Analógico- problemas com audio

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Post Reply
jono
Novato
Analógico- problemas com audio

Post by jono »

Oi cumprimentos s todos [:o)]

Então é assim:
Ao passar fitas analógicas para gravar depois em DVD acontece-me invariávelmente um desfazamento entre a imagem e o som o que me deixa completamente [V]
Uso uma placa PCTV da Pinnacle, ligo o vídeo por "composit" e o audio na placa de som. Na visualização tudo está OK o problema é ao gravar.O software de edição éo que vem com gravador da Sony 500A que me parece bom para o digital.
Alguma idéia para dar a volta a este problema ?
Obrigado ![^]
goliath_2k
Fanático
Fanático

Post by goliath_2k »

Para começar, que computador tens?

My Deviations at Deviant Art
challenger
Entusiasta
Entusiasta

Post by challenger »

Olha um companheiro!
Boa pergunta que eu faço há um ano. exactamente usando a mm coisa: pinnacle, com um gravador sony.
Já agora, e se puderes, utiliza a entrada S-video da placa, por exemplo com uma camcorder hi-8 ou digital - Isso já não acontece! Só me tem acontecido, tal como tu, com as entradas de video compósito! O que faço é de 15 em 15 minutos estar a meter pausa e play logo a seguir, volta tudo a estar sincronizado, até que daí a 15 m já se nota outra vez o audio mais avançado do que o q se diz na imagem ! Se eu deixar aquilo a gravar para o disco rígido aí 1 hora, o desfasamento chega a ser de vários segundos...uma fatelice,portanto!
Repara que em princípio não é na gravação final para o dvd que isso acontece, mas já na captura. Visualiza o que capturas e compara o som...com o que está a contecer...Pelo menos a mim acontece isso...E tenho um pentium IV, centrino 1.5, 512Ram, ati radeon 9200, e 40G.
Quem nos ajuda??

Abraços,
Challenger insatisfeito ca Pinnacle e ca Sony
goliath_2k
Fanático
Fanático

Post by goliath_2k »

challenger, com o teu pc não devias ter problemas, pelo menos no processador, mas e o disco? tens um disco de 5400 ou 7200 rpm? é que nos de 5400 costumam dar estes problemas, mais 512 de Ram também não fazia mal nenhum.

My Deviations at Deviant Art
Luis Neves
Iniciado
Iniciado

Post by Luis Neves »

Tenho usado material idêntico sem problema (placa e gravador), mas capturo com o VirtualDub, com a opção de sincronia som/imagem activada. A única vez que tive esse problema foi com uma cassete video que devia estar defeituosa e fazia com que ocorresse uma elevada perda de frames - o que originava o desfazamento som / imagem. Já agora, nas capturas para avi uso compressão huffyuv. Uma outra hipótese: os vossos discos rígidos são suficientemente rápidos (7200 rpm)?
challenger
Entusiasta
Entusiasta

Post by challenger »

hum, penso q é de 7200. O mais curioso é que na entrada S-video isso na acontece. A placa q uso é uma externa, pinncle PCTV Deluxe,e já me ando a passar com aquilo. Também será pq ela já faz a compressão via hardware? mesmo tendo as defenições para captura na qualidade DVD. Tou a pensar é juntar um disco externo e começar a fazer as capturas em .avi, e depois o resto normal, mas com outros programas, sem ser o q vem com a Pinnacle. A RAM....mais uns tempos e logo se vê. Agora que esta situação é uma grande seca...ai lá isso é!

Brigado ppl, se souberem mais umas possíveis soluções, ....venham elas

Challenger (continuo chateado com a Pinnacle)
jmpub
Iniciado
Iniciado

Post by jmpub »

Têm de ver que essas placas nunca são boas para capturas, apenas para brincar um pouco...
Se o aparelho que fornece o sinal tiver Firewire, nem se deve pensar 2 vezes e capturar com uma placa Firewire, como uso eu, da minha Sony Digital8

Se não, usa-se uma placa de captura. De preferência pelo cabo S-Video que tem muita mais qualidade (e deve ser isso que faz capturar melhor, pois deve provocar menos "stress" na captura ao PC, e ele perde menos a sincronia), mas têm de ter em conta que está a placa de som a capturar o som, e não a placa de captura... E em alguns casos usam aquelas que vêm na propria board, e quem controla estas?! o proprio processador, ou seja, se este está muito ocupado com o video, ainda vai ter de controlar tb o som. Por vezes uma placa de som, sem ser preciso nada de especial, e com drivers actualizados, já resulta numa grande diferença...
Eu uso uma placa da ATI, a ATI All-in-Wonder Radeon 7200, já antiga para jogos, claro, mas no resto excelente. tem TV entre outras coisas.
E esta nunca provocou esse sintoma, pois além de ser integrada na propria placa de video, é muito mais robusta. E puxa muito menos pelo PC.
Noto bem isso até a apenas ver TV. O meu irmão tem uma PCTV e esta soluça apenas no simples funcionamento do PC, a minha nunca soluça. Nem puxa praticamente nada pelo PC, ao ver TV.
E posso capturar a resoluções altas, tipo DVD (702x576) com muita qualidade e bitrate.

E cuidado com aqueles programinhas todos que arrancam com o PC, sem falar em antivirus. E tambem, gerenciadores de emails e net... Isso tudo pode provocar falhas e interrupções que depois podem resultar em desincronias na captura...

(sorry pelo testamento) [:D][:I]

-------
Jorge Martins
CAT HTC-2050 Home Theater
www.cat-sound.com
Pioneer DVD+-R 106D
Luis Neves
Iniciado
Iniciado

Post by Luis Neves »

Challenger, eu estive quase a mandar a minha placa PCTV interna para o lixo, até que descobri num fórum que o problema dela tinha a ver com o software original. Depois de passar a usar software alternativo (VirtualDub para captura e TMPGEnc para compressão mpeg offline) nunca mais tive problemas, e a placa mostrou ter boa qualidade, tanto mais que é muito económica. Sugiro que faças um teste de captura e compressão com o software que te refiro e logo vês se o problema do som desaparece.
challenger
Entusiasta
Entusiasta

Post by challenger »

Boa ! já tive para de facto fazer isso Luis, apenas quero ver se arranjo um disco externo porque se fôr com o que tenho, ui ui, apesar de ter 40G, 20 estão ocupados, e tenho muita coisa em VHS para passar para dvd, e que necessariamente terá que ser com a Studio deluxe, que ainda por cima me custou os olhos da cara há 1 ano, mas vê.se TV e faz-se captura em video compósito ou S-video, o que eu tenho mais. VHS e HI8. Por isso, penso que farás a captura em .AVI com o virtual Dub, né? e depois o resto com o TMPenc.
Mesmo que use a S-video, o resultado final, fica muito parecido com o resultado na captura em V. compósito, por isso penso também que o programa de renderização ou o resto na deve ser grande coisa. (Sonic Mydvd, e Dvdcomplete da Dazzle).
Aqui há dias vi uma conversão normal de VHS que tava de facto MUITO melhor do que aquilo que faço. Nada de frames ou pixelização.....
Que devo usar para isso? mesmo que sejam sí 1h 20m sem mais compressão...
Que programas de authoring têm usado que dêem provas de serem porreiros?
Pinnacle studio 9? ....
Dvd maestro?
...?
Luis Neves
Iniciado
Iniciado

Post by Luis Neves »

Até afinares o sistema não vale a pena trabalhar com filmes grandes, selecciona um clip de apenas alguns minutos e pratica. Vais precisar dos dois programas que referi (o CCE é uma alternativa ao TMPGEnc) e de um programa de authoring, o DVD Maestro é uma boa opção. Atenção que alguns comerciais recompilam o filme (Sonic, Pinnacle), o que não interessa só para authoring. A captura para avi pode ser feita com o codec huffyuv (descarrega da net) que comprime 2:1 sem perdas, ou podes usar o mpg4 ou o Divx se quiseres obter uma elevada compressão na captura sem perdas muito significativas. Se tiveres um bom processador recomendo e evitas comprar outro disco...

Depois de tudo afinado vais ver como se consegue um bom resultado. Para o objectivo que pretendes recomdo-te usar resolução half DVD, metes mais filme num disco mantendo compatibilidade total com os leitores, e a resolução full DVD para originais VHS/HI8 é um desperdício. Pelo contrário, não penses no VCD que é de má qualidade. O SVCD é uma alternativa, mas nem todos os leitores o "papam" e se quiseres por em DVD é preciso alguns malabarismos, pois os programas de authoring não reconhecem os filmes neste formato e é preciso enganá-los.
jono
Novato

Post by jono »

Pessoal ! estou estarrecido (e esta hem!) com tanta e tão boa ajuda
Bué de tnank's

Post Reply