Joker (2019) - Todd Phillips

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2136
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Joker (2019) - Todd Phillips

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia: 3 de Outubro de 2019
O realizador Todd Phillips apresenta-nos "Joker", uma história com argumento original, que explora o universo de Arthur Fleck. Magnificamente interpretado por Joaquin Phoenix, Arthur é um homem que enfrenta a crueldade e o desprezo da sociedade, juntamente com a indiferença de um sistema que lhe permite passar da vulnerabilidade para a depravação. Durante o dia é um palhaço e à noite luta para se tornar um artista de stand-up comedy…mas descobre que é ele próprio a piada. Sempre diferente de todos em seu redor, o seu riso incontrolável e inapropriado, ganha ainda mais força quando tenta contê-lo, expondo-o a situações ridiculas e até à violência. Arthur, que cuida da sua frágil mãe, procura todas as figuras paternas que ele nunca teve, desde o rico empresário Thomas Wayne até ao apresentador de TV, Murray Franklin. Preso numa existência cíclica que oscila entre o precipício da realidade e da loucura, uma má decisão acarreta uma reação em cadeia de eventos crescentes e, por fim, mortais.
Last edited by neotheone on August 25th, 2022, 9:31 am, edited 2 times in total.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by mansildv »

Gostei do trailer, promete :-)))
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2136
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by neotheone »

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by mansildv »

djm wrote: October 6th, 2019, 9:07 pm Joker (2019)

Uma obra-prima da sétima arte!
O Óscar de melhor ator está entregue.
Resta saber quantas estatuetas vale uma boa gargalhada.

9/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by mansildv »

Acho que o comentário do djm diz tudo, é uma obra-prima!
Também acredito que o Oscar para melhor actor está entregue, o Joaquin Phoenix está soberbo.

9.5/10
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by Cabeças »

Vi ontem, e fiquei sinceramente muito impressionado com a interpretação do Joaquin Phoenix, penso que será um muito merecido candidato ao óscar.

O filme é muito deprimente, mas achei-o um excelente filme! salut-) yes-)

Fica a crítica (sem spoilers) do Tiago Belotti, como alguns saberão gosto bastante de ver as críticas dele.

Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by Samwise »

Bom, já dei uma segunda rodada ao filme, apanhei mais uns quantos pormenores que me tinham escapado da primeira vez e acentuo a opinião predominantemente favorável que já tinha. Um filme muito bem pensado e estruturado, com uma interpretação de outro mundo e recheado de sequências de antologia - são mesmo várias. Interessante (e mágica) a ideia de passarem um filme do Chaplin na pele de "tramp" (e com o qual o Arthur entrou logo en sintonia psicológica e corporal) naquela "sessão para os ricos", ao mesmo tempo que os verdadeiros tramps se manifestavam lá fora...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by DarkPhoenix »

Talvez o meu filme preferido de 2019, nem tanto pelo valor da obra em si, mas particularmente pela sua dimensão e coragem como comentário sócio-político numa época de hipocrisia.
Os media bem o tentaram abafar e caluniar, mas não conseguiram impedir que o filme batesse todos os recordes no seu escalão.

Não tenho qualquer problema em admitir que me revi perfeitamente em certas acções do A.Fleck (não pode ser uma coincidência...), como a famosa cena no metro.

Acho que o final apressado e previsível, na forma como pisca o olho ao outro franchise da DC, sabe a concessão e aliena a discussão acerca de temas bem mais importantes presentes nos primeiros dois terços do filme.
Não o consigo colocar no mesmo patamar do mítico "Taxi Driver", mas surpreendeu-me pela positiva!

8/10
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Joker (2019) - Todd Phillips

Post by nimzabo »

“Joker: Folie A Deux”, filme sequela de “Joker”, estreia nos cinemas a 4 de Outubro de 2024
Post Reply