Empire of Light (2022) Sam Mendes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 409
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Empire of Light (2022) Sam Mendes

Post by Luis.Manuel »



Empire of Light de Sam Mendes é um filme que não merece passar despercebido. É um filme de amor, feito de (e com) paixão, muita nostalgia e alguma análise político social da Inglaterra dos tempos difíceis de Margaret Thatcher, (os tempos continuam difíceis agora mesmo sem Thatcher) uma história que gira em torno da magia do cinema, muito bem dirigida e interpretada por um pequeno grande elenco, um filme que me trouxe memórias gratas, a mim que ainda conheci uma meia dúzia de salas como o Empire do filme, a funcionarem aqui em Portugal e assisti também sua lenta inexorável agonia e fim, sem imaginar que nos seus bastidores trabalhava gente quase anónima que durante uma vida (a sua vida) também fazia (fez) parte desse mundo fascinante que é o Cinema, que não vive só de grandes "Stars" e grandes realizadores.

Um dos momentos de destaque no filme, associado à crise de esquizofrenia da gerente do Empire, Hilary (Olivia Colman) é a cerimónia de estreia do filme "Chariots of Fire" (1981) a obra mais destacada do olvidado realizador inglês Hugh Hudson, falecido hoje (10/02/2023). RIP.



Nota-se a paixão (para além da perícia técnica e talento artístico obviamente) que Mendes e toda a equipa puseram na concretização deste projecto o qual é principalmente uma homenagem ao mundo da Sétima Arte, mas não só, é também um filme sobre a vida e a forma como como ela flui ("a vida é essencialmente um estado e espírito" diz-se algures no filme). Uma obra vagamente semelhante a outras sobre o mesmo tema (The Fabelmans, Cinema Paradiso, Babylon, etc) mas ao mesmo tempo bem diferente.



E realmente não consigo perceber a enxurrada de notas negativas com que foi recebido pela critica britânica, ou se calhar até consigo; Do chauvinismo à xenofobia vai quase sempre uma curta distância. Mendes não inibe de mostrar um pouco dessa realidade e "ninguém gosta de ficar mal na fotografia" o que talvez incomode gente que só lhe aponta falhanços. Pessoalmente admito que poderia ser diferente mas não notei falhas, bem antes pelo contrário.

https://m.imdb.com/title/tt14402146/

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Empire_of_Light

Duas opiniões diferentes no Guardian

https://www.google.com/amp/s/amp.thegua ... -to-cinema

https://www.google.com/amp/s/amp.thegua ... -to-cinema
Post Reply