Questionário para inclusão das legendas pt nas edições físicas

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Questionário para inclusão das legendas pt nas edições físicas

Post by Cabeças »

Meus Caros e Caras, nos últimos anos vimo-nos privados das legendas portuguesas nas edições em dvd e bluray da União Europeia.
Alguns génios entretanto acharam boa ideia acabar com o mercado nacional dos filmes. Diz que anda tudo histérico com o streaming da moda onde se paga todos os meses para nunca ter nunca nada físico nem garantia de disponibilidade de visionamento.
Para os colecionadores onde me incluo, que suportaram a indústria comprando edições originais a vida inteira, existirem legendas nas edições europeias ou do Brasil, faz toda a diferença.
Desculpem lá, é que nós preferimos edições nas prateleiras, mesmo nossas, com extras, com capas, com edições de colecionador, para vermos os filmes as vezes que quisermos sem ter que pagar todos os meses um serviço e também para termos a certeza de que os filmes não deixam de estar disponíveis.
Sendo assim, se acharem bem respondam por favor às 4 singelas questões abaixo e enviem. São 10 segundos, mas edições nas prateleiras são para a vida inteira!

https://blogdojotace.com.br/2023/04/02/ ... vtiqGAPtSI
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Questionário para inclusão das legendas pt nas edições físicas

Post by José »

Cabeças wrote: April 3rd, 2023, 11:39 am Meus Caros e Caras, nos últimos anos vimo-nos privados das legendas portuguesas nas edições em dvd e bluray da União Europeia.
Alguns génios entretanto acharam boa ideia acabar com o mercado nacional dos filmes. Diz que anda tudo histérico com o streaming da moda onde se paga todos os meses para nunca ter nunca nada físico nem garantia de disponibilidade de visionamento.
Para os colecionadores onde me incluo, que suportaram a indústria comprando edições originais a vida inteira, existirem legendas nas edições europeias ou do Brasil, faz toda a diferença.
Desculpem lá, é que nós preferimos edições nas prateleiras, mesmo nossas, com extras, com capas, com edições de colecionador, para vermos os filmes as vezes que quisermos sem ter que pagar todos os meses um serviço e também para termos a certeza de que os filmes não deixam de estar disponíveis.
Sendo assim, se acharem bem respondam por favor às 4 singelas questões abaixo e enviem. São 10 segundos, mas edições nas prateleiras são para a vida inteira!

https://blogdojotace.com.br/2023/04/02/ ... vtiqGAPtSI
Obrigado, Cabeças.

Já respondi às perguntas.

Mesmo quem não coleccione conteúdos em formatos físicos, reforço esta dica para responderem às questões. Isto se não se importarem e estiverem dispostos, claro.

Todas as participações serão de grande valor, na minha opinião.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Questionário para inclusão das legendas pt nas edições físicas

Post by Helder Fialho »

Cabeças wrote: April 3rd, 2023, 11:39 am Meus Caros e Caras, nos últimos anos vimo-nos privados das legendas portuguesas nas edições em dvd e bluray da União Europeia.
Alguns génios entretanto acharam boa ideia acabar com o mercado nacional dos filmes. Diz que anda tudo histérico com o streaming da moda onde se paga todos os meses para nunca ter nunca nada físico nem garantia de disponibilidade de visionamento.
Para os colecionadores onde me incluo, que suportaram a indústria comprando edições originais a vida inteira, existirem legendas nas edições europeias ou do Brasil, faz toda a diferença.
Desculpem lá, é que nós preferimos edições nas prateleiras, mesmo nossas, com extras, com capas, com edições de colecionador, para vermos os filmes as vezes que quisermos sem ter que pagar todos os meses um serviço e também para termos a certeza de que os filmes não deixam de estar disponíveis.
Sendo assim, se acharem bem respondam por favor às 4 singelas questões abaixo e enviem. São 10 segundos, mas edições nas prateleiras são para a vida inteira!

https://blogdojotace.com.br/2023/04/02/ ... vtiqGAPtSI


Eu também já respondi às perguntas.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Questionário para inclusão das legendas pt nas edições físicas

Post by Luis.Manuel »

Respondido. E fica um apelo à participação de todos que visitam este fórum: Responder é muito rápido, são apenas 4 (quatro) perguntas de resposta múltipla e não requer qualquer inscrição (basta ter uma conta Google activa).

Esta é uma luta que não é apenas dos colecionadores de filmes em particular mas de todos os amantes de cinema em geral e de todos os que valorizam a nossa língua e a nossa identidade cultural e conta agora com a união entre brasileiros e portugueses.

Pela nossa parte acredito que podemos influenciar o parlamento europeu no sentido de legislar pela obrigatoriedade de que os produtos em causa (filmes) incluam legendas nas 24 línguas da UE para serem comercializados neste mercado de 450 milhões de consumidores potenciais. Afinal os custos de tradução já estão cobertos pela legendagem que é feita para exibição em sala e grande parte das edições 4K já são "região livre" e incluem legendas de muitas das principais línguas. E mesmo quem não coleccione também poderá sempre comprar uns quantos filmes para ter em casa e ver (e rever) quando quiser.

Ao passarem pela página do inquérito, no fundo da mesma está um link para o canal de YouTube do JC onde entre outros temas interessantes é abordada a situação da edição de cinema em "mídia física" no Brasil (na "live" Adeus Cinecolor) que confesso, me surpreendeu totalmente pois não imaginava que fosse assim tão precária (?) :shock:

Sobre a importância das edições físicas:


.
...e a opinião de um colecionador (americano) sobre a situação do mercado de edições físicas nos USA.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Questionário para inclusão das legendas pt nas edições físicas

Post by Helder Fialho »

Foi criada, aparentemente ontem, uma petição que vai mais ou menos no mesmo sentido. É mais pela valorização das legendagens em Português de Portugal, em vez de meterem tudo no mesmo saco do Português do Brasil. Apelo a todos para que leiam e assinem. Pessoalmente, daqui a pouco não reconheço a minha própria língua, entre o Acordo Ortográfico, as traduções literais do inglês e o copiar/colar do Português do Brasil.

https://peticaopublica.com/pview.aspx?p ... JBGfLexK3Y
Post Reply