Körkarlen (1921) - Victor Sjöström

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
ZédaAdega
Novato
Posts: 48
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Körkarlen (1921) - Victor Sjöström

Post by ZédaAdega »

Nota: Após pesquisa não encontrei tópico dedicado a este filme, que já foi discutido por cá noutros tópicos. Espero não ter ocorrido nenhum lapso devido aos acentos nórdicos ou afins... (ou lapso da minha memória).

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Phantom_Carriage

Trailer feito por mim:

(Atenção que existem gajos (empresários) malucos, que compram direitos de autor a governos, de filmes com cem anos como este, que supostamente deveriam ser património da humanidade, e em seguida fazem queixa do Zé em Portugal, que criou um clip no You Tube, de um filme com mais de 100 anos!).



Observação: Após publicar este tópico, já topei que o tal maluco do copyright owner já está a causar limitações na visualização do You Tube aqui no fórum, por isso carreguei o meu trailer no Vimeo:



Descrição/Comentário

Este filme introduziu cinematograficamente (imagens em movimento) o antigo conceito da Dona Morte (Brasil) / The Grim Reaper (Inglaterra), que nós em Portugal não consideramos, nem lhe atribuímos nome. Trata-se da figura do Folklore estrangeiro do ceifeiro da morte.

Já a minha professora de Português do 8º/9º ano de escolaridade, chamou a atenção à minha turma, de que os mitos e folklores dos países nórdicos são tenebrosos e sinistros, por causa do clima deles, ao passo que os mitos de países do Sul da Europa, nada têm de assustador ou sinistro, a começar pelo deus baco e deusa vénus, ou no contexto dos Lusíadas português, as ninfas da Ilha dos amores. Portanto nós os povos do sul da Europa temos mitos com mulheres nuas a fazer orgias, acompanhadas com o deus do vinho, numa grande alegria, ao passo que os europeus do norte da Europa, lá com o seu clima tenebroso inventaram esta figura do Grim Reaper, oops:) :badgrin:

A nível técnico este filme é fabuloso, como podem observar no meu trailer, ou seja:

Em 1921 estão a utilizar processos químicos para sobrepor uma figura transparente fantasmagórica, na cena. O resultado está à vista e é genial, brutal e eficaz. A nível técnico isto merece uma nota de 100%.

O Körkarlen é um filme mudo, com mais de 100 anos, e que por isso apenas poderá ser apreciado por cinéfilos, tais como os leitores deste fórum.
Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
Post Reply