Melhor Neo-Noir
Moderators: mansildv, waltsouza
Re: Melhor Neo-Noir
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Melhor Neo-Noir
Presente!Gaspar Garção wrote: ↑March 25th, 2017, 1:47 am É preciso coragem para fazer uma sondagem destas, e não estar á espera de levar nas orelhas dos entendidos pseudo-intelectuais do Fórum que têm sempre sugestões a fazer...
Dark City is a 1998 American-Australian neo-noir science fiction film directed by Alex Proyas.
https://en.wikipedia.org/wiki/Dark_City_(1998_film)
Theologian Gerard Loughlin interprets Dark City as a retelling of Plato's Allegory of the Cave. For Loughlin, the city dwellers are prisoners who do not realize they are in a prison. John Murdoch's escape from the prison parallels the escape from the cave in the allegory. He is assisted by Dr. Schreber, who explains the city's mechanism as Socrates explains to Glaucon how the shadows in the cave are cast. Murdoch however becomes more than Glaucon; Loughlin writes, "He is a Glaucon who comes to realize that Socrates' tale of an upper, more real world, is itself a shadow, a forgery."
Proyas referenced film noir of the 1940s and the 1950s (such as The Maltese Falcon) as an influence for the film.[17] It has additionally been described as Kafkaesque, and Proyas cited the TV series The Twilight Zone as a conscious influence.[18] Proyas wanted the film, though nominally science fiction, to have an element of horror to unsettle the audience.
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Melhor Neo-Noir
Essa frase que eu disse foi mesmo com ironia (e amizade), não por peneirice!!!
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Melhor Neo-Noir
Eu percebi e estava na brincadeira!Gaspar Garção wrote: ↑May 4th, 2017, 9:55 pm Essa frase que eu disse foi mesmo com ironia (e amizade), não por peneirice!!!
Re: Melhor Neo-Noir
JoséMiguel, há sempre alguns que ficam esquecidos, mas este é uma grande falhaJoséMiguel wrote: ↑May 4th, 2017, 12:41 pm Dark City is a 1998 American-Australian neo-noir science fiction film directed by Alex Proyas.
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Melhor Neo-Noir
mansildv, mas tu incluíste-o na tua poll de sci-fi distópica.
Eu só estava a brincar, não percebo nada de noir e neo-noir, gosto da estética, mas a maioria dos filmes são todos policiais...
Eu só estava a brincar, não percebo nada de noir e neo-noir, gosto da estética, mas a maioria dos filmes são todos policiais...
Re: Melhor Neo-Noir
Eu percebi JoséMiguelJoséMiguel wrote: ↑May 8th, 2017, 7:12 pm mansildv, mas tu incluíste-o na tua poll de sci-fi distópica.
Eu só estava a brincar, não percebo nada de noir e neo-noir, gosto da estética, mas a maioria dos filmes são todos policiais...
Não aprecias filmes policiais?
Re: Melhor Neo-Noir
Pra mim o Mulholland Drive, foi um filme que me marcou muito pessoalmente, teve uma grande ressonância em mim. É um filme muito especial.
Re: Melhor Neo-Noir
Acabei de ver e também recomendo.Gaspar Garção wrote: ↑March 25th, 2017, 1:47 am (...)
--ONE FALSE MOVE (com o DEVIL IN A BLUE DRESS, o melhor neo noir passado na comunidade negra)
(...)
É um bom filme de policias e criminosos, good old american style.
https://www.imdb.com/title/tt0102592/?ref_=nv_sr_srsg_0
https://www.rottentomatoes.com/m/one_false_move
Para quem acha que já viu todos ainda falta este.
Re: Melhor Neo-Noir
Óptima recomendação, é um bom filme. Com o Bill Paxton e o Billy Bob Thornton, que anos depois viriam a fazer de irmãos num outro neo noir, o "meu" muito adorado A Simple Plan - O Plano.nimzabo wrote: ↑December 27th, 2020, 2:51 pmAcabei de ver e também recomendo.Gaspar Garção wrote: ↑March 25th, 2017, 1:47 am (...)
--ONE FALSE MOVE (com o DEVIL IN A BLUE DRESS, o melhor neo noir passado na comunidade negra)
(...)
É um bom filme de policias e criminosos, good old american style.
https://www.imdb.com/title/tt0102592/?ref_=nv_sr_srsg_0
https://www.rottentomatoes.com/m/one_false_move
Para quem acha que já viu todos ainda falta este.
Re: Melhor Neo-Noir
Não vi, não vi ("The horror... the horror...").
Lista com ele.
Lista com ele.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Melhor Neo-Noir
Vi este. Uma lacuna já bem antiga e pesada na minha "filmografia".nimzabo wrote: ↑December 27th, 2020, 2:51 pmAcabei de ver e também recomendo.Gaspar Garção wrote: ↑March 25th, 2017, 1:47 am (...)
--ONE FALSE MOVE (com o DEVIL IN A BLUE DRESS, o melhor neo noir passado na comunidade negra)
(...)
É um bom filme de policias e criminosos, good old american style.
https://www.imdb.com/title/tt0102592/?ref_=nv_sr_srsg_0
https://www.rottentomatoes.com/m/one_false_move
Para quem acha que já viu todos ainda falta este.
Grande filme. O enredo é muito bom, mas transcende-se por conta das personagens, em particular as duas interpretadas pelo Bill Paxton e pela Cindy Williams, que incorporam grandiosamente - e tragicamente - um dos contextos mais vincados do género noir, aquele em que o destino prega uma rasteira a gente simples, "normal", e as lança numa espiral de escolhas erradas (em situações para as quais, de qualquer modo, nunca há uma saída boa) e de crimes que de outro modo seriam impensáveis. Em cima disto, cruza-se outra "temática" cara ao universo noir - a do passado mal-fechado, que se pretende esquecido, e que um dia vem bater à porta para cobrar uma dívida.
Como referes, "good old american style".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Entusiasta
- Posts: 412
- Joined: January 13th, 2022, 8:09 am
Re: Melhor Neo-Noir
Tenho (re)visto alguns "policiais" que constam de certas listas como sendo "neo-noirs" ...e estão talvez um pouco "esquecidos" (neo-noirs ou não). Assim de memória:
"Klute" (1971) Alan J. Pakula
"Blow Out" (1981) Brian de Palma
"The Killers" (1964) Don Siegel
...
Bom por vezes confundo "thrillers" com "neo noirs" (?)
e aí nessa confusão há muita coisa boa a ser revista (uma lista de mais duas dezenas).
Ah pois, não votei no "Blade Runner" (um dos do meu top 10 absoluto) mas sim no melhor mesmo: "Chinatown", obviamente.
"Klute" (1971) Alan J. Pakula
"Blow Out" (1981) Brian de Palma
"The Killers" (1964) Don Siegel
...
Bom por vezes confundo "thrillers" com "neo noirs" (?)
e aí nessa confusão há muita coisa boa a ser revista (uma lista de mais duas dezenas).
Ah pois, não votei no "Blade Runner" (um dos do meu top 10 absoluto) mas sim no melhor mesmo: "Chinatown", obviamente.
Re: Melhor Neo-Noir
Parece-me por esta altura que a evolução histórica do termo noir---e a sua acepção "moderna" com o neo- a preceder---o tornou num (quase?) sinónimo de história policial. Considerando a enormidade de temáticas, características e "tonalidades" que faziam já parte da "colheita original" americana dos anos 40 e 50, em que o crime, e mais uma narrativa de contornos "negros" eram de facto os únicos elementos que atravessavam transversalmente o género, a questão dos jogos luz e do comportamento ambíguo das personagems formavam apenas um núcleo demasiado circunspecto, demasiado limitado, e que se viu expandido até ao infinito por uma questão de conveniência (comercial, e de identificação popular, talvez)---uma caixa onde cabia tudo e mais alguma coisa, desde que houvesse um crime ou a ideia de cometer um.
Qualquer thriller polícial contemporâneo é facilmente rotulado de neo-noir, independentemente de outras características que possa ter e de outros géneros a que pertença. Os títulos que escapam são os que têm elementos humoristicos (tipo, Lethal Weapon), ou os que são numerosos e característicos o suficiente para formarem um género/sub-tipo autónomo (como os "filmes de gangsters") dá-me ideia, e os que ainda ninguém se lembrou de associar a alguma obra do passado com a qual partilham similaridades.
Dos que mencionas, vi o Blow Out, e pelo descritivio da história acho que vi o Klute---embora me recorde de muito pouco.
O Brian de Palma é um dos mais notáveis realizadores a "modernizarem" essa herança noir-americana do passado, dando-lhe, claro, um cunho muito pessoal, e tem vários títulos que recuperam muitos dos seus elementos e fórmulas (já para não falar do fascínio evidente pelo estilo do Hitchcock). O Blow-Out é um dos bons - mas há outros a considerar: gosto particularmente do Body Double e do Femme Fatale.
O The Killers do Siegel, que não vi, é um remake de uma das obras noir mais icónicas---um título homónimo, realizado em 1946 por um dos "homens fortes" do género, o Robert Siodmak, e uma obra que apelidaram de o "Citizen Kane" do noir (concordo parcialmente). Hei-de ver um destes dias esse remake. O Lee Marvin enquanto actor-força-bruta tem outros thrillers muito recomendáveis: o noiríssimo The Big Heat ((de que falámos recentemente, a propósito do El Crack) e o Point Blank, que também transpira aromas noir por muitos poros.
Qualquer thriller polícial contemporâneo é facilmente rotulado de neo-noir, independentemente de outras características que possa ter e de outros géneros a que pertença. Os títulos que escapam são os que têm elementos humoristicos (tipo, Lethal Weapon), ou os que são numerosos e característicos o suficiente para formarem um género/sub-tipo autónomo (como os "filmes de gangsters") dá-me ideia, e os que ainda ninguém se lembrou de associar a alguma obra do passado com a qual partilham similaridades.
Dos que mencionas, vi o Blow Out, e pelo descritivio da história acho que vi o Klute---embora me recorde de muito pouco.
O Brian de Palma é um dos mais notáveis realizadores a "modernizarem" essa herança noir-americana do passado, dando-lhe, claro, um cunho muito pessoal, e tem vários títulos que recuperam muitos dos seus elementos e fórmulas (já para não falar do fascínio evidente pelo estilo do Hitchcock). O Blow-Out é um dos bons - mas há outros a considerar: gosto particularmente do Body Double e do Femme Fatale.
O The Killers do Siegel, que não vi, é um remake de uma das obras noir mais icónicas---um título homónimo, realizado em 1946 por um dos "homens fortes" do género, o Robert Siodmak, e uma obra que apelidaram de o "Citizen Kane" do noir (concordo parcialmente). Hei-de ver um destes dias esse remake. O Lee Marvin enquanto actor-força-bruta tem outros thrillers muito recomendáveis: o noiríssimo The Big Heat ((de que falámos recentemente, a propósito do El Crack) e o Point Blank, que também transpira aromas noir por muitos poros.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva