Coleccionador vs Cinéfilo

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Coleccionador vs Cinéfilo

Post by Strangelove »

Que quantidade das vossas colecções são belas edições de filmes de que vocês nem gostam ou que não se imaginam a rever?

Ou seja, quanto cederam à "cobiça" ou ao "completismo"?

Eu confesso que como o espaço (e o dinheiro apesar de tudo) sempre foi um bem muito disputado entre as múltiplas e cara obsessões, as edições pelo formato sempre foram escassas.

Aquilo que resistiu por mais tempo foram os DVDs da Marvel com as BDs agregadas a eles. Faz menos de um ano que as ofereci sem nunca ter revisto os filmes. O "formatinho" já não é para mim e entretanto já tinha saga duplicadas, mas a minha paixão pela BD ia-me dizendo que aqueles mereciam ir ficando...
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Coleccionador vs Cinéfilo

Post by Cabeças »

Bom, no meu caso tem sido um "processo que se foi tornando cada vez mais elaborado há medida que os anos iam passando. Em termos resumidos:

1 - Nos primeiros tempos, foi a época louca, o boom do colecionismo dos filmes em Portugal, devido ao aparecimento dos dvds, que era algo que eu esperava há muito tempo. Nessa primeira fase gastei muitos dobrões estupidamente, a comprar edições R1 como se não houvesse amanhã evil-) A Virgin dos Restauradores ficou com muito ouro meu, e a Fnac também, nos tempos em que tinham prateleiras próprias para edições R1 e R2, além do que ia saindo no mercado nacional. Era a loucura. Eu tinha listas enormes dos filmes da minha vida e também dos realizadores cujos filmes queria ter. Basicamente enquanto tivesse munição, disparava para todos os lados. Foi um tempo de um entusiasmo muito grande, apesar de hoje perceber que gastei muito dinheiro escusadamente, pois essas edições todas depois vendi-as ou ofereci-as e substituí-as pelas edições nacionais de colecionador que iam saíndo, com legendas portuguesas. Alguns exemplos.... a coleção toda dos x-files (tinha a inglesa e substituí-a pela portuguesa), as edições do Terminator, o Dracula do Coppola (estas tinha em R1) e tantas outras que já nem me lembro. Muitas dezenas. E também comprei desde o início online, lembro-me de vez em quando da Black Star ainda, foram bons tempos.

2- A segunda fase para mim foi marcada pelo crescimento e especialização do mercado nacional, quando foi desaparecendo a oferta R1 vendida cá diretamente e começaram a sair edições a sério no nosso país. Como as edições de colecionador do Senhor dos Anéis, edições de colecionador como a caixa metálica do Blade Runner, o Se7en, o ET, o Fight Club, A Lista de Schindler, a caixa do Godfather, a caixa do Kubrick as séries de TV com os Ficheiros Secretos, o Dr. House, o Fringe, dezenas e dezenas. Abracei completamente o mercado nacional nessa altura e sempre a partir daí. Gosto de ter as melhores edições possíveis mas embora veja bem filmes em inglês sobretudo com legendas inglesas, privilegio sempre edições nacionais, desde que não sejam miseráveis. Esta segunda fase foi marcada para mim pela força emergente em quantidade e qualidade do mercado nacional. Tivemos muitas e muito boas edições.

3 - Gostava só de referir o fenómeno das snappers... na altura em que apareceram detestava não sei explicar porquê, depois passei a gostar muito delas e com o tempo tornaram-se um objeto de culto entre os colecionadores. Tenho 79, que guardo com bastante carinho. Algumas delas já tenho também as versões em bluray, muito melhores em termos técnicos. Mas há muitas edições que têm para mim um valor estimativo grande e que por isso mantenho. Como a inestimável edição do Blade Runner, uma das primeiras em Portugal (1999), que faz este ano já 23 anos e que está como nova! :-D

Image

Image

4 - Portanto primeiro o objetivo foi comprar à doida, eram os tempos da sofreguidão :-))) mas depois começou a haver algum critério e bom senso e comecei a privilegiar não só as edições nacionais, como as edições de colecionador e edições especiais. Portanto como referi a princípio, foi sempre uma mistura entre o a cinefilia e o colecionismo, onde foram privilegiados primeiro os filmes e depois também as edições, há medida que o mercado aumentava e se especializava.

5 - Os anos passaram e veio o advento do bluray! Eu sempre tive uma resistência natural (e não muito lógica penso eu) à mudança relativamente às coisas que gosto, e por isso fui um dos últimos legionários a combater a passagem para o bluray. A minha filha e o Rui Santos foram decisivos para eu ter passado para os blurays! :-))) E passei completamente já há uns anos largos, tecnicamente não têm realmente nada a ver com os dvds (embora hajam dvds com boa imagem e som), e agora é raríssimo comprar dvds, só mesmo edições antigas que fazem parte da minha wishlist, ou outras edições como o "Madres Paralelas" do Almodovar, que tenciono comprar cá no dia 24 deste mês, pois tenho a coleção toda do Almodovar em dvd e que saiba não vai sair cá o bluray. Mas logo se vê. Dentro dos blurays, continuo a privilegiar também edições boas. Gosto muito das edições da Arrow, da Criterion, da BFI, da Divisa, da Masters of Cinema... para mim são super-edições, de que gosto imenso e tento adquirir sempre que posso.

Image

6 - Refiro também a importância que a certa altura o mercado emergente das edições usadas começou a ter e que aproveitei alarvemente :-))) Comprei centenas e centenas de edições no olx, no coisas, na Cex, na mau genio, no custo justo... consegui neste mercado muitas edições que faziam parte da minha wishlist há muitos anos. Ainda faltam algumas (faltam sempre) mas faz parte do processo da caça! :-D

7 - Para terminar, ressalvar algo que nunca julguei possível acontecer... a perda completa do mercado em termos nacionais, que hoje é residual e que é algo que me causa uma profunda tristeza. Referirei sempre também a autêntica pulhice que a Disney fez com o nosso país e com os colecionadores nacionais, retirando as legendas portuguesas de todos os formatos de alta definição a nível europeu! Grr:-) Era algo que penso mereceria uma intervenção a nível político e que alguns de nós tentámos fazer no grupo Collector's, mas apareceram logo pessoas a dizer que não valia a pena, e a dar cabo do projeto mesmo antes de ter começado e tudo se gorou.

8 - O mercado online é para mim neste momento o espaço onde compro mais edições, sobretudo na amazon espanhola, que tem muitas e boas edições, muitas delas com legendas portuguesas, e que oferece também muitas das edições presentes na amazon inglesa.

Para resumir, a parte cinéfila e a parte do colecionismo andaram sempre e continuam a andar de mãos dadas, embora por vezes uma delas tome a dianteira, conforme o contexto. Entretanto a questão do espaço também tem sido no meu caso e penso que em muitos outros casos um problema, neste momento as minhas 4 Billys com 36 prateleiras duplas já estão cheias há muito, e tenho mais talvez umas 15 caixas plásticas do chinês cheias. É o desvario total. Há alguns filmes que tenho em várias edições, como o Blade Runner, o Blade Runner 2049 e muitas outras, mas como referi as minhas edições compradas com sacrifício ao longo dos úlimos 23 anos são uma parte importante para mim e muitas têm uma história associada, por isso mantenho todas. Além disso como sabem, por vezes há edições melhores em bluray, mas há extras nos dvds que não estão nos blurays (por exemplo as 3 primeiras edições da Missão Impossível do Tom Cruise mantenho-as pois têm extras que não vêm nas edições em bluray, segundo vi na altura.

Não sei como vão ser as coisas no futuro com o aparecimento e implementação do Streaming, mas quero crer que enquanto houver dinheiro a ganhar, haverá sempre editoras a apostar no mercado físico, como a Leopardo, por exemplo, além das outras que fazem as tais super-edições que referi mais acima. Tenho pena que o mercado físico nacional tenha desaparecido, e que em termos gerais se privilegie o streaming apenas, pois penso que o mercado físico podia perfeitamente ser complementar. E será na minha opinião, mas com uma expressão apenas de nicho para colecionadores.

Tenho a Netflix, de que gosto sinceramente bastante, mas isso não me fez deixar de comprar edições físicas, nem fará. Não me estou a ver a ter mais nenhum canal de streaming. O Disney + por exemplo, jámais subscreverei, pelo facto da Disney ter tirado as legendas portuguesas das edições bluray em toda a Europa o-(

Como alguém dizia, o mundo é composto de mudança. O Cinema e a coleção de filmes têm sido e continuarão a ser uma parte muito importante da minha vida, pelo menos "até o apagar da velha chama", como dizia o Poeta. Tem proporcionado também momentos de partilha, conversa e amizade desde há muitos anos, aqui no nosso DVDMania! salut-)

Abraço para todos.
Cabeças
Image
Post Reply