Film-Noir
Moderators: waltsouza, mansildv
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by thirtysomething</i>
<br />[quote]
dawnfrost:
o "film noir" foi um termo inventado por criticos franceses para descrever um genero que marcou Hollywood nos anos 40/inicio de 50, caracterizado por um tom sombrio e pessimista. Os filmes centravam-se habitualmente no submundo do crime e da corrupçao, e os herois (mas tambem os viloes) eram personagens cinicas e desiludidas, com um passado de que nao se conseguiam desligar (e cujo futuro era normalmente inexistente). Os protagonistas masculinos eram com frequencia vitimas de mulheres fatais e de um destino inescapavel.
Em termos de estilo, sao filmes em que a noite impera, e onde a iluminaçao, com enfase nas sombras, acentua o fatalismo da historia.
Todos os filmes mencionados neste thread sao optimos, mas ha muitos mais que podes descobrir se estiveres interessado. Ha tambem titulos mais recentes: alem do muito citado "Chinatown" (Polanski,74), ha por exemplo o "Noites Escaldantes" (Body Heat, Lawrence Kasdan, 81) ou, mais recentemente, "A Ultima Seduçao" (The last seduction, John Dahl,94). De qualquer modo, aconselho-te vivamente os do periodo classico[^].
Desculpa se fui muito didactica, mas como ja disse, este e um genero da minha predilecçao, que estudei com alguma profundidade...[:)]
Guida, Lisboa
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Obrigado pela explicação, muito interessante mesmo. Gostava, no entanto de colocar uma pergunta. Não podemos considerar o filme "Casablanca" como um filme "noir" igualmente? Parece-me ter algumas das caracteristicas que referiste.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
<br />[quote]
dawnfrost:
o "film noir" foi um termo inventado por criticos franceses para descrever um genero que marcou Hollywood nos anos 40/inicio de 50, caracterizado por um tom sombrio e pessimista. Os filmes centravam-se habitualmente no submundo do crime e da corrupçao, e os herois (mas tambem os viloes) eram personagens cinicas e desiludidas, com um passado de que nao se conseguiam desligar (e cujo futuro era normalmente inexistente). Os protagonistas masculinos eram com frequencia vitimas de mulheres fatais e de um destino inescapavel.
Em termos de estilo, sao filmes em que a noite impera, e onde a iluminaçao, com enfase nas sombras, acentua o fatalismo da historia.
Todos os filmes mencionados neste thread sao optimos, mas ha muitos mais que podes descobrir se estiveres interessado. Ha tambem titulos mais recentes: alem do muito citado "Chinatown" (Polanski,74), ha por exemplo o "Noites Escaldantes" (Body Heat, Lawrence Kasdan, 81) ou, mais recentemente, "A Ultima Seduçao" (The last seduction, John Dahl,94). De qualquer modo, aconselho-te vivamente os do periodo classico[^].
Desculpa se fui muito didactica, mas como ja disse, este e um genero da minha predilecçao, que estudei com alguma profundidade...[:)]
Guida, Lisboa
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Obrigado pela explicação, muito interessante mesmo. Gostava, no entanto de colocar uma pergunta. Não podemos considerar o filme "Casablanca" como um filme "noir" igualmente? Parece-me ter algumas das caracteristicas que referiste.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
-
- Iniciado
- Posts: 115
- Joined: January 17th, 2004, 2:26 am
- Location: Portugal
Eumenides, tambem adoro o "L.A. Confidential" mas, de facto, e´ uma pena aquele <i>happy end...</i>
Bogart, belissima selecçao tambem (ja agora: "Anjo ou Demonio" (Fallen Angel) e´ realmente do Preminger; "Where the sidewalk ends" chamou-se "O castigo da justiça" e o fabuloso "Woman in the Window" teve o inteligente titulo portugues de "Suprema Decisao"... E claro que o "Postman" de 46 (por ca´ chamado "O destino bate `a porta") e´ o definitivo! [;)]
Quanto ao "Casablanca", dawnfrost, e´ um caso interessante: tem realmente varias caracteristicas do filme negro (heroi solitario, cinico e desencantado, personagens assombradas pelo passado, produzido na epoca de ouro do <i>noir</i>,e com 3 dos mais representativos actores do genero:Bogart, Peter Lorre e Sidney Greenstreet). E no entanto... nao e´ classificado como tal, nem penso que o seja. A verdade e´ que a personagem de Ingrid Bergman nao e´ uma <i>femme fatale</i>, e aquele final presta-se a muitas interpretaçoes, sem a desolaçao necessaria para o incluir nessa categoria (normalmente a indicada e´ Drama/Romance).
O que dizem os outros forenses?
Guida, Lisboa
Bogart, belissima selecçao tambem (ja agora: "Anjo ou Demonio" (Fallen Angel) e´ realmente do Preminger; "Where the sidewalk ends" chamou-se "O castigo da justiça" e o fabuloso "Woman in the Window" teve o inteligente titulo portugues de "Suprema Decisao"... E claro que o "Postman" de 46 (por ca´ chamado "O destino bate `a porta") e´ o definitivo! [;)]
Quanto ao "Casablanca", dawnfrost, e´ um caso interessante: tem realmente varias caracteristicas do filme negro (heroi solitario, cinico e desencantado, personagens assombradas pelo passado, produzido na epoca de ouro do <i>noir</i>,e com 3 dos mais representativos actores do genero:Bogart, Peter Lorre e Sidney Greenstreet). E no entanto... nao e´ classificado como tal, nem penso que o seja. A verdade e´ que a personagem de Ingrid Bergman nao e´ uma <i>femme fatale</i>, e aquele final presta-se a muitas interpretaçoes, sem a desolaçao necessaria para o incluir nessa categoria (normalmente a indicada e´ Drama/Romance).
O que dizem os outros forenses?
Guida, Lisboa
- Francesco Zappa
- Fanático
- Posts: 595
- Joined: April 1st, 2004, 4:48 pm
- Location: por aí
Para mim não, por uma simples razão (nunca é assim tão simples mas enfim), Casablanca deixa uma mensagem de esperança e optimismo. Na mítica cena final ficamos com um sensação de salvação das personagens. No film noir a perdição imperava, as suas personagens estavam para além de qualquer salvação, estavam marcadas do princípio ao fim sem nunca se conseguirem libertar desse destino.
----------------------------------------------------------------
Manuel Teixeira
"Virgin wool comes from ugly sheep"
----------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------
Manuel Teixeira
"Virgin wool comes from ugly sheep"
----------------------------------------------------------------
Casablanca não é considerado um "film-noir" na sua acepção mais usual talvez por haver uma clara separação das personagens entre "bons" e "maus". Com excepção de Rick e de Louis, cuja motivação num e atitude outro nem sempre é transparente, todos os outros ou são pró-nazi ou pró-liberdade. Num film-noir essa separação não é tão linear, todos ou quase todos os personagens têm algo a esconder, predomina a ambiguidade moral, a corrupção, a indiferença, tudo isto numa cidade onde tudo tem um preço.
P.S. Acrescento ainda alguns filmes que têm algo de film-noir na sua filosofia:
"The Big Heat" de Fritz Lang
"Stranger on the Third Floor" de Boris Ingster
"Sorry, Wrong Number" de Anatole Litvak
"Blade Runner" de Riddley Scott
De Wim Wenders temos "Hammett", um filme que é uma homenagem ao policiário negro e a Dashiel Hammett.
P.S. Acrescento ainda alguns filmes que têm algo de film-noir na sua filosofia:
"The Big Heat" de Fritz Lang
"Stranger on the Third Floor" de Boris Ingster
"Sorry, Wrong Number" de Anatole Litvak
"Blade Runner" de Riddley Scott
De Wim Wenders temos "Hammett", um filme que é uma homenagem ao policiário negro e a Dashiel Hammett.
Gosto, mas não é do género de filmes que vejo mais.
Dos poucos que vi, o meu preferido é uma escolha já muitas vezes referida...
<i><b>Se7en</b></i> [^]
<font color="black"> <font face="Comic Sans MS">Dário Ribeiro</font id="Comic Sans MS"> </font id="black"> [:)] <font color="black"><font face="Comic Sans MS">Coimbra</font id="Comic Sans MS"></font id="black">
Dos poucos que vi, o meu preferido é uma escolha já muitas vezes referida...
<i><b>Se7en</b></i> [^]
<font color="black"> <font face="Comic Sans MS">Dário Ribeiro</font id="Comic Sans MS"> </font id="black"> [:)] <font color="black"><font face="Comic Sans MS">Coimbra</font id="Comic Sans MS"></font id="black">
In a Lonely Place, They Live by Night - <b>Nicholas Ray</b>
Sunset Blvd., Double Indemnity - <b>Billy Wilder</b>
The Third Man, Touch of Evil, The Lady from Shanghai - <b>Orson Welles</b>
The Maltese Falcon - <b>John Houston</b>
The Big Sleep - <b>Howard Hawks</b>
The Night of the Hunter - <b>Charles Laughton</b>
Laura - <b>Otto Preminger</b>
The Killing - <b>Stanley Kubrick</b>
Out of the Past - <b>Jacques Torneur</b>
The Big Heat, The Woman in the Window - <b>Fritz Lang</b>
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
Sunset Blvd., Double Indemnity - <b>Billy Wilder</b>
The Third Man, Touch of Evil, The Lady from Shanghai - <b>Orson Welles</b>
The Maltese Falcon - <b>John Houston</b>
The Big Sleep - <b>Howard Hawks</b>
The Night of the Hunter - <b>Charles Laughton</b>
Laura - <b>Otto Preminger</b>
The Killing - <b>Stanley Kubrick</b>
Out of the Past - <b>Jacques Torneur</b>
The Big Heat, The Woman in the Window - <b>Fritz Lang</b>
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
-
- Iniciado
- Posts: 115
- Joined: January 17th, 2004, 2:26 am
- Location: Portugal
Frances, ja tinha estranhado a tua ausencia neste topico! [;)]
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>originally posted by Frances</i>
...
The Night of the Hunter - <b>Charles Laughton</b>
...
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Absolutamente obrigatorio, sob pena de excomunhao! [:)]
Guida, Lisboa
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>originally posted by Frances</i>
...
The Night of the Hunter - <b>Charles Laughton</b>
...
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Absolutamente obrigatorio, sob pena de excomunhao! [:)]
Guida, Lisboa
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Frances</i>
<br />Só há pouco mais de duas horas é que tenho o pc arranjado... I´m back [:D]
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Também já tinha estranhado a tua ausência, assim com a do alquimista que nunca mais deu noticias. De certo aproveitou esta recente vaga de bom tempo para se render aos prazeres das praias do Algarve [:D][8D]. É bom ver-te de volta.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
<br />Só há pouco mais de duas horas é que tenho o pc arranjado... I´m back [:D]
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Também já tinha estranhado a tua ausência, assim com a do alquimista que nunca mais deu noticias. De certo aproveitou esta recente vaga de bom tempo para se render aos prazeres das praias do Algarve [:D][8D]. É bom ver-te de volta.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Thanatos</i>
<br />The Grifters do Stephen Frears<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Como é que me fui esquecer deste filme... muito bom [^]
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
<br />The Grifters do Stephen Frears<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Como é que me fui esquecer deste filme... muito bom [^]
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
-
- Especialista
- Posts: 1251
- Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
- Location: Lisboa/Sintra
Esqueceram-se de Jail Bait, a “obra-prima” do filme noir, versão série Z/Trash do mestre Ed Wood. [}:)]
Wood pode ser mais conhecido por “Plan Nine From Other Space” ou “Glen or Glenda”, mas Jail Bait, é para mim o seu melhor (ou será pior[}:)]) filme.
O twist final está muito bem conseguido.
um abraço
Wood pode ser mais conhecido por “Plan Nine From Other Space” ou “Glen or Glenda”, mas Jail Bait, é para mim o seu melhor (ou será pior[}:)]) filme.
O twist final está muito bem conseguido.
um abraço