Melhor filme do Costa-Gavras?

Polls de filmes e outras questões relacionadas com cinema.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply

Melhor filme do Costa-Gavras?

The Sleeping Car Murder (1965)
0
No votes
Z (1969)
3
38%
The Confession (1970)
1
13%
State of Siege (1972)
0
No votes
Special Section (1975)
0
No votes
Missing (1982)
4
50%
Music Box (1989)
0
No votes
Outro(s)
0
No votes
 
Total votes: 8
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by mansildv »

No dia em que celebra 87 anos, revisitamos a filmografia do Costa-Gavras!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by mansildv »

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4862
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by nimzabo »

Uma vez comecei a ver o Z mas desisti por não estar a gostar.
Pode ser que qualquer dia tente de novo.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2571
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by José »

Gosto muito do "Mad City - Cidade Louca" mas o meu preferido é, de longe, o "Missing - Desaparecido".
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by Samwise »

José wrote: February 12th, 2020, 12:51 pm Gosto muito do "Mad City - Cidade Louca"...
O início do filme tem um pormenor que achei brilhante. Uma formatação narrativa que se calhar passou ao lado de muita gente: os minutos iniciais são-nos apresentados como se estivéssemos a ver os preparativos para um assassinato, ou para um assalto a um banco. Planos muito fechados, olhos que observam as "vítimas" ao abrigo de um esconderijo, peças que parecem de rifles de sniper a serem assembladas, e uma carrinha daquelas "undecover" à espera à distância. Depois, todos estes recursos entram em acção e abatem-se sobre o alvo... Percebemos então que na realidade é uma equipa de jornalistas de uma cadeia de TV a tentar surpreender um quadro bancário, para que preste declarações sobre um tema socialmente sensível.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by Samwise »

O Mad City é interessante, mas um tanto ou quanto desequilibrado no tom, que durante a maior parte do tempo é ligeiro e torna algo inconsequente o ponto central argumentativo da história (a "interferência", a (falta de?) ética e o alcance abrangente da Comunicação Social na exploração sensacionalista de um caso problemático de sequestro e reféns). Fez-me lembrar muito o Ace in the Hole do Wilder, mas não tem a mesma voracidade nem o mesmo sentido de auto-ironia. Ainda assim, gostei da realização - o Costa-Gavras está como peixe na água a filmar grandes concentrações de pessoas, e a equilibrar/enquadrar um drama particular no contexto social mais amplo, embora me pareça que o caso é relativamente "macio" para aquilo a que nos habituou nas suas obras mais conhecidas. Um aspecto que me desagradou (e que normalmente me desagrada quando é abordado dessa maneira) foi terem colocado o nível de inteligência de determinada personagem abaixo da fasquia média - dá-me a sensação de que é uma formulação preguiçosa para poderem expor/explicar mais facilmente a intriga, evitarem diálogos demasiado complexos, e fazerem a papinha toda ao espectador. Não aprecio - acho que faz baixar o nível geral em qualquer história, e é particulamente irritante quando isso sucede num filme que aborda temáticas com peso e importância sociais. A sequência inicial que referi acima tem um desfecho simbólico também brilhante - e que ocorre precisamente ao cair do pano.

6/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by Samwise »

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Costa-Gavras?

Post by mansildv »

Mais um aniversário do Costa-Gavras! Quem ainda não votou, aproveite agora :-)))
Post Reply