Filmes de Terror

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

Penso que não são particularmente as mensagens, pois na maioria dos casos são irrelevantes: o alcoolismo e estado de demência no caso de Jack no The Shining, a questão religiosa no Exorcista e o medo do desconhecido e de um assassino como forma de desvendar um crime.
Na minha opinião penso que o efeito dos filmes que mencionaste foi atingido ao nível da mestria de realização e direcção de actores. É nestes que está o enfase da tensão. O nucleo da história.
Se vires bem, é um pouco irrelevante o facto de no final a personagem atingir ou não o objectivo ao qual se propos, pois na realidade sabemos que é sempr eum filme, o que faz a diferença são as situações e trama em que esta se encontra no sentido de se ver em ambientes e acções que na normalidade seriam consideradas aterradoras.
Os três filmes estão construidos de um ponto de vista mais psicológico que visual, tendo como base um guião forte e bem construido ao nível das personagens e das crises pelas quais estas se encontram: se repararem todas as personagens destes filmes têm algo por resolver ou estão em conflicto consigo próprias: Jack em relação a conseguir-se manter sóbrio para desempenhar as suas funções como responsável do hotel, Clarice devido ao seu passado tem dúvidas psico-patológicas quanto às suas capacidades e desempenho de funções num trabalho onde o dominio é do sexo oposto, e o desgraçado do padre no Exorcista - do qual não me recordo o nome - que começa a pôr em causa um bem adquirido: a religião e a fé em deus.
Compreendo que isto seja visto como "mensagens morais", mas é mais um núcleo de tensões que nos filmes resulta como uma mais valia dramática na qual o espectador consegue criar um paralelismo e afinidade com os personagens interveninentes.

A longividade existente entre estes e outros filmes é portanto de fácil compreensão, seria impossível ver personagens mais jovens e com menor experiência artistica a verem-se embrulhadas num conflicto desta ordem. Nem faria sentido para o espectador, pois não vejo forma de alguém depositar credibilidade psicológica numa teen mamalhuda a correr no escuro. É o puro cliché, chato e previsivel.

No outro lado da moeda, temos os filmes de série B, gore, slashers, giallos, etc. Que têm um sustento artistico mais reduzido e que vivem maioritariamente dos devaneios dos realizadores em tentar criar algo diferente e extravagante, algo que abane o sistema. Isto é décors fora do vulgar, iluminação demasiado contrastada (vulgo, rebentar), etc.
O que é sempre de louvar pois estas influências sentem-se no cinema mainstream, e muitas ideias são plagiadas, senão totalmente roubadas posteriormente. Comum exemplo do cinema asiático e das diferenças d cultura a serem adaptadas por hollywood.
O que considero de interessante nesta categoria é o facto dos filmes se assumirem tal como são. Não tentarem ser algo que não são. Não são pretenciosos. São maus por serem maus, ou o ambiente é tão esforçado que cai no gozo, temos o suprasumo disto no caso do Evil Dead, que num todo é um filme excelente, mas cheio de pequenos erros de continuidade, que no entanto tem uma realização brilhante e inovadora.

Existe muito a dizer.. Só achei por bem dar a minha opinião por achar que não são exclusivamente as mensagens que fazem do filme algo "assustador". É bastante relativo, e no caso do terror, pode ir muito para além disso.



Cumprimentos,
[CR]

Light Against Time: http://moreira.instantlogic.com/
Abyss Magazine Web-Tunnels: http://fade.to/abyssmagazine
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

1º The Changeling - continua a ser o meu favorito, porque me assusta sempre. Mas é obrigatório ser visto ás escuras, sózinho, de madrugada e com o botão da luz bem longe.

2º The Haunting (1962) - Idem. A prova de que nem se precisa ter efeitos especiais num filme para assustar. Basta um realizador competente, som perturbante, uma musica creepy e um grande trabalho de camera.

3º The Entity - Brrrrr, excelente filme perturbante sobre uma mulher atacada por uma entidade invisivel. Li um artigo no ano passado sobre isto e parece que este é um dos casos "paranormais" mais bem investigados pela ciência (daquela a sério mesmo). Ja leva mais de vinte anos de investigação e segundo os responsáveis os resultados só serão publicados no dia em que conseguirem explicar o que se passa com a senhora, pois os ataques continuam apesar de agora serem muito espaçados.
Consta que o filme é muito fiel aos acontecimentos, excepto na espectacularidade da experiência final mostrada no filme, embora tenha sido efectuada nesses moldes.

4º Audrey Rose - Um filme assustador sobrenatural, que nem precisa da presença do Mal para meter medo. Uma história excelente sobre reencarnação novamente dirigida pelo mesmo realizador do The Haunting e que só não é perfeita, porque isso está no segundo livro que nunca foi adaptado para cinema. Vejam este filme e leiam a sua continuação em livro "For love of Audrey Rose".
Anthony Hopkins no papel de pai atormentado.
Contem uma ou duas cenas inesqueciveis...brrr.

5º The Fog - O meu filme favorito do Carpenter. Cenarios costeiros, historias de marinheiros e mortos vivos que nem se vêem tal é a quantidade de nevoeiro. Mas tem um ambientezinho perfeito.

6º The Thing - E mais um do Carpenter. Perturbante apesar da quantidade de efeitos especiais. Grande banda sonora minimalista. Um clássico.

7º The others - Finalmente um filme de terror moderno como deve ser. Facil de se adivinhar o final, mas muito bom.

8º The Sixth Sense - Idem, apesar de não ter adivinhado o final pois acho que ainda estava demasiado ocupado a tremer com a cena da miudinha com o vómito.

9º Poltergeist - A prova de que uma quantidade brutal de efeitos especiais não têm obrigatóriamente que tornar um filme rasca e banal. Está tudo numa boa história. Ambiente excelente e continua a meter respeito. O cinema de pseudo-terror moderno cheio de Cgis

10º Evil Dead - Quando o vi na altura por volta de 1984, assustou-me á brava porque nunca se tinha visto nada assim. Agora depois de ouvir o comentário audio do Bruce Campbell o efeito já não é bem o mesmo.
Mas é um marco e provavelmente o unico bom filme do Raimi.

11º The Shinning - Brrrrrrr, brrrrrrr, brrrrrrr. Livro péssimo, grande filme. O Kubric acertou em cheio na palha que retirou da história e naquilo que aproveitou.


Quanto ao famoso Exorcista, decididamente eu devo ter sido a unica pessoa que passou por este filme se me afectar minimamente. E vi-o mesmo em puto, por volta de 1984 quando levaram uma semana a publicita-lo na Rtp 1, com avisos para as pessoas que sofriam de coração não verem a emissão e tudo e mais alguma coisa. As revistas estavam cheias de artigos sobre os perigos do filme, etc.
A verdade é que não me assustou absolutamente NADA. Não houve nada que me impressionasse mesmo na altura. Não faço ideia porquê.
Um amigo meu que nem sequer é católico/cristão por exemplo nem pode ouvir falar no filme pois diz que o assusta terrivelmente.
Sinceramente não percebo.
Embora o ache um filme excelente. E a edição dvd dos 25 anos é fantastica com pilhas de extras. Esqueçam a versão imbecil do Directors Cut cheia de cgis desnecessários.

E já agora, alguém se recorda de uma coisa chamada em portugal "A NOITE DOS FACAS LONGAS" ?
Foi muito popular no nosso país no inicio dos anos 80, e esteve vários meses em exibição (coisa extremamente rara) em Lisboa e no Porto (sim porque nessa época o resto do país só tinha direito a Trinitás e Bud Spencers nos cinemas).
É um filminho com um ambiente excelente com o Vicent Price, o Peter Cushing e muitos outros veteranos da Hammer, sobre um escritor que vai passar umas semanas num velho casarão para poder escrever um livro em paz. E claro que na casa se passam coisas estranhas....
Mas mais estranho ainda é o final, que na altura foi assim uma espécie de final-Sexto Sentido da altura e que toda a gente comentava.
Alguem se lembra disto? Haverá em dvd ?
A minha cópia vhs ja ta muito gasta.

Alquimista - 34 anos neste mundo e até agora ainda não fui expulso.

<b>FOTOS - Praias "secretas" e não só.</b>
<b>MAPAS - Praias "secretas", (peçam-me o login).</b>
<b>DESENHOS, Ilustrações & Esboços - 1991-2002</b>
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by alquimista</i>
<br />1º The Changeling - continua a ser o meu favorito, porque me assusta sempre. Mas é obrigatório ser visto ás escuras, sózinho, de madrugada e com o botão da luz bem longe.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Tanta gente fala deste filme, tenho de arranjar maneira de o ver.


<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by alquimista</i>
<br />2º The Haunting (1962) - Idem. A prova de que nem se precisa ter efeitos especiais num filme para assustar. Basta um realizador competente, som perturbante, uma musica creepy e um grande trabalho de camera.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Por acaso revi este há pouco tempo. o The Haunting original tem uma das melhores fotografias de todos os tempos! Fiquei parvo quando soube que não há absolutamente edição nenhuma em DVD. Eu tenho em vhs e mesmo assim, a imagem é clara como cristal, limpinha e o homem tira grandes ângulos e moviementos da sua manga. A cena da porta será sempre a minha favorita.


<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by alquimista</i>
<br />10º Evil Dead - Quando o vi na altura por volta de 1984, assustou-me á brava porque nunca se tinha visto nada assim. Agora depois de ouvir o comentário audio do Bruce Campbell o efeito já não é bem o mesmo.
Mas é um marco e provavelmente o unico bom filme do Raimi.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

O único bom filme de Raimi? Ou não viste ou estás-te a esquecer do A Simple Plan! Esse é um que ninguém objectivo pode considerar mau.

Ludovic Mestre
"Epá, tá aqui um cheiro esquisito..."
"É esquisito, é... hehe Made in Marrocos!"
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Ooops não vi esse.

Alquimista - 34 anos neste mundo e até agora ainda não fui expulso.

<b>FOTOS - Praias "secretas" e não só.</b>
<b>MAPAS - Praias "secretas", (peçam-me o login).</b>
<b>DESENHOS, Ilustrações & Esboços - 1991-2002</b>
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7428
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Post by Cabeças »

lud, o "The Haunting" está editado em dvd, sim! Onde ouviste dizer que não?!

Aliás tem uma excelente edição, com legendas em pt à venda na DVD GO, é essa que tenho:

http://www.dvdgo.com/product.asp?catgid ... eproduct=1



Cabeças
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Cabeças</i>
<br />lud, o "The Haunting" está editado em dvd, sim! Onde ouviste dizer que não?!

Aliás tem uma excelente edição, com legendas em pt à venda na DVD GO, é essa que tenho:

http://www.dvdgo.com/product.asp?catgid ... eproduct=1



Cabeças
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

err.... realmente... [:I]

Na amazon.co.uk está mais barato:
http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/ASI ... 01-4803848


EDIT: ah, pensei que a inglesa fosse a mesma que a espanhola mas nao é. A da amazon não tem legendas em português.

Ludovic Mestre
"Epá, tá aqui um cheiro esquisito..."
"É esquisito, é... hehe Made in Marrocos!"
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

Também revi o The Haunting recentemente e está no top dos melhores filmes. A cena inicial da tipa a subir as escadas e a enforcar-se está LINDA! O plano estático dos pés pendurados no ar... argh! Adoro o filme.

Depois também têm o Gabinete do Dr. Caligari.. Que também é interessante considerando a época e se gostam de clássicos tipo Nosferatu.

Cumprimentos,
[CR]

Light Against Time: http://moreira.instantlogic.com/
Abyss Magazine Web-Tunnels: http://fade.to/abyssmagazine
Ribeiro
Fanático
Fanático
Posts: 766
Joined: December 31st, 2003, 9:31 pm

Post by Ribeiro »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by lud81</i>

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by alquimista</i>
<br />1º The Changeling - continua a ser o meu favorito, porque me assusta sempre. Mas é obrigatório ser visto ás escuras, sózinho, de madrugada e com o botão da luz bem longe.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Tanta gente fala deste filme, tenho de arranjar maneira de o ver.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Para quem não saiba, na dvdgo também está uma edição (que já esteve a 11€) deste filme, a 21€ e com legendas em pt. Poucos extras.


<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">E já agora, alguém se recorda de uma coisa chamada em portugal "A NOITE DOS FACAS LONGAS" ?
Foi muito popular no nosso país no inicio dos anos 80, e esteve vários meses em exibição (coisa extremamente rara) em Lisboa e no Porto <hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

<i>"House of the Long Shadows"</i>. Um clássico que ainda não consegui ver.[:)]

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0085693/


<font color="black"> <font face="Comic Sans MS">Dário Ribeiro</font id="Comic Sans MS"> </font id="black"> [:)] <font color="black"><font face="Comic Sans MS">Coimbra</font id="Comic Sans MS"></font id="black">
thirtysomething
Iniciado
Iniciado
Posts: 115
Joined: January 17th, 2004, 2:26 am
Location: Portugal

Post by thirtysomething »

Dos anos 60, os ja mencionados, mas profundamente distintos "The Haunting" (fujam do abominavel remake) e "Night of the Living Dead" ( o unico filme de horror que ainda nao tive coragem de rever - o impacto foi brutal); um filme obscuro de 62, que gravei do canal Arte, depois de descobrir que era objecto de culto: "Carnival of Souls", super <i>low budget</i>, actores amadorissimos, historia atabalhoada, mas uma fotografia preto e branco divina, uma atmosfera arrepiante e algumas imagens inesqueciveis.

Da decada de 70, tambem gosto muito do "Audrey Rose", mas o final desiludiu-me imenso, embora nao tenha lido o tal 2º livro de que fala o alquimista; tal como a ele, tambem o "Exorcista" me deixou completamente indiferente. Adoro: "Halloween", do Carpenter, um daqueles filmes em que o minimalismo faz milagres; "Carrie", do Brian de Palma que, pelo contrario, prima pelo excesso mas, estranhamente, talvez pela sensibilidade da interpretaçao da Sissy Spacek, acaba por tocar fundo a nivel emocional.

Nos anos 80, houve muita coisa, alguns ja mencionados, mas saio em defesa de um filme de que quase ninguem gosta, nao sei porque; ok, e uma ma adaptaçao do King, mas para mim tem das atmosferas mais claustrofobicas e angustiantes que alguma vez vi: "Pet Sematary" (Cemiterio Vivo). O miudo, entao, depois de "zombificado", e aterrador!
Ha uma fita muito gira que vi para ai em 87, "A Noite dos Arrepios" (Night of the Creeps), serie B de homenagem a todo o ambiente dos <i>fifties</i>, feito sem grandes meios mas muito entusiasmo. Deve haver em DVD, vou investigar.

E tambem gosto muito do expressionismo alemao do tempo do mudo, como os filmes mencionados pelo Count Raven, "Caligari" e "Nosferatu".

Guida, Lisboa
User avatar
dawnfrost
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 318
Joined: September 17th, 2003, 3:31 am
Location: Coimbra

Post by dawnfrost »

"House of the Long Shadows" / "A NOITE DOS FACAS LONGAS"

Também ando para ver esse filme já faz muito tempo.

Ontem vi o meu segundo filme do Brian Yuzna, "Fausto", anteriormente só ainda tinha visto o "Society". Apesar de ter achado "fausto" melhor que o "society", ainda assim acho que falta qualquer coisa aos filmes de Yuzna para conseguir gostar deles, que me perdoem os fãns do mesmo.
Não sei bem como precisar, mas acho que falta aquela atmosfera pesada e uma boa dose de suspense gélido nos filmes de Yuzna para gostar do género de terror dele. No entanto, como ainda só vi estes dois filmes, reconheço que a minha opinião pode estar a ser muito redutora.
Se houver aqui algum fãn do mesmo e ou conhecedor dos seus filmes, digam-me quais os filmes dele que mais recomendam, tirando estes que já vi.

Cumprimentos

Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
Ribeiro
Fanático
Fanático
Posts: 766
Joined: December 31st, 2003, 9:31 pm

Post by Ribeiro »

Do Brian Yuzna, ainda só consegui ver o <i>"The Dentist"</i>.
Achei o filme razoável (o titulo do filme explica quase tudo) mas fiquei com curiosidade para conhecer outras fitas dele, principalmente o <i>"Necronomicon"</i>.

Inspirado por H.P. Lovercraft, <i>"Necronomicon"</i> é um filme dividido em 4 "partes": Brian Yuzna filma a 1ª e a 4ª parte, Christophe Gans a 2ª parte e Shusuke Kaneko a 3ª parte.
O resultado final divide opiniões.

<font color="black"> <font face="Comic Sans MS">Dário Ribeiro</font id="Comic Sans MS"> </font id="black"> [:)] <font color="black"><font face="Comic Sans MS">Coimbra</font id="Comic Sans MS"></font id="black">
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Da decada de 70, tambem gosto muito do "Audrey Rose", mas o final desiludiu-me imenso, embora nao tenha lido o tal 2º livro de que fala o alquimista;<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Quando tiveres oportunidade de o ler, vais ficar a gostar mais do final do filme, pois ele é na realidade a parte do meio da história que no segundo livro fica realmente imaginativa e com um final fantastico. Foi mesmo pena não terem filmado o segundo livro.
Fica-se tal como no K-Pax com uma introdução em filme, mas nunca se irá ver a parte da historia que realmente é a mais imaginativa.
Mas o filme continua bom na mesma e muito recomendável.


Ainda a propósito de filmes esquecidos, existe um fabuloso que é impossivel de ser econtrado quer em vhs e muito menos em dvd, seja em que região for. Não existe.
Falo do fabulosamente atmosférico, THE LADY IN WHITE, com o puto do "A Testemunha" e aquela actriz de comédia do "Soap", a Catherine Helmond, que aqui faz de alma penada e é simplesmente arrepiante.
Um filme de Robert Lloggia que desapareceu pura e simplesmente do mercado e uma das melhores historias de fantasmas de sempre no cinema na minha opinião. O final feliz quebra um bocado a atmosfera de medo, mas até lá chegar prega uns bons sustos e melhor ainda, assusta mesmo.
As partes com o fantasma e a criancinha são perfeitas. Outro daqueles para se ver sózinho e as escuras.
Acho que ainda existe por aí em vhs nos clubes de video. Hmmm...que boa ideia.......[:D]
Se alguem descobrir isto em dvd , avise-me.[;)]

Alquimista - 34 anos neste mundo e até agora ainda não fui expulso.

<b>FOTOS - Praias "secretas" e não só.</b>
<b>MAPAS - Praias "secretas", (peçam-me o login).</b>
<b>DESENHOS, Ilustrações & Esboços - 1991-2002</b>
lemor
Fanático
Fanático
Posts: 644
Joined: October 15th, 2003, 12:27 pm

Post by lemor »

Um dos filmes de terror que marcou minha adolescência:
"Funhouse" — um dos filmes mais aterradores de todos os tempos — de Tobe Hooper.

<b>Nunca discutas com um idiota: primeiro, arrasta-te até ao seu
nível e depois, ganha-te em experiência. </b>
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Um que me ia fazendo ter um ataque cardíaco quando puto foi o ROSEMARY´S BABY do Polansky.
Embora o tenha revisto muito mais tarde e o tenha achado muito decepcionante.
A mãe de um amigo meu foi ver o filme ao cinema na altura da estreia quando estava grávida e passou-se completamente. Deve ser por isso que esse meu amigo ainda é mais ateu do que eu. Efeitos secundários do filme certamente.

Alquimista - 34 anos neste mundo e até agora ainda não fui expulso.

<b>FOTOS - Praias "secretas" e não só.</b>
<b>MAPAS - Praias "secretas", (peçam-me o login).</b>
<b>DESENHOS, Ilustrações & Esboços - 1991-2002</b>
User avatar
Francesco Zappa
Fanático
Fanático
Posts: 595
Joined: April 1st, 2004, 4:48 pm
Location: por aí

Post by Francesco Zappa »

Alquimista,

o The Lady in White é do Frank LaLoggia (o Robert Loggia é o actor do Wild Palms, entre outras coisas), e também não o consigo encontrar à venda, só no Amazon mas pedem preços irreais, no mínimo 65$, e isto nos usados. [:(!][:(!]

Quanto ao Rabid, também gosto, apesar de não ser dos meus preferidos do Cronenberg, de quem sou fã. Mas esqueceram-se foi de dizer que a actriz é a Marilyn Chambers, estrela porno do clássico Behind the Green Door, pode ser que assim cative ainda mais o pessoal para ver [:D][:D]

----------------------------------------------------------------
Manuel

"All mushrooms are edible. Some of them just once."
----------------------------------------------------------------

Post Reply