Alfândega -"Carece de Declaração Aduaneira"- Help
Alfândega -"Carece de Declaração Aduaneira"- Help
Boa noite a todos :D
Recebi uma encomenda dos EUA, que ficou retida na alfândega. Mandaram-me a "carta do costume" onde se pode ler que a encomenda "Carece Declaração Aduaneira". :(
Ora, fiquei bastante desamparado quanto a isto, porque não sei o que é. Tanto quanto sei, a encomenda traz consigo a factura e descritivo dos conteúdos, tanto que, normalmente, quando as encomendas não estão acompanhadas desses documentos a alfândega costuma pedi-los, também através de uma carta como esta.
Mas desta vez pedem algo diferente, não sei mesmo o que será...
Alguém já passou por isto? Queria tentar descobrir antes de ir lá para poder, eventualmente, preparar-me...
Muito obrigado por qualquer ajuda que possam dispensar.
DVZ
Recebi uma encomenda dos EUA, que ficou retida na alfândega. Mandaram-me a "carta do costume" onde se pode ler que a encomenda "Carece Declaração Aduaneira". :(
Ora, fiquei bastante desamparado quanto a isto, porque não sei o que é. Tanto quanto sei, a encomenda traz consigo a factura e descritivo dos conteúdos, tanto que, normalmente, quando as encomendas não estão acompanhadas desses documentos a alfândega costuma pedi-los, também através de uma carta como esta.
Mas desta vez pedem algo diferente, não sei mesmo o que será...
Alguém já passou por isto? Queria tentar descobrir antes de ir lá para poder, eventualmente, preparar-me...
Muito obrigado por qualquer ajuda que possam dispensar.
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- DVD Maníaco
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Já não me acontece isso há mais de 2 anos.
Resolves isso facilmente. Imprime o e-mail de confirmação da encomenda onde estão os valores dos DVD's e envia-lhes isso por fax juntamente com a carta que te enviaram ou se não puderes enviar por fax, tira cópia da carta que te enviaram e envia isso juntamente com o e-mail imprimido num envelope.
Se não puderes enviar por fax vais secar para aí um mês. Pelo menos da 1ª vez foi o que eu esperei.
Eles o que querem, na falta da factura, é um documento onde constem valores.
Havia histórias inacreditáveis de dificuldades por causa de compras feitas em leilões, onde obviamente não há nada que seja minimamente oficial para além da troca de e-mails entre o comprador e o vendedor, mas também já há muito que não leio nada acerca de problemas com isso.
Resolves isso facilmente. Imprime o e-mail de confirmação da encomenda onde estão os valores dos DVD's e envia-lhes isso por fax juntamente com a carta que te enviaram ou se não puderes enviar por fax, tira cópia da carta que te enviaram e envia isso juntamente com o e-mail imprimido num envelope.
Se não puderes enviar por fax vais secar para aí um mês. Pelo menos da 1ª vez foi o que eu esperei.
Eles o que querem, na falta da factura, é um documento onde constem valores.
Havia histórias inacreditáveis de dificuldades por causa de compras feitas em leilões, onde obviamente não há nada que seja minimamente oficial para além da troca de e-mails entre o comprador e o vendedor, mas também já há muito que não leio nada acerca de problemas com isso.
Boas,
então é um simples pedido de factura, ou seja, querem saber o valor pelo qual se transacionaram as mercadorias?
Estranho... :? Normalmente quando é esse o caso limitam-se a pedir a factura. Não costumam usar este termo "Declaração Aduaneira", pois não?
Ainda por cima tenho quase certeza absoluta de que a factura vem junto com a encomenda. Pedi isso de forma expressa ao vendedor que disse que o iria fazer.
Enfim, acho que amanhã vou descobrir o que se passa... espero que não seja nada de complicado :(
Obrigado pela ajuda!
então é um simples pedido de factura, ou seja, querem saber o valor pelo qual se transacionaram as mercadorias?
Estranho... :? Normalmente quando é esse o caso limitam-se a pedir a factura. Não costumam usar este termo "Declaração Aduaneira", pois não?
Ainda por cima tenho quase certeza absoluta de que a factura vem junto com a encomenda. Pedi isso de forma expressa ao vendedor que disse que o iria fazer.
Enfim, acho que amanhã vou descobrir o que se passa... espero que não seja nada de complicado :(
Obrigado pela ajuda!
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Mad dog,
Isso seria a carta "do costume". A chamada "declaração verbal" (apesar de ser um documento escrito
)
Aqui fala-se em declaração aduaneira. Ou seja, a natureza do produto ou o seu valor, nao permite que seja tratado apenas com a carta "do costume" e o envio do impresso + factura/declaração de valor.
A declaração aduaneira, se não estou em erro envolve a abertura de um processo/dossier desta importação em particular. Se as regras não alteraram desde a ultima vez que fiz uma (que sim, trazia factura também, por coincidência), terás que declarar que sim, aquele foi o valor que pagaste e preencher uns quantos impressos. Se não o puderes fazer presencialmente, por residires longe da alfândega, terás que tratar do processo pelo correio, assinar os documentos, e enviar junto com eles uma fotocópia autenticada do BI para comparação de assinaturas.
Mas, uma vez mais, já se vão uns tempos valentes desde a última vez que passei por um processo destes, por isso é bem provavel que os procedimentos agora sejam outros e, esperançosamente mais simples (ou melhor, menos trabalhosos).
Como te digo, telefona para lá amanhã e informam-te do procedimento.
Um abraço,
Isso seria a carta "do costume". A chamada "declaração verbal" (apesar de ser um documento escrito

Aqui fala-se em declaração aduaneira. Ou seja, a natureza do produto ou o seu valor, nao permite que seja tratado apenas com a carta "do costume" e o envio do impresso + factura/declaração de valor.
A declaração aduaneira, se não estou em erro envolve a abertura de um processo/dossier desta importação em particular. Se as regras não alteraram desde a ultima vez que fiz uma (que sim, trazia factura também, por coincidência), terás que declarar que sim, aquele foi o valor que pagaste e preencher uns quantos impressos. Se não o puderes fazer presencialmente, por residires longe da alfândega, terás que tratar do processo pelo correio, assinar os documentos, e enviar junto com eles uma fotocópia autenticada do BI para comparação de assinaturas.
Mas, uma vez mais, já se vão uns tempos valentes desde a última vez que passei por um processo destes, por isso é bem provavel que os procedimentos agora sejam outros e, esperançosamente mais simples (ou melhor, menos trabalhosos).
Como te digo, telefona para lá amanhã e informam-te do procedimento.
Um abraço,
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Re: Alfândega -"Carece de Declaração Aduaneira"- H
VivaDVZ wrote:Boa noite a todos :D
Recebi uma encomenda dos EUA, que ficou retida na alfândega. Mandaram-me a "carta do costume" onde se pode ler que a encomenda "Carece Declaração Aduaneira". :(
DVZ
O termo Declaração Aduaneira é igual a DAU ou seja Declaração Aduaneira Unica (antigo DU).
Isto em termos práticos, necessitas de ir à Alfândega e fazer um despacho, pagar os direitos, IVA, impressos e imposto de selo.
No meu entender, para uma encomenda vinda dos EUA, é o procedimento normal.
É necessário a apresentação de factura ou documento equivalente.
Trata-se, mesmo, do procedimento normal.
Cumprimentos
Alberto Oliveira
Valongo
59 anos (para já)
Alberto Oliveira
Valongo
59 anos (para já)
Andei a ver se encontrava as cartas que tinha mas já as devo ter deitado fora.
Seja como for, é melhor telefonar para lá a ver o que dizem.
Um pormenor:
"necessitas de ir à Alfândega e fazer um despacho..."
Ninguém pode "fazer" despachos, pode-se é preencher a papelada para depois ser despachada pela entidade que tem competência para isso.
Já tenho recebido encomendas de valor avultado acompanhadas de factura e nunca tive problemas destes.
Estamos a falar de quanto, DVZ?
Seja como for, é melhor telefonar para lá a ver o que dizem.
Um pormenor:
"necessitas de ir à Alfândega e fazer um despacho..."
Ninguém pode "fazer" despachos, pode-se é preencher a papelada para depois ser despachada pela entidade que tem competência para isso.
Já tenho recebido encomendas de valor avultado acompanhadas de factura e nunca tive problemas destes.
Estamos a falar de quanto, DVZ?
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VivaMad Dog wrote:
Ninguém pode "fazer" despachos, pode-se é preencher a papelada para depois ser despachada pela entidade que tem competência para isso.
"Fazer" um despacho é mesmo isso que acabas-te de descrever (preencher a papelada) e o proprietario da mercadoria pode fazer o despacho junto da Alfândega sem a necessidade de intervenção de uma "entidade que tem competência para isso"
Cumprimentos
Alberto Oliveira
Valongo
59 anos (para já)
Alberto Oliveira
Valongo
59 anos (para já)
Também me aconteceu à uns meses atrás a mesma situação com uma encomenda da KoreanDVD. Ao levantar a encomenda perguntaram-me o que era ao que eu respondei que era um DVD, perguntaram-me ainda qual tinha sido o valor da encomenda e entreguei-lhes uma impressão de um mail onde constava a informação. Passado mais dois guichets deram-me a encomenda. Sem mais. 

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Mad: O alberto tem razão. Ha aquela declaraçao simples, que te enviam a cartinha e so tens que enviar a factura/mail com valores, etc.
Ou há o despacho mesmo "a sério", quando é mercadoria que o justifique (tipo da mercadoria, valores, etc.) em que tens que preencher aquela papelada toda e passar um pequeno "martirio" burocrático. Tu, como proprietário da mercadoria, podes optar por fazer tu próprio o despacho junto da alfândega, ou contratar um despachante oficial, membro da Câmara dos Despachantes, que te faça tudo (cobrando, obviamente, os devidos honorários).
Eu já utilizei ambas as opções, à 1ª fui ao engano e lá me "impingiram" um despachante. A partir daí tratei sempre eu pessoalmente. Acho os preços dos despachantes exagerados para os particulares (como é o meu caso). A uma empresa que faça importações regulares, só o trabalho que poupa, compensa bastante contratar ali o Albertooliveira ou um dos seus colegas de Câmara, para tratar de tudo.
Um abraço,
Ou há o despacho mesmo "a sério", quando é mercadoria que o justifique (tipo da mercadoria, valores, etc.) em que tens que preencher aquela papelada toda e passar um pequeno "martirio" burocrático. Tu, como proprietário da mercadoria, podes optar por fazer tu próprio o despacho junto da alfândega, ou contratar um despachante oficial, membro da Câmara dos Despachantes, que te faça tudo (cobrando, obviamente, os devidos honorários).
Eu já utilizei ambas as opções, à 1ª fui ao engano e lá me "impingiram" um despachante. A partir daí tratei sempre eu pessoalmente. Acho os preços dos despachantes exagerados para os particulares (como é o meu caso). A uma empresa que faça importações regulares, só o trabalho que poupa, compensa bastante contratar ali o Albertooliveira ou um dos seus colegas de Câmara, para tratar de tudo.
Um abraço,
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pelos vistos anda muita gente a despachar1ª pess. sing. pres. ind. de despachar
despacho
s. m.,
acto de despachar;
decisão;
resolução;
nota lançada numa petição ou requerimento;
nomeação para cargo público;
apresentação de mercadorias na alfândega ou postos aduaneiros para pagamento dos respectivos direitos;
rapidez na execução de um negócio.

Paulo Matos