Vangelis (1943-2022)

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Vangelis (1943-2022)

Post by Cabeças »

Image

Deixou-nos um trabalho imenso em termos musicais e bandas sonoras no Cinema, em filmes como os "Chariots of Fire", "Missing", na série "Cosmos" de 1980, "Alexander", "1492 - Conquest of Paradise", "Bitter Moon" e muitos outros.

Para mim ficará para sempre ligado todavia a uma banda sonora inesquecível de um dos filmes da minha vida (está no meu top 2), o "Blade Runner". salut-)

Se não conhecem, espreitem esta edição de 3 cds, com um cd de músicas que não entraram no filmes, o cd da banda sonora do filme, e outro cd com música composta por Vangelis para esta edição do 25º aniversário do filme.

Image
Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Vangelis (1943-2022)

Post by Samwise »

Também tenho a "assinatura" dele bem gravada na memória, por associação a dois filmes em concreto, que como que ganharam asas ao som da sua arte - ganharam uma dimensão artística/emocional, que de outra forma não existiria: o Blade Runner (claro, claro - aqui são mesmo "outros mundos que se formam à nossa frente por conta do Vangelis) e o Chariots of Fire, um daqueles casos que me parece muito mais filme do que na realidade é em boa medida por conta da Banda Sonora.

RIP salut-) salut-) salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Vangelis (1943-2022)

Post by Rui Santos »

São filmes que vemos pela música...

Falando do Chariots of fire sinceramente ... acho que sem a banda sonora não teria a visibilidade que teve, o que dá ainda mais valor ao que Vangelis conseguiu...

Cosmos, uma série de Carl Sagan onde a sua musica nos fazia visualizar quase mais além do que as imagens o permitiam. (vale muito a pena ouvir esta banda sonora)



Blade Runner... é apenas uma obra prima, onde a música se funde num filme de forma perfeita... mas que todo o filme é em si uma montagem de efeitos especiais, argumento, atores e musica.... e que tudo resulta num dos melhores filmes de sempre.

Era um dos gigantes compositores

Descanse em paz
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Vangelis (1943-2022)

Post by Samwise »

Está aqui um bom resumo da sua passagem artística neste mundo:

https://www.theguardian.com/music/2022/ ... -pop-music
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Vangelis (1943-2022)

Post by Helder Fialho »

Ainda na véspera de ele morrer ouvi a Pinta, Nina, Santa Maria (Into Eternity) do 1492: Conquest of Paradise do Ridley Scott, para o qual o Vangelis também fez a banda-sonora. Tombou um colosso da electrónica e da música para cinema... já não há "disto"... triste coincidência ele ter falecido precisamente neste ano em que passam 40 anos da estreia do Blade Runner. e 30 anos do 1492: Conquest of Paradise.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Vangelis (1943-2022)

Post by siroco »

salut-) salut-) salut-)

Grande entre os grandes, deixou uma obra para a posteridade.

O meu compositor favorito!

Não só pelas BSOs, até prefiro o Albedo, Sphiral, China, Heaven and Hell entre outros.

Nas BSOs, para além das já mencionadas, acrescento o The Year of Living Dangerously.
Post Reply