El Orfanato (2007) - Juan Antonio Bayona

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El Orfanato (2007) - Juan Antonio Bayona

Post by Shivers »

A woman discovers dark secrets hidden within her cherished childhood home in the supernatural drama THE ORPHANAGE, the feature film debut of acclaimed young Spanish director Juan Antonio Bayona. A superbly atmospheric and emotionally powerful tale of love, loss and guilt, The Orphanage is the first film ever to be presented by Academy Award®-nominated filmmaker Guillermo delToro, who also produced. Bayona and the gifted first-time screenwriter Sergio Sánchez deliver an elegant, shivery ghost story in the tradition of such classics as The Innocents, The Haunting and The Others as they explore the shadowy places where human longing meets the unknown and unknowable. Anchoring the film is the fearless performance by its star, award-winning Spanish actress Belén Rueda ( The Sea Inside), portraying a mother desperate to rescue her family from the nightmare into which she has unwittingly led them. The Orphanage is a film about the fragility of life, the agony of loss and the depth of a mother's love.
http://www.theorphanagemovie.com/
http://www.apple.com/trailers/pictureho ... orphanage/
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
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Post by alquimista »

Excelente filme na linha do THE OTHERS mas com um ambiente mais dramático e de suspanse do que assustador. Embora isto não queira dizer que lhe falte momentos arrepiantes.
Quem gosta de filmes de casa assombrada com fantasmas de criancinhas não pode perder isto.
O final embora não seja absolutamente original é no entanto poético na forma como usa o tema do Peter Pan para justificar o desfecho da história.
Mais um excelente filme sobrenatural Espanhol que merece compra imediata a quem gosta de filmes de casa assombrada á moda antiga. Sem cgis da tanga, nem loiras burras com wet-shirts a serem esfaqueadas. E é um filme de terror sem teenagers e tudo.
Para mim leva 9 em 10 sem qualquer problema e recomendo vivamente a quem gostar de histórias atmosféricas que devem ser vistas em escuridão total para melhor efeito creepy. :mrgreen:

Juntem fantasmas de criancinhas a sessões espiritas estilo Changeling e adicionem uma casa assombrada estilo The Others e obterão este filme que no entanto consegue ser mais original do que possa aparentar á primeira vista.
Excelente.
Tojal City
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Post by Tojal City »

Isto já tem tem data marcada por cá?
Como é que existem tantas bostas que conseguem ser distribuídas no nosso pais (e não falo só do lixo norte-americano, mas igualmente dos pseudo-filmes-artísticos) e filmes que podem agradar a uma massa critica com gosto ( filmes de terror, seja em que língua for, tem sempre imensos seguidores) não saem ou demoram imenso tempo a sair. Se o filme não sair até a próxima critica positiva (e são muitas) que ler na net, vejo o filme de que modo for, raios.
diesel
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Post by diesel »

Para mim o filme nao sai ca porque simplesmente nao presta,ou seja,é um filme banal como muitos outros
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Borreicho
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Post by Borreicho »

diesel wrote:Para mim o filme nao sai ca porque simplesmente nao presta,ou seja,é um filme banal como muitos outros
Para mim não tem nada de banal. E se o critério de estreias fosse esse, então tinhas acesso a muitos poucos filmes...
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Grande Guru
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Post by Grande Guru »

diesel, N sei se o filme sai ou não, mas basta ser espanhol, n sendo de um Almodovar ou afins, para q n tenha retorno nas salas de cinema.
lud81
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Post by lud81 »

Concordo com o Alquimista, está aqui mais um excelente filme sobrenatural espanhol. Concordo sobretudo com a seguinte passagem:
alquimista wrote: O final embora não seja absolutamente original é no entanto poético na forma como usa o tema do Peter Pan para justificar o desfecho da história.
Nâo é segredo nenhum que o cinema espanhol está milhas à frente do nosso mas eis que surge O Orfanato para nos relembrar. Dentro do género nós temos o também bom Coisa Ruim, mas se bem se lembram o tratamento de pós-produção que Coisa Ruim recebeu fê-lo parecer um projecto amador filmado com 3 tostões. Desde pretos azuis a grão que não acaba, Coisa Ruim parece um filme feito há 40 anos. Ou pelo menos o DVD assim o faz parecer.
E de cada vez que falo em cinema nacional tenho que referir que continuo à espera da edição em DVD de 20,13 de Joaquim Leitão. Já se passou mais de um ano, não...? Penso que é aparente que Portugal não nutre qualquer amor pelo Cinema. Isso vê-se na maioria do tipo de filmes que se faz por cá, no tratamento que os poucos que são bons recebem, e também nas estreias de filmes internacionais que recebemos (Meet the Spartans não tem qualquer problema em estrear por cá...).

Quanto ao Orfanato, é um filme 4 estrelas, 7/10. Muito atmosférico e bem filmado. A história não é nada de novo, mas é bem contada.
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Post by Grande Guru »

lud81, "e também nas estreias de filmes internacionais que recebemos (Meet the Spartans não tem qualquer problema em estrear por cá...). "


Claro q n tem, ou achas q este filme vai ter menos público q um filme espanhol, mesmo q um seja infinitamente melhor q o outro?

É preciso ter-se a noção q da maneira q isto está, é absolutamente impossível apostar em filmes q n vão ter público. Está a ser complicado rentabilizar o "blockbuster" imaginem o título "marginal".
Tojal City
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Post by Tojal City »

Todos os filmes conseguem público, incluindo o Orfanato. Mais de 50% de um sucesso de um filme está no marketing. Se o Orfanato tiver uma boa comunicação, o filme será mais visto que os Meet the Spartans, ainda para mais quando todos arrasam o Meet the Spartans como mau.
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Post by Grande Guru »

Tojal City, É mto complicado convencer o grande público a ir ver um filme q n seja americano, por melhor q se diga do mesmo.

O cinema é como um clube desportivo. O futebol são os blockbusters, o resto são as modalidades amadoras. Qd o futebol ainda conseguia sustentar as modalidades amadoras, tinhamos nas salas de cinema mta modalidade amadora, hoje em dia o futebol luta para pagar as suas próprias contas qt mais suportar os "prejuízos" das amadoras.
lud81
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Post by lud81 »

Hmm, olha que não sei, GG, o Tojal tem uma certa razão e ultimamente anda-se a ver um grande boom de cinema não americano devido a, claro, serem bons, e também a bom marketing. Cidade de Deus foi o responsável por uma espécie de boom no cinema brasileiro, a que se seguiram Carandiru e Tropa de Elite. O Tropa de Elite ainda não estreou mas pelo que dizem é muito corrido na zona do file sharing. Ora, isso mostra interesse nesse cinema e não apenas em blockbusters de Hollywood.
Outro exemplo é o cinema asiático, com os filmes de Yang Zhimou a atraírem muita gente ao cinema. Ainda outro é o nosso próprio cinema, que desde que começaram a fazer filmes mais do estilo que agrada o grande público e com muito marketing em cima, mesmo que sejam uma merda metem muito cu nos cinemas. Tipo o Padre Amaro e o recente Call Girl.

Com um bom trailer, qualquer filme bom pode fazer público e mesmo os maus têm uma hipótese. Não tenho nenhum problema em acreditar que El Orfanato teria muito boas hipóteses com o grande público. É um bom filme de terror muito na linha de The Others (também dum espanhol, mas falado em inglês) e se se mostrasse isso no trailer, podes crer que tinha hipótese.
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alquimista
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Post by alquimista »

Para mim o filme nao sai ca porque simplesmente nao presta,ou seja,é um filme banal como muitos outros


Que raio de pensamento é este ? :mrgreen:
E os filmes do Michael Bay ou do Rolland Emerich estreiam porque prestam ? :mrgreen: Prestar=vender pipocas ? :shock:
Prestar=filme recomendado pelo Mario Augusto na Sic ? :mrgreen: :mrgreen:

Eu nunca vi tanto cinema bom como desde que deixei de ir ás salas de Cinema !!! :!: :mrgreen:
Faltam aí é filmes absolutamente extraordinários pelo mundo fora que jamais chegarão as nossas salas de cinema e outro bom exemplo se calhar é precisamente este El Orfanato que pode nem sequer ser o melhor filme de terror do mundo, mas limpa o chão com toda a merda "que presta" e que enche as salas de cinema para consumo teenager actualmente nos centros comericiais.

Por causa desta filosofia é que depois levamos nas salas com coisas como Vanilla Sky em vez do filme original mil vezes melhor Abre Los Ojos ou com remakes americanos absolutamente asquerosos de filmes Coreanos fabulosos como por exemplo o IL Mare ...que curiosamente nunca estreou em Portugal mas o remake americano (The Lake House) já mereceu toda a atenção mesmo sendo algo que destruiu por completo toda a magia do original.
E o mesmo vale para coisas como Pulse no seu original Japonês que por cá so teve direito á estreia do remake americano cheio de teenagers boas. Se calhar era porque o original tambem não prestava porque não metia loiras burras e super-vilões estilo Freddy Kruegger com o fisico de super-heroi da Marvel e limitava-se a assustar as pessoas com uns fantasmas difusos arrepiantes como o ##%##$.
Eu até tremo só de pensar no que irá acontecer com o remake "que presta" do fabuloso Tale of Two Sisters ou do linidissimo Be With You , ambos excelentes exemplos de mais filmes que "não prestam" para estrear porque têm o azar de ser orientais em vez de americanos.
Como é que é possivel que o publico portugues cada vez mais entre por este tipo de abordagem carneiristica perante o cinema ... isto é deprimente.

Resumindo, deixem-se de merdas e vão mas é ver este El Orfanato. E se tiverem que o sacar da net, azar, que se lixe a pirataria. Ja que os bons filmes não vêm as nossas salas porque "nao prestam" e não falam gringo , então vamos nós até eles seja de que maneira for pois acima de tudo ha que divulgar e mostrar que existem pessoas interessadas em ver mais do que o ultimo blockbuster de caca que estreia esta semana.
Tojal City
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Post by Tojal City »

Grande Guru wrote:Tojal City, É mto complicado convencer o grande público a ir ver um filme q n seja americano, por melhor q se diga do mesmo.

O cinema é como um clube desportivo. O futebol são os blockbusters, o resto são as modalidades amadoras. Qd o futebol ainda conseguia sustentar as modalidades amadoras, tinhamos nas salas de cinema mta modalidade amadora, hoje em dia o futebol luta para pagar as suas próprias contas qt mais suportar os "prejuízos" das amadoras.
Então como é que justificas o sucesso de filmes como Call Girl e Corrupção, para mais, quando a língua portuguesa de Camões é das línguas menos harmoniosas de se ouvir?
E tivemos imensos filmes falados noutras línguas que não o Inglês que obtiveram mais de 100 mil espectadores, Cidade de Deus, o Tigre e o Dragão, a Vida é Bela, o Carteiro de Pablo Neruda, Amelie, etc.. E porque, porque são comentados pelos media e pelas pessoas. Um filme com mkt para cima é meio caminho andando para o sucesso. Se for bom então é sucesso quase garantido

By the way.. este filme já consegui worldwide 66 milhões de dólares em receitas. Para um filme de um "iniciante" e falado em Espanhol é um excelente resultado.
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Borreicho
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Post by Borreicho »

Tojal City wrote:By the way.. este filme já consegui worldwide 66 milhões de dólares em receitas. Para um filme de um "iniciante" e falado em Espanhol é um excelente resultado.
Pois, mas ter o nome de Guillermo del Toro associado ao mesmo também deve ter ajudado e muito.
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Borreicho wrote:
Tojal City wrote:By the way.. este filme já consegui worldwide 66 milhões de dólares em receitas. Para um filme de um "iniciante" e falado em Espanhol é um excelente resultado.
Pois, mas ter o nome de Guillermo del Toro associado ao mesmo também deve ter ajudado e muito.
Marketing :lol: Não fazem constantemente o mesmo com o nome do Tarantino?
Podemos sempre associar os nossos filmes ao Fernando Meireles, que começa a ganhar algum renome internacional, mas primeiro temos que fazer coisas decentes :twisted:

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