Perfect Days (2023) - Wim Wenders

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7312
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Perfect Days (2023) - Wim Wenders

Post by Cabeças »



Gosto muito do Wim Wenders, fez um dos filmes da minha vida (e de muitas outras pessoas), o fabuloso "Wings of Desire". Também gosto imenso do "Faraway So Close", do "The Million Dollar Hotel", do "Buena Vista Social Club", do "Lisbon Story", do "Alice in the Cities"... Ainda não vi todos os filmes dele, nem tenho todos na coleção, mas bastam estes para ele ser um dos realizadores cujos filmes gosto de ver e de ter.

Estava com grandes expectativas para este filme mas sinceramente... gostei de o ver, mas não me conseguiu mesmo encantar de todo. O Koji Yakusho é realmente um bom actor, mas parece que todo o filme é exclusivamente sobre ele e para o fazer brilhar... é uma espécie de "road movie" dos que o Wim Wenders gosta, mas apenas com ele e entre o apartamento do "Hirayama" e o seu local de trabalho, as casas de banho públicas de Tóquio.

(Possíveis spoilers!)

Hirayama acorda com o barulho de uma senhora a varrer a rua, respira fundo, arruma a cama, lava os dentes, veste-se, tira uma bebida na máquina que está do lado de fora do seu apartamento, conduz a sua carrinha até às casas de banho públicas de Tóquio, vemo-lo a a limpar as sanitas e urinóis, o que para mim me dá vontade logo de fugir aos gritos, depois vai tomar um banho público a um espaço onde estão velhadas todos nús a lavaram-se sentados nuns bancos e depois vão para piscina descansar todos "nuzes" também.. (eu já não estaria lá, porque já tinha fugido ao gritos antes, lembram-se? :-))) ) Depois volta para casa, antes vai comer umas migas a uma tasca...

E é basicamente isto "ad nauseam"... Vemo-lo acordar todos os dias e fazer a mesma coisa. Depois com o tempo (o filme tem cerca de duas horas e 4 minutos), há um colega dele (que me parece que devia estar no "Freaks" do Tod Browning) que tem um amigo que gosta de lhe apertar as orelhas enquanto ele limpa as sanitas (medo!), esse colega pede-lhe dinheiro emprestado porque tem uma namorada que não podia estar a marimbar-se mais para ele e que gosta de ouvir as velhas cassetes analógicas que o Hirayama tem na carrinha... mas não se passa propriamente nada... depois o Hirayama é surpreendido com a demissão do amigo... depois chega uma sobrinha dele, filha de uma irmã de quem ele se afastou que fica com ele uns 2 dias antes da mãe a ir buscar.... O Hirayama tira umas fotos de uns momentos bonitos às àrvores e às luzes que brilham nas folhas e metade das fotos pelo menos ficam mal e vão para o lixo... e nesse jardim onde ele tira as fotos e come uma sandes depois de ter estado lavar urinóis e sanitas também há uma mulher que parece uma completa anormal e que também devia estar claramente no "Freaks" e que o olha fixamente de uma maneira que a mim me faria carregar logo no botão de teleporte... e o Hirayama vai novamente aos banhos públicos juntar-se aos outros gajos todos nús da piscina, vai para casa, lê, dorme, lava os dentes, levanta-se, vai limpar novamente as casas de banho públicas...

Eu gostei de ver o filme, mas achei tão chatinho... sim, o actor principal tem carisma, desperta simpatia embora quase não fale de todo, mas o filme limita-se a acompanhar o dia-a-dia dele durante algum tempo... e sinceramente ver gajos todos nús a lavarem-se todos juntos ou assistir a limpeza de casas de banho públicas com todos os pormenores durante bastante tempo das duas horas do filme, para mim é um bocado masoquista... forcei-me a assistir o filme até ao fim, caracoles, como estava farto e cansado! nails-)

A cidade de Tóquio que aparece no filme, apesar do Wim Wenders, dizer que adora Tóquio, parece sinceramente uma tentativa de dissuadir as pessoas de lá irem... apartamentos espartanos e muito pobrezinhos, prédios que são blocos de cimento feios, estradas estreitas, tudo feio, com pouco espaço, sem nenhum glamour, pelo menos para mim.

O que posso acrescentar? O filme tem os seus momentos, percebe-se que Hirayama é um tipo sensível, com gosto pela literatura, música e fotografia, que é um tipo bastante humano... mas o homem não fala, passa a vida a limpar casas de banho e parece gostar do trabalho que tem... e sinceramente não se passa nada, é o dia-a-dia do Hirayama... estou sempre a ver o tipo a acordar, lavar os dentes, tirar a bebida da máquina, depois 10 minutos a ver o tipo a limpar sanitas... nails-)

"Gostei" de ver o filme, mas não é mesmo o meu tipo de filme. Mas estou contente por o ter visto. Não percebo o "hype" à volta do filme, sinceramente. Para ver o dia-a-dia de pessoas que limpam casas de banho, também temos cá muito, não é preciso passar duas horas no Cinema a ver uma pessoa a fazer isso no Japão... o-(

Gostava de ter gostado, mas não. Este para mim não funcionou de todo. -stop-
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Perfect Days (2023) - Wim Wenders

Post by José »

Aleluia, haja alguém que goste do The Million Dollar Hotel - O Hotel... Aos anos que ando sozinho nesse deserto de apreciação do filme.

Para além dos mencionados, Paris, Texas, O Estado das Coisas e o O Amigo Americano são também brilhantes. Tenho grande respeito pelo subvalorizado The End of Violence.

Vou querer ver este Perfect Days, vamos lá ver o que é que sai daqui. É que já li reacções extremadas sobre o filme.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Perfect Days (2023) - Wim Wenders

Post by p_alucinado »

José wrote: April 1st, 2024, 2:17 pm Aleluia, haja alguém que goste do The Million Dollar Hotel - O Hotel... Aos anos que ando sozinho nesse deserto de apreciação do filme.

Para além dos mencionados, Paris, Texas, O Estado das Coisas e o O Amigo Americano são também brilhantes. Tenho grande respeito pelo subvalorizado The End of Violence.

Vou querer ver este Perfect Days, vamos lá ver o que é que sai daqui. É que já li reacções extremadas sobre o filme.
Mais um que se junta ao lote dos que gosta do The Million Dollar Hotel. Nunca percebi a celeuma negativa em redor dele. Vi-o duas vezes e achei-o um bom filme.

Do Wenders, adorei o Paris Texas e o Palermo Shooting, gostei do Don't Come Knocking, mas o meu absoluto preferido de sempre é o Lisbon Story. É sublime.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Perfect Days (2023) - Wim Wenders

Post by José »

p_alucinado wrote: April 4th, 2024, 12:17 pm
José wrote: April 1st, 2024, 2:17 pm Aleluia, haja alguém que goste do The Million Dollar Hotel - O Hotel... Aos anos que ando sozinho nesse deserto de apreciação do filme.

Para além dos mencionados, Paris, Texas, O Estado das Coisas e o O Amigo Americano são também brilhantes. Tenho grande respeito pelo subvalorizado The End of Violence.

Vou querer ver este Perfect Days, vamos lá ver o que é que sai daqui. É que já li reacções extremadas sobre o filme.
Mais um que se junta ao lote dos que gosta do The Million Dollar Hotel. Nunca percebi a celeuma negativa em redor dele. Vi-o duas vezes e achei-o um bom filme.

Do Wenders, adorei o Paris Texas e o Palermo Shooting, gostei do Don't Come Knocking, mas o meu absoluto preferido de sempre é o Lisbon Story. É sublime.
Lisbon Story, filme belíssimo salut-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7312
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Perfect Days (2023) - Wim Wenders

Post by Cabeças »

E aguardamos com expectativa a "review" também do nosso Samwise... :p
Cabeças
Image
Post Reply