Grandes Argumentos, Grandes Filmes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

alexnietzsche
Iniciado
Iniciado

Post by alexnietzsche »

desculpem não ter primeiro retomado ao objectivo do Cinema ou do realizador de cinema. Talvez seja benéfico rever e se possível reavaliar alguns conceitos para que possamos todos comunicar no mesmo código, sempre evitará juizos erróneos.

Acerca da modéstia,
por alexnietzsche, o inspirado.
Não puderam os nossos antepassados reparar ao longo de gerações no modo como os homens reagem à modéstia porque à modéstia não se reage. A modéstia não causa qualquer dano, não ofende, não vexa. Oh, como sempre lhes soam bem as palavras que lhes são dirigidas com modéstia!, não vão elas quase sempre acompanhadas de elogios às suas honras, perante a grande ou diminuta assistência? Na verdade, desejam tanto as honras que os seus pares lhes concedem como jamais aceitariam serem expostos a ridículo. Deste modo ensinaram o mundo – os potenciais rivais - a ver na modéstia um distinto sinal de educação.
Felizmente haverá sempre também homens que quando ouvirem falar com modéstia exclamarão «mais um adulador que não nos trás nada de novo; com este vamos ficar como estávamos; antes viesse alguém que nos cobrisse de ridículo com descobertas de peso; doutro modo como sairemos desta insalubre desaprendizagem.» Estes novos homens que assim sentem querem mais às descobertas, à verdade, que à modéstia. Quando expostos a ridículo por alguém que com provas os ensina, os possíveis risos dos outros não são chicotadas, pois o que desejam é a rara, audaz e sapiente imodéstia dos outros. Desejam-na porque querem mais ao saber e são mais modestos - na medida em que são menos orgulhosos – que os modestos que a professam por adulação, incultura e temor.

P.S.
Caro Fidel, se possível queira-me esclarecer quanto ao significado do seu "Oderint dum metuant" isso é alguma latinização de algum termo grego, mais uma locução latina das muitas por descobrir?

Já agora sabem a versão portuguesa do famoso LOL? sabem certa/ as palavras respectivas das iniciais LOL. para os que desconhecem A versão portuguesa do LOL é RCC!

I LOVE art
alexnietzsche
Iniciado
Iniciado

Post by alexnietzsche »

consultado o meu antigo dicionário de locuções latinas passo a trancrever
<font face="Arial Black">Oderint, dum metuant.</font id="Arial Black">
LATIM. <font face="Arial Black">Que me detestem, contanto q me temam.</font id="Arial Black"> ( Expressão do poeta Attius, citada por Cícero, - The Officiis, I, 28, 97 - e que pode servir de divisa, aos soberanos autoritários e confiados).

ODI PROFANUM VULGUS

I LOVE art
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

Acho que a tradução correcta não é detestem, mas sim odeiem. Detestem ver do latim "detestare" que significa amaldiçoar (acusar).

Oderint dum metuant
lemor
Fanático
Fanático

Post by lemor »

Alexnietzsche, isso tudo espremido é igual a zero...[xx(]
Perdes-te por não seres objectivo e enrolas-te em conversa fiada.[}:)]
Gostaríamos de ler algo com mais conteúdo (não precisas caprichar nas palavras difíceis)...[;)]
E se não estamos ao teu nível não te dês a trabalho de responder mais a post algum. Poupa-nos.[^]
alexnietzsche
Iniciado
Iniciado

Post by alexnietzsche »

Cuidado com as tendencias bipolares, esta não entendi.[?]

antes de encetar algum discurso acerca do objectivo do cinema, desejaria que me ajudassem a desvendar uma definição acertada da ideia universal de cinema, de todas, com a vossa ajuda, tentarei filtrar o melhor para chegarmos a consenso... Antes de nos lançarmos a escrever e postear acerca de cinema com bons argumentos, primeiro revisitemos a cinema em si, a ideia de cinema...
isto tb é para os apreciadores de filmes género RAMBO e PULP FICTION
[:D]

ODI PROFANUM VULGUS

I LOVE art
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

O teu semi-hómonimo era bipolar e a alternância entre o estilo de discurso que usas (a meio do mesmo) indica alguma têndencia para isso! [;)]

Oderint dum metuant
e_pog
Novato

Post by e_pog »

Caro JES,
não sei como uma pergunta tão simples como a sua e de tamanho interesse foi acabar nessa confusão toda que instalou-se...
Bem, eu não tenho a mínima pretensão de ser intelectual... Embora já tenha ouvida criticas a meu respeito nesse sentido (o de tentar ser uma...). estou-se perfeitamente nas tintas. O que é certo é que eu preciso de um certo estímulo intelectual...

Creio ser tão eclética na música quanto no cinema... Um bom filme pra mim, é apenas um bom filme. Não há receita de certeza (e se houvesse eu não a teria). Mas bons actores (é uma das coisas que mais avalio num filme), bons argumentos, boas imagens... Tudo isso e mais um toque de magia(na falta de uma boa definição para esse algo a mais).

Filmes que eu já vi mais de uma vez:
* Um filme com a jessica Lange- Music Box- a cena da caixa de musica que dá o nome ao filme...
* Amadeus- embora da ultima vez decepcionei-me um pouco...Com execpção do salieri (FANTÀSTICO)
* Moulin rouge - digam o que disserem, mas como musical é perfeito. A actuação da Nicole Kidman é 100%, a adaptação das musicas... Engraçado é forçarem a entrada de um argentino so para poderem pôr um Roxane em versão de tango :) A Nikole Kidman a cantar The Show Must Go On.
* Cinema Paradiso - sem comentários. Aquilo é cinema sobre o cinema sendo o próprio um Grande filme.
------------------------------------------
Dizem que o teatro é arte do Todo e o cinema é a arte do detalhe...
Um bom filme sempre nos deixa uma cena(pelo menos) da qual não esquecemos.
Paltoon(so vi 1 vez) quando o Charlie Sheen diz que aquelas pessas(vietnamitas) eram seres-humanos para outro soldado.
A missão -quando o Jeremy Irons resume Deus para o De Niro
Amadeus- quando o salieri diz que a musica de Mozart era a perfeição (uma nota a mais, uma nota a menos e estragaria tudo)...

O pianista- so vi 1 e não pretendo revê-lo, mas so pq é demasiado deprimente. quando ele toca para o alemão (é a cena clássica).

The Hours- quando o menino vê a mãe a ir embora (Juliane Moore).

Eu não lembro de todos agora... Mas há MUITO mais...
lemor
Fanático
Fanático

Post by lemor »

Alexnietzsche, diz lá a verdade.
És um daqueles criticos de cinema que escreve as suas opiniões e consegue fazer com que haja unanimidade na discordância dos seus palpites, não ?
e_pog
Novato

Post by e_pog »

Para entenderem melhor nosso novo participante:
http://afilosofia.no.sapo.pt/12.nietzsche.htm

Caro filosofo,
pode explicar-me a cena da chuva dos sapos em Magnólia? è que já ouvi várias interpretações...Mas nenhuma convenceu-me de verdade.
alexnietzsche
Iniciado
Iniciado

Post by alexnietzsche »

caro lemor,
(por acaso o lemur é um animal com quem simpatizo - tenho-os visto na TV nos canais da TVCABO - mas faço sempre confusão com os de pelagem branca e os cinzentos de cauda alinhada, têm nomes diferentes acho)
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"> És um daqueles criticos de cinema que escreve as suas opiniões e consegue fazer com que haja unanimidade na discordância dos seus palpites, não ?<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
[:D][:D]
há um livro intitulado "o manicómio da unanimidade", imagine-se lá, e diga-me o que aprenderia nesse mundo de iguais. No fundo quando desponta a discórdia com o toque do clarim ou do tambor a convocar as palavras criticas, se aprofundarmos bem o assunto, concluiremos que o que ambos defendiamos, como teses distintas e opostas, são complementares, semelhantes mesmo na sua essência...

Caro e_pog obrigado pelo link, há muitos outros, pois Nietzsche vende, há mesmo uma industria em torno de Nietzsche...
quanto à pergunta q me fez, vc tem uma apontaria dos diabos, de entre tantos filmes foi logo escolher um que não vi; por mero acaso nunca calhou comprar essa flor; prometo que tentarei ver esse filme brevemente para que enfim lhe possa satisfazer a curiosidade, desde já lhe digo que não espere mais visões ominiscientres, mesmo a Zaratustras e a Deuses elas são raras, mui fugazes e esquivas...

I LOVE art
e_pog
Novato

Post by e_pog »

Author Topic Page: 1 2 3 4 5 6 7 of 7
alexnietzsche
Novato

Portugal
12 Posts
Posted - 18/04/2004 : 22:43:51
--------------------------------------------------------------------------------

consultado o meu antigo dicionário de locuções latinas passo a trancrever
Oderint, dum metuant.
LATIM. Que me detestem, contanto q me temam. ( Expressão do poeta Attius, citada por Cícero, - The Officiis, I, 28, 97 - e que pode servir de divisa, aos soberanos autoritários e confiados).

ODI PROFANUM VULGUS

I LOVE art

Fidel
DVD Maníaco

1247 Posts
Posted - 18/04/2004 : 23:43:52
--------------------------------------------------------------------------------

Acho que a tradução correcta não é detestem, mas sim odeiem. Detestem ver do latim "detestare" que significa amaldiçoar (acusar).

Oderint dum metuant

lemor
DVD Maníaco

Portugal
811 Posts
Posted - 19/04/2004 : 00:06:10

Alexnietzsche, isso tudo espremido é igual a zero...
Perdes-te por não seres objectivo e enrolas-te em conversa fiada.
Gostaríamos de ler algo com mais conteúdo (não precisas caprichar nas palavras difíceis)...
E se não estamos ao teu nível não te dês a trabalho de responder mais a post algum. Poupa-nos.

alexnietzsche
Novato

Portugal
12 Posts
Posted - 19/04/2004 : 10:23:22

Cuidado com as tendencias bipolares, esta não entendi.

antes de encetar algum discurso acerca do objectivo do cinema, desejaria que me ajudassem a desvendar uma definição acertada da ideia universal de cinema, de todas, com a vossa ajuda, tentarei filtrar o melhor para chegarmos a consenso... Antes de nos lançarmos a escrever e postear acerca de cinema com bons argumentos, primeiro revisitemos a cinema em si, a ideia de cinema...
isto tb é para os apreciadores de filmes género RAMBO e PULP FICTION

ODI PROFANUM VULGUS

I LOVE art

Fidel
DVD Maníaco

1247 Posts
Posted - 19/04/2004 : 10:34:51

O teu semi-hómonimo era bipolar e a alternância entre o estilo de discurso que usas (a meio do mesmo) indica alguma têndencia para isso!

Oderint dum metuant

e_pog
Iniciado

93 Posts
Posted - 19/04/2004 : 11:18:27

Caro JES,
não sei como uma pergunta tão simples como a sua e de tamanho interesse foi acabar nessa confusão toda que instalou-se...
Bem, eu não tenho a mínima pretensão de ser intelectual... Embora já tenha ouvida criticas a meu respeito nesse sentido (o de tentar ser uma...). estou-se perfeitamente nas tintas. O que é certo é que eu preciso de um certo estímulo intelectual...

Creio ser tão eclética na música quanto no cinema... Um bom filme pra mim, é apenas um bom filme. Não há receita de certeza (e se houvesse eu não a teria). Mas bons actores (é uma das coisas que mais avalio num filme), bons argumentos, boas imagens... Tudo isso e mais um toque de magia(na falta de uma boa definição para esse algo a mais).

Filmes que eu já vi mais de uma vez:
* Um filme com a jessica Lange- Music Box- a cena da caixa de musica que dá o nome ao filme...
* Amadeus- embora da ultima vez decepcionei-me um pouco...Com execpção do salieri (FANTÀSTICO)
* Moulin rouge - digam o que disserem, mas como musical é perfeito. A actuação da Nicole Kidman é 100%, a adaptação das musicas... Engraçado é forçarem a entrada de um argentino so para poderem pôr um Roxane em versão de tango :) A Nikole Kidman a cantar The Show Must Go On.
* Cinema Paradiso - sem comentários. Aquilo é cinema sobre o cinema sendo o próprio um Grande filme.
------------------------------------------
Dizem que o teatro é arte do Todo e o cinema é a arte do detalhe...
Um bom filme sempre nos deixa uma cena(pelo menos) da qual não esquecemos.
Paltoon(so vi 1 vez) quando o Charlie Sheen diz que aquelas pessas(vietnamitas) eram seres-humanos para outro soldado.
A missão -quando o Jeremy Irons resume Deus para o De Niro
Amadeus- quando o salieri diz que a musica de Mozart era a perfeição (uma nota a mais, uma nota a menos e estragaria tudo)...

O pianista- so vi 1 e não pretendo revê-lo, mas so pq é demasiado deprimente. quando ele toca para o alemão (é a cena clássica).

The Hours- quando o menino vê a mãe a ir embora (Juliane Moore).

Eu não lembro de todos agora... Mas há MUITO mais...

lemor
DVD Maníaco

Portugal
811 Posts
Posted - 19/04/2004 : 12:03:46

Alexnietzsche, diz lá a verdade.
És um daqueles criticos de cinema que escreve as suas opiniões e consegue fazer com que haja unanimidade na discordância dos seus palpites, não ?

e_pog
Iniciado

93 Posts
Posted - 19/04/2004 : 12:09:55

Para entenderem melhor nosso novo participante:
http://afilosofia.no.sapo.pt/12.nietzsche.htm

Caro filosofo,
pode explicar-me a cena da chuva dos sapos em Magnólia? è que já ouvi várias interpretações...Mas nenhuma convenceu-me de verdade.

Caro alexnietzsche,
não se preocupe... Eu não costumo colocar ninguém no pedestal. A minha formação cristã e monoteísta não me permite fazê-lo.
Tás a curtir com a cara de toda a gente, não é?
Ou seria melhor, estás a fazer troça dos intervientes deste fórum?
lemor
Fanático
Fanático

Post by lemor »

Epah, tentas ser engraçado mas não passas de um misógino pedante.[xx(]
Não vás ao médico, não...
alexnietzsche
Iniciado
Iniciado

Post by alexnietzsche »

curtir troçar com terceiros são acções que abomino, jamais tive essa intenção, pelo contrário respeito e respeitarei todos os intervenientes do fórum; não obstante as palavras aladas mais contundentes sempre negligenciarei para o bem geral/cultural. Estou aqui porque acima de tudo aprendo, porque isto de ensinar é bom é para quem ganha dinheiro, como no tempo dos sofistas.

I LOVE art
Eumenides
Iniciado
Iniciado

Post by Eumenides »

Isto era muito mais interessante quando estávamos todos apenas a escolher os nossos argumentos favoritos [:)]

Forget it, Jake; it's Chinatown!
e_pog
Novato

Post by e_pog »

concordo consigo Eumenides.
Não vejo nada demais alguém esforçar-se para falar como no tempo de "Na época da inocência" ?
Por acaso, esqueci de referir este filme. Muito bom. Muito bonito.

Post Reply