Bi-cablagem

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
jbruno
Novato
Bi-cablagem

Post by jbruno »

Boas
Tenho uma duvida. O que é a Bi-cablagem??

Tenho um Amplificador Pioneer VSX-912 / DVD Pioneer DV-464 / colunas Wharfedale (5.1) / Cabo Monitor Audio.
Será que com estes aparelhos fazendo Bi-cablagem vai fazer alguma diferença no som?

Aguardando v/ ajuda
Cumprimentos
Bruno Vieira
Highlander
Entusiasta
Entusiasta

Post by Highlander »

Bi-cablagem é ligar as colunas ao amplificador com 2 pares de cabos em vez de só 1.

Esse tema tem sido discutido aqui várias vezes e o que se acaba por aconselhar é experimentar. Com sensibilidades e sistemas diferentes o que para mim pode soar bem, para ti ou outro qualquer pode já não ser tão bom.

Eu tenho as minhas frontais (B&W 602) bi-cabladas porque fiquei com cabo de coluna de sobra quando fiz um upgrade há uns tempos, e em vez de deixar o cabo esquecido num canto decidi experimentar. Até hoje não me desagradou.

Fernando Silva - Parede
jbruno
Novato

Post by jbruno »

O cabo tem que ser igual ao que já está instalado
ou terá que ser diferente?
Colocar nas 5.1 ou basta nas frontais e central?

Aguardo novamente v/ respostas
saponetes
Fanático
Fanático

Post by saponetes »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by jbruno</i>
<br />O cabo tem que ser igual ao que já está instalado
ou terá que ser diferente?
Colocar nas 5.1 ou basta nas frontais e central?

Aguardo novamente v/ respostas
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

É suposto que as tuas colunas estejam preparadas para bi-cablagem, pois eu não conheço esse modelo (colunas Wharfedale (5.1)), deves ter quatro entradas no painel traseiro das colunas. Se tiveres dão para bi-cablar.
Quando colocares os dois conjuntos de cabos, deves retirar a "chapa/arame" que faz a ligação médios/agudos com os graves nas entradas traseiras
Pela questão das "sinergias" é suposto usarem-se cabos da mesma marca e do mesmo modelo. Mas se estás para experiências, podes experimentar outras marcas, desde que o resultado final esteja ao teu gosto.
Muito sucintamente é isto.

cumps

Este tópico foi feito com electrões 100% recicláveis.
joaocbranco
Fanático
Fanático

Post by joaocbranco »

Julgo que é mais seguro não te pores em "aventuras" com cabos diferentes.

Podes usar bi-cablagem nas surround mas, com bons cabos isso fica caríssimo e, se mesmo em relação às frontais a vantagem da bi-cablagem é questionável, imagina o que dizer quando ela é aplicada nas surround que são canais menos exigentes.

Sinceramente ainda acho que, a não ser que já se tenha cabo a mais em casa, a abi-cablagem é um mau investimento tendo em conta as vantagens que eventualmente possa trazer...
Xavier
Entusiasta
Entusiasta

Post by Xavier »

Quanto tive umas Mission de Chão que permitia bi-cablagem, estas tocavam melhor com duas passagens de cabo. Como o receiver tinha duas saidas para as frontais (A e B) até tornou a tarefa mais fácil.
Claro que não há melhor do que experimentar.
Utiliza cabos iguais.

J Xavier

"Is it Real?"

My system:

http://forum.dvdmania.org/Users/userdet ... sp?ID=1894
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DeltaFox »

... no meu caso tinha (agora não estão bi-cabladas) melhor som com cabos diferentes do que com cabos iguais. Mas experimenta com cabos iguais...

<b><i>David Ferreira</i></b>
<hr noshade size="1">
Delta Fox Home Page
http://7mares.terravista.pt/deltafox/
Meu sistema...zito !
http://forum.dvdmania.org/Users/userdet ... asp?ID=733

Post Reply