Edição de video com computadores portáteis

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
ze_dionisio
Novato
Edição de video com computadores portáteis

Post by ze_dionisio »

Bom dia, a minha questão é esta: neste momento é possivel fazer edição de video com computadores portáteis ou não é muito aconselhável?
Se for possivel gostaria que me informassem onde poderei comprar um portátil para edição de video pois estou interessado.
A edição de video destina-se ao mercado profissional e produção de dvd's.
Se alguém me poder ajudar eu agradecia.

Cumprimentos

José Dionisio
Ace
Entusiasta
Entusiasta

Post by Ace »

Os portáteis têm um incoveniente quando não estão ligados à corrente: Para pouparem energia o Windows diminui o desempenho do CPU. Embora isto não se note muito com os programas de edição de texto/folha de cálculo, tenho algumas dúvidas quanto a programas mais "pesados".
ze_dionisio
Novato

Post by ze_dionisio »

Ace, o meu objectivo é trabalhar com o portátil ligado à energia só quero comprar por causa de o poder transportar para outros sitios mas sempre ligado à energia
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

Vais pagar valentemente pelo portátil!!!!

Os portáteis, por norma, não são aconselháveis para coisas pesadas, como edição de vídeo...

Oderint dum metuant
Luis Neves
Iniciado
Iniciado

Post by Luis Neves »

Até agora não foram postas restrição ao preço...

O maior problema dos portáteis é o facto de terem discos rígidos de capacidade limitada, geralmente 30 ou 40 Gb. Isto é curto para trabalhar com video analógico ou digital, mas não é impossível. Por outro lado, é complicado adicionar placas de captura de video, terão de ser externas.

No entanto, se a intenção for ligar uma câmara de video digital através de firewire (muitos portáteis já têm tomada de origem), usando uma captura em modo "preview" é possível fazer toda a montagem e apenas no final ir buscar o video em "full mode" à câmara. Já testei com o Studio 8 e funciona lindamente. Desta forma um disco de 30 a 40 Gb deve dar para mais de 1 hora de video. Em analógico, será preciso trabalhar com fatias aí de 30 minutos de cada vez.
ze_dionisio
Novato

Post by ze_dionisio »

E se por exemplo eu adquirir um portátil com um disco de 80Gb?
ze_dionisio
Novato

Post by ze_dionisio »

Luis neves , quais são as caracteristicas do teu portátil, processador, disco, etc?
Alguém conhece algum modelo de placa de captura de video externa para portátil?
Luis Neves
Iniciado
Iniciado

Post by Luis Neves »

Embora tenha um portátil, geralmente trabalho num computador fixo (PIV 2 Ghz com 512 Mb ram)com dois discos; guardo o segundo disco de 80 Gb essencialmente para video. As minhas observações são baseadas na experiência de trabalho no fixo. Um portátil com disco de 80 Gb e gravador DVD deve resolver o problema na maior, da mesma forma que um computador fixo. A única dificuldade está na captura: se a fonte for uma câmara digital pode ser ligada ao portátil por porta firewire, e basta ter o software de edição para trabalhar. Se a câmara for analógica, aí vai ser preciso uma placa de captura externa. Sei que existem mas não tenho nenhuma ideia específica de marca e modelo para indicar.
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta

Post by Count Raven »

Para edição profissional ou semi-profissional aconselho vivamente um pc desktop ou um mac.
Se recorrer à compra de hardware externo e tiver meios económicos para tal, aconselho a compra de algo da Avid, visto ser do melhor equipamento com o qual já trabalhei. Isto apenas para edição, ao nível da pós produção audio e video há diversas opções a considerar.

Se for por um mac ou pc convencional pode optar no primeiro pelo conceituado software Final Cut Pro, que teve uma tentativa muito feliz de unir ferrmentas de edição com algumas possibilidades de efeitos som e video, ou então pelo Avid Express para PC, ou mesmo o mais conhecido Premiere da Adobe que pode ser reforçado com o After Effects ou Final Effects.

Seja como for irá certamente precisar de um bichinho potente, de um disco com espaço suficiente para armazenar clips e sequências e de memória ram e processador para dar uma resposta satisfactória.

Cumprimentos,
[CR]

Light Against Time: http://moreira.instantlogic.com/
Abyss Magazine Web-Tunnels: http://fade.to/abyssmagazine
maldoror
Entusiasta
Entusiasta

Post by maldoror »

O problema principal do uso dos portáteis para edição de video é o ecran. Qualquer ecran TFT dum portatil, por muito bom que seja, não tem, para mim, qualidade suficiente para fazer edição de video ou trabalho gráfico a sério, que só se consegue em monitores de plasma ou crt.

[os meus DVDs] www.dvdprofiler.com/mycollection.asp?alias=maldoror
[o meu Top 20] www.ymdb.com/user_top20_view.asp?usersid=7597
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta

Post by Count Raven »

Para não mencionar o tamanho.. É impossível gerir tantas janelas e paletes de opções num monitor de um portátil.
Aliás, como deve ser do vosso conhecimento, a edição video (não-linear) é habitualmente feita num monitor (21", ou por aí) e acompanhada numa tv ou monitor simultaneamente.

Cumprimentos,
[CR]

Light Against Time: http://moreira.instantlogic.com/
Abyss Magazine Web-Tunnels: http://fade.to/abyssmagazine
Luis Neves
Iniciado
Iniciado

Post by Luis Neves »

Não sei qual era o grau da pergunta inicial. Se se trata de montagem profissonal vocês terão razão. Mas se se trata de montagem amadora não vejo qualquer problema. Estou a falar do uso de software tipo Pinnacle Studio ou afim. Note-se que se conseguem coisas bem razoáveis, especialmente a partir de fontes digitais, em que existe controlo total sobre a temporização da fita.
challenger
Entusiasta
Entusiasta

Post by challenger »

Essa dá direito a outra questão que gostava de resolver:
Tenho uma Pinnacle PCTV Studio Deluxe (externa) ligada ao um presario x1010 (40G, 512, 1.5 Centrino, ATi Radeon 9200) e tenho tentado passar algumas coisas antigas para DVD (sony DVD-+RW DRX510A externo) e até agora só tenho encontrado probleas. A pinnacle faz logo a codificação em tempo real para MPEG2. Dá tudo bem no computador. O problema surge quando tento passar isso para DVD. Quer no Nero Vision Express, quer no Sonic MyDVD dá erro! Diz que a taxa de dados é muito elevada para o dvd (?). O tamanho é de 4.2G para uma hora de video em MPEG2. Já tentei de tudo: com 15 minutos, com uma hora e nada! E pelos vistos, e depois de demoradas investigações soube que já são várias pessoas a queixarem-se do mesmo (problemas em passar analógico para DVD. A inf. que entretanto tenho é a de que a placa Pinnacle tem ou cria uma "Header information" que realiza este erro. Alguém me pode explicar o que isto é e como o ultrapassar? Já tentei com uma placa externa da Dazzle DV80 que captura o video em .AVI, embora crie um ficheiro de 15 gigas!!Ui!e a qualidade final é pior, apesar disso. Que me podem dizer ?Alguém já teve este problema ?
Abraços!
Challenger
Luis Neves
Iniciado
Iniciado

Post by Luis Neves »

Challenger, a que coisas antigas te referes? Presumo que a material em VHS/Hi8. Sendo o caso, parece-me que é desnecessário usar capturas em modo DVD (720x576), dado que a resolução é muito superior à resolução do original - e como sabes não há fotocópia que saia melhor que o original. Eu obtive bons resultados a partir de material em Hi8 fazendo a captura para disco em Avi, com resolução de 480x288, com codec huffyuv (dá cerca de 12 Gb por hora de filme). Depois converti com o TmPGEnc para formato SVCD, com a excepção do som, que coloquei de acordo com a norma DVD (48 Khz). Finalmente com um programa de DVD authoring recorrendo ao chamado "header trick" coloquei os filmes em DVD. A vantagem é meteres mais de 3 horas de filme num DVD, enquanto um CD só comporta 35 minutos. Uma opção menos complicada que penso não fará grande diferença em termos de qualidade consiste em capturar em half DVD (360x576), com som a 48 khz. É preciso um pouco mais de espaço em disco, mas depois de converter para mpg2 os programas de authoring aceitam directo, pois a resolução faz parte do standard DVD (não é preciso a cena do header trick). Novamente dará com um bitrate razoável para meter aí umas 3 horas de filme num DVD.

Fazer captura em full DVD parece-me ser um desperdício de espaço para uma fonte de baixa resolução. Fazer captura com conversão em tempo real para mpg2 não dá a qualidade que se consegue fazendo para avi e depois convertendo para mpg2.
challenger
Entusiasta
Entusiasta

Post by challenger »

Oi Luís, Apenas quero fazer backup de VHS (coisas que não quero perder) e HI8.

Tenho tentado com a pinnacle pois a compressão é feita pelo hardware e dá-me logo o ficheiro final, não ocupando os 15 gigas habituais, mas sim uma hora = 4.2 Gigas ouo por aí.

Cheguei a comprar até a Dazzle DV 80 que faz a captura em AVI mas a qualidade final quase foi pior que em SVCD feito pla pinnacle.

Agora: Afinal com que resolução devo capturar VHS? Tenho opções de 720*576 (se não me engano) ou 480*576. Ambas em Mpeg2. Taxa de bits de captura tem sido de 6. Alguém tem feito algo similar?

A diferença em relação ao que o pessoal costuma fazer é que a placa faz logo a conversão. E não o software. Se não estou a dizer barbaridades.

Outra questão: não é normal fazermos a captura em qualidade DVD e depois podermos passar isso para DVD mesmo que a qualidade daquilo que capturamos seja inferior ? É isso que eu tento ...há que tempos e dá-me erro em todos os programas de edição.

Post Reply