Zavvi pós-Brexit

Discussão sobre lançamentos BR, Assuntos relacionados com equipamento devem contudo ser abordados no fórum Hardware.

Moderator: Grimreaper

Post Reply
windfuzz
Novato
Posts: 18
Joined: September 2nd, 2021, 10:11 pm

Zavvi pós-Brexit

Post by windfuzz »

Boas!!
Antes de mais, peço desculpas se criei o tópico na área errada.

A minha questão é, com o advento do Brexit, como está a situação de compras provenientes da zavvi? Pagamos impostos ou alguma taxa? Alguém já comprou algo lá desde então e pode dar o feedback?!

Eu estava a ler os termos e parece que há sim risco de taxas:
https://www.zavvi.es/articles/terms-conditions.list
Para las entregas a direcciones dentro de la UE, usted es el importador de las mercancías, y es responsable de cualquier derecho, arancel o impuesto que pueda ser cobrado por cualquier autoridad aduanera. Al aceptar estos términos, nos autoriza a designar a nuestro(s) transportista(s) designado(s) para llevar a cabo las formalidades aduaneras en su nombre, incluido el pago de cualquier derecho, tarifa o impuesto a la autoridad aduanera correspondiente. Le hemos cobrado estas cantidades como parte de su compra, pero para evitar cualquier duda no le estamos proporcionando estos productos en base a "Entregado con aranceles pagados" porque, como importador, usted sigue siendo responsable de estas cantidades ante la autoridad aduanera apropiada.

Nombraremos un transportista adecuado para entregarle la mercancía y llevar a cabo las formalidades aduaneras en su nombre. Estos trámites aduaneros se llevarán a cabo en diferentes países, dependiendo del país al que pertenezca su dirección de entrega y del transportista utilizado. Sus bienes serán despachados de aduana en uno de los siguientes "países de despacho":

2. Francia (para las direcciones en Francia, Austria, Bulgaria, Croacia, República Checa, Estonia, Grecia, Hungría, Italia, Letonia, Lituania, Portugal, Rumania, Eslovaquia y Eslovenia)
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Zavvi pós-Brexit

Post by technicolor »

Da Zavvi já desisti o ano passado. Ao que parece houve algum aproveitamento da situação de confusão causada pela pandemia por parte de alguns cidadãos que receberam as suas encomendas (com atrazo) e mesmo assim pediram reembolso e isto repetiu-se várias vezes. Aparentemente foi uma prática desonesta que se generalizou e levou algumas lojas inglesas a suspender as vendas para Portugal (não sei se já retomaram) mas confesso que fiquei com um bocado de vergonha de me ver incluindo sem culpa nesta situação. Havia gente em grupos de Facebook a vender 4 e 5 exemplares (originais) do mesmo filme em UHD 4K (sem abrir) por pouco mais de 10 euros. Passei a comprar so na zona euro e recentemente (em junho) encomendei 2 filmes no marketplace da Amazon DE a uma empresa chamada Rarewaves DE ( já conhecia a "marca" de antigas compras nos USA) mas tudo indicava que os produtos seriam expedidos do continente europeu. Surpresa desagradável : foram enviados do UK sem tracking n e chegaram ao caos da alfândega portuguesa. Recebi uma carta dos CTT para proceder ao desalfadegamento no dia 13 de Agosto e com data limite para o fazer de... 13 de Agosto, ora como estava de férias e só regressei à minha residência no dia 15 já não foi possível fazer desalfandegamento nenhum. Reclamei, aceitaram e informaram que iam enviar nova encomenda nos próximos 3 dias (18 de Agosto ) e cá estou à espera de nova carta dos CTT para tentar desalfandegamento no portal (onde me vi à rasca para seleccionar o tipo de produto pois não descobri nenhuma opção que correspondesse à encomenda) solicitei ajuda via mail e até hoje continuo à espera. Falei com um amigo que tem um familiar a trabalhar no Aeroporto de Lisboa ao serviço de uma grande empresa de transitários e a resposta foi de que o caos por falta de funcionários é grande... no Portal da Queixa a mesma imagem... e pronto vou limitar-me a comprar nas Amazon do continente europeu, preferencialmente na Amazon ES . É esta a minha história que como ninguém ainda tinha respondido ao post resolvi contar para adicionar conteúdo divertido ao fórum. :lol:
windfuzz
Novato
Posts: 18
Joined: September 2nd, 2021, 10:11 pm

Re: Zavvi pós-Brexit

Post by windfuzz »

Fogo, isso foi bem desanimador :( haha
TommySyk
Novato
Posts: 7
Joined: April 11th, 2013, 7:53 pm

Re: Zavvi pós-Brexit

Post by TommySyk »

Eu cheguei a fazer três encomendas da Zavvi este ano quando tiveram a promoção do "2x£25" em blu-rays Criterion. Ficava mais ou menos a 30€ por encomenda (sem qualquer taxa) e, não sei como (deve ter sido mesmo sorte), nenhuma delas parou em alfândega. Chegaram umas duas semanas depois (houve um ou outro filme que demorou mais). No entanto, eles mandavam os blu-rays todos separados, e na altura acho que ainda só paravam em alfândega as encomendas que custassem mais de 20€. Cada filme vinha separado e com indicação de metade do preço, portanto vieram todos direitinhos cá para casa.

Já no início de Julho, fiz uma encomenda de 8€ da Amazon UK e foi parar a alfândega. Fiz o desalfandegamento como indicaram na carta dos CTT e embora tenha recebido no dia seguinte a informação de que a encomenda estava pronta para seguir para minha casa... só chegou esta semana passada.
Post Reply