Ouvir som pela TV e não pelo DVD

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
manuel.ribeiro
Novato
Posts: 4
Joined: January 6th, 2022, 6:34 pm

Ouvir som pela TV e não pelo DVD

Post by manuel.ribeiro »

Olá! Bom Ano 2022!!
Antes de mais, não sei se vou dizer as coisas nas palavras certas.

Tenho um leitor DVD da LG com saída SCART e uma televisão com entrada SCART, além destas ambas também têm RCA.
O leitor DVD é uma aparelhagem com colunas.
Se eu ligar o leitor à televisão através de SCART, supostamente o som deveria sair sempre pela televisão, certo?
Não é isto que acontece, o som tem saido sempre pelas colunas do DVD.
O meu problema é que as colunas já não funcionam bem, ou seja para filmes com áudio MONO não se consegue ouvir, para os restantes uns ainda desenrasca, outros assim assim.

A minha ideia para ouvir os filmes que não consigo com as colunas seria fazer com que o som saísse pela televisão e não pelas colunas, mas parece que existe um problema ligado à saída de som do leitor DVD que parece estar bloqueada!
Alguém me consegue ajudar?
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7310
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Ouvir som pela TV e não pelo DVD

Post by Cabeças »

"O leitor DVD é uma aparelhagem com colunas."

A frase acima é que não percebi bem o que pretendIas dizer.

Pelo que percebi o leitor é um LG e uma TV ambos os aparelhos com SCART e RCA analógica. Tens vídeo na TV mas não tens som.

Eu faria duas coisas:

1º- experimentaria outro cabo Scart. Muitas vezes os problemas são apenas da cablagem
2º - se não resultar tentaria além do SCART ligar a saída RCA do leitor à TV também (ligação áudio).
3º - se pudesse, experimentaria com outro leitor na mesma TV, talvez possas pedir a um amigo. Se der som com a mesma cablagem, o defeito é na saída de Scart do teu leitor e a cablagem está boa.
4 - Se tiveres mais do que uma entrada SCART, é experimentar ligar na outra.

Bom 2022 também para ti e depois diz se conseguiste!
Cabeças
Image
manuel.ribeiro
Novato
Posts: 4
Joined: January 6th, 2022, 6:34 pm

Re: Ouvir som pela TV e não pelo DVD

Post by manuel.ribeiro »

Olá,
Muito obrigado pela tua resposta e ajuda! Segui o teu conselho de pedir emprestado um leitor DVD.
A maioria (acho eu) dos leitores DVD não têm entradas especificamente para colunas, o meu leitor tem umas entradas que penso só darem para as colunas que ele traz.

Já experimentei aquilo que disseste:
1 - Não foi preciso pois experimentei com outro leitor DVD dum amigo que funciona.
2 - Tenho o mesmo problema, a imagem é passada mas o som não.
3 - Experimentei com o leitor DVD dele com a minha cablagem (tanto SCART como RCA) e deu perfeitamente, tanto a imagem como o som saíram da televisão.
4 - Não tem.

Conclusão: o defeito é mesmo do leitor/aparelhagem DVD que parece estar feito para que o som saia apenas das suas colunas!! O meu amigo disse que se calhar tinha que se abrir o aparelho pois deve haver qualquer coisa que faça com que o som saia apenas pelas colunas.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Ouvir som pela TV e não pelo DVD

Post by Rui Santos »

Concordo com a tua conclusão, peço-te que faças só mais uma coisa.
Verifica pelos menus que não tens por lá nenhuma opção de audio output onde estejam selecionadas as colunas apenas e não a saida scart.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
manuel.ribeiro
Novato
Posts: 4
Joined: January 6th, 2022, 6:34 pm

Re: Ouvir som pela TV e não pelo DVD

Post by manuel.ribeiro »

Rui Santos wrote: January 12th, 2022, 10:00 pm Concordo com a tua conclusão, peço-te que faças só mais uma coisa.
Verifica pelos menus que não tens por lá nenhuma opção de audio output onde estejam selecionadas as colunas apenas e não a saida scart.
Olá, explorei os menus todos através do comando e não encontrei nada disso....
Post Reply