Scenes from a Marriage

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Scenes from a Marriage

Post by Samwise »

Ou...

"Dissecação de o cadáver de um matrimónio em estado avançado de putrefação."

Ou...

"Como fazer uma adaptação moderna de um clássico, conseguir que seja excelente, e mesmo assim não chegar aos pés do original".

Ok, ok, admito que estou a falar antes do tempo, porque só vi um episódio da nova versão até agora. Esta:

https://en.wikipedia.org/wiki/Scenes_fr ... iniseries)

que é fortemente baseada nesta:

https://en.wikipedia.org/wiki/Scenes_from_a_Marriage

mas a verdade é que, a julgar por este primeiro episódio, o nível de perfuração e observação na análise ao cadáver é bem distinto entre as duas versões. Apesar de tudo, esta nova versão parece coisa para levar uma nota 9 ou 10. O texto é bom e os actores cabem nos papeís com aparente à vontade, capacidade de entrega e intensidade (a Chastain dá uns ares da Ullmann ). O original é dilacerante a vários níveis - e de formas como até agora nenhum outro filme ou série acerca de um casamento conseguiu ser. Vamos ver. Prognósticos só no fim.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Scenes from a Marriage

Post by Samwise »

Segundo episódio. Down the emotional rabbit hole a little further...

Mantenho a opinião. Bom (!), em alguns momentos excelente, mas a milhas da destruição massiva da obra de Bergan. Os campos de "combate" são exactamente o mesmos: o diálogo (a dois) com a palavra em primeiro plano, na tentativa de abrir as feridas e as incompreensões pela força, pela insistência, pelo desenvolvimento de qualquer ponta por onde uma conversa possa levar a um novo patamar de exploração. Mas também a gestão dos silêncios, e a incorporção do estar presencial físico, do gesto e do posicionamento entre aproximações e afastamentos.

Podia dizer que a diferença essencial está no tempo e no espaço (america actual VS Suécia de há umas décadas atrás), mas isso seria apontar apenas uma evidência simplista. A diferença determinante permanece na capacidade "escavatória" de desenvolvimento dos diálogos - é muito complicado encontrar talento ao nível do de Bergman. Complicado? Não... Impossível.

Ainda assim, é apenas o segundo episódio - espero que as camadas emocionais ainda venham a ser rasgadas muito mais fundo.

Quanto aos actores - escolha perfeita. Daqui só levam elogios.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Scenes from a Marriage

Post by Rui Santos »

Continua a escrever... antes que penses que ninguém te está a ler eu estou a ler muito atentamente...

Devido a motivos pessoais, não ando a pensar ver esta série nesta fase.... mas penso que no HBO tem o filme e a série neste momento.
O que permite a visualização quase sequencial das duas obras. Estou a pensar fazer isso, mas até lá irei lendo muito atentamente o que escreves.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Scenes from a Marriage

Post by Samwise »

Só me falta ver o último.

A opinião mantém-se relativamente aos aspectos já mencionados.

O 4 épisódio foi talvez o mais duro de assistir, mas ainda assim é bastante mais soft do que a implacável batalha campal da versão do Bergman.

Talvez esta versão americana esteja também mais adaptada às audiências de agora, mesmo que não esteja a imaginar grande interesse nas camadas dos 30 para baixo, e talvez que os diálogos e os seus contextos estejam em boa medida simplificados - e atenuados emocionalmente - atendendo às personagens em questão. A obra do Bergman é por isso também bastante mais teatral na utilização da palavra - porque vai mesmo ao limite na exploração de cada tema, e na elaboração maquiavélica de cada posição e emoção.

Não estou a ver esta série ter algum impacto que seja em qualquer comunidade, local ou faixa etária neste momento, tal como sucedeu com original na Suécia - mas eram mesmo outros tempos e outras mentalidades. Ainda assim, creio que a versão do Bergman tem ainda hoje capacidade para pertubar e muito maior grau qualquer audiência do que a nova - aquilo que é falado, e a forma como é falado são intemporais - a um ponto que a versão moderna nunca poderá ser.

Neste quarto episódio uma das coisas que é óbvia é o nível de conhecimento "do outro" que ambos os protagonistas têm presente (foram muitos anos de vida partilhada) e como usam esse conhecimento como arma no combate de posições - quer a atacar, quer a percepcionar o que o outro está a pensar e a não dizer. Continuam também os turbilhões emotivos, com mudanças súbitas e drásticas de postura, de vontade, de atitude e de abordagem perante o outro - turbilhões esses que moldam momentos a ponto de tornar que decisões determinantes sejam tomadas em segundos. Tudo muito realista, portanto.

Estou curioso para ver o que o último episódio tem para mostrar - mas fiquei com bastante vontade de voltar a ver a série original, não só para poder comparar ambas com mais volume de memória disponível, mas porque entretanto já experienciei mais vida, e já passei os olhos em algumas outras boas obras que abordam o tema - como o terceiro filme da trilogia Before Sunrise, e o Marriage Story (ambos citam influências determinantes da série do Bergman)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Scenes from a Marriage

Post by Samwise »

Ainda não terminei a série nova (não vi o último episódio), mas comecei a rever a série do Bergman. O primeiro episódio tem uma estrutura narrativa muito semelhante na original e no remake.

Pedro Mexia fala sobre a série nova aqui, a partir do minuto 5:

https://expresso.pt/podcasts/pbx/2021-1 ... d-2f96f3f8
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply