Quem vai ao cinema? - Estudo Marketest

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa
Quem vai ao cinema? - Estudo Marketest

Post by Frances »

Fonte: www.publico.pt

"28/11/2004

O que fazem 2 milhões de portugueses todos os meses?

Há um ano as estreias do cinema foram antecipadas para as quintas-feiras. O objectivo era aumentar o público, mas as opiniões sobre o impacto ainda se dividem. Num esforço de atrair espectadores, esta semana abriu mais uma sala VIP em Lisboa. Em 2003, quase 20 milhões de espectadores foram ao cinema: a maioria são jovens, homens e vivem nos centro urbanos.

Vive em Lisboa, tem entre 18 e 34 anos, pertence à classe média e média-alta e é estudante ou quadro superior. Este é o espectador tipo de cinema em Portugal e representa 1,9 milhões de portugueses que vão ao cinema regularmente.

De acordo com o estudo Consumidor 2004 da Marketest, fornecido ao PÚBLICO pela Screenvision, que explora comercialmente a maioria das salas de cinema do país, 22,3 por cento dos portugueses com mais de 15 anos e que vivem em Portugal continental (8,3 milhões) vai regularmente ao cinema. Isto significa um aumento de 1,4 por cento em relação ao ano passado.

É na Grande Lisboa e no Grande Porto que se concentra a maioria dos espectadores (26,5 e 13,7 por cento), cidades onde o hábito está também mais enraizado do que em outras zonas, adianta o mesmo estudo que teve como ponto de referência a ida ao cinema no mês anterior.

O hábito é mais frequente entre os jovens e vai diminuindo consoante a idade: 59,2 por cento dos que têm entre 18 e 24 anos fazem-no regularmente; 58,5 por cento dos que têm entre 15 e 17 anos também, e a partir dos 44 anos, as idas ao cinema vão sendo cada vez menos regulares. Só 2,4 por cento das pessoas a partir dos 64 anos vão com frequência ao cinema.

Já entre os estudantes a percentagem é a maior: 63,4 por cento vai ao cinema. Nos quadros superiores a percentagem é de 45,9. Embora em Portugal continental existam mais 0,5 por cento de mulheres, há mais homens (54,1) do que mulheres (45,9) a ir ao cinema.

As salas favoritas: os multiplex

Dos 22,3 por cento dos portugueses que vão ao cinema regularmente e vivem na Grande Lisboa e no Grande Porto, a maioria vai ao sábado com o companheiro ou amigos. Gosta das salas Multiplex (em centros comerciais) - se está em Lisboa, prefere o Colombo; se está no Porto, o Arrábida Shopping. Tem entre 18 e 34 anos e pertence à classe média ou média-alta, especifica outro estudo elaborado pela MetrisGfK para a Screenvision, a partir do perfil do consumidor de cinema definido pela Marktest.

Nos grandes centros urbanos, há igualmente mais homens do que mulheres a ir ao cinema (55 por cento dos espectadores pertencem ao sexo masculino), são mais jovens (a faixa etária preponderante é entre os 25 e 34 anos, com 39 por cento, e entre os 18 e 24, com 34 por cento) e pertencem à classe média e média-alta (23 e 39 por cento) - só 14 por cento dos espectadores pertence à classe alta.

A maioria dos espectadores (86 por cento) vai regularmente ao cinema, normalmente uma vez por mês (39 por cento) ou de 15 em 15 dias (29 por cento). Os que vão semanalmente constituem 12 por cento, número idêntico aos que só se deslocam às salas de cinema apenas de três em três meses (11 por cento). Apenas cinco por cento vai mais de uma vez por semana.

A maioria (98 por cento) vê televisão regularmente - essencialmente programas de informação, 69 por cento, e filmes e séries, 53 por cento - lê jornais e revistas (85 por cento), utiliza a Internet (87 por cento) e costuma ver filmes em DVD ou vídeo (83 por cento). A estação de televisão preferida é a SIC (56 por cento), seguida da RTP e TVI (ambas com 47 por cento) e a de rádio é a RFM (35 por cento), Rádio Cidade (29 por cento) e Mega FM e Comercial (20 e 19 por cento).

Sábado, o dia preferido

O sábado é o dia preferido da maioria (41 por cento), seguido da sexta-feira com quase metade (22 por cento) e da segunda-feira, o dia em que os bilhetes são mais baratos (15 por cento).

Para último fica a quinta e a terça-feira, dias escolhidos por apenas três por cento dos espectadores. Estes dados foram recolhidos em Outubro, dez meses depois da mudança das estreias em Portugal de sexta para quinta-feira (ver texto ao lado).

Os multiplexes do Arrábida Shopping, no Porto, com 20 salas (18 por cento) e do Colombo, em Lisboa, com dez salas (16 por cento), seguido do Oeiras Parque (13 por cento) e do El Corte Inglês e Norte Shopping (ambos com 10 por cento), são os locais preferidos por estes espectadores. Em último estão multiplexes como o Amoreiras ou o Maia Shopping (ambos com seis por cento), abaixo de salas de cinema independente como o King, em Lisboa.

A maioria (34 por cento) chega ao local até 10 minutos antes da sessão começar (a média de antecedência de chegada é de 26 minutos) e entra na sala cinco minutos antes de começar o filme (43 por cento). Dos que chegam com alguma antecedência, a maioria compra pipocas e bebidas no bar do cinema (28 por cento), passeia no centro comercial (24 por cento) ou toma café (23 por cento).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2003 foram ao cinema 18,7 milhões de espectadores, menos 700 mil do que em 2002 e 2001, dois anos que tiveram números idênticos. Dados mais recentes do INE relativos ao segundo trimestre de 2004 apontam para uma descida de cinco por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Ficha técnicas dos estudos

O universo do estudo da Marktest é constituído por indivíduos de 15 e mais anos residentes em Portugal Continental (cerca de 8,3 milhões segundo o Census 2001) e a amostra foi constituída por dois questionários de 4120 entrevistas telefónicas. O universo do estudo da MetrisGfK é de 623 mil residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto, que foi ao cinema pelo menos uma vez no último mês; tem entre 15 e 44 anos, e a amostra foi constituída por um questionário a 406 indivíduos recolhidos por entrevista telefónica entre os dias 1 e 23 de Outubro deste ano."

Joana Gorjão Henriques
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal
Re: Quem vai ao cinema? - Estudo Marketest

Post by lud81 »

Frances wrote:"(...)

É na Grande Lisboa e no Grande Porto que se concentra a maioria dos espectadores (26,5 e 13,7 por cento), cidades onde o hábito está também mais enraizado do que em outras zonas (...)"

Talvez porque essas duas zonas têm 70 a 80% das salas portuguesas....? :roll:
Image
User avatar
wollpidia
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 378
Joined: January 8th, 2004, 9:22 pm
Location: Matosinhos - Portugal

Post by wollpidia »

Os multiplexes do Arrábida Shopping, no Porto, com 20 salas (18 por cento) .....
E eu sou uma frequentadora assídua das salas AMC do Arrábida :mrgreen: :mrgreen: Por acaso, costumo entrar 30 minutos antes do filme, pois adoro os lugares centrais nas filas centrais. Outro lugar qualquer não me agrada muito teimoso-) Adoro a sonoridade das salas do AMC e os lugares são excepcionais....as pipocas então....:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Aqueles que me tocaram a alma não conseguiram despertar meu corpo, e aqueles que tocaram meu corpo não conseguiram atingir minha alma"
A minha modesta colecção em crescimento
User avatar
casimiro
Especialista
Especialista
Posts: 1337
Joined: February 25th, 2002, 12:47 pm
Location: Laranjeiro

Post by casimiro »

É curioso porque os meus dias de eleição para ir ao cinema são precisamente as 3ª, 4ª e 5ª...
Não sou mesmo normal! E agora, que vou eu fazer?!?! :-D
João Casimiro
Eis a lista...
GeorgeBailey
Iniciado
Iniciado
Posts: 75
Joined: October 8th, 2004, 10:24 am
Contact:

Post by GeorgeBailey »

Então eu também não sou normal :-P

Não tenho dias de eleição, mas se possível vou sempre onde/quando estiverem menos pessoas.
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Anormal sou eu que vou ás sessões das 13 horas !
:lol:
Onde encontro sempre as mesmas caras, tudo refundido assim numa espécie de "ghetto" para escapar das manadas de escumalha parasita que infestam as outras sessões em horários mais decentes...
A malta encontra-se toda e toda a gente manda aqueles olhares estilo - "também tu , hein..." - mas ninguém se conhece...nem ninguém comunica com ninguém qual clã de assassinos procurados que não podem falar demais não vá existir algum agente dos parasitas infiltrado ...
A malta, entra, vê o filminho, faz-se um sinal de reconhecimento uns aos outros estilo, - "tás cá..." - com levantamentos de sobrancelhas e segue a sua vidinha após o filme.
Se calhar deveriamos formar um clube qualquer...ou um pelotão de linchamento popular ou algo assim criativo. Umas brigadas que lutassem por restituir o direito de se ver um filme a horas decentes sem ter de aturar com parasitas. :twisted:
TNT
Iniciado
Iniciado
Posts: 119
Joined: July 25th, 2001, 1:57 am

Post by TNT »

Anormal sou eu que vou ás sessões das 13 horas !
Somos 2 anormais. Eu tb vou quase sempre à primeira sessão, e mtas vezes faço duplas. Mas confesso q n me incomoda mto ir à noite. O q me afasta mais das sessões da noite é o excesso de pessoal, e o facto de ter de entrar mto cedo para arranjar lugares de jeito.
Onde encontro sempre as mesmas caras
Eu n noto isso. Os únicos gajos de q me lembro são os funcionários do cinema. Mas isso deve ser pq são mtas salas (20), e eu n gosto de ver os filmes no dia de estreia.
User avatar
DaveT
Fanático
Fanático
Posts: 575
Joined: August 28th, 2001, 1:15 am
Location: Mem-Martins

Post by DaveT »

Mas há um tipo de filme que gosto de ver com a sala mais aconchegada de pessoal... comédias.
Isto de um gajo se rir das piadas sozinho não tem graça nenhuma... é fixe é ouvir o pessoal todo a rir...ou aquela loira que ri 2 mins depois de cada piada :lol: :lol: :lol:
Por acaso costumo ter sorte e não é comum apanhar pessoal mal educado/falador/bronco nos cinemas... lá aparece um ou outro tlm a tocar a meio do filme de vez em quando mas não é sempre... pior são as pipocas mas por norma nunca é muito perto (tipo ao lado) e não incomoda assim tanto.
DaveT

"Only two things are infinite: The Universe and human stupidity. And I'm not sure about the Universe." - A. Einstein

http://www.invelos.com/dvdcollection.aspx/DavidTJorge

Image
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Por acaso, até existem filmes que só ganham em estar a ser projectados numa sala cheia de escumalha parasita !
Ter Assistido ao Velocidade Chungosa 2, numa sessão de sabado a tarde em centro comercial carregada de gajos do "tunning" foi um dos pontos altos da minha vida ! :lol:
E tens razão nisso das comédias. Especialmente quando são comédias parvas.
User avatar
DaveT
Fanático
Fanático
Posts: 575
Joined: August 28th, 2001, 1:15 am
Location: Mem-Martins

Post by DaveT »

Bem, agora que penso nisso, NUNCA vi num cinema cenas como:
- Pessoal a bater palmas pelas peripécias do filme/salvar o herói/donzela, filme muito bom,etc... Eu bati palmas no fim do LOTR...
- Pessoal a queixar-se/bazar da sala em protesto pelo filme/gore/nojo e mesmo má projeção/som. Eu já fiz isso 1 vez (no X-files que tava a ser mal projectado)
- Pessoal a atirar pipocas, pastilhas, preservativos usados, whatever...
- Apanho uma ou outra sessão de pessoas a comentar o filme etc, mas nunca em voz alta/altos berros...
E outas que tais...
Ou tenho mesmo muita sorte ou então aqui na zona (Cascais/Sintra/Lisboa) o pessoal até se comporta mais decentemente. E vejo muitos tipos de filmes (comédias, acção, FC, terror, etc). E até vou a sessões normais (tarde/noite de fim-de-semana e estreias) em cinemas normais (multiplex, salas de qualidade).
As únicas coisas que me chateia são os intervalos no Feira-nova de Mem-Martins, a sala sem inclinação, gajos de 2,10m á minha frente (tenho 1.65), o som alto e os lugares não marcados (no Alvaláxia por exemplo).
DaveT

"Only two things are infinite: The Universe and human stupidity. And I'm not sure about the Universe." - A. Einstein

http://www.invelos.com/dvdcollection.aspx/DavidTJorge

Image

Post Reply