Melhor filme do Wim Wenders?

Polls de filmes e outras questões relacionadas com cinema.

Moderators: waltsouza, mansildv

Melhor filme do Wim Wenders?

The Goalie's Anxiety at the Penalty Kick (1972)
0
No votes
Alice in the Cities (1974)
1
4%
Wrong Move (1975)
0
No votes
Kings of the Road (1976)
4
15%
The American Friend (1977)
2
8%
Lightning Over Water (1980)
0
No votes
Hammett (1982)
0
No votes
The State of Things (1982)
0
No votes
Paris, Texas (1984)
8
31%
Wings of Desire (1987)
9
35%
Until the End of the World (1991)
1
4%
Faraway, So Close! (1993)
0
No votes
Lisbon Story (1994)
1
4%
Buena Vista Social Club (1999)
0
No votes
The Soul of a Man (2003)
0
No votes
Don't Come Knocking (2005)
0
No votes
Pina (2011)
0
No votes
The Salt of the Earth (2014)
0
No votes
Outro(s)
0
No votes
 
Total votes: 26
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by Samwise »

Eu gosto muito de O Amigo Americano. Acabei de o ver novamente - para mim é de longe o melhor filme com a personagem Tom Ripley (e o Hopper uma escolha mais certeira, dado o contexto).

Ainda assim por esta altura talvez colocasse um outro filme dele no pódio dos três melhores, baixando esse para 4ª posição: o Kings of the Road, que não tinha visto ainda. Um grande "road-movie", muito ao jeito do Wenders (deanbulações e viagens ao sabor do vento, para ver o que "aparece pelo caminho"), com tudo lá dentro e (para mim) duas grandes personagens cheias de vida(s) para contar e sentir (se calhar mais para serem "sentidas", já que há muito pouco diálogo).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by Samwise »

Terminei de ver as versão loooooooonga do Until the End of the World. Enorme desilusão, pelo menos considerando os rasgados elogios que li no artigo da Criterion, e mais o facto de ser um daqueles projectos de que queria gostar - ia preparado de antemão para gostar do resultado, talvez embalado pela qualidade assinalável dos filmes que fui vendo e recordando dele nas semanas anteriores, e que culminaram no magnífico Paris, Texas.

Redundante e repetitivo (arrastadíssimo nas voltas que dá sem sair do mesmo lugar), soberbo (no sentido de megalómano), auto-indulgente até à raíz do cabelo da nossa paciência, e sustentado numa dramaturgia fragilizada pelo esquematismo primário de praticamente todas as personagens secundárias - que ou são "demasiado boazinhas" para aquilo que se espera dos cargos e ocupações que têm, ou demasiado "más" para as responsabilidades sociais que os devia preocupar em primeiro lugar. Eu só consigo entender este filme e estas escolhas se pensar que o Wenders estava demasiado fascinado com a sua actriz principal, a Solveig Dommartin, a ponto de se deixar enlaçar por todas as fantasias de "bom coração" que ela meteu no argumento - e também "in love" com a sua própria capacidade para fazer arrastar um road-movie para fora dos parâmetro convencionais do género - que parece que foi o que ele tentou aqui fazer: o "ultimate road-movie" (e o road-movie que reúne retalhos dos seus filmes anteriores) é uma corrida/viagem à volta do globo por lugares muito "cosmopolitas", onde se alicerça uma história vagamente policial/noir e vagamente Sci-fi, que vai repetindo em cada lugar os mesmos factos narrativos, e que no final parece querer esquecer tudo o que se passou para trás (como se não fosse nada de importante) e começar uma nova-mini-narrativa à volta de um outro assunto (o que estica ainda mais o enredo desnecessariamente - ao fim de 4 horas de filme!!!).

Tem boas ideias e tem bons momentos, mas passa rapidamente de fascinante a insuportável com o desenrolar do tempo. Ao fim das primeiras duas horas começou a ser penoso para mim assistir.

4/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by nimzabo »

Alguém viu o Lisbon Story?
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by Cabeças »

nimzabo wrote: May 27th, 2022, 4:02 pm Alguém viu o Lisbon Story?
Sim, vi-o há pouco tempo, tenho a primeira edição nacional em dvd. Porque perguntas?
Eu gostei do filme, das imagens de Lisboa, dos Madredeus, da paixoneta pela Teresa Salgueiro. Achei um filme intimista, com uma fotografia gira e um pouco triste.
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by nimzabo »

Dei com ele hoje e fiquei indeciso sobre se valeria a pena ou não.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2566
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by José »

Cabeças wrote: May 27th, 2022, 4:22 pm
nimzabo wrote: May 27th, 2022, 4:02 pm Alguém viu o Lisbon Story?
Sim, vi-o há pouco tempo, tenho a primeira edição nacional em dvd. Porque perguntas?
Eu gostei do filme, das imagens de Lisboa, dos Madredeus, da paixoneta pela Teresa Salgueiro. Achei um filme intimista, com uma fotografia gira e um pouco triste.
É lindo, essa coisa de ser um tipo de filme de "encomenda" é muito redutora.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by Samwise »

Eu vi há muito tempo e também gostei, mas não sei se por esta altura tornaria a gostar da mesma forma - porque entretanto vi uma série de outros filmes dele que não tinha visto, e porque a minha "avaliação" vai ser necessariamente diferente (neste filme, a personagem central volta a ser interpretada pelo actor que desde início foi utilizado como alter-ego do Wenders, em particular - e aqui parece-me que serve em parte o mesmo propósito).

Em todo o caso, tenho programada uma revisão para os próximos tempos - deste e doutros...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by mansildv »

José wrote: May 27th, 2022, 4:50 pm
Cabeças wrote: May 27th, 2022, 4:22 pm
nimzabo wrote: May 27th, 2022, 4:02 pm Alguém viu o Lisbon Story?
Sim, vi-o há pouco tempo, tenho a primeira edição nacional em dvd. Porque perguntas?
Eu gostei do filme, das imagens de Lisboa, dos Madredeus, da paixoneta pela Teresa Salgueiro. Achei um filme intimista, com uma fotografia gira e um pouco triste.
É lindo, essa coisa de ser um tipo de filme de "encomenda" é muito redutora.
Também gostei muito! Vale a pena ver nimzabo yes-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by nimzabo »

Vou ver. Obrigado
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by nimzabo »

Já vi. Gostei muito.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by Samwise »

No UK, o Wings of Desire vai regressar em breve às salas.

https://www.theguardian.com/film/2022/j ... war-berlin
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Melhor filme do Wim Wenders?

Post by mansildv »

Mais um aniversário do Wim Wenders! Quem ainda não votou, aproveite agora :-)))
Post Reply