Videodrome (1983) - David Cronenberg

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Videodrome (1983) - David Cronenberg

Post by Cabeças »

Image

Era mais uma das minhas grandes falhas em termos cinematográficos não ter ainda visto este filme. Se eventualmente o vi nos Anos Loucos esqueci-me completamente, mas não houve parte nenhuma do filme que me tivesse suscitado qualquer memória, portanto penso que não o devo ter visto mesmo.

A foto tem as minhas duas edições, a do dvd que saíu em Portugal em 2002 (sim, tinha este filme em casa há 20 anos e ainda não o tinha visto :-)))) sem qualquer extra e com uma imagem que apesar de ser boa não é anamórfica o-( (ainda não tinha visto o filme mas estive há pouco a comparar as imagens e as edições) e a outra é uma edição da Arrow com uma imagem fantástica e uma tonelada de extras. salut-) Claro que mantenho a edição em dvd por razões emocionais... adorei comprá-la na altura, ainda no princípio do colecionismo, quando tinha ainda as listas dos realizadores de referência e dos respetivos filmes a comprar, no tempo em que ainda havia um mercado nacional digno desse nome.

Sinceramente, este filme nunca me despertou grande interesse. Foi sempre confortável saber que o tinha na coleção, até porque penso que com o tempo se foi tornando uma edição não muito fácil de encontrar (não sei se fizeram entretanto alguma reedição), mas como referi, é uma edição muito pobre em termos técnicos e sem qualquer extra. Portanto, depois de experimentar a imagem das duas edições e confirmar os extras, vi o filme na edição da Arrow.

A história gira à volta de um homem (Woods) que tem uma cadeia de TV pequena e um bocado underground, e que explora filmes de sexo e violência, alguns pirateados da Ásia. Descobre filmes muito violentos e quando se tenta envolver com os responsáveis por eles no sentido de os poder passar no canal dele, vê-se no meio de um mundo de alucinações provocadas intencionalmente mas que em princípio conseguem mesmo alterar a realidade.

Gostei de ver o James Woods, (lembro-me sempre do "Noodles" quando o vejo), gostei de ver a Debbie Harry (pela curiosidade de a ver a interpretar uma personagem num filme), mas sinceramente e como suspeitava, não consegui apreciar muito o filme. Sei que é um clássico moderno, um filme de referência para muitos, mas o tema não mexeu realmente comigo, muito menos o modo como foi desenvolvido. Fez-me no entanto lembrar de filmes como o "Cigarette Burns" do John Carpenter (de que gosto imenso, e que está na série Masters of Horror) e também do "Existenz", este último também do Cronenberg, de que também gostei bastante.

O tema principal não me atrai nada (detesto "exploitation"), e o modo como o filme foi desenvolvido simplesmente também não mexeu comigo de todo. Calculo e percebo que na altura tenha feito grande sucesso, mas acho que envelheceu mal. E se eu o tivesse visto na altura, também estou convencido de que não o teria apreciado por aí além. No entanto, claro que estou contente por o ter visto e por o ter na coleção. :-)



https://www.imdb.com/title/tt0086541/?ref_=nv_sr_srsg_0
Cabeças
Image
Post Reply