmente pelo Pal. Daqui resulta que as edições de filmes muito recentes em Pal, têm qualidade de imagem da mesma ordem que as edições NTSC, e potencialmente até melhor. No princípio fui atrás do mito da maior resolução do Pal e fui bem enganado. Neste momento 80% das minhas compras são NTSC, e o meu primeiro critério de escolha é a qualidade de imagem e nem poderia ser outra uma vez que vejo os filmes num projector com uma imagem de 2,50 metros de base.
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Nunca vi um DVD em NTSC, mas parece que de facto será melhor solução já que Hollyhood faz a maior parte dos titulos.
Só nos novos titulos filmados em HD 24p tipo o Star Wars II e III é que deve compensar o PAL
Já agora, alguem sabe de algum site com informação sobre este assunto do numero de linhas do PAL em DVD, e que leitores são melhores e piores ?
Só nos novos titulos filmados em HD 24p tipo o Star Wars II e III é que deve compensar o PAL
Já agora, alguem sabe de algum site com informação sobre este assunto do numero de linhas do PAL em DVD, e que leitores são melhores e piores ?
Deltafox, tens razão no que dizes. Parece é que ninguém está muito atento, ou valoriza este problema, para já não falar do overscan dos televisores CRT.
Um dos critérios de compra do meu leitor DVD foi quantas linhas ele corta. No meu caso corta 1 em cima, 3 em baixo e 1 linha vertical do lado esquerdo, salvo erro, o que é muito bom. Obviamente que nos filmes 1.85:1 e 2.35:1 perdem-se linhas a negro, o que não tem qualquer relevância.
No outro post não referi uma parte do problema que é importante, na qualidade final da imagem dos DVD's NTSC ou PAL: Como as masters estão em NTSC, nos filmes dos EUA, Japão e outros, a conversão para PAL provoca uma perca de detalhe que torna as imagens "desfocadas", o que é inaceitável. Um bom exemplo disso são os filme do Herzog em R1 e R2, editados pela mesma companhia, a Anchor Bay, supostamente com recurso aos mesmos masters.
http://www.dvdbeaver.com/film/dvdcompar ... rraldo.htm
http://www.dvdbeaver.com/film/dvdcompare/nosferatu.htm
http://www.dvdbeaver.com/film/dvdcompare/woyzeck.htm
http://www.divx.com/support/guides/guide.php?gid=10
cumps
runner
Um dos critérios de compra do meu leitor DVD foi quantas linhas ele corta. No meu caso corta 1 em cima, 3 em baixo e 1 linha vertical do lado esquerdo, salvo erro, o que é muito bom. Obviamente que nos filmes 1.85:1 e 2.35:1 perdem-se linhas a negro, o que não tem qualquer relevância.
No outro post não referi uma parte do problema que é importante, na qualidade final da imagem dos DVD's NTSC ou PAL: Como as masters estão em NTSC, nos filmes dos EUA, Japão e outros, a conversão para PAL provoca uma perca de detalhe que torna as imagens "desfocadas", o que é inaceitável. Um bom exemplo disso são os filme do Herzog em R1 e R2, editados pela mesma companhia, a Anchor Bay, supostamente com recurso aos mesmos masters.
http://www.dvdbeaver.com/film/dvdcompar ... rraldo.htm
http://www.dvdbeaver.com/film/dvdcompare/nosferatu.htm
http://www.dvdbeaver.com/film/dvdcompare/woyzeck.htm
http://www.divx.com/support/guides/guide.php?gid=10
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Repara que estás a ver uma imagem pequena, agora imagina a diferença numa tela com 2,50 metros de base, ou num televisor de maiores dimensões. Já tentei ver o Blade runner duas vezes, mas após cinco minutos tive que mudar de filme.A comparação do Woyzeck demonstra bem a perca de qualidade na conversão
As 540 linhas são a resolução máxima do suporte DVD e as 576 a resolução de um bom dispositivo de visionamento em Pal, se correctamente calibrado e construído.Só não estou a perceber de onde é que vem as 540 linhas ? Lá diz que é PAL com 576 !?!?
Lê isto:
http://www.hometheaterhifi.com/volume_6 ... ly-99.html
Correcto. O problema põe-se no processo de telecine: transferir a película a 24 frames por segundo para 30 fps em NTSC e 25 fps em PAL. Se o processo de telecine fôr feito logo para PAL, não há conversão NTSC/PAL logo não há problemas de conversão. O que disse antes é que grande parte dos masters são NTSC, logo conversão, logo asneira.Duvida sobre a conversão de NTSC para Pal. Os filmes são na maioria filmados (gravados) em fita, a exibição nas salas de cinema tambem, ou seja o formato Pal ou NTSC não se põe, correcto ?
Mais um link:
http://www.commspecial.com/deuceguide.htm#resolution
cumps
runner
PS: atenção que não sou expert na matéria, apenas constato os resultados finais.