Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: October 16th, 2022, 11:36 pm O texto da autoria do realizador que se inicia com a afirmação acima, e as suas explicações, na integra em:
http://alanparker.com/film/pink-floyd-the-wall/making/
Se ainda não conheces vais achar interessante.
Isto é muito bom. Acrecescenta, aumenta, e altera (diria que para melhor, mas não estou 100% certo) - a experiência traumática que é assistir ao filme.

Fico pelo menos com a satisfação de saber que a feitura do filme terá sido ainda mais traumática para os 3 interveninente com mais poder e responsabilidade sobre o resultado final... :twisted: :twisted: :twisted:

Gostei mais de ler isto do que de ver o mini-extra do youtube em três capítulos que partilhjaste mais abaixo, Luís.

Agora vou atacar o doc que o Ninzabo partilhou sobre o Wish You Were Here. yes-)

Em relação aos meus queixumes - entendo o que o Waters intencionou expurgar e "catartizar" da sua mente - metamorfoseando uma série de medos e memórias numa amálgama artística musical, depois passada a imagem, mas o todo continuna a não bater certo enquanto conjunto, não faz sentido em algumas partes concretas, não propõe nenhuma solução para certas "raivas" (que não dependem da loucura do protagonista) e chega mesmo a ser um contrasenso se pensarmos em ligar temas - como por exemplo a questão guerra e o problema do totalitarismo (quero com isto dizer que não se resolvem situações de "expansão autoritária" à conta de boas intenções e desejos de paz - o pai morreu na 2ª guerra e isso afectou-o para sempre, mas o pai morreu pelo mesmo ideial e contra a mesma formulação política de repressão e domínio que ele denuncia mais tarde no filme: o regime Nazi. então, em que é que ficamos?).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi

Post by Samwise »

Sobre algo que o Parker escreve no seu texto do Making of...:
Also, I had a chance to see Gerald Scarfe’s animation for the first time. The copulating flowers metamorphosing from the erotic into the predatory took the audience’s breath away.
Pareceu-me ao longo do filme que em vários momentos a intenção(???) se torna algo misógina. Esta sequência animada é um desses momento. O "predatório" (e eu acrescentaria "carnívoro") de que o Parker fala vem da parte da flor/orgão sexual feminino. O homem é a vítima. Algo que parece ser complementado por um certa culpabilização da mulher/amante por ter havido uma separação, embora não fique claro. O protagonista sofre com a solidão e com o facto de ela não atender o telefone, mas tudo o que vemos da vida conjugal anterior dá a entender que ele começa a alhear-se (e a ficar mentalmente doente) e que ela não consegue "interagir" com ele. Também acho estranho ser uma prostituta (a "cheap woman") a levar depois com a raiva toda dele no momento em que explode e destrói tudo dentro do quarto. Não percebi o que o Waters está a tentar dizer ou simbolizar com isso - e por que é que é essa rapariga a vítima do momento.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 409
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: October 18th, 2022, 10:49 pm
Isto é muito bom. Acrecescenta, aumenta, e altera (diria que para melhor, mas não estou 100% certo) - a experiência traumática que é assistir ao filme.

Gostei mais de ler isto do que de ver o mini-extra do youtube em três capítulos que partilhjaste mais abaixo, Luís.
Tenho estado a acompanhar a tua análise. É bastante minuciosa e chama a atenção para detalhes que eu nem tinha valorizado.

Os documentos que coloquei são, daqueles que consegui encontrar, os que pareceram mais interessantes. Gosto de partilhar essas informações porque outras pessoas poderão fazer uma interpretação diferente da minha.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi

Post by Samwise »

A sequências das flores. Termina à boa moda dos hábitos das viúvas negras (aranhas) - o que acentua ainda mais a ideia de que a há uma relação predador-vítima. Mais, no início há todo um jogo de sedução para atrair o incauto...
(a animação é brilhante)



Luís, a minha "análise" é tudo menos minuciosa. o-( Gostaria que fosse, e que eu tivesse o sossego necessário para me dedicar mais a isto e escrever algo com sequência, pés e cabeça.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi

Post by Samwise »

Ontem vi o Blonde, sobre a Marylin Monroe, uma "experiência cinematográfica" miserável e traumática, de onde não desponta um raio de luz, e que me faz recordar este The Wall pelo modo como aborda a matéria (considerando as devidas distâncias entre os filmes). Talvez a intenção seja denunciar a podridão esfregando-a intensamente na cara do observador, e sob esse ponto de vista cumpre espectacularmente todas as alíneas do caderno de encargos, mas fica um azedo na boca e uma grande interrogação com o que se ganhou com esse formato de "denúncia".

Tecnicamente arrojado, com uma outra figura de estilo visual que se faz notar, o conteúdo é no entanto uma sucessão de traumas uns em cima dos outros que nem dão tempo para respirar (os breves momentos de felicidade que vemos no rosto da personagem são apenas rampas para o impacto de tragédias e acontecimentos cada vez mais pesados). Horrível. Tenho pena que seja num filme como este que surge o melhor de uma actriz.


(tem um outro ponto de contacto com o The Wall... "Hey You..." :lol: )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi

Post by nimzabo »

Filme do mês - Verão 2023:

One Cut of the Dead
:arrow: viewtopic.php?t=53458
Post Reply