UPSs e como proteger o vosso investimento ?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
joaocbranco
Fanático
Fanático

Post by joaocbranco »

Eu de electricidade não percebo nada, só sirvo para consultar chapinhas... [:I]
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by mcaetano</i>
<br />Mas confirma lá se tens algum disjuntor de 30A, ora vê lá se não são todos muito abaixo disso.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">Disjuntores tenho 4 de 10A e 6 de 16A. Na parte inferior do quadro (por baixo de 3 luzinhas espectaculares) está um grande que indica 40A. Há lá mais umas coisas que não percebo o que são [:I] e a marca do quadro é Hager... [:D]

Por fim, segundo o que está na factura, a potência contratada são 20,7kVA. Quanto é que isso dá em amperes não sei... [:I]
Cisco
Novato

Post by Cisco »

Mcaetano, desculpa lá, mas 3x220V [?]
Pensava que a EDP nos fornecia só 1x220Vac ou 3x380Vac. [:I]
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DeltaFox »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by joaocbranco</i>
Por fim, segundo o que está na factura, a potência contratada são 20,7kVA. Quanto é que isso dá em amperes não sei... [:I]
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Chiça, quanto pagas disso ?? Por aqui tenho os normais 3.45 (a potencia acima seria melhor) e chega !

Para quem tem necessidade de muita coisa ligada ao mesmo tempo pode ir para os 10.35 kw. Com esta potencia contratada podes ter TV, DVD, Microondas, secador de cabelo, grelhador, maq. lavar roupa, maq. lavar loiça, exaustor, aquecedor, frigorifico ligados ao mesmo tempo !

<b><i>David Ferreira</i></b>
<hr noshade size="1">
Delta Fox Home Page
http://7mares.terravista.pt/deltafox/
Meu sistema...zito !
http://forum.dvdmania.org/Users/userdet ... asp?ID=733
mcaetano
Fanático
Fanático

Post by mcaetano »

1X220v é uma fase
3x380v é trifasico ou seja são três fases iguais, com o mesmo comprimento de onda, com a mesma frequência mas desfazadas no tempo, resumindo 380v.
Quando tens por exemplo uma maquina de lavar que é manofasica, trabalha com uma fase e um neutro, éla é a 220v.
Quando tens um motor trifasico como alguns aparelhos de soldar ou outro qualquer, ele trabalha com as três fases sem neutro , o que fáz dele a 380v.
Nós em casa podemos ter uma máquina trifasica a trabalhar, desde que se faça uma puxada do quadro de onde venham as três fases para ligarem uma tomada diferente das vulgares que temos com uma fase e um neutro.

João tás a ver, só tens disjuntores de 16A, não fazia sentido teres uma entrada de 30A por fase se esses disjuntores te limitavam aos 16A.
Esse grandalhão em baixo é o diferencial de entrada do quadro do proprietário, para aceitar 30A por fase e uma vez que ligam lá as três fazes mais o neutro mais a terra ele teria que ter 90A e não 40A. 30+30+30
Já agora se reparares ele tem um botão mais pequenino com o simbolo da terra ou com um T escrito, de quando em vez comvem pressionar esse botão para ver se o diferêncial está bom, se estiver bom dispara e corta na totalidade a corrente em tua casa, se não fizer nada é melhor substituir pois não tá a proteger nada.

<b>There's someone in my head, but it's not me ...
</b>
<i><b>Falaindes falaindes e num sabendes o que dizendes </b></i>
http://www.pinkfloyd.co.uk/main.php?fla ... me=missing
mcaetano
Fanático
Fanático

Post by mcaetano »

Ó Rosado para mim até podes ter formação em foguetes espaciais que eu aposto contigo o que tu quiseres que uma máquina de lavar roupa doméstica não consome 10A, e não me fales em aquecer a roupa é que eu nem sei se tu sabes onde fica a resistencia da dita.
Quanto aos 30A por fase aqui não é permitido, se tu tens lá sabes, aqui não me deixam, tens a certeza que tens 30A por fase, não terás 30A na soma de todas, não terás 10A em cada uma?

</b>
Cisco
Novato

Post by Cisco »

Mcaetano, Obrigado pela explicação.[;)]
Mas continuo com a mesma duvida, é que a EDP não fornece 3x230Vac na rede doméstica, e penso que para fins industriais também não, mas vou tentar saber. De qualquer maneira não conheço nenhum aparelho para rede doméstica em Portugal que venha preparado para 3x230Vac.
Alguns motores eléctricos com alimentação 230/400V podem ser ligados a 3x230Vac mas só através de conversores electrónicos.
mcaetano
Fanático
Fanático

Post by mcaetano »

Olha rosado então tens disjuntores de 30A, por exemplo no caso do João ele disse que a secadora consome 16A, ele só tem disjuntores de 16A, quer dizer que tem um disjuntor só para a secadora e mesmo assim não dá por causa dos picos de arranque.
Ó João tens um disjuntor só para a secadora, outro só para a maquina da loiça , outro só para a maquina da roupa, ora vê lá como está.

Quanto ás várias potencias que podem ser contratadas eu tenho conhecimento disso, aliás costumo fazer assistências numa firma tão pequena que até tem um PT só para eles, imagina então a potencia que têm, agora o que eu disse e repito foi que para habitação na minha zona não dão mais de 16A por fase o que dá 48A ou os KVA que dizes, é que não sei se sabes o leque de possibilidades de instalação de potencias não está disponivel para todos, as habitações têm um, os establecimentos comerciais têm outro, as industrias outros e dentro de cada um vai variando com o tamanho e a função do establecimento.
Ó Rosado mas quando quiseres apostar quanto ao consumo já sabes eu tou disponivel, podemos testar as máquinas de lavar domesticas que quiseres, se ouver uma só que se aproxime dos 10A eu perco a aposta.
Tá a valer, vamos lá , tu é que és o tipo com formação eu sou só o rega bofes, vamos lá dinheiro na mesa.

O tipo que me disse das potencias é enfenheiro na EDP, outro que também tem a dita formação, ora bem deve ser das faculdades, queima o cerebro ás pessoas e depois falam de coisas que não sabem.

</b>
joaocbranco
Fanático
Fanático

Post by joaocbranco »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by DeltaFox</i><br />Com esta potencia contratada podes ter TV, DVD, Microondas, secador de cabelo, grelhador, maq. lavar roupa, maq. lavar loiça, exaustor, aquecedor, frigorifico ligados ao mesmo tempo !
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">O problema parece-me ser a porcaria do contador trifásico. Como não percebo nada destas coisas pensei que fazia sentido ter um trifásico, pensei que dessa maneira tinha mais potência disponível. Ora o que acontece e que, como cada fase apenas recebe apenas 1/3 da potência contratada e como é difícil racionalizar bem a distribuição do consumo pelas três fases, lá acabam por vir os aumentos de potência para evitar que o diferencial da companhia dispare só porque uma das fases foi sobrecarregada, ainda que as outras não tenham consumo nenhum...
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by mcaetano</i>
<br />Ó João tens um disjuntor só para a secadora, outro só para a maquina da loiça , outro só para a maquina da roupa, ora vê lá como está.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">Isso já me parece um trabalho mais qualificado do que apenas ler chapinhas, o melhor é deixa-lo para amanhã se não ainda ponho a casa toda as escuras... [;)]
Pato
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Pato »

Que maravilha de tópico que para aqui vai... [:p]

É uma coisa que nunca me passou pela cabeça, mas alinho... tenho Siemens e Bosch para testar! Aposto que as minhas máquinas lavam mais branco que as do Rosado.

Ficam com brancos mais profundos e extensos, além de que a roupa não apresenta nenhuma coloração. [^]

Para quando o teste? [}:)]

Dúvida: vou pedir a um electricista (na sei se é formado ou não [:o)]) para me fazer uma ligação dedicada para o meu sistema. Que cabo devo comprar, basta ligar só a 1 tomada ou devo ligar a 2, que disjuntor devo adquirir, etc etc...

Abraço

Pato

<b>"Most men and women are forced to perform parts for which they have no qualification."</b>
<i>Oscar Wilde</i>
mcaetano
Fanático
Fanático

Post by mcaetano »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by jrosado</i>
<br />
Em relação aos 30A, aposto o que quiseres. Afinal de contas eu nem tenho instalação trifásica, por isso são 30A para uma só fase!! ...

Ó Rosado tu com 30A numa só fase não ligas nada, a ver pelas tuas contas das chapinhas dos eletrodomesticos ligas a maquina de lavar roupa 10A, máquina de lavar loiça 10A e já não podes ligar a maquina de secar 16A, e se quiseres ligar o ferro da roupa 10A tens que passar a roupa a ferro ás escuras e sem tv, sem um rádio nem nada, caso estejam as máquinas de lavar ligadas.
Achas que é assim, olha o que vale é que não foste tu que fizeste o quadro eletrico, e o que vale é que a EDP te colocou aí as três fases, deixa lá isso para quem sabe e dedica-te ao que realmente percebes.

João muitas das vezes as pessoas optam por pedir um aumento de potencia instalada porque a corrente está mal distribuida pelas três fases , e estando uma sobrecarregada a corrente vai a baixo, enquanto as outras duas não se aproximam do máximo, antes de o fazer convem medir os consumos e ver, ainda o podes fazer e se for o caso baixar novamente a potencia instalada.

</b>
mcaetano
Fanático
Fanático

Post by mcaetano »

Ó Cisco, lá por teres corrente trifasica não significa que passes a ter 380v em vez de 220v, significa que tens três fases de 220v cada onde ligas os eletrodomésticos normalissimos a 220v.
Mas se pela eventualidade tiveres um poço por exemplo, e queres colocar um motor a tirar a água, imagina que o motor fica muito longe do deposito e tem de ser um motor potente, o que significa consumo elevado, se optares por um motor monofasico que consuma por exemplo 6A, o que estás a fazer? estás a sobrecarregar uma fase, se tiveres as fases certinhas a comsumir 12A cada uma, tiveres disponivel 16A para cada uma não consegues ligar o motor em qualquer deles a menos que alteres o quadro eletrico e redestribuas a corrente deixando uma fase em vazio para aguentar com o motor e as outras em carga.
Então podes optar por um motor trifasico que por exemplo que consumirá 2A por fase e liga-lo na boa sem alterar nada e sem sobrecarregar qualquer fase.
Percebeste?

"3x230Vac na rede doméstica, e penso que para fins industriais também não"
Olha informa-te lá bem , e o que te digo é que a EDP hoje em dia nem tão pouco fornece uma só fase para uma casa ou establecimento comercial ou industria, a EDP fornece sempre 3x220v variando unicamente a amperagem, mas informa-te lá e depois diz.

</b>
Pato
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Pato »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by jrosado</i>
<br />Pato, vê lá se eu te ligo mas é a 3 fases (desfasadas entre si de 120º cada o que dá os 380V)

Ligas o quê pah... na ligas nada, e mais a mais, tu na sabes fazer contas. O Caetano é que sabe e mai nada. [:p][:D]

Né Caetano amigo... amigo que ofereceu os pinos ao Pato! Amigo amigo... [;)]

<b>"Most men and women are forced to perform parts for which they have no qualification."</b>
<i>Oscar Wilde</i>

Post Reply