A Batalha: Blue-Ray Disc v.s. HD-DVD

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh
A Batalha: Blue-Ray Disc v.s. HD-DVD

Post by Tojal City »

Quem irá vencer, make your bets.

http://www.cnn.com/2004/TECH/11/11/spark.dvd/index.html

Eu sei quem irá vencer, o DVD convencional pelo menos durante os próximos 5 anos.
E ainda há pessoas aqui que dizem que não vale a pena comprar DVD´s pois depois lá vem um formato novo.
Já agora eles aqui não dizem, mas a X-box 2 irá ter o formato HD-DVD. Resta saber para que lado vai a consola da Nintendo.
A minha opinião, eu iria para o formato da Sony, simplesmente por que parece-me ter uma tempo de vida bem maior que o outro e com este não teremos edições de 2 e 3 discos, como acontece actualmente. Com 1 disco de 2 ou mais camadas podemos ter por exemplo toda a série do Seinfield ou a trilogia do LOTR.
Já agora em relação ao estúdios no momento esta assim.

Blue-Ray Disc – Sony; MGM (comprada) e Fox (esta disponível para lançar os filmes em ambos os formatos)

HD-DVD – Warner Bros (engloba a New Line), Universal e Paramount.

Faltam decidir a Disney (que esta em negociação para o formato HD-DVD) e a Dreamworks (provavelmente irá seguir o caminho da sua grande parceira a Universal)

Ou seja para mal de todos nós, parece que os estúdios estão mais interessados no formato mais fraco. E porque? Simples assim sempre podem reeditar mais vezes os filmes deles.

Já agora se o Blue-Ray ganhar este forum muda de nome para Blue Mania
:twisted: Assim mais parece um site dedicado ao FCPorto.
Não sei porque mas acho que o Ricardo é capaz de torcer mais pelo HD-DVD, só para não ter mudar de nome. :wink:
Miguel Linhares
Fanático
Fanático
Posts: 881
Joined: February 3rd, 2002, 6:53 pm
Location: Portugal

Post by Miguel Linhares »

Talvez nenhum… há a hipótese, muito provável, de ficar um nicho de mercado, ou para o vecedor ou para os dois género SACD e DVD-Audio.

O DVD vingou tão rapidamente e com uma aceitação tão grande por a diferença de qualidade de imagem e de som ser claramente superior ao VHS, a diferença do BR e do DVD-HD para o DVD não é massiva para o comum.
Nuno Guerreiro
Especialista
Especialista
Posts: 1895
Joined: January 15th, 2001, 3:34 am
Location: Portugal

Post by Nuno Guerreiro »

Não acredito, acredito mais é na existencia de leitores universais, e q essa barreira dos 5 anos tal como as coisas tão, especialmente ao nivel da gravação q ao fim ao cabo é o q comanda tudo, daqui a 3 anos ja teremos uma oferta razoavel ao nivel de leitores e gravadores. Aos filmes é q ja n sei, mas penso q se as editoras forem espertas, vão queres começar a apostar nestes formatos so mesmo por causa da pirataria, pois será mais dificil para a maioria do ppl q utiliza p2p "sacar" um filme, copia 1:1 (ou parecido), desses 2 formatos devido ao tamanho e sistemas anticopias dos 2 formatos.
Video: LG OLED55C9PLA, Xbox One S, PS3, Nvidia Shield Android TV 16GB, Wii
Som: Onkyo TX-NR808, Cambridge Audio Azur 640C, Wharfedale Diamond 9.4 / 9 CS / 9.1; BK Gemini; 1mt QED P-75; 3mt QED P-SW; 0.5mt QED Qunex
Thread de Vendas | Feedback
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Para o comum não, mas para nós com Plasmas, LCD ou Projectores (sim a maior parte de nós ainda não tem, mas quanto de nós já não tem na cabeça a aquisição nos próximos tempos de um brinquedo destes) e amplificadores, podemos notar a diferença.

E depois tens uma coisa, PS3 e X-Box 2. A verdade é que estas duas geringonças farão que estes dois formatos não sejam um nicho, mas sim algo para as massas.
Uma realidade que poderá destruir uma consola.
Miguel Linhares
Fanático
Fanático
Posts: 881
Joined: February 3rd, 2002, 6:53 pm
Location: Portugal

Post by Miguel Linhares »

Eu continuo a fazer a analogia com o áudio, reparem que os leitores que estão a sair, muitos já são universais mas isso não fez com que o mercado do SACD e do DVD-Audio tivesse um boom, tanto a nível de edições como de vendas. O que há agora é um nicho de mercado.

Reparem que eu não estou de maneira nenhuma, nem contra, nem a dizer mal de qualquer formato de alta resolução, por exemplo enquanto estou a escrever este texto estou a ouvir o SACD DSOTM dos P. Floyd. Que venha o vídeo de alta resolução… :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

Com 1 disco de 2 ou mais camadas podemos ter por exemplo toda a série do Seinfield ou a trilogia do LOTR.
Hmmm, penso que o maior interesse na evolução do suporte é o aumento da qualidade, e não da quantidade.
Nem acredito que iremos ver, na generalidade, mais do que 1 filme por disco.
Vamos é tê-los, pela primeira vez, em alta definição.

Aí, possuindo os periféricos ideais ( os projectores especialmente irão ganhar muito ), poderemos experimentar uma verdadeira sensação de cinema em casa, ao contrário do que acontece com o dvd actual, de baixíssima resolução.
The Swan
Fanático
Fanático
Posts: 566
Joined: October 27th, 2004, 5:58 pm

Post by The Swan »

Reparem nos CDs...

Hoje em dia as vendas de Cds teem caido imenso.
E isso porque ? porque as pessoas viraram-se para SACD ou DVD-Audio ? Não ...
Simplesmente devido aos Mp3 (que teem inclusivamente menor qualidade sonora que os CDs ...) e gravadores de CDs :roll:
A Verdade é que em termos sonoros temos como "Standard" os CDs ha cerca de 20 anos, e muito provavelmente ainda os iremos ter durante muito mais :wink:

Em termos de Video penso que actualmente o Blue Ray tem mais "nome" e ouve - se falar com mais regularidade q o HDDVD, no entanto caso seja mesmo o formato a ganhar penso que irá ter mais difculdade em impor-se em termos de mercado de "massas" .
Reparem ...falam em Plasmas , CRT , etc etc.... a verdade e que muita gente ainda ve filmes em TVs 4:3 ou mesmo em PCs (Divx - Porque sao a borla) :-?
Ou seja...vai haver um novo formato ? sem duvida ... a Tecnologia não estagna...agora qual e a velocidade que o mesmo será adoptado pelas massas (como aconteceu com o DVD) é que será bastante mais dificil de prever...
User avatar
miguelbarroso
Especialista
Especialista
Posts: 1116
Joined: November 22nd, 2002, 11:49 am
Location: Portugal

Post by miguelbarroso »

Swan... queres saber uma coisa curiosa? é que a venda de CDs não caiu imenso... isso é o que os gajos das editoras nos querem fazer acreditar, para ainda ganharem mais... o advento da internet e dos MP3, fez com que as vendas até aumentassem... o que faz com que os CDs não vendam tanto é o preço abusivo a que os mesmos são comercializados. (depois vêm com histórias de que os músicos são roubados pois as pessoas ao copiarem MP3 não estão a pagar os direitos de autor... blá, blá, blá... os músicos pouco recebem do valor de venda dos CDs... as editoras é que xulam ao máximo!) Aquestão é que quem comprava CDs, continua a comprar ao mesmo ritmo. Quem grava MP3, são os que gravavam cassetes já antes (ok, agora gravam mais MP3, mas não é por isso que passaram a comprar menos CDs)
No meu caso, (e este foi o motivo que a internet e a livre circulação de MP3 fez aumentar as vendas) quando ouço uns MP3 que arranjo e gosto, vou comprar o CD - isto faz com que se vendam é mais CDs de músicos menos expostos. Ou seja, quem passava nas rádios (esta ainda é outra história ainda mais complexa - as playlists que valem milhões) já era divulgado, os outros pouco vendiam - com a divulgação de MP3, há muita música que chega às pessoas por um novo meio.

Mas isto é uma conversa um pouco off-topic, pelo que me fico por aqui...

M.
O meu sistema:
TV Grundig Xentia 82 : Marantz SR7400 : DVD Marantz DV6200 : Colunas KEF Q55.2 + 4xHTS2001.2 + Reference 100C: Subwoofer REL Strata III
Custom Cables por Miguel Barroso
User avatar
Pato
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3998
Joined: December 18th, 2000, 10:23 am
Location: Lisboa Capital do Império
Contact:

Post by Pato »

Fdss... estava aqui a escrever um texto todo janota e comprido acerca disto tudo e esta porra passou-se. :evil:

Concordo com o Dark e pronto já que namapetece escrever tudo outra vez. teimoso-)
Me, I'm just a lawnmower - you can tell me by the way I walk
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Vá la escreve..
The Swan
Fanático
Fanático
Posts: 566
Joined: October 27th, 2004, 5:58 pm

Post by The Swan »

miguelbarroso : Olha que conheço muita gente que simplesmente desistiu de CDs e voltou-se exclusivamente quase so para Mp3s...

Eu como gosto "de ter o CD" nem por isso, e para mim o mp3 so serve para conhecer/ouvir pela 1ª vez coisas que desconheço ... mas muita muita gente não é da mesma opnião/atitude ..."se posso ter á borla...para que comprar...so se fosse otario , bla bla"
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Apesar de tudo o que foi dito acima estar muito certo. Há um factor que eu creio vai ser o "único" importante, e vai ser a política dos estúdios. Se os mesmo fizerem uma fase de transição relativamente rápida para a nova tecnologia, e começarem cada vez mais a lançarem títulos apenas em Blu-Ray/HDDVD, as pessoas (quer queiram, quer não), ou compram um leitor novo, ou deixam de poder ver filmes novos, ou pelo menos, parte deles. Agora, claro que é tudo uma estratégia comercial por parte dos estúdios. Se é certo que não vão matar o DVD de um dia para o outro, não vão também prolongar-lhe a morte como estao a fazer ao VHS. O VHS é "irrelevante" estar no mercado ou não, pois as pessoas preferem o DVD, nao se "gasta", tem legendas, extras, som e imagem bons, etc. Portanto, não é preciso "forçar" as pessoas a passar para o DVD, é uma transição natural. E enquanto a vaca VHS for dando mais uns litrinhos de leite à custa dos mais "conservadores", ok, aproveita-se.
Já com o DVD a realidade é outra. O público em geral tem a percepção que é uma tecnologia "nova" (se comparamos com o tempo de vida do VHS), e "boa". Ou seja, com uma qualidade de imagem e som a que não estava habituado, e se, forem por essas lojas fora, e perguntarem o que acha da qualidade de imagem e som do DVD ao José Consumidor da Silva, ele de certeza que vai responder "Espectacular!"
Ou seja, não ha uma inércia natural de transição do DVD para a nova geração de discos. O público está satisfeito, por isso essa alteração vai ter que ser induzida, ou mesmo "forçada". A copia de DVD hoje em dia é banal, e cada vez mais, mês após mês começa a comer uma percentagem maior de lucros aos estúdios (a percentagem será relativamente baixa, mas em progressão).
Os fabricantes de hardware estão interessados em introduzir os seus novos sistemas o quanto antes, para comerem mercado à concorrência (no Japão ja tens os gravadores Blu-Ray de mesa à venda e os para PC estão aí a bater à porta em Janeiro, junto com a 2ª geração :!: de mesa) e a Playstation3 vem com Blu-Ray. O HD-DVD em termos de hardware anda a marcar passo, com a primeira geração a estar pronta, conta-se lá para Março/abril...
Neste momento a Sony/Philips tem todo o interesse em espetar o seu Blu-Ray no mercado o mais cedo possível, bem como as marcas que a eles se associaram, para aproveitarem a vantagem que levam em termos de desenvolvimento de hardware. Já para não falar que, se esperam muito, quando o hardware HDDVD sair cá para fora, visto que a microsoft está deste lado, a pressão de marketing vai ser terrível nessa altura.
Resumindo e baralhando. Existem muitos interesses em começar a matar o DVD devagarinho (mas ir dando uma pequena dose de cianeto a cada refeição, senão tão cedo nao morria), desde a pressao dos fabricantes à nova tecnologia anti cópia (por quanto tempo?).
Em termos de consórcios, e hardware, o blu-ray leva nítida (e grande) vantagem de momento, em termos de estúdios, a coisa complica-se um pouco mais. A ver em 2005, com a chegada dos modelos aos mercados Americano e Europeu no que dá...
Eu pessoalmente torço pelo Blu-Ray, mas nem tenho certezas que vá "ganhar" um.

Um abraço,
Last edited by Skywatcher on November 18th, 2004, 1:51 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Pato
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3998
Joined: December 18th, 2000, 10:23 am
Location: Lisboa Capital do Império
Contact:

Post by Pato »

Vamos lá ver se desta não vai abaixo. :evil:

Concordo com o que disse o Dark na questão da qualidade e não quantidade. Penso que um dos dois formatos irá vingar, qual é-me difícil prever. Se tiver de apostar, ia para o BR. Porquê, Hitachi, Mitsubishi, Panasonic, Pioneer, Philips e Sony são capazes de dar uma ajuda.

Reparem que quando surgiu o DVD, além das óbvias vantagens em termos fisicos, foi graças à codificação de 6/7/8 canais discretos, juntamente com superior resolução e não esquecendo a oportunidade de optarmos por "novos" tipos de ligação, que o mesmo vingou. Andava tudo doido com aquela capacidade de imagem, ter 6 colunas na sala também ajudava. E os sons vinham de todo o lado. A expressão "Cinema em Casa" ganhava sentido.

Massificou-se e hoje em dia já ouvimos certas "bocas" do género: DD apresenta mais compressão do que o dts... :shock:

Vejam a fobia em torno dos DVI/HDMI.

Não será esse um sinal de que estamos a atingir o limite? Que estamos prontos para formatos sem compressão? Que sentimos que já não é o equipamento que está no limite mas sim o formato??? Sinto-o especialmente desde que comprei o PJ, tanta resolução para 576p??? E a nossa cara de parvos quando vemos emissões HDTV? Chegamos a casa e blargh...

Quantos de nós já começam a notar que esta gravação video está melhor do que a outra? Acontecia-vos dantes??? Imho não, fdss nunca nos tinha passado uma imagem daquelas pelo estreito. E os 1ºs filmes em DD? Que loucura... agora, xiça, aquele tá mal gravado, venha a "superior" qualidade do dts, etc etc.

Acredito que o mercado já esteja pronto para uma evolução em termos de qualidade. Certamente não será todo o mercado, mas irá ser aquele nicho de maluquinhos (nós :mrgreen: ) que serve sempre de cobaia para as novas tecnologias.

Quando um de nós tiver a oportunidade de experimentar um formato daqueles, o dificil vai ser voltar a ver DVD em formato actual.

O Linhares disse que a diferença do DVD para o BR/HD DVD não é quantificável para o comum??? Já viste uma emissão em HDTV de certeza. Achas que não há diferença??? :shock:
Me, I'm just a lawnmower - you can tell me by the way I walk
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Pato: Como de certeza sabes concordo com tudo o que disseste. No entanto continua-me a ser dificil convencer a vasta maioria dos meus amigos, que a imagem de um DVD Bluesky (nada contra a marca, acho que é a mais barata do mercado aí por uns 30 eur. , só por isso é que aparece) numa TV 4:3 que serve a família há uns bons anos, que essa imagem não é "boa".
As pessoas no geral continuam a comparar com o VHS, e a do DVD é "boa" que chegue. Depois de lhes mostrar todas as coisas que podiam melhorar, e de as trazer cá a casa e mostrar como uma imegem em DVD pode ser ainda muito melhor, normalmente a simpatia para comigo fá-los sempre dizer "sim, mas a que eu tenho para mim chega", ou "Pois, mas eu quero é ver um filme, mais nada" ou a típica "Sim, pois, provavelmente um dia destes penso nisso e depois peço-te uns conselhos".
Para a transição ser apetecida pelo público em geral era preciso dar-se outro salto qualitativo VHS -> DVD. Coisa que não prevejo para tão cedo um salto dessa magnitude.
E creio que os fabricantes/Estúdios sabem disso, logo... (remeto para o meu post anterior)

Um abraço,
Saxo
Fanático
Fanático
Posts: 755
Joined: November 1st, 2003, 5:27 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Saxo »

Eu gostava de ver uma emissão HDTV. Mas onde?
Ganhe 5 £ em compras. Clique em R-Points.

Queres um Gmail? Manda PM

Post Reply