The Assassination of Jesse James... (2007) - Andrew Dominick

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Enigma
Fanático
Fanático
Posts: 739
Joined: May 17th, 2001, 11:21 pm

The Assassination of Jesse James... (2007) - Andrew Dominick

Post by Enigma »

"The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford"

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0443680/

Trailer: http://www.apple.com/trailers/wb/theass ... trailer1a/
Enigma Files
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Belo título. 8)
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Estreia esta semana:

O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford

Jesse James [BRAD PITT] foi uma das primeiras genuínas celebridades do país.
Incontáveis livros e contos foram escritos sobre o mais famoso bandido americano – todos eles pitorescos e fascinantes, centrados numa personagem de contornos quase míticos, capaz de feitos ousados – que, na sua maioria, apenas referem incidentalmente a verdade.

Para aqueles que ele roubou e aterrorizou, e para as famílias daqueles que ele admitidamente matou, ele poderá não ter passado dum criminoso, mas uma leitura dos jornais sensacionalistas da época e dos romances de cordel onde eram registadas as crónicas do bando de Jesse James ao longo de toda a década de 1870s, mostra Jesse James como um personagem digno de espanto e admiração.

Este era retratado como um Robin dos Bosques, que assaltava bancos e proprietários de caminhos de ferro culpados de explorar os pobres agricultores.
Era apresentado como um homem animado por uma causa trágica, um soldado da Confederação, injustiçado e ferido, que se vingava da União que lhe destruíra a vida.

Acima de tudo, para uma população crescentemente urbana e civilizada que conduzia vidas vulgares, ele era o último fronteiriço – um símbolo de liberdade e do espírito americano, um rebelde carismático que iludia a lei e vivia consoante as suas próprias regras... sob todos os aspectos, uma lenda.

Entre os seus admiradores, encontrava-se sobretudo tudo Robert Ford [CASEY AFFLECK], um jovem idealista e ambicioso que empatara os seus sonhos na esperança de um dia cavalgar ao lado do seu ídolo. Não imaginava ele que a História viria a considerá-lo como o “cobardolas nojento” que atingiu Jesse James pelas costas.

Mas quem foi realmente Jesse James – para além do personagem de folclore e dum meio de vender jornais?
E quem foi Robert Ford, que, com apenas 19 anos e membro do círculo mais íntimo de Jesse, conseguiu abater uma figura tão formidável, quando as autoridades de dez estados haviam tentado e falhado? Como se tornaram eles amigos e o que se passou entre eles nos dias e nas horas que antecederam o tiroteio que viria a pôr fim à vida de um homem e viria a resumir por completo a vida de um outro?
A verdade toda nunca virá ao de cimo.

Baseado num romance de Ron Hansen, “O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford” relata as vidas particulares do mais notório bandido da América e do seu improvável assassino, oferecendo uma nova perspectiva da lenda e aflorando o que transpirou relativamente aos meses que antecederam aquele infame tiroteio.

Corre o ano de 1881 e Jesse tem 34 anos.
Enquanto planeia o seu próximo grande assalto, Jesse continua a fazer frente aos seus inimigos que cobiçam o dinheiro da recompensa e a glória de o ter capturado.
No entanto, a sua maior ameaça pode provir do seio daqueles em que ele mais confia.

http://www.oassassiniodejessejames.com.pt/
vinsanity
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 272
Joined: March 31st, 2006, 9:18 pm

Post by vinsanity »

é com grande insastifação que tenho por este filme não estar no alvaláxia que é o cinema mais proximo de minha casa, desde que aquilo passou a ser Lusomundo só tem piorado a qualidade, diminuiram o nº de salas(de 16 para 12), e tem metido os filmes mais comerciais e mais manhoso, afastando completamente o publico que costumava ir lá pk passava vários filmes menos conhecidos, (não estreou lá o eastern promisses, por exemplo), além de agora terem deixado de passar as versões em ingles dos filmes de animação. Mas o que mais me intriga é qd fui ver o i am legend á uma semana atrás estar lá o poster do filme do jesse james e agora não estreiam, wtf?! e metem aliens vs predator e não me tokes nas bolas mau-) mau-) mau-)


Lusomundo = Lixo

Lá vou ter que ir para o munmental, esses ainda passam os melhores filmes.
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
Patomanso
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 150
Joined: October 7th, 2007, 9:45 pm
Location: Ponte de Lima/Porto
Contact:

Post by Patomanso »

Depois do CHOPPER não estava nada à espera que o filme fosse tão bom... mas de facto a reacção crítica nos Estados Unidos tem razão. O Casey Affleck também está excelente, vai ser óptimo vê-lo logo de seguida no GONE BABY GONE, num registo totalmente diferente.

Crítica no 4E:

http://4escuro.blogspot.com/2008/01/ass ... oward.html
O 4º Escuro
Notícias, críticas, e bitaites sobre cinema.
The Swan
Fanático
Fanático
Posts: 566
Joined: October 27th, 2004, 5:58 pm

Post by The Swan »

Já há algum tempo que não via um filme tão bom no cinema 8) Estava há espera de algo bastante decente, mas tão bom não...

Fabulosa supresa...dos melhores filmes estreados em sala em 2007...ups... 2008 :) Como referido ... C Affleck em grande plano.

Um amigo meu referiu que se o Terence Mallick fizesse um Westen poderia sair algo parecido...não concordo muito com a comparação, mas compreendo o ponto de vista.

Já não se fazem (infelizmente) filmes assim ...Isto não é um filme Pipoca, não o vão ver "enganados" á espera de uma cowboyada Blockbuster cheia de Acção com o Brad Pitt.

Houve gente a sair da sala :-)
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

The Swan, Ou seja está para Open Range, a chamada cowboiada alentejana.... :-D
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Grande Guru, o Open Range é um westerm lindíssimo. Ainda não vi este filme do título longuíssimo ( :-))) ) mas quero ver. Não sei é se vá ver ao cinema ou não, o preço é proibitivo...
Image
Patomanso
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 150
Joined: October 7th, 2007, 9:45 pm
Location: Ponte de Lima/Porto
Contact:

Post by Patomanso »

The Swan wrote:Um amigo meu referiu que se o Terence Mallick fizesse um Westen poderia sair algo parecido...não concordo muito com a comparação, mas compreendo o ponto de vista.
Apesar de fazer algum sentido, também não concordo.

São os dois contemplativos, mas o Mallick mais a um nível físico/superficial, enquanto quer o Andre Dominik (baseado em apenas dosi filmes que ele fez) é contemplativo ao nível do espaço mental, da atmosfera entre duas personagens, etc.
O 4º Escuro
Notícias, críticas, e bitaites sobre cinema.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

lud81, Pode ser lindo, eu n achei, mas referia-me mais ao facto de nunca mais, pelo menos q eu me recorde, ter sido feito uma cowboiada à moda antiga.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Post by p_alucinado »

Patomanso,

por acaso não estou de acordo contigo. Acho que os dois são contemplativos a um nível muito mental mesmo. E acho que fazem muito sentido as associações.

Lud e Guru,

eu cá adorei o Open Range. Achei-o até ao nível do Unforgiven e sinceramente acho que o Open Range e o Jesse James são de campeonatos diferentes. Mas duas obras-primas ainda assim...
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Bodyboard
Especialista
Especialista
Posts: 1140
Joined: December 22nd, 2004, 11:04 pm
Location: Oeiras

Post by Bodyboard »

Não me seduz nada este filme.

Quer dizer, exagero ao dizer nada, mas talvez por não ser apreciador do Brad Pitt e o "puto" Casey também ainda deve ter muito pa subir, ponho logo um bocado pa trás o movie.
Vi o trailer na tv, numas notícias, deu para perceber que é uma cena calminha, deve ter cenas mais fortes, mas talvez a sua maior parte da duração seja um arrastar calmo, mostrar umas planícies ondulantes, banda sonora a condizer.

Talvez pelas paisagens tenha algum interesse, mas sinceramente tou um bocado farto das históriazecas americanas.

Já vi o American Outlaws com o Colin Farrell, etc, esse ao menos deu para divertir. :-)

Mas se no futuro vir isto, posso dar o braço a torcer, nunca se sabe. Já saberei é o estilo e tipo de história com que conto, e por isso neste momento não tenho interesse 8)
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

Bodyboard, Tenho um bocadinho a mesma imagem do filme q tu tens. Acabarei por o ver por ossos do ofício, mas n me desperta para já interesse, o q n quer dizer que n possa ser mto bom.

N sei se está na mesma linha, mas gostei do Escolha Mortal por exemplo, q n deixa de ser um filme lento mas cativante na mesma.
gexplorer
Especialista
Especialista
Posts: 1476
Joined: January 29th, 2002, 11:06 am
Location: Portugal
Contact:

Post by gexplorer »

Vejo o trailer desta cena todos os dias no refeitório do Corte Inglés, e a ideia que dá é que é uma seca dos diabos, assim ao estilo Manoel de Oliveira mas menos teatral.
alan_smithee
Especialista
Especialista
Posts: 1251
Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
Location: Lisboa/Sintra

Post by alan_smithee »

È um filme bastante interessante, sim senhor, mas longe de ser a obra prima que muitos apregoam.
Aquilo que muitos apelidam de contemplativo, mas não é que um conjunto, um pouco irritante, de planos mais ou menos estáticos de cearas a ondular ao vento ou de neve a cair, é mais um conjunto de bilhetes postais do que outra coisa.
Para mim um filme contemplativo é aquele em que a câmara não julga, apenas observa; a história não conclui, apenas exibe; onde, de uma forma geral, todos as cenas "importantes" são mostradas em planos abertos, por um respeito imenso pela privacidade dos personagens. Onde o realizador é um observador interessado, nada mais. Para quem quer ver um grande filme “contemplativo” recomendo “Yi-Yi” ou mais recentemente “O Elefante”.

Mas quando já estava profundamente chateado com o filme, e a pensar que este não tinha nada para dar, eis que o filme oferece-me 15/20 minutos de cinema electrizante, do que melhor que vi nos últimos tempos. Estou a falar (possível Spoiler) dos últimos 15/20 minutos, ou seja, deste a morte de Jesse James até o fim do filme.

Esta última parte de grande qualidade deve-se essencialmente a 2 factores. Por um lado Andrew Dominick deixa de parte os bilhetes postais e os pequenos nadas e concentra-se nas personagens. Por outro Brad Pitt sai de cena (não tem arcaboiço para interpretar aquele Jesse James) e Casey tem todo o espaço para brilhar (e como ele brilha).

Devido a esta última parte, 7/10
Apesar dos defeitos um óptimo filme para começar 2008
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
Post Reply