O mistério dos Funko Pops!

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

O mistério dos Funko Pops!

Post by Cabeças »

Meus caros,

Estes bonequinhos geraram uma espécie de culto desde há alguns anos que para mim é muito difícil de entender. Gosto muito de estatuetas, figuras, peças ligadas ao Cinema, mas confesso que estes funko pops parecem-me todos iguais, não lhe acho piada nenhuma e não tenho nem tenciono ter nenhum. -stop-

E por aqui, há alguém que goste e também faça colecção destas figuras?.... Que queira explicar o que vê de tão interessante nelas?...
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: O mistério dos Funko Pops!

Post by mansildv »

Também adoro figuras e estatuetas e também não entendo o fascínio pelos funko pops. Não tenho e não tenciono comprar, não gosto mesmo nada teimoso-)
diogogogo
Iniciado
Iniciado
Posts: 50
Joined: June 3rd, 2021, 9:39 pm

Re: O mistério dos Funko Pops!

Post by diogogogo »

Quando eu era adolescente e coleccionava banda-desenhada de Star Wars estive quase a iniciar uma coleccção de action-figures/estatuetas. Mas decidi começar por uma Millenium Falcon de 500 ou 600€ e desisti da ideia antes de conseguir alcançar essa soma. Felizmente, porque hoje em dia já não é algo que tenha o menor interesse em ter. Mesmo assim, em geral gosto de ver as colecções de amigos, quando as têm.

Os Funko Pops também me intrigaram, porque quando dei por eles parecia que meio-mundo já estava viciado em comprar e ter todos. Também nunca tive interesse em ter nenhum, mas parece-me que quem os compra tem motivações muito semelhantes às de quem compra action-figures realistas. O coleccionismo hoje está muito mais forte e difundido que há 10 anos, e obviamente a níveis incomparáveis dos de há 20 ou mais anos. E muitas pessoas das que hoje compram coleccionáveis cresceram a ver desenhos-animados e anime até uma idade mais avançada que as gerações anteriores, e portanto a estética dos Funko Pops faz mais sentido para eles. Para isto também contribuem jogos como Minecraft. A questão de existirem Funko Pops das mais variadas séries, filmes e jogos também é um factor; é o mesmo que acontece com os LEGOs, qualquer coisa que uma pessoa goste, provavelmente há um Funko Pop ou Lego disso. Com a partilha de colecções em instagram e videos do youtube mais pessoas ficam com vontade de comprar, e para muitas torna-se vício, querem ter todos de todas as coisas que gostam, como preencher uma caderneta de cromos.

Parece-me que a explicação estará por aqui, uma mistura entre gostar da estética e o vício do coleccionismo e de ter a "colecção" (qualquer que seja a definição) completa. Portanto, semelhante às razões por trás de comprar estatuetas ou fazer qualquer outra colecção, mas adaptada a gerações com gostos diferentes. Com o acréscimo de que hoje é muito mais "socialmente aceitável" (no sentido de, em princípio não ser mal visto por visitas) ter um Funko Pop a decorar o móvel da TV ("ah, que giro", dizem as visitas) do que seria há uns anos (e ainda hoje, provavelmente) ter uma action-figure do Boba Fett no mesmo sítio ("uh, que nerd", pensam as visitas).
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 476
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: O mistério dos Funko Pops!

Post by Helder Fialho »

Eu também não consigo perceber a adoração das pessoas pelos Funko Pops. E eu cresci a ver anime com o Dragon Ball. Acho aquilo ridículo. São feios, são estúpidos, enfim, é absurdo. E o pior é que está a espalhar-se para outras coisas. Ainda ontem passei pela loja online da National Gallery em Londres e vi que tinham à venda umas coisas que são figuras de pintores um pouco na mesma lógica dos Funko Pops. Fiquei estarrecido. Pensar que a National Gallery rendeu-se a isto.... :roll: :roll: :roll:

Vermeer: https://www.nationalgallery.co.uk/stati ... View_1.jpg

Monet: https://www.nationalgallery.co.uk/stati ... View_1.jpg

Klimt: https://www.nationalgallery.co.uk/stati ... 049151.jpg

:roll: :roll:
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: O mistério dos Funko Pops!

Post by Strangelove »

Poderá ser o coleccionismo de baixo custo que eles proporcionam que atrai as pessoas que têm o dinheiro contado para tal.

Eu acho a maior parte deles desinteressantes, sobretudo os humanos todos com a mesma cara.

Mas comprei este aqui numa loja de descontos dos EUA porque achei a parecença suficiente para ter graça na prateleira.

Image

Isso e eram 5$...
Post Reply