Coronavírus

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2579
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Coronavírus

Post by drakes »

Samwise wrote: July 1st, 2021, 7:38 pm Para onde caminha a vacinação: https://sol.sapo.pt/artigo/738880/prova ... -populacao
- Sei lá, se a coisa não demora anos, provavelmente sem a chacina de agora, mas continuará a existir surtos de menor intensidade até por que a que entendi pelos programas a imunidade pode cair, por isso doses de reforço deve ser uma constante para determinados grupos como é H1N1.

- Quanto ao Brasil é uma festa, agora que tem vacinado todos na rua protestando ou apoiando o governo, terceira onda vem forte, vai se repetir na terra de santa de cruz o mesmo que Chile, apesar da grande porcentagem de imunizados, os números continuam altos.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Samwise »

drakes wrote: July 3rd, 2021, 10:53 pm - Quanto ao Brasil é uma festa, agora que tem vacinado todos na rua protestando ou apoiando o governo, terceira onda vem forte, vai se repetir na terra de santa de cruz o mesmo que Chile, apesar da grande porcentagem de imunizados, os números continuam altos.
Em Portugal estamos mais ou menos como descreves. A levar com a 4 vaga (variante delta em força) e com um número crescente de casos e internamentos (UCI incluidos). Como uma parte da população mais velha está vacinada, os casos de internamento mais significativos estão na faixa 20-40. Ainda assim, fazendo a comparação com as vagas anteriores, há menos casos graves e menos mortes - as vacinas estão de facto a fazer efeito. Precisamos é de vacinar rapidamente dos 40 para baixo - e, espero, autorizar as vacinas a partir dos 12 para cima (vai ser polémico, e creio que muitos pais, com medo, não vão avançar, mas devemos seguir os casos "lá fora", com Israel em primeiro plano...).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2579
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Coronavírus

Post by drakes »

Samwise wrote: July 5th, 2021, 11:12 am
drakes wrote: July 3rd, 2021, 10:53 pm - Quanto ao Brasil é uma festa, agora que tem vacinado todos na rua protestando ou apoiando o governo, terceira onda vem forte, vai se repetir na terra de santa de cruz o mesmo que Chile, apesar da grande porcentagem de imunizados, os números continuam altos.
Em Portugal estamos mais ou menos como descreves. A levar com a 4 vaga (variante delta em força) e com um número crescente de casos e internamentos (UCI incluidos). Como uma parte da população mais velha está vacinada, os casos de internamento mais significativos estão na faixa 20-40. Ainda assim, fazendo a comparação com as vagas anteriores, há menos casos graves e menos mortes - as vacinas estão de facto a fazer efeito. Precisamos é de vacinar rapidamente dos 40 para baixo - e, espero, autorizar as vacinas a partir dos 12 para cima (vai ser polémico, e creio que muitos pais, com medo, não vão avançar, mas devemos seguir os casos "lá fora", com Israel em primeiro plano...).
A onda vem forte e pior alguns estados continuam com uma cobertura de UTI fraca, mesmo se os números parecem melhores, as vagas são só na capitais, como Amazonas, mesmo que não morra gente é fácil superlotar pela fraca densidade de vagas, além de pessoas terem se deslocar de longe em estradas ou rios por dias (isso mesmo), enquanto isso começa um liberou geral por que a vacinação já está nos 40 anos sem comorbidades (+36 anos em boa parte), com comorbidades já chegou nos 18 anos, pelo menos em alguns Estados, devendo faltar aproximadamente 34% da população acima dos 18 anos, o que quer dizer 66 milhões de pessoas (SUS - serviço público de saúde - consegue vacinar mais de 1.000.000 por dia), mesmo em setembro toda a população (que quer) deve ter tomado a segunda dose, o passivo de quem não volta só aumenta, se a delta for metade do que se fala vai ter uma nova variante brasileira vindo por aí :-(

Edit: aqui são 3 meses de intervalo da primeira para segunda para tomar pfizer e astrazena, então o final da vacinação deve ser lá por dezembro.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Samwise »

drakes wrote: July 8th, 2021, 1:57 am Edit: aqui são 3 meses de intervalo da primeira para segunda para tomar pfizer ...
Algo está errado. Não é essa a recomendação oficial. Se é isso que está a suceder na prática, a vacina perde a eficácia potencial.
Persons age 12 years and older should receive 2 doses at least 21 days apart.
Second doses should be administered as close to the recommended interval as possible.
If it is not feasible to adhere to the recommended interval, you may schedule the second dose up to 6 weeks (42 days) after the first dose; there is limited efficacy data beyond this window, but a dose after this time does not need to be repeated.
Aqui: https://www.cdc.gov/vaccines/covid-19/i ... index.html

-----------

Estou cada ver a ver mais por um canudo a "imunidade de grupo" que se pretende atingir. A taxa da população a vacinar para atingir o patamar actual passou dos 70% para os 85%, por conta da variante delta.

Para conseguirmos vacinar 85% da população portuguesa, teríamos de vacinar TODOS os indivíduos acima dos 12 - o que não vai sucecer. Se a taxa de rejeições (indivíduos que não aceitam tomar a vacina) for de 10%, teríamos de vacinar todos os indivíduos acima dos 5... Não estou a ver como vamos fazer isso.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2579
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Coronavírus

Post by drakes »

Samwise wrote: July 8th, 2021, 1:39 pm
drakes wrote: July 8th, 2021, 1:57 am Edit: aqui são 3 meses de intervalo da primeira para segunda para tomar pfizer ...
Algo está errado. Não é essa a recomendação oficial. Se é isso que está a suceder na prática, a vacina perde a eficácia potencial.
Não é apenas o governo federal que deu mancada, os estaduais e municipais também, alguns dos erros atuais foram por uma ideia "brilhante" de adiantar feriados, aí ocorre que todos vão para cidades turísticas, curiosamente a estatística de casos das cidades que receberam explodiram, teve rodízio de carro com placa par e ímpar e todos foram para ónibus, hospital de campanha que não recebia doentes etc, tirando o génio do Senador que queria proibir qualquer médico de receita off label, abolindo a Declaração de Helsinque II, “no tratamento da pessoa doente, o médico deve ter liberdade para usar uma nova medida diagnóstica ou terapêutica se, em seu julgamento, esta oferecer esperança de salvar a vida, restabelecer a saúde ou aliviar o sofrimento”.

Mas, cortei o título e deixei um link que nem precisa usar para ver como é o festival de erros, a minha é astrazeneca então pela bula 3 meses vai estar encima da data, quer dizer não posso perder um dia :-(

Com variante Delta, Brasil deveria reduzir intervalo entre doses?
País adota esquema de 3 meses para AstraZeneca e Pfizer; parcela de brasileiros adultos que completaram imunização é de 17,7%

https://noticias.r7.com/saude/com-varia ... s-07072021

obs: depois dou um edita aka por que enviei mensagem para saber quem tomou pfizer o que informa no papel que dão para volta, a AstraZeneca são 3 meses, confirmei pela minha.
Confirmado semana vacinado com pfizer - acho que dia 01/07 - só tem que voltar 16.09
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Rui Santos »

@samwise um artigo interessante do publico e que complementa o teu raciocinio da imunidade.
https://www.publico.pt/2021/07/08/cienc ... os-1969420

@drakes
Neste momento em Portugal a política é:
jansen | 1 dose
Pfizer | 2 doses separadas por 4 semanas
Moderna | 2 doses separadas por 4 semanas
Astra Zeneca (oxford) | 2 Doses separadas por 8-12 semanas

Existem restrições de idade para Astra Zeneca (ambos os géneros apenas a partir dos 60 anos) e Jansen (Apenas para homens)
Quem teve covid leva apenas uma dose da vacina e apenas após seis meses a primeira infeção. | Se a infeção ocorreu entre as tomas da vacina, leva a segunda toma seis meses depois

Fala-se de uma eventual terceira dose de vacina mas nada de concreto...
Em resumo é isto a politica oficial em Portugal.

Os números de vacinados tem crescido exponencialmente este mês devido à crise da variante Delta... e nesta semana andamos a vacinar 150000 por semana... o que é 1.5% da população por dia...
https://www.publico.pt/2021/07/08/socie ... as-1969670
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: July 8th, 2021, 10:37 pm @samwise um artigo interessante do publico e que complementa o teu raciocinio da imunidade.
https://www.publico.pt/2021/07/08/cienc ... os-1969420
Agadeço, Rui. Por acaso já tinha lido. Ando a seguir a situação com bastante atenção - e com os olhos postos no Reino Unido e Israel, que estando mais à nossa frente no processo de vacinação, podem servir de case-studys.

A questão da Imunidade de Grupo preocupa-me, porque não sabemos, pelo menos eu não sei, que percentagem da população vai rejeitar a vacina. É diferente se forem 5% e se forem 15%. Li que nos EUA a coisa poderia ascender a 25% numa altura em que ainda há muito cepticismo em torno do Licenciamento especial que foi concedido às vacinas, e com o processo de Aprovação final ainda em curso.
@drakes
Neste momento em Portugal a política é:
jansen | 1 dose
Pfizer | 2 doses separadas por 4 semanas
Moderna | 2 doses separadas por 4 semanas
Astra Zeneca (oxford) | 2 Doses separadas por 8-12 semanas
Independentemente de como estamos a fazer em Portugal (estamos a fazer "bem"), a "recomendação do fabricante" para o período entre as duas doses na Pfizer é contrária ao que se está pelos vistos a passar no Brasil - dois e três meses de intervalo entre as doses reduzem a eficácia prevista de imunidade. 6 semana seria o limite máximo. nails-) nails-) nails-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: July 9th, 2021, 4:13 pm Agadeço, Rui. Por acaso já tinha lido. Ando a seguir a situação com bastante atenção - e com os olhos postos no Reino Unido e Israel, que estando mais à nossa frente no processo de vacinação, podem servir de case-studys.

A questão da Imunidade de Grupo preocupa-me, porque não sabemos, pelo menos eu não sei, que percentagem da população vai rejeitar a vacina. É diferente se forem 5% e se forem 15%. Li que nos EUA a coisa poderia ascender a 25% numa altura em que ainda há muito cepticismo em torno do Licenciamento especial que foi concedido às vacinas, e com o processo de Aprovação final ainda em curso.
A questão da imunidade de grupo é interessante mas estamos claramente a navegar à vista ... como é normal....pois é uma doença nova.
Lembrei-me que noutro dia... (o tempo passa) tu gostas de programar... sabes que tens um repositario da dados em formato csv... que pode ser lido por vba para calcularmos alguns indicadores.
https://github.com/dssg-pt/covid19pt-da ... r/data.csv

O repositório está aqui e tenho uma folha de calculo em vba que importa automaticamente os dados... se a quiseres... apita, manda-me uma pm com teu email que ta envio.
Tem repositorios de dados para vacinas... e outros valores publicados pela DGS
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: July 10th, 2021, 12:18 am A questão da imunidade de grupo é interessante mas estamos claramente a navegar à vista ... como é normal....pois é uma doença nova.
Lembrei-me que noutro dia... (o tempo passa) tu gostas de programar... sabes que tens um repositario da dados em formato csv... que pode ser lido por vba para calcularmos alguns indicadores.
https://github.com/dssg-pt/covid19pt-da ... r/data.csv

O repositório está aqui e tenho uma folha de calculo em vba que importa automaticamente os dados... se a quiseres... apita, manda-me uma pm com teu email que ta envio.
Tem repositorios de dados para vacinas... e outros valores publicados pela DGS
salut-) salut-) salut-) salut-) salut-) salut-) salut-) salut-) salut-) salut-) salut-) salut-)

(estou capaz de encher umas linhas com este smilie à conta da tua mensagem....)

Rui, nem sabes o que eu procurei por essa informação!!!! "RAW-DATA" organizada numa tabela (um csv é óptimo), com os indicadores principais sobre as incidências da Pandemia.

Tinha conseguido localizar um repositório internacional com extensa informação de muitos países, Portugal incluido, mas que não tem por exemplo a distribuição por faxias etárias a partir dos 0.

Se te quiseres entreter, podes encontrar aqui: (o .csv principal ocupa 25MB....)

https://github.com/owid/covid-19-data
https://github.com/owid/covid-19-data/b ... /README.md

----

Conheces uma aplicação chamada Power BI, da Microsoft? Tenho estado a "estudar" isso nos últimos tempos. Tem o tool-set indicado para obter, trabalhar e apresentar informação baseada nesse tipo de dados (uma dessas ferramentas é o Power-Query, que creio que é comum ao Excel, podendo ser lançada a partir dele). Creio que o Dashboard da DGS com os gráficos e mapas diários (esta: https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-s ... -portugal/ ) é feita no Power BI ou num aplicativo do género.

A partir da fonte que me indicaste, no Power BI:

Image

Image

Mais uma vez. Muito agradecido! yes-)

A minha pesquisa sobre estas fontes cá em Portugal esbarrou numa página da DGS com um formulário onde pode ser solicitada, mas para fins de investigação e por quem tem "credenciais".
Last edited by Samwise on July 10th, 2021, 11:19 am, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Samwise »

Rui, já agora, dentro do mesmo repositório no Github, mas num outro ficheiro, os dados sobre a Vacinação:

https://github.com/dssg-pt/covid19pt-da ... acinas.csv
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Samwise »

Sobre a questão da imunidade de grupo, o Filipe Froes diz que é praticamente impossível chegarmos lá com o panorama actual, sendo que o cálculo aponta neste momento para a necessidade de ter >90% da população vacinada. EDIT - Correcção: necessitaríamos de ter a 100% da população vacinada, pois a eficácia das vacinas andas pelos 90%.


Minuto 2:30.

https://sicnoticias.pt/especiais/vacina ... s-3e5f7ba1
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2579
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Coronavírus

Post by drakes »

Samwise wrote: July 9th, 2021, 4:13 pm
Rui Santos wrote: July 8th, 2021, 10:37 pm @samwise um artigo interessante do publico e que complementa o teu raciocinio da imunidade.
https://www.publico.pt/2021/07/08/cienc ... os-1969420
Agadeço, Rui. Por acaso já tinha lido. Ando a seguir a situação com bastante atenção - e com os olhos postos no Reino Unido e Israel, que estando mais à nossa frente no processo de vacinação, podem servir de case-studys.

A questão da Imunidade de Grupo preocupa-me, porque não sabemos, pelo menos eu não sei, que percentagem da população vai rejeitar a vacina. É diferente se forem 5% e se forem 15%. Li que nos EUA a coisa poderia ascender a 25% numa altura em que ainda há muito cepticismo em torno do Licenciamento especial que foi concedido às vacinas, e com o processo de Aprovação final ainda em curso.
@drakes
Neste momento em Portugal a política é:
jansen | 1 dose
Pfizer | 2 doses separadas por 4 semanas
Moderna | 2 doses separadas por 4 semanas
Astra Zeneca (oxford) | 2 Doses separadas por 8-12 semanas
Independentemente de como estamos a fazer em Portugal (estamos a fazer "bem"), a "recomendação do fabricante" para o período entre as duas doses na Pfizer é contrária ao que se está pelos vistos a passar no Brasil - dois e três meses de intervalo entre as doses reduzem a eficácia prevista de imunidade. 6 semana seria o limite máximo. nails-) nails-) nails-)
Agradeço, ao Samwise e o Rui, mas como eu sempre escrevo, bobagens não vem apenas do Bolsonaro infelizmente, começando com a Jasen, do que vez os Estados enviarem para as cidades pequenas que não tem UTI ou as populações indígenas, claro foram para capitais, agora foram para as cidades grandes e médias para vacinar a população de rua e outros grupos pequenos, mas pela quantidade de doses me faz acreditar que eles subiram muito depois da pandemia ou os números divulgados eram menores do que a realidade, não creio, como brasileiro, que há gente que fura a fila para vacinar com Jasen, a probidade das autoridades aqui é inquestionável , como sabemos, ia colocar um emoji, mas é melhor não.

A Astrazeneca foi dada para maiores de 60 anos em larga escala, inclusive para a minha mãe que tem mais de 80 (ela não sentiu nada), a coronavac muito se fala que deveria ter uma terceira dose, mas o Butantã é contra, as compras de vacina apesar do escândalo da Covaxin (bolsonaro), a russa também é uma história nebulosa (estados ligados principalmente ao PT), e quase que um município compra uma cubana que ainda estava na fase 2 , sendo que duas universidades brasileiras precisam de uma pequena verba para pelo menos três estudos entrarem na fase 3 e termos vacinas feitas com tecnologia daqui.

Deixei por último a a Pfizer, ela é a preferida de quem quer viajar para os EUA ou Europa, muitos vão para fila e desistem ao saber que não ela, ou seja, você ainda verá um brasileiro que acha que está imunizado ao seu lado e forçou para receber aquela vacina :-(, inclusive familiares meus.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Rui Santos »

@Samwise, ainda bem que pude ser util :) , eu andei meses a recolher dados à mão... depois em agosto do ano passado parei e tinha 2 meses para recupera... andei pelo google... e depois consegui encontrar esse repositório de dados para Portugal. Sim, sabia que tinha os dados das vacinas, e outros dados também. (como dados por conselhos)
https://github.com/dssg-pt/covid19pt-data

Fica o link para a pasta principal do projeto... e pelas datas conseguem ver os dados atualizados.
Obrigada pelo link dos dados internacionais :) esse não conhecia. Mas sim, conheço powerBI (embora nunca tenha trabalhado... talvez nas férias me dedique a isso, eu gosto de programar para descontrair).

Depois vejo o Filipe Froes, gosto de o ouvir.

@Drakes, vai tendo cuidado.
Atenção questão das vacinas para entrar na Europa... aceites são as quatro que mandei. (por enquanto)
Pessoalmente.... e do que vou lendo... confio mais na Pfizer e na Moderna pela tecnologia usada parecem vacinas mais adaptáveis... mas aqui em Portugal ninguém pode escolher... mas há uma larga maioria Pfizer por a UE financiou em muito uma fábrica na Bélgica que está a "alimentar" toda a união europeia.

Eu saiu-me a Moderna na "rifa".... mas o que importa é ser vacinado... e acho que iremos ser todos os anos.

Abraço a todos e cuidem-se!
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Coronavírus

Post by Samwise »

Drakes, notícias fresquinhas aí do Brasil e uma valente machadada no "consórcio pró-cloroquina" (nunca pensei ver chegar este dia, com toda a sinceridade, depois de tudo que o Bolsonaro "fez pela causa"):

https://br.noticias.yahoo.com/governo-a ... 52041.html

E deixo-te também um artigo recente que compara as duas primeiras vagas de Covid no Brasil:

https://www.thelancet.com/journals/lanr ... 3/fulltext
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2579
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Coronavírus

Post by drakes »

Samwise wrote: July 16th, 2021, 11:00 am Drakes, notícias fresquinhas aí do Brasil e uma valente machadada no "consórcio pró-cloroquina" (nunca pensei ver chegar este dia, com toda a sinceridade, depois de tudo que o Bolsonaro "fez pela causa"):

https://br.noticias.yahoo.com/governo-a ... 52041.html

E deixo-te também um artigo recente que compara as duas primeiras vagas de Covid no Brasil:

https://www.thelancet.com/journals/lanr ... 3/fulltext
É difícil, eu acho que a única coisa que funcionou na pandemia no meu caso que comecei a fazer exercício para melhorar o sistema imunológico, baixando com isso o peso e entrando no imc ( 23.1 kg/m2 - tá certo que estou um pouco pior por que não estava treinando esta semana),começar a usar suplementos, e agora que começou a vacinação geral contra gripe fui lá tomar; se for para depender de governo aqui é sentar e chorar, por que quando eles se interessam com um assunto pode apostar que tem negociata ou algo estranho, como foi o aso da cloroquina.
Post Reply