A Spy Among Friends - 2022

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

A Spy Among Friends - 2022

Post by Samwise »

Samwise wrote: December 11th, 2022, 8:01 pm
Samwise wrote: December 4th, 2022, 2:18 pm Adiante: lembrei-me do filme porque está para estrear uma série de espionagem que é capaz de ser boa:

https://www.theguardian.com/tv-and-radi ... joel-golby
Comecei a ver isto. Dois episódios volvidos, e só tenho a dizer bem.
É baseada num caso real - no mais mediático "caso" de espionagem sucedido durante a guerra fria - quando o agente secreto inglês Kim Philby foi exposto enquanto agente duplo, soviético, e fugiu para a URSS.
É uma espécie de ficionalização das memórias desse momento (em torno do momento da fuga), narrado por um lado pelo agente inglês que era o seu maior amigo, Nicholas Elliott, interpretado por Damian Lewis (em interrogação pelos serviços secretos britânicos, para perceberem porque deixou escapar Philby), e pelo próprio Philby, interpretado por Guy Pearce (que está a ser interrogado pelos serviços secretos russos, suspeitando-se de uma falsa deserção, o que o tornaria num "agente triplo").
É um slow-burner, que vai reconstituindo muito lentamente a intriga, ao mesmo tempo que vai revelando os momentos de construção daquela amizade. Para que gosta de histórias de espionagem, está aqui uma excelente série, com três grandes interpretações à cabeça (aos dois actores, junta-se uma extraordinária Anna Maxwell Martin).

Até diria que o le Carré colheu algumas inspirações deste caso real para escrever o Tinker, Tailor... como?-)
Terminei. Excelente série - pelo menos para quem gosta de "coisas de espionagem", e em particular ficionalizações de acontecimentos verídicos.

Foi de facto nestes acontecimentos---a fuga de Kim Philby para a URSS---que o le Carré baseou o enredo da sua obra Tinker Tailor Soldier Spy.

Esta série também é baseada nesses acontecimentos, e terá em boa medida seguido a realidade até certo ponto, tendo depois acrescentado alguma camadas de ficção para preencher os espaços "em branco", deconhecidos do grande público, e desconhecidos provavelmente até nos níveis superiores da "Inteligence Comunity".

Dito isto, reforço que é uma série que só vai ser devidamente apreciada por quem tem gosto por estas matérias, porque o ritmo é lento, pausado, cheio de diálogos, reflexões, recordações e memórias (sobretudo as de Elliott e Philby), e sem "cenas de acção" (mesmo que o Ian Flemming apareça a determinada altura numa sequência "bondiana"... :mrgreen: como?-) ).

São seis episódios em que seguimos, a traço grosso, o mundo da espionagem nos anos da Guerra Fria, com enfoque particular na década de 60, e a partir da perspectiva das duas "secretas" britânicas, o MI5 e o MI6 (com o KGB e a CIA em pólos opostos, mais afastados), debruçando-se o "traço fino" sobre uma amizade "maior que a vida" entre Elliott e Philby--- uma "cola emocional" que terá importância determinante no desenrolar e desfecho da intriga.

São quase 6 horas "de fita", mas em momento algum me apeteceu fazer "fast-foward" e passar à frente---e não teve a ver com a necessidade de apanhar todos os detalhes (e são mesmo todos importantes), mas antes com o saborear de um manjar finamente servido. Quem adaptou esta série do livro homónimo em que se baseia, soube exactamente como trabalhar o material para o mostrar ao espectador, mesmo considerando que muito do que consta no livro não chegou à série. As personagens (as três principais) estão descritas na perfeição (e interpretadas na perfeição), com todas as texturas e camadas de entendimento e perceção a serem interlaçadas à medida que a história vai progredindo, e com essa "fotografia" das personagens vai-se revelando também o contexto social e cultural daquela época---e os contornos que levaram aqueles acontecimentos.

Para não deixar dúvidas: isto é do melhor que se pode encontrar dentro do género. salut-)

Sobre o romance de não-ficção escrito por Ben Macintyre, recomendo esta peça publicada no The New Yorker (ajuda a contextualizar muita coisa): https://www.newyorker.com/magazine/2014/07/28/philby
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply