Inferno (1999) - Joaquim Leitão

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Inferno (1999) - Joaquim Leitão

Post by lud81 »

*** AVISO: ALGUNS SPOILERS ***

Já não via o filme desde a sua exibição cinematográfica em 1999 e vi ontem na Sic. O filme é deveras muito bom com excelentes interpretações que não soam a falso e um perfeito equilíbrio entre drama, melancolia e comédia.

Mas, epá, mais alguém tem dificuldades em seguir o argumento tintim por tintim?? É que eu a sério que acho o filme um pouco confuso... Vamos lá a ver...

- Eles decidem ir dar uma volta ao estrangeiro e acabam por ir exactamente ao clube do gajo a quem roubaram a droga e, além disso, é onde trabalha "o irmão" de Nina... Coincidências a mais...?
Bem, a este pode ser dado um desconto, visto serem comuns em filmes estas coincidências.

- Porque é que os espanhóis torturam aquele empregado de mesa, mergulhando-lhe a cabeça na piscina??

- Porque é que Nina está presa dentro de um quarto durante essa cena enquanto o bebé dela chora??

- Na cena em que Ruço vai na carrinha dos espanhóis, como é que os espanhóis sabem que Toni vem a caminho? E como é que sabem que é o carro dele que passa por eles?? Mais alguém acha isto estranho? É que Mané fez o código morse sem que ninguém reparasse por isso não há maneira de eles saberem que alguém vem a caminho...

Bem, de momento não me lembro de mais nada...

De resto, este é um filme, que à parte esses buracos de argumento, se o forem..., é muito bom, como já disse, pela excelente direcção de actores. Leitão saca uns close ups tremendos dos seus actores com intensas cargas dramáticas nas suas caras.
Na altura, Joaquim de Almeida foi nomeado por esse papel para um Globo de Ouro da Sic... Logo na altura eu achei isso esquisito, é moda nomear o Joaquim... qualquer filme que ele faça em Portugal é logo nomeado para melhor actor... Na minha opinião, quem devia ter sido nomeado para melhor actor por Inferno é o espectacular Júlio César que tem neste filme o papel da sua vida! Bem, isto talvez seja forte de dizer pois é o único filme dele que vi... Mas o papel dele é tão forte e perfeito que não hesito em dizer que é o papel da vida dele. O homem está um espectáculo e domina o filme todo, rouba todas as cenas em que participa. A maneira como passa de amigalhaço extrovertido na companhia dos amigos para a timidez demonstrada nas cenas com Cristina Câmara, sobretudo na piscina, é fenomenal.
É claro, todos os outros actores vão muito bem. Nicolau Breyner (Nunes), Rogério Samora (Toni), Carlos Santos (Carraça), Cristina Câmara (Nina), José Wallenstein (Hugo), Joaquim de Almeida (Alexandre) e os espanhóis.
Ana Bustorff, por outro lado, está muito mal... Não gosto nada da cena dela a partir o carro do marido...

Era um show uma Edição Especial de Coleccionador (sabem o que é isso, portugueses?) para este filme. Aqui vai o que eu faria se fosse eu a editar este filme em DVD [:)] :

- Total remasterização digital da imagem com correcção de cor. A cópia que passou ontem na Sic era miserável! O filme passa-se todo numa noite e é difícil perceber algumas imagens na escuridão.
Remasterização do som também.

- 2 comentários audio:
i) um com Joaquim Leitão e Tino Navarro.
ii) um com alguns elementos do elenco, nomeadamente Júlio César (claro!), Carlos Santos, Nicolau Breyner, Rogério Samora e Cristina Câmara.

- Um making of de uma hora no mínimo. Mesmo que não haja material, pode-se sempre fazer um making of como o de The Thing, que é basicamente muitos membros da equipa a contarem episódios da rodagem acompanhados por algumas imagens. E esse de The Thing dura 1 hora e meia.

- Documentário sobre a escrita da música com os Xutos & Pontapés (e aqui não me refiro à canção, mas à banda sonora propriamente dita).

- Umas entrevistas longas (15 minutos cada uma mínimo) e contínuas (nada daqueles ecrans pretos pelo meio) com actores e equipa técnica, e com os Xutos & Pontapés

- Video Clip dos Xutos.

- Trailers

- Inclusão de, pelo menos, duas faixas de legendas: uma com todos os diálogos legendados, outra com apenas os diálogos em espanhol legendados.

E penso que fico por aqui... O que acham do "meu" DVD? [:D]

Ludovic Mestre
"Este país não me merece." - José Castel Branco
mercury_boy
Entusiasta
Entusiasta

Post by mercury_boy »

Bem... o filme nunca me despertou atenção, logo, não sei se é bom ou não, mas mesmo assim não me desperta a atenção.

Mas... acho que uma edição portuguesa de um DVD assim era um INFERNO DE TENTAÇÃO [8D]

<b>"And In The End
The Love You Take
Is Equal To The Love You Make"

<i>(John Lennon / Paul McCartney)</i>
</b>
bodhi
Iniciado
Iniciado

Post by bodhi »

Concordo absolutamente contigo quanto ao Júlio César, ó lud81.[;)]
Mas quanto a edições em dvd, a que eu mais gostaria de ter com respeito a filmes portugueses, era a do <b>Encontros Imperfeitos (1993)</b>[8D]
http://www.imdb.com/title/tt0106813/.

"To Be Continued..."
Bodhisattva (Coimbra)
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Ricardo Ribeiro »

Vi hoje este filme, adorei. Bom, adorei no sentido em que passei duas horas bastante divertidas. Cumpriu a sua missão.

Não senti os problemas com o argumento que o Lud descreveu. Vamos a isso.
- Eles decidem ir dar uma volta ao estrangeiro e acabam por ir exactamente ao clube do gajo a quem roubaram a droga e, além disso, é onde trabalha "o irmão" de Nina... Coincidências a mais...?
Ora bem. É a Nina que os conduz lá, portanto, a questão do irmão dela fica desde logo esclarecida. Ela simplesmente aproveitou a boleia para se juntar à família. Não apenas ao irmão mas também à pequena filha. Segundo: onde foste buscar a ideia que o clube é do homem!? Nada disso. O homem e o seu gang seguem-nos até lá. Ele conhecia o clube? Talvez. Algum clube de putas é desconhecido de um mafioso da zona?

- Porque é que os espanhóis torturam aquele empregado de mesa, mergulhando-lhe a cabeça na piscina??
Não é um empregado de mesa, é o gerente. Apertam com ele para o amaciar, para que ele colabore na armadilha que pretendem fazer aos portugueses.
- Porque é que Nina está presa dentro de um quarto durante essa cena enquanto o bebé dela chora??
Os mafiosos tinham acabado de chegar. O Simon, o gerente, entra naquela área. Os mafiosos só tiveram tempo para trancar a Nina e o irmão num quarto, quando a miudinha estava a dormir noutro. Naturalmente a criança acordou com a perturbação e começou a chorar com medo.
- Na cena em que Ruço vai na carrinha dos espanhóis, como é que os espanhóis sabem que Toni vem a caminho? E como é que sabem que é o carro dele que passa por eles?? Mais alguém acha isto estranho? É que Mané fez o código morse sem que ninguém reparasse por isso não há maneira de eles saberem que alguém vem a caminho...
Este é o único apontamento que pode ser pertinente. Se formos generosos, podemos dizer que quando os mafiosos levantam o gajo, deram com telemóvel e aperceberam-se de que o outro tipo tinha sido avisado. E a partir desse momento, o percurso seguido seria óbvio.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com

Post Reply