Ficção Made in Portugal

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Ficção Made in Portugal

Post by nimzabo »

Não sei se partilham a opinião mas o cinema nacional é fraco em comparação com muitos outros.
Já relativamente à produção literária atual tenho a opinião oposta. Há muita gente a escrever muito bem por cá.
Na verdade não posso comprar com outros países pois não conheço suficientemente outras literaturas (na verdade nem a nossa) mas olhando ao reconhecimento que alguns autores estrangeiros têm alcançado não consigo deixar de pensar que temos gente muito boa a escrever. Desde a recentemente laureada com o Nobel Olga Tokarczuk, passando por Michel Houellebecq até por exemplo Karl Ove Knausgard, há tanta coisa muito melhor escrita por cá. Isto dito por alguém que nem conhece muito bem a literatura nacional e que tem ainda vários autores por estrear nas suas leituras.
Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, Alexandra Lucas Coelho e Joana Bértholo já li e têm livros notáveis, qualquer um deles.
Tenho mais livros de outros autores contemporâneos mas que ainda não li.

Gonçalo M. Tavares tem já uma obra muito extensa. Acho muito curioso o facto de entre os 20 e os 30 anos ter escrito uma série de livros sem os publicar, o que apenas começou a fazer aos 30. Dele gostei muito do Jerusalém e do Diário da Peste mas reconheço valor noutros que li, por exemplo no Atlas do Corpo e da Imaginação, feito com base numa tese de doutoramento que fez e que já é a roçar o texto filosófico. Tenho curiosidade pelo bastante elogiado Uma Viagem à Índia mas sei que não será uma leitura fácil (como o Atlas também não foi).
https://www.goodreads.com/book/show/3786877-jerusal-m
https://www.goodreads.com/book/show/580 ... o-da-peste
https://www.goodreads.com/book/show/491 ... -imagina-o
https://www.goodreads.com/book/show/560 ... iagem-ndia

Afonso Cruz será destes aquele de quem mais livros li. Desde alguns volumes da Enciclopédia da Estória Universal, cheios de recortes e pequenos apontamentos cheios de originalidade, passando por formatos mais convencionais como o do Jesus Bebia Cerveja até ao livro de apontamentos de viagem e não só, Jalan Jalan, ou ao pequeno livro relativo a leituras, chamado O Vicio dos Livros. Li mais alguns e ainda tenho outros em espera, nomeadamente o Para Onde Vão os Guarda-Chuvas, acerca do qual tenho expetativas elevadas.
https://www.goodreads.com/book/show/772 ... -universal
https://www.goodreads.com/book/show/157 ... ia-cerveja
https://www.goodreads.com/book/show/366 ... a-do-mundo
https://www.goodreads.com/book/show/576 ... dos-livros
https://www.goodreads.com/book/show/185 ... rda-chuvas

Do Valter Hugo Mão só li dois, o recente As Doenças do Brasil, que decorre no Brasil indígena, e o A Máquina de Fazer Espanhóis passado num lar de terceira idade. Gostei muito em especial do primeiro que considero ter sido escrito com muita sensibilidade e coração. De inicio não estava a gostar muito do tipo de escrita mas depois rendi-me. Tenho ainda o Filho de Mil Homens à espera.
https://www.goodreads.com/book/show/590 ... -do-brasil
https://www.goodreads.com/book/show/777 ... -espanh-is
https://www.goodreads.com/book/show/123 ... mil-homens

A Alexandra Lucas Coelho é jornalista e já tem uma série de livros publicados, nomeadamente alguns de sítios por onde passou, mas eu só li aquele que é porventura o seu trabalho mais reconhecido, o Deus-Dará que é sobre o Rio de Janeiro, e que considero imperdível. Partilho um pouco a opinião do Caetano Veloso que é citado nas abas do livro como tendo dito 'Eu sou Louco por esse Livro'. Fiquei com vontade de ler outros dela, nomeadamente os que são sobre sítios por onde passou e que são também os que melhor rating têm no goodreads.
https://www.goodreads.com/book/show/61239047-deus-dar

Joana Bértholo, só conheci recentemente e depois de ver uma entrevista dela* decidi-me a ler o seu livro mais reconhecido até agora, o Ecologia, uma distopia cujo tema de fundo é a linguagem e onde as palavras são privatizadas por empresas tendo as pessoas que pagar por cada palavra proferida. Ela lançou recentemente o A História de Roma e tenho grande vontade de o ler.
https://www.goodreads.com/book/show/40357884-ecologia
https://www.goodreads.com/book/show/631 ... ia-de-roma
Last edited by nimzabo on December 1st, 2022, 12:30 pm, edited 6 times in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Literatura Made in Portugal

Post by nimzabo »

Aproveito ainda o tópico para referir outro livro marcante que li este ano, agora brasileiro, e que é da já falecida Clarice Lispector.
Li o Todos os Contos e é uma escritora a todos os títulos notável, alguém com um dom especial para olhar e para escrever, algo que terá nascido (na Ucrânia) com ela. Dela pretendo ler tudo em que conseguir por a mão.
https://www.goodreads.com/book/show/301 ... -os-contos

Post Reply