Murder by Contract (1958) - Irving Lerner

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Murder by Contract (1958) - Irving Lerner

Post by mansildv »

Image

Realizador: Irving Lerner
Elenco: Vince Edwards, Phillip Pine, Herschel Bernardi, Caprice Toriel.

Claude is a ruthless and efficient contract killer - until he finds his next target is a woman.
Trailer



IMDb
Wikipedia
Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Murder by Contract (1958) - Irving Lerner

Post by mansildv »

Murder by Contract (1958), Film Noir of the Week

http://www.noiroftheweek.com/2008/12/mu ... -1958.html
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Murder by Contract (1958) - Irving Lerner

Post by José »

Este tem muita pinta, ironia para dar e vender e um dilema moral interessantíssimo. Muito bom. salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Murder by Contract (1958) - Irving Lerner

Post by Samwise »

José wrote: September 8th, 2020, 10:35 am Image

Murder By Contract - Assassino Por Contrato (1958), de Irving Lerner
https://www.imdb.com/title/tt0051959/?ref_=nv_sr_srsg_0

Estava a passear pelo Youtube desta vida e apareceu-me uma sugestão de um vídeo de Martin Scorsese a falar sobre este filme. Ao que parece, é um dos noir série B que ele mais gosta, há muitos anos. Fiquei bastante curioso e procurei logo pelo filme; está lá disponível, no Youtube, gratuitamente, com excelente qualidade de som e imagem.

O filme narra as desventuras de Claude, o "assassino por contrato" do título em Português, um homem solitário, parco em palavras e metódico na sua profissão. Este vê-se a braços com um dilema moral ao descobrir qual o novo alvo que tem para eliminar; durante poucos dias, terá que estudar a melhor forma de levar a cabo a sua missão, mesmo sendo um tipo de trabalho que nunca lhe tinha calhado em sorte.

Não é que o tenha considerado fascinante, mas fiquei bastante absorvido pelo que vi. Gostei, gostei muito - e conta apenas com 1h20 de duração. Mesmo que não o considere na sua essência um filme noir, até consigo encaixá-lo nesse paradigma, sim. É um exercício de estilo muito digno dentro do género e bem realizado, muito cool também. Percebe-se em várias cenas a influência que teve em Scorsese e na sua filmografia. Li no IMDb que foi filmado em 7 dias (!). Passa a impressão de ter um espírito art-house europeu; fez-me lembrar, a espaços, o Le Samourai - Ofício de Matar, de Jean-Pierre Melville.
Vi este. Hora e meia bem passada - e passada num ápice.

Subscrevo as palavras do José. Não sei se o colocaria na lista dos 50 melhores noir como aparece no livro da Taschen, mas é um título obrigatório para os aficionados do género.

Queria só apontar uma "imprecisão" ( :twisted: ) que aparece no poster do filme. "Double rates for women - because a woman is always double-trouble" - o que o assassino indica no filme para cobrar a dobrar não é "double-trouble", e antes "unreliable", no sentido de imprevisibilidade - não podemos prever o comportamento das mulheres. :-))) :-))) :-)))

O que me leva de volta para o The Counselor (isto das associações de ideias é uma coisa tramada): o que leva ao downfall dos três protagonistas masculinos desse filme são três mulheres. Cada caso no seu contexto muito próprio - embora tenha partido apenas de uma mente maquiavélica ditar o cenário de operações...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply